sábado, 4 de outubro de 2014

Entrevista a Adérito Oxímoro, fervoroso apoiante do Presidente do Benfica e acérrimo crítico do Primeiro-Ministro


Qual o balanço que faz a estes 3 anos de Governo?
Uma vergonha. A Saúde está decrépita, a Educação sem ponta por onde se lhe pegue, a Cultura pela hora da morte, as Finanças esvaziadas, o Turismo adormecido, a Agricultura desaproveitada, os Negócios Estrangeiros servem para alguns comerem à grande e à francesa, os Tribunais não funcionam, as Câmaras falidas, os investimentos nas Infraestruturas só serviram para dar de comer aos poderosos, o país em desintegração total.

Qual o balanço que faz a estes 11 anos de Presidência do Benfica?
Extraordinários. O Benfica respira saúde por todos os poros, a Cultura Benfica é hoje uma realidade, as Finanças vão de vento em popa, há uma capacidade desportiva fabulosa, na Europa e no Mundo o clube está prestigiado, os investimentos nas Infraestruturas trouxeram grandiosidade ao Benfica, o clube está em evolução total.

Atribui ao anterior Governo uma parte da responsabilização no possível insucesso dos actuais governantes?
Nem pensar - nenhuma! Apesar da situação calamitosa em que encontraram o país, estes governantes tiveram mais do que tempo para resolver os principais problemas com que se depararam. Foram mais de 3 anos em que, se a equipa dirigente tivesse sido competente, o país teria evoluído para patamares ao menos dignos. Não podemos passar o tempo a desculpabilizar o actual Governo com os anteriores; se assim fosse, a noção de democracia perderia todo o sentido e passaríamos o tempo a olhar para o passado ao invés de analisarmos o presente e sobretudo a possibilidade de um futuro melhor.

Atribui à anterior Presidência do Benfica uma parte da responsabilização no possível insucesso dos actuais dirigentes?

Atribuo, sem dúvida alguma - toda! Estes dirigentes encontraram o clube numa situação calamitosa, ainda nem sequer tiveram tempo para resolver os principais problemas com que se depararam. São 11 anos que não permitem, mesmo sendo a equipa dirigente totalmente competente, que o clube atinja patamares dignos. Há que desculpabilizar o actual Presidente com os anteriores; em democracia, devemos sempre compreender os contextos e e faz todo o sentido olhar para o passado para justificar a análise que fazemos ao presente e sobretudo à possibilidade um futuro melhor.

Há quem defenda que a crítica ao Governo é injusta porque os ministros conhecem melhor as pastas e estão mais aptos e qualificados para resolver os problemas estruturais do país. Concorda?
É uma aberração, esse pensamento. É muito perigoso aceitarmos, sem crítica, que só os políticos conhecem a solução para os problemas. Um cidadão equilibrado e lúcido é aquele que questiona, que investiga, que estuda, que critica, que problematiza.

Há quem defenda que a crítica ao Presidente do Benfica é injusta porque os dirigentes conhecem melhor as pastas e estão mais aptos e qualificados para resolver os problemas estruturais do clube. Concorda?

Concordo a 100 por cento. É, aliás, um pensamento acertadíssimo. Os dirigentes actuais estão a par dos problemas do Benfica. Devemos aceitar, sem crítica, que só a estrutura dirigente sabe e conhece a solução para os vários desafios com que nos deparamos. Um benfiquista equilibrado e lúcido é aquele que não questiona, que não investiga, que não estuda, que não critica, que não problematiza.

Acha justo que se insulte o Primeiro-Ministro?
Não só acho justo como todos os dias pugno por diferentes formas de insulto. Quem não se dá ao respeito, merece de todos nós o destrato mais profícuo e letal. Não podemos respeitar alguém que nos não respeita. Quero aproveitar este momento para dizer que Pedro Passos Coelho só não é um jumento porque tenho muita consideração pelos burricos.

Acha justo que se insulte o Presidente do Benfica?
É de bradar aos céus! Alguém que insulta o Presidente do Benfica está a insultar a instituição Benfica! Todos os dias pugno por diferentes formas de elogio ao Presidente do clube. Quem se dá ao respeito, merece de todos nós os maiores e mais bonitos encómios. Temos de respeitar alguém que nos respeita. Quero, aliás, aproveitar este momento para dizer que Luís Filipe Vieira só não é Deus porque o Criador ainda não pediu férias.

Considera a ideia de uma oposição atenta válida para um Governo mais capaz e concentrado no seu labor?
Sem dúvida. A crítica sustentada ajuda a melhorar o desempenho dos governantes e obriga-os a serem melhores naquilo que fazem.

Considera a ideia de uma oposição atenta válida para um Presidente do Benfica mais capaz e concentrado no seu labor?
Acho absolutamente ridículo. A oposição no Benfica só serve para desestabilizar o Presidente. A crítica apenas ajuda a destruir o desempenho dos dirigentes e força-os a serem piores naquilo que fazem.

Do ponto de vista da legitimidade, será equilibrado colocar em causa um Governo eleito pelos portugueses?
Absolutamente equilibrado! A legitimidade ganha-se com trabalho, seriedade e sucesso. Caso contrário, seria uma verdadeira ditadura! Não contem comigo para isso. Se o Governo não apresenta nenhuma destas qualidades, eu como cidadão exemplar devo colocar em causa a governação, sejam estes ministros eleitos democraticamente ou não.

Do ponto de vista da legitimidade, será equilibrado colocar em causa um Presidente eleito pelos benfiquistas?
Sem qualquer equilíbrio! A legitimidade ganha-se com os votos, independentemente do trabalho, seriedade e sucesso que os eleitos demonstrarem. Caso contrário, seria uma verdadeira anarquia! Não contem comigo para isso. Se o Presidente do Benfica apresenta todas estas qualidades, eu como benfiquista exemplar não devo colocar em causa o seu mandato, até porque estes dirigentes foram democraticamente eleitos.

8 comentários:

David Duarte disse...

Eu ainda acho piada a essa contradição. Acho piada e, admito, sou condescendente. Digo para mim mesmo que o estado acritico do adepto deriva da incapacidade em conciliar a razão com a paixão.

O que me entristece são todos aqueles que em nada manifestam o seu espirito critico, que em nada demonstram que são seres livres.

Anónimo disse...

Li só a resposta a esta pergunta:
"Qual o balanço que faz a estes 11 anos de Presidência do Benfica?"

Achei de facto, extraordinário!

Anónimo disse...

A mim o que me faz rir é as vossas ilusões a aquecer o terreno para as próximas eleições. Percebo-te!

subasic disse...

É verdade, enquanto os pedros guerras desta vida andam a dizer que a contratação de Júlio César demonstra bem toda a competência da direcção do Benfica (teria sido isto um elogio?), os adeptos e sobretudo os sócios pagam as quotas com o intuito de ajudar o Benfica a crescer e não a ajudar a mamar comissões a chulos... em 11 anos de Presidência de vieira, houve coisas boas, é um facto mas 3 campeonatos em 11 anos é muito pouco para um clube da grandeza do Benfica

Anónimo disse...

O Pedro Guerra é um individuo asqueroso, não representa nem nunca representará os adeptos do Benfica!

RG disse...

«Luís Filipe Vieira só não é Deus porque o Criador ainda não pediu férias»

Brutal ! :D
Parabéns por mais um brilhante texto Ricardo !

Anónimo disse...

E depois há os que falam mal de tudo!

Pedro disse...

E aqueles que defendem o Governo e o Grande Líder???

Grande post