quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Jorge Jesus vitima de si mesmo



Na última entrevista que Jorge Jesus concedeu ao Record, quando instado a comentar a aposta ou falta dela na formação, o técnico do Benfica decide contornar questão falando dos jogadores que já formou porque, e concordo com ele, um jogador aos 18/19 anos ainda não está formado, bem pelo contrário.

O que faltou, como falta sempre seja em relação a JJ ou a qualquer outro, foi o(s) jornalista(s) ter insistido na questão até obter uma resposta cabal do entrevistado, sem margem para fugas ou questões mais ou menos semânticas, mas isso é já habitual no jornalismo contemporâneo, repito, seja com Jorge Jesus seja com outro qualquer, pois há que garantir que haverá uma próxima oportunidade para um novo exclusivo daquela dimensão.

Centrando-nos na resposta que Jorge Jesus dá, dizendo que forma jogadores, não nacionalidades, gostaria de elogiar a inteligência de JJ na resposta. Foge a uma resposta frontal e puxa dos galões que lhe são merecidamente reconhecidos na evolução de muitos jogadores que lhe passaram pelas mãos nestes anos que leva de Benfica.

São muitos os casos de jogadores que podem contar uma história antes de JJ e outra depois de JJ. Di Maria, Coentrão, Javi Garcia, Matic, Rodrigo, Enzo, Gaitan, David Luiz ou Markovic são os melhores e maiores exemplos disso mesmo. O último destes casos (Markovic) é absolutamente revelador do talento e qualidade que Jorge Jesus apresenta na evolução de jogadores. O Sérvio, e fui dizendo isso ao longo do ano, chegou ao Benfica como um jogador genial do ponto de vista ofensivo, mas demasiado banal na compreensão colectiva e defensiva do jogo. De Markovic era possível ver lances de génio como os golos marcados ao Sporting e à Académica no início da época passada, ao mesmo tempo que era capaz de desaparecer do restante jogo e de fazer sofrer o seu lateral por falta de solidariedade defensiva. Volvida uma época sob as ordens de JJ e quase que podíamos jurar ser outro o Markovic que víamos em campo. Solidário nas tarefas defensivas, profundo conhecedor das ideias da equipa, sabedor voraz do que a equipa lhe pedia e do que podia pedir à equipa, e um génio apuradíssimo na hora de definir.

Em suma, Jorge Jesus pegou na “promessa Markovic” e apresentou a “certeza Markovic”. E que idade tinha o Sérvio? Isso, tenros e deliciosos 19 anos. Tal como Rodrigo quando se estreou pelo clube, ou Di Maria, ou David Luiz. Ou seja, há que dar a mão à palmatória e dar razão a JJ quando diz que formou estes jogadores.

Porém, o homem que foi capaz de fazer o que descrevo acima, é o mesmo que dispensa Bernardo Silva (sim, vou voltar a bater nesta tecla), com 20 anos. E porque refiro a idade do jovem Português? Simples, porque BS foi “dispensado” com a idade com que outros foram apostas. Podemos argumentar que, pese embora a mesma idade, a maturação do jogador não está nos patamares em que estavam os restantes com a mesma idade. Declaro esse como um argumento invalido. Como disse, Markovic era um jogador muito “verde” e até desinteressado em questões defensivas, mas JJ fez dele um excelente defensor. Ora, se há coisa que não pode ser apontada a BS é a sua reacção à perda da bola, muito superior à que apresentava Markovic, Rodrigo, Di Maria ou Gaitan antes de trabalharem com Jorge Jesus.

E por isso digo que Jorge Jesus é vítima de si próprio, porque já fez, repetidas vezes, de jogadores talentosos, jogadores top; Jorge Jesus já encontrou espaço para jovens de 19 anos evoluírem dentro das suas equipas; Jorge Jesus continua a ter espaço para dar evolução a meninos oriundos das mais diversas localizações do globo; Mas Jorge Jesus não foi capaz de assumir o desafio Bernardo Silva.

