sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Triste



Estive hoje na catedral. Foi a minha primeira visita depois da morte do Rei. Fiquei desolado com aquilo em que está transformado o maior local de culto do actual Benfica. O Rei, isolado, tapado com uma lona escura e com uma serie de trabalhadores à sua volta, com serras eléctricas em alto frenesim. 

Sou frontalmente contra aquilo que se está a fazer em redor da estátua. Sou contra, essencialmente, pelo simbolismo que isto representa. Considero que isolar a estátua de Eusébio de tudo o resto é retirar-lhe aquilo que mais ele gostava, ou seja, o povo e a sua simplicidade. A estrutura que está a ser erguida, ainda que não esteja finalizada, assemelha-se a uma jaula azeiteira e rebuscada, longe, muito longe de tudo o que Eusébio da Silva Ferreira era.

Mas o Benfica dos dias de hoje é assim, é o Benfica do isolamento físico entre Eusébio e os seus, é o Benfica que vende a cabeça do Rei banhada a ouro por 2500€, tentando assim que Eusébio dê ao Benfica algo que não devia dar: Negócio. Eusébio não é património do Benfica, Eusébio não é negócio, Eusébio não é propaganda. 

Desculpem mas, puta que pariu!

25 comentários:

rui disse...

Já reparaste que desde que o Eusebio faleceu voçes tanto um como outro ainda não calaram o focinho? Depois querem credibilidade

José Moreira disse...

Calar-me perante o que se está a fazer com o Rei? Não, lamento Rui, não me calarei.

Pinheirinho disse...

Desculpa mas não concordo nada contigo, acho sem duvida que será uma enorme homenagem e uma forma de preservar aquilo em que anónimos e não só transformaram a estátua do Eusébio, criando ali um altar que é um hino à grandeza do nosso REI.
Aposto que se nada fosse feito e os cachecóis camisolas e etc colocados junto à estátua tivessem sido levados pelo vento a chuva e o rapinanço ai criticavas porque nada havia sido feito. tenham dó!

PP disse...

Esta questão de fazer esta estrutura de protecção à estátua, deixa-me algo dividido.

Por um lado, entendo perfeitamente a tua visão. Também eu não gosto de que a estátua do Eusébio fique enclausulada por uma estrutura, qualquer que ela seja.

Por outro lado, vamos receber uma quantidade de animais já este domingo e que vão ter que passar por aquela zona para se dirigirem à zona do estádio que lhes está destinada, se não me falha a memória, algures no topo norte. Sendo assim, a não protecção da estátua poderia causar enormes distúrbios e sobretudo um desconforto ainda maior para com a família do Eusébio.

Anónimo disse...

Triste és tu!

José Moreira disse...

Caro Pinheirinho

Acertou, caso fossem ignoradas as "oferendas" ali deixadas em homenagem ao Rei, iria criticar, é uma verdade. Mas uma coisa é ignorar uma homenagem tão espontânea e transversal, outra completamente é folclore.

PP,

A claque portista (deduzo que sejam esses os "animais" que refere) não passa por aquela zona para chegar à zona que lhes está destinada, pelo menos, enquanto fiz jogos na Luz, não passavam.

A ambos

Vejam se compreendem, não desejava que se ignorassem os objectos que ali foram colocados, bem pelo contrário, acho que deveriam ser valorizados, apenas considero que o fossem de outra forma. Isto não. Que fossem recolhidos e colcados no museu ou numa outra qualquer zona digna de Eusébio, mas isolar o Rei dos adeptos, construir um "mamarracho" deste calibre, desculpem, mas não.

Anónimo disse...

Em vez de fazerem críticas sem sentido que tal dar uma sugestão, ou duas, ou mesmo três. Mas a imaginação não chega tão longe?
A solução tinha de ser encontrada imediatamente dada a urgência ou acham que se podia esperar um mês, fazer talvez uma AG e perguntar aos sócios o que achavam.
Entretanto a estátua ficaria a descoberto à chuva para que os pombos lhe cagassem em cima e os lagartos lá fossem de noite e pegassem fogo aquilo tudo. Então ficavam todos contentes, não era?
Ou começavam uma nova companha contra o VIeira por não ter adivinhado o que se iria passar.
Mas que gente tão triste!



