sábado, 20 de julho de 2013

Mais um abutre.



Pela manhã, na minha habitual visita às edições on-line dos três diários desportivos, encontrei uma chamada de capa para uma entrevista com Miguel Vítor, coisa que, como não podia deixar de ser, me impeliu definitivamente para a compra da edição impressa do jornal “A Bola” de hoje, indo em busca de alguma revelação nova, algo bombástico com que pudesse “abutrizar” mais um pouco Jorge Jesus e a gestão do futebol do Benfica. Procurei, procurei e voltei a procurar, mas em vão. Li e reli de fio a pavio a entrevista do ex-central do Benfica e não encontrei nada de novo. 

Através das palavras de Miguel Vítor, alguém que viveu o clube por dentro nos últimos 13 anos, podemos ficar a saber que no plantel havia (ou ainda haverá?) quem pensasse que o ciclo de Jorge Jesus havia terminado no jogo do Jamor. Nada de relevo, afinal de contas quem fala é um jogador sucessivamente “encostado” por Jorge Jesus e, com certeza, fala do seu passado recente ressabiado com quem o tratou assim. Miguel Vítor jamais poderá estar a falar na condição de benfiquista que foi jogador do seu clube e que, por essa mesma razão, conhecerá melhor que ninguém o que representa o Benfica e o quão longe se pode encontrar disso mesmo no presente. Mas atenção, 1 é maior que 0 ainda que 2 seja maior que 1, mas é melhor 1 que 0!

Nesta mesma entrevista, Miguel Vítor é claro e taxativo: “O que Cardozo fez foi muito grave, das piores coisas que já vi no futebol” e considera “Cardozo não tem condições para continuar”. Ou seja, ainda que ressabiado, ainda que frustrado, ainda que na bancada nesse jogo (como em tantos outros), o internacional sub21 Português não perde a noção do que é a autoridade do treinador.

No que lhe diz directamente respeito, Miguel Vítor afirma que “Jorge Jesus não foi honesto” consigo, pois nunca lhe disse frontalmente que não contava com ele. Mas honestidade é algo que um assalariado, com contrato valido e salários em dia deve esperar ou possa exigir? Ou deve manter-se quieto e calado, sempre pronto a responder às solicitações que lhe forem pedidas quando assim for decidido? O mais engraçado é que em ambas, Miguel Vítor cumpriu. Gostaria que houvesse mais honestidade, mas ainda assim continuou a ser profissional até ao último dia.

O ex-jogador encarnado afirma sair com mágoa do seu clube de formação e coração, formulando o desejo de um dia poder voltar pela porta grande. Não acredito que Miguel Vítor, depois de 2 anos quase sem competição ao mais alto nível, possa vir a atingir um patamar que lhe valha nova vaga num futuro plantel do Benfica, mas espero enganar-me, pois seria com muito agrado que veria um jogador formado no Benfica chegar a um patamar competitivo internacional, não para “calar” quem discorda de mim, mas porque seria e será sempre um orgulho ver um Benfiquista brilhar ao mais alto nível.
A finalizar a entrevista, Miguel Vítor elogia e enaltece a qualidade da formação do clube, mas critica a fraca, ou nenhuma, aposta na mesma, argumentando que a direcção do clube tem optado por uma política de aposta noutros mercados. Talvez, deduzo eu, esses mercados sejam muito mais rentáveis… para alguém! 

Ainda assim, é justo referir que Miguel Vítor nunca demonstrou ter a atitude competitiva que abunda em Roderick ou a técnica e inteligência de jogo que sobra a Jardel ou que Miguel Vítor teve a sua oportunidade na equipa B e não aproveitou.

Em suma, como já havia dito logo no início do texto, a entrevista não revelou nada de novo, nada que já não soubéssemos ou deduzíssemos, nem mesmo o facto de sabermos que com o paradigma vigente no Benfica quando virmos algum Miguel Vítor desta vida a fazer parte do plantel, poderemos ter a firme certeza que mais não passa de um jogador para UEFA e adepto romântico, utópico e abutre ver, constitui alguma novidade.

17 comentários:

Anónimo disse...

E tão bom que ele é, que vai jogar para o enorme PAOK....

Anónimo disse...

um abutre és tu a dar dinheiro a esta escumalha jornalistica palhaço filho da puta cornudo

José Moreira disse...

Anonimo das 13:53

tão bom acordar com um cheirinho a bivalve.

Anonimo das 13:27

Depois de 2 anos sem jogar queria o que? que fosse para o Chelsea? argumentos válidos... esse não conta!

Hugo Rocha disse...

Pela mesma lógica -- não ser melhor jogador por não ter jogado --, podemos dizer que se o Pringle não tivesse passado tanto tempo no banco seria um goleador fenomenal.

Ele não jogou porque havia, e há, melhores (como o Jardel, que aqui é gozado). Mas vai ser outra carreira a seguir com interesse. Como a do Moreira, que quanto menos jogava melhor era.

José Moreira disse...

Hugo

Confesso que a sua tentativa de desconstrução é habil, mas só enganará quem assim o quizer ;) falo pelo que ele mostrou mal apareceu na equipa principal, pelo que chegou a demonstrar no pouco tempo que JJ lhe deu, não compare o incomparavel.