O Benfica foi o clube que soube dar tempo e espaço para meninos como Rodrigo, Markovic, Di Maria ou David Luiz; O Benfica é o clube que tem tempo e espaço para dar a Talisca; O Benfica é ainda um clube que se dá ao luxo de ter Jara e Bebe no plantel; Mas o Benfica é o clube que não soube, ou não quis, dar tempo e espaço para Bernardo Silva evoluir e é o clube que se dá ao luxo de prescindir de Bernardo Silva em detrimento de Jara ou Bebe.

13 comentários:

Benfiquista Tripeiro disse...

Isto tem muito que se lhe diga e duvido que alguma dia se vá saber a verdade sobre este tema.


Em relação ao parágrafo 6 acrescento que se o argumento do Jesus é a falta de preparação dos nossos miúdos, então ele que faça o trabalho para o qual é pago e comece a ter mão (ou influência) nos treinos das equipas júnior e B. Desta forma já se começam a preparar os jogadores mais cedo. Pelo menos era assim que devia ser feito.

Paulo Geraldo disse...

Olha o fascista com a cassete do costume. Tu e o teu amigo NGB, combinam os temas?

José Moreira disse...

Somos a mesma pessoa, qual amigos, qual quê

Pedro disse...

Como? Di Maria não se estreou com JJ. JJ só teve um ano com Di Maria. Calma lá com isso.

José Moreira disse...

Não se estreou com ele, mas foi com ele que explanou o seu melhor futebol e de forma consistente, isso é inegável Pedro.

nonameslb disse...

Na actual tatica JJ devia ter feito o BS o mesmo que fez a Gaitan,ou seja adaptar o BS a ala.

Anonymous Anonymous disse...

Viram os B o ano passado? Eu vi e o Bernardo muitas vezes nem calçava, jogava mal e não tinha estaleca! O Bernardo não tinha estaleca para jogar nos A, foi bem emprestado para um clube onde pode jogar mais que é o que ele precisa. Este assunto já cheira mal! Quem decide no Benfica está a carregar em todos os botões certos.
Não é o JJ que é o responsável pela formação do Seixal.

joão carlos disse...

este treinador não forma tem pouca apetência e pouca paciência para isso o que ele faz é potenciar o valor de jogadores já num patamar mais alto, onde ai de facto ele é muito bom.
Se fores a ver bem dos jogadores que referes apenas dois deles começaram a trabalhar com ele abaixo dos 21 anos, o rodrigo e o markovic os restantes já tinham pelo menos mais de duas épocas como jogadores profissionais, já eram jogadores e quando digo isto não no sentido que já jogavam muito mas já tinham passado a aquela fase de transição que já não são putos mas ainda não são jogadores.
E aqueles casos tanto podem ser a excepção à regra, rodrigo, como jogadores à frente da sua idade, markovic, alias ele já tinha se não me engano duas épocas nos seniores.
ele não tem paciência para jogadores que "cheirem a leite" nem é capaz de pegar neles já os quer num determinado patamar, e como não existe ainda no clube quem faça esse trabalho os jogadores da formação só podem ultrapassar essa fase por empréstimo, isto em si não tem mal nenhum agora ele tem é de dar credito a quem os coloca nesse patamar mas isso ele é incapaz de o fazer porque acha que só ele é que sabe fazer.

JotaPê disse...

Enquanto JJ for o presidente do Benfica, não há novidades...

Anónimo disse...

Ora "prescindir de Bernardo Silva em detrimento de Jara ou Bebe." Seria melhor para o jogador ser segunda opcao, que jogar continuamente? Aqui ha dias saiu uma entrevista do Leonardo onde explica esta questao dos jogadores serem 1 ou 2 opcao. O Bernardo no banco sossegava-te? Ora presta atencao a quem joga nesse lugar...

PAMA disse...

Penso que Bernardo Silva merecia e devia ter tido mais oportunidades para mostrar o seu futebol no Benfica. Posto isto, se era para jogar tanto como Bebé ou Jara, então acho que a sua "saída" acabou por ser melhor, pelo menos para ele.

José Moreira disse...

Anonimo

Se o BS tem um talento incomparavelmente superior ao do Jara e Bebe (juntos), como posso eu achar que ele teria o mesmo nr de minutos? Naturalmente que teria mais porque, acredito, aproveitaria melhor os que lhe fossem dados, logo, justificaria a aposta em mais.

José Moreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.