José Moreira disse...

Anónimo das 03:16

Repare, eu tenho um comentário ao post publicado às 02:49 onde esclareço (como se fosse preciso dizer o obvio) as perguntas que faz no seu comentário, mas mesmo assim o caro Anónimo faz o comentário que faz às 03:16... Que dizer? Pois.

Anónimo disse...

vamos la esclarecer que isto é só durante este ano de luto, pa preservar o que as pessoas fizeram, tambem nao sou a favor da "jaula" mas por um ano acho menos mal para preservar o que fizeram para ele, depois volta ao normal e os cascois devem ir po museu...nao se envervem senhor...dediquem o vosso tempo contra os corruptos amanha pff....saudaçoes benfiquistas

Anónimo disse...

voces aqui do blog querem ser mais benfiquistas que os outros e entao so dizem merda .
voces sao autistas ? foda se .
la que o benfica n tem lideres la que o benfica possa ser mal gerido etc ok . mas criticar tudo que se faz ?
vao se foder pah , calem se que voces ja parecem o mario soares , metem nojo .

Rui Pedro disse...

Pois, és contra esta obra, és contra o treinador, és contra a direção, és contra alguns jogadores, és contra tudo e todos. Só gostava de saber o que te prende ao SLB... se achas mesmo que o Benfica dos dias de hoje é como descreves, para quê continuares a chatear-te? Para quê continuares a escrever sobre o Benfica?

Anónimo disse...

Mas será que ninguém lê???? A estrutura só durará durante 1 ano período no qual o SLB manterá o luto pelo KING.
Alex

luis disse...

"A boa vontade nem sempre produz boas iniciativas" este é um post que está ali no Ndrangheta... vou extrair só um bocadinho da ideia ali Gloriosamente publicada:

"Eusébio tem o seu espaço próprio no Museu Cosme Damião e não seria complicado reservar uma pequena área para expor todos as tarjas, cachecóis, camisolas, bonés e cartazes "oferecidos" ao King, imortalizando assim a homenagem de todos os portugueses que se deslocaram à Luz."

...meus Benfiquistas deste tempo. Algum de vocês percebeu porque é que este imbecil do luis teve que ir a um funeral ás 18 e 30... Os cemitérios fecham ás 17 horas, quer na segunda , terça , quartas, quintas...
Peço desculpa, mas que coisa mais feia... a estátua é uma homenagem feita em vida... Já foi recolocada por 3 ocasiões...presentemente está nas traseiras, mas esteve sempre a céu aberto...
1º era o vandalismo anónimo porque retirava de lá outras cores depositadas, agora chegamos a esta aberração de manifestação de quem é mais Eusébio,quem mais amigo do Eusébio,competições de coisas complicadas... coisa que o King Eusébio não era uma pessoa complicada.

Afinal...quem me parece estar a viver por impulsos, não são os adeptos do Sport Lisboa e Benfica...o presimente da sad é um relâmpago no meio de trovoada seca ou molhada...

O King Eusébio nunca precisou de "apara raios", era humilde, simplicidade em pessoa e amigo de todos...um dia, uma semana, ou um ano tapado é muito tempo.

Benfica Todos Tempos


Anónimo disse...

o benfica faz falam mal o benfica nao faz torne a falar mal

Rfa disse...

Ha na cova da Moura um monumento espontaneo e genuino ao Rei. A blogosfera fez amplo eco da pintura. Em vez de ruido e gritaria, passemos a considerar esse o nosso local de culto. Mostrar que queremos coisas genuinas e nao fabricadas. Uma fileira de cachecois fazia mais que muitos posts e gritos contra aquela 'coisa' na luz.

