sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Não dá para parar?



Meus queridos (já pareço o Proença) André Gomes e Bernardo Silva, eu sei que têm muito talento nos pés, eu sei que são jovens, eu sei que querem o melhor para as vossas carreiras, eu sei que a vossa vontade deve ser muita, eu sei que ainda vos falta nascer mais 9 vezes, eu sei que jogar muito e bem é mais forte que vocês, eu sei que sonham chegar onde o vosso talento permite (que é muito longe), mas não será que não dá para pararem de encantar o mundo só por um bocadinho? Será que não dá para pararem de ridicularizarem o mestre por um instante? Será que não dá para pararem de desmascararem o grande líder, por uns meses que seja? Vejam lá.

Sem mais, e com os melhores cumprimentos, José Moreira.

10 comentários:

Fernando disse...

Concordo quanto ao Bernardo. O André Gomes parece-me um caso diferente, teve oportunidades no Benfica, saiu por um bom valor.

Gus disse...

Camarada benfiquista, com todo o respeito pela tua e qualquer opinião, faço essa pergunta, mas em relação a quem não se cala com a conversa dos jogadores da formação. Não tenho uma bola de cristal para prever o futuro, mas o meu palpite é que tanto o Ivan, como o Bernardo ou o Cancelo não seriam mais valias esta época, porque ainda não estão preparados para a competição ao mais alto nivel, tanto a nivel fisico como mental.

José Moreira disse...

Gus

Ao longo dos tempos que levo enquanto escriba do "Ontem" tenho falado na aposta (ou falta dela) na formação. Nunca deixei de pedir oportunidades para os jovens a quem ia vendo qualidade. Os dois por quem mais pedi (como se isso valesse alguma coisa) foram André Gomes e Bernardo Silva. Em quase todos os textos que dediquei à formação, e eles estão no arquivo do blogue, falei nestes dois como os melhores e referi, não raras vezes, que tinha dificuldade em ver potencial para serem uns fora-de-serie em Cavaleiro ou Cancelo, como outros de quem se vai falando. Ou seja, eu não pedia nem pedirei oportunidades para A ou B por serem da formação, mas sim por terem qualidade e já estarem integrados no clube. E no caso destes dois, têm mais do que qualidade para serem mais valias no actual plantel do Benfica.

No caso de A.Gomes, concedo, o valor pago pelo Lim era, de facto, muito tentador, mas no que respeita a Bernardo Silva, não vejo qualquer justificação válida para este empréstimo. Isto se for "apenas" um empréstimo, porque segundo Vieira "há para lá umas clausulas".

Abraço

JotaPê disse...

Considerando que a direcção fala tanto na formação e foi conivente com a saída destes dois ou três diamantes, não podemos dizer que está a delapidar o clube?

Benfiquista Tripeiro disse...

Pimba, tiro no porta-aviões!

Gus disse...

Zé (não te deves importar de ser chamado pelo nome na camisola do Glorioso :) )

Via no André Gomes grande potencial, e quando amigos meus me diziam que só tinha técnica e nada mais, dizia que bastava ele ter uma atitude mais competitiva, porque o resto estava lá. Acho que devia ter feito mais uma época, a da confirmação, e ajudar-nos no bicampeonato, mas realmente 15 M são 15 M, não há volta a dar.

Quanto ao Bernardo, no ano passado vi vários jogos no Seixal, e na minha opinião ainda não tem a capacidade fisica e mental para ser realmente opção. Agora podes perguntar, e os Jaras e companhia desta vida? Pois....esses muito menos que o Bernardo. Mas acho que o Bernardo poderia ajudar em alguns jogos com grau de dificuldade inferior, mas estás a vê-lo a contribuir num jogo em Penafiel no pico do Inverno? Para além disso, estás a vê-lo a fazer a posição de segundo avançado? Só espero mesmo que continue a ser nosso, e que este empréstimo o ajude a evoluir para, no próximo ano, com outro treinador, ser mais um para realmente ajudar.

José Moreira disse...

Claro que não importo ;)

Então achas que se o Messi tivesse aparecido aos 17/18 anos no Benfica, como apareceu no Barça, tb não teria "caparro" para esse tipo de jogos, certo? Cada vez menos o futebol é um jogo eminentemente físico, cada vez mais a tecnica e a inteligência de jogo levam a melhor sobre a componente físcia, que não deixa de ter a sua importância. E o Bernardo não é nenhum calmeirão, mas tem atitude competitiva de sobra que o ajuda a compensar essa lacuna. E se não tem físico para jogar pelo Benfica no campeonato tuga, como tem ele físico para jogar pelo Monaco na Liga dos Campeões e ser o melhor em campo frente aos Alemães, como aconteceu já este ano?

Obviamente que gajos como o Jara não têm valor para cá estar, mas estão, enquanto o BS não está, certo? É óbvio que ao dizer que o BS tinha lugar nesta equipa, digo-o, comparando a sua qualidade com a qualidade dos que cá estão.

Ainda sobre o "físico", por esse prisma, o Ruben Neves não teria capacidade física para ser o 6 do Porto e, no entanto, acho-o o melhor 6 do plantel deles...

Guilherme disse...

Fantastico. Mas quais são as provas que o Bernardo Silva nao ficou na equipa principal por causa do Jesus? Como é que uma tal decisao poderia caber apenas a ele?

Eu pergunto antes qual terà sido o papel do Jorge Mendes em levar o B. Silva para o Monaco, e quais as razoes do jogador. Porque nao tenho duvidas que ele teria os mesmos minutos no Benfica esta época que està a ter no Monaco. Nao tantos como merecia certamente, mas os mesmos pelo menos.

Quanto ao André Gomes foi o Jesus que o lançou e ainda me lembro de muito Benfiquista o crucificar pela exibição na final de Turim. Todos concordavam que 15 milhoes era demasiado por ele e falou-se em milhoes da treta, mas como agora marca golos jà é top dos tops.

Não me leve a mal, não sou avençado e não tenho o retrado do Presidente na minha mesa da cabeceira, apenas acho que muitas vezes o pessoal entra em histeria com base em pouca ou nenhuma informacao, que depois preenche com ideias feitas.

Cumps

José Moreira disse...

Guilherme

O que você diz ainda seria mais grave. Porque se o BS não fica no plantel por uma escolha técnica, é uma coisa, se não fica no plantel porque assim foi determinado por JM, a coisa é indescritivel. Nem eu, que não gosto de Vieira, sou capaz de achar que isso possa ser verdade, ainda que não me espantasse de todo.

Em relação ao André Gomes, repito, fácilmente pode consultar o que fui escrevendo dele ao longo dos tempos aqui. Poderá verificar que sempre o achei um jogador com um potencial muito acima da média, da mesma forma que já o disse repetidas vezes, achei que os 15M oferecidos são tentadores, no mínimo. Quanto à final de Turim, conheço muito boa gente que, como diz, crucificou o jogador e treinador por te-lo colocado no 11 inicial, mas nunca, em momento algum, viu aqui escrito por mim, algo do género.

Abraço

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

Se um enfermeireco o ano passado percebeu que estávamos na presença de um génio como é que eles não perceberam? Olhem o pai Natal coiso e tal ... crl cus Fod... ao grande líder e ao mestre da tática e aos benfiquistas que apoiam aquele ... coiso...