Ah, o Jardel sim, esse é mesmo dos bons! eu não gozo com o rapaz, não gozo porque só quem acha que ele serve para o Benfica, como JJ, é que pode ser "gozado"...

Quanto a Moreira, ainda que não fosse um top internacional, relembro que foi mandado embora enquanto se foram buscar Roberto e Julios Cesar, por exemplo! Ou até mesmo o Paulo Lopes, que veio por ser jogador da formação do Benfica para contar na UEFA, ou seja, coisa que o Moreira poderia fazer... ainda assim, embora nada de especial, o Moreira não era nenhum Roberto deste mundo!

hertz disse...

O Miguel Vitor mesmo estando algo ressentido e não morrendo de amores pelo JJ consegue ver que o Cardozo jamais poderia ter aquela atitude. Ao contrário de muitos benfiquistas que há por aí que, só porque não gostam do JJ, não viram mal nenhum na atitude do Cardozo e alguns até o elogiaram pelo que fez...

Quanto ao Jardel, não percebo essa embirração. Claro que ele não é nenhum Garay mas também não é nenhum cepo. Quando foi chamado à equipa cumpriu e desde que está no Benfica tem mostrado sempre um grande profissionalismo. Esse "ódio" todo ao Jardel é por ter sido ele o 3º central em vez do M. Vitor?

Seismilhoesum disse...

Exmº Sr. José Moreira,

Boa tarde.

Em primeiro lugar, respeito a sua condição de benfiquista. E isto porque assim sendo, escreverá o que pensa que é melhor para o seu (nosso) clube. Mas permita-me que discorde quanto ao chamar de abutre ao Miguel Victor. Alguém que sem ser nenhum craque, cumpriu sempre e esteve sempre à espera de oportunidade. Que acho que a merecia, em muitas situações. E muito aguentou este rapaz às mãos do "catedrático", que se prepara para perder o quarto campeonato seguido. E os salários nem se comparam! Abutre? Muito se conteve o rapaz .... que é prata da casa ... e benfiquista ... coisa que não abunda no seu (nosso) Benfica da actualidade!

Anónimo disse...

Mais uma prova de que JJ, até podendo ser o melhor treinador a nivel táctico, nunca será um excelente treinador. Um péssimo gestor de recursos humanos com imensas falhas de liderança.

José Moreira disse...

Hertz

Nem por sombras. Acho que o Miguel Vitor tinha potencial para ser melhor que Jardel, mas não é isso que me faz não gostar do brasileiro, nem nada que se pareça! Não gosto do Jardel porque o acho demasiado fraco... Não tem grande sentido tatico (apenas razoavel), é facilmente ultrapassado no espaço, não tem grande saida de bola e, como se viu no 2º golo do Chelsea, é fraco no jogo aereo... isto, na minha opinião, mas nada tem a ver com Miguel Vitor

Rui Soares disse...

Só daqui a uns tempos saberemos se foi uma boa ou má decisão.

No entanto dos jogadores que Jorge Jesus tem "dispensado" ao longo de 4 anos não se tem visto nenhum chegar a grandes clubes. Até diria que foi Jesus que tirou de alguns o melhor rendimento de sempre da carreira deles

José Moreira disse...

Rui Soares,

Nunca me viu, nem verá, contestar o mérito que JJ teve na evolução dos jogadores... que ele quer! e aqui reside o problema, porque os jogadores que ele não quer, arruma-os! Como digo no texto, dificilmente Miguel Vitor atingirá o nivel que se lhe poderia prever quando apareceu na primeira equipa, porque passou 2/3 anos estagnado numa fase da sua carreira que pedia competição... quanto a mim, está perdido para um patamar competitivo do nivel do Benfica, mas espero que não.

Anónimo disse...

Sempre gostei de ver este rapaz a deixar tudo em campo. Força Miguel. Leva o Benfica contigo!

Anónimo disse...

este keria mama,corrida nao tinha ,cada vez ke jogava era so dar porrada ,mal entrava via logo amarelo,denfender pouco,ja se sabia ke th de sair,o mal dos jogadores portugueses é a falta de empenho e humildade ,ke mal começam a dar um pontape numa bola e jornais a falar bem deles ,ja se consideram os melhores,e nunca passam duns flops....o bruma deve ser o proximo!!!

mnlopes disse...

Se o nosso catedrático e mestre da táctica treinador, mais conhecido na europa por Harry Potter, por conseguir transformar jogadores de merda em craques mundiais, acha que Miguel Vítor não tem capacidade para ser o 4º central do Benfica, quem sou eu para duvidar disso.

Anónimo disse...

Mais um aziado como o Ruben Amorim, que já ganhou juizo e se arrependeu, que cospe no prato que o alimenta.
Gente mal formada gosto de a ver longe do Benfica.

Anónimo disse...

Anónimo 21 de Julho de 2013 às 00:50

Por falar em gente mal formada, pretende o LFV e o JJ no Benfica?

Anónimo disse...

Se o jesus e bom a formar jogadores porque e que nao o metem na equipa b