Anónimo disse...

Só posso entender estes textos por alguém que não consegue ver nada de positivo na vida. Dizer mal é sempre o caminho mais fácil, para quem nada faz, nada existe para criticar. Quanto à estrutura que está a ser montada não consigo opinar se fica bem ou mal porque ainda não está acabada e preferia a estátua do Eusébio sem nada mas percebo o que está a ser feito porque existia o perigo de estragarem a estátua ou os objectos lá colocados. Julgo ser simples de entender.

PP disse...

José Moreira,

Haverá outros "animais" no domingo? ;)

Colocar a estátua e todo o aparato dentro do museu para mim é o que faz menos sentido e passo a explicar:

- Acho que nenhum adepto do Benfica tenha de ser obrigado a pagar para ver uma estátua que foi oferecida por um adepto, nem tão pouco para ver todas as ofertas que foram oferecidas por todos (benfiquistas, sportinguistas, portistas, moçambicanos, espanhóis, ingleses, etc).

- Seria uma operação mais complicada e acima de tudo mais demorada.

- Seria considerado uma apropriação de algo que não é inteiramente do Benfica.

Quanto ao mamarracho... são opiniões... eu pelo que vejo, também não me tem agradado, mas vou reservar a minha opinião final para quando a obra estiver realmente completa.

Pessoalmente, tentaria algo tão simples como uma espécie de redoma à volta do local. Contudo, conseguir ter uma, para aquelas dimensões, com o espaço de tempo que eles tinham em mente, num país em que praticamente tudo vem de fora... compreendo a opção que tiveram.

José Moreira disse...

PP

Mas quem disse que a estatua deveria ir para o museu? Jamais. A estatua é para ficar onde está. Referia-me apenas ao que lhe foi oferecido, nada mais.

ATF disse...

Revejo-me 100% no que é dito neste post. Vieirismo parolo. So falta contratar a Banda Filarmonica de S Cipriano A Velha para tocar marchas funebres antes dos jogos para que todos.saibam.que o.Vieira ama o Eusebio, embora na época.em.que Eusebio "ganhou" as eleiçoes a Vale e Azevedo ele, o Vieira, fosse visita pessoal da casa de P d Costa e pulasse de alegria con os golos dos andrades.

José Moreira disse...

Porque ainda escrevo sobre o Benfica? Simples, 1º porque é das minhas poucas paixões incondicionais e transversais a toda a minha vida, depois porque eu não escrevo para agradar ou desagradar a ninguém, escrevo apenas a minha opinião e nada mais, escrevo apenas sobre o que gostava para o Benfica, esclarecido?

Unknown disse...

É só um ano malta. Depois tudo volta ao que era antes.

Porquê criar celeuma com algo temporário? Não vem mal nenhum à terra por a estátua estar envolta em acrílico durante 1 ano de luto. depois trespassa-se da estátua para o museu todos aqueles cachecóis.

Concentremo-nos, isso sim, no jogo de Domingo. Vamos unir os Benfiquista em torno da conquista dos 3 pontos.

Consigo ser suficientemente inteligente, para saber separar "oportunismo" de "homenagem", pelo que o que realmente me importa são os 3 pontos amanha.

Um abraço.

Anónimo disse...

VERGONHA É SÓ TERES IDO NESSE DIA VISITAR O GRANDE PANTERA NEGRA.

Anónimo disse...

Querem ver que o anónimo de cima sou eu||||||\\.

Afinal são muitos.

A coisa anda-te a correr mal,já não vais para futuro chefe de segurança.

Anónimo disse...

Aquela redoma em volta da estátua é pirosa e doentia. Uma homenagem à vida e à alegria foi transformada num monumento fúnebre com os cachecóis a ficarem lá a apodrecer. Aquela merda agora parece a capelinha das aparições.

Anónimo disse...

e a VODKA PRETA EUSEBIO à venda na loja oficial?

bem apropriado