sábado, 5 de novembro de 2011

Nunca mais volto à Pedreira!

A importância do jogo de amanhã - pelo adversário, pelo historial recente na Pedreira, pela questão mental, pela contemporânea doença raivosa dos adeptos do Braga em relação ao Benfica, pela sequência de jogos fracos da equipa, pelo regresso de Jesus à linguagem da soberba e arrogância, pelas desculpas esfarrapadas que o técnico dá sobre a fraca qualidade exibicional e pela vantagem emocional que uma vitória terá e uma derrota aniquilará para o futuro da época - merecia um post longo, chato, entediante, feito de verdades óbvias.

Mas não me apetece. Toda a gente sabe que o jogo de amanhã será decisivo e moldará o ano competitivo. Também por isso acho que o Benfica - este Benfica que temos tido - não só não ganhará o jogo como sairá de Braga sem qualquer ponto.


35 comentários:

SLB disse...

Não sou tão pessimista. Dá empate.

dezazucr disse...

0-2, ganha o Benfica. Golos de Luisão e Cardozo!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Rui disse...

Já tinha dito em comentário anterior - acho que vamos ganhar com a mesma clareza com que ganhámos os jogos decisivos que tivemos esta época.

Ricardo disse...

Rui, o que é que são jogos decisivos?

No campeonato, era decisivo vencer em Barcelos - empatámos.

Na Champions, era decisivo vencer em casa o Manchester - empatámos.

Na Champions, era decisivo vencer o Basileia, garantir a qualificação e aumentar a probabilidade de ficar em primeiro - empatámos.

No Porto, era decisivo - empatámos.

Éter disse...

Um jogo decisivo é um jogo a eliminar, uma final de uma competição ou a segunda mão de uma eliminatória. Tudo o resto pode ser remediado com outro jogo.

Anónimo disse...

Concordo, o Benfica a jogar assim não passará na Pedreira amanhã.
As declarações do Jesus são tão estúpidas que deixam pouco a comentar. Onde está Manuel Sérgio e a suposta intervenção sobre o técnico?

Mário T.

sarrafeiro disse...

Benfica, 5
Braga, 1

3 do Cardozo, 2 do Aimar

Unknown disse...

Decisivo é continuarmos a ganhar mesmo que com más exibições. No campeonato o decisivo é a regularidade de vitórias mais do que um ou outro jogo em particular que só se torna mais decisivo por causa da gestão emocional do grupo. dito isto e com base no jogo de quarta, estou confiante que o Benfica não perde com os mini-tripeiros, apesar de a malta dever ser vacinada, podemos sempre dizer ao pp que se não tem cuidado ainda tem que visitar outra vez o dentista, eheheh (custa-me ver um benfiquista nestes rolos, mas enfim, quando se acha que provar independência é prejudicar o clube do coração, corre-se sempre riscos de ser mal entendido, e sim, eu conheço o senhor em causa)

SLB4EVER disse...

2 minutos de jogo e o apitar sempre pronto a mostrar serviço inventa um penalti a favor dos curruptos, que previsível!

A farsa dos sem vergonha continua podemos esperar amanhã que o proença faça por merecer perder mais do que uns dentes.

Vão roubar prá pqp, isto mete nojo

SLB4EVER disse...

lindo falharam!! Parece que alguém lá em cima está atento :D

damião disse...

Ricardo, tenho os mesmos receios que tu e vejo esta equipa pouco preparada para encarar com alma os jogos de alta intensidade. Aposto no empate. Mas esta conversa, esta esperança toda, é inútil. Ainda agora acabei de ver ser marcado um penalty em Olhão afavor do Porto que, enfim, é mais do mesmo. Pergunto: vêm o Benfica beneficiar de um penalty daqueles? Para quê continuarmos a alimentar discussões se os dados continuam viciados. Como dizias há uns dias... são critérios. Sempre a favor dos mesmos...

damião disse...

Não te alegres já, SLB4EVER, que o gajo mais tarde ou mais cedo prepara mais uma. A próxima é expulsar o Mauricio.

damião disse...

Manda a verdade que se diga que agora ficou um penalty por marcar a favor do Porto. Um igual às dezenas que não são marcados a favor do Benfica. Vá lá, uma vez em que os critérios se mantiveram.

SLB4EVER disse...

Fico sempre contente em ver que se escreveu direito por linhas tortas :D
E o comentador ainda sem ver a repetição a dizer logo é para vermelho! Estes gajos nem tentam disfarçar o seu faciocismo ao ponto que as coisas chegaram!
Mudei logo de canal, só depois é que ví que o lolk tinha falhado!
A mão o capela ñ se deve ter apercebido, olha que azar do crl!

damião disse...

Esse Manhoso é do piorio! Agora um lance igual ao de há bocado, diz que foi "involuntário"! Fodasse é preciso vender a mãe ao diabo...

SLB4EVER disse...

Ricardo tb é preciso tentar ser um bocadinho mais positivo.
A combinação pedreira + proença ñ inspira muita confiança e o JJ sair-se com um discurso destes(o da soberba) deixa-me preocupado. No entanto espero que a equipa com o orgulho ferido (devido aos últimos jogos e semi-final) entre em campo com a atitude e concentração necessária para alcançar a vitória.
Não espero outra coisa dos nossos jogadores.
Por outro lado por uma questão de probabilidades, se bem que com dados viciados a coisa é mais complicada.
A ver vamos mas para uma equipa assim tão fresquinha deve ser um passeio...

damião, esse diabo não será o pintinho?

damião disse...

É o pintinho e são os outros corruptos todos (Teles, Anteros, Gomes, etc etc).

Amarelo por dar a Rolando. Era o segundo! Estes ladrões têm algum jogo que não são beneficiados?

Unknown disse...

Não fosse a folga concedida pelo futuro adjunto do porco, quiçá treinador principal, pelo parceiro de corrupção e pelo cunhado, sem esquecer o outro parceiro há umas jornadas atrás e já o porco tinha ido com os porcos. É difícil jogar em igualdade quando certas equipas já estão derrotadas sem jogar contra uns e depois lutam contra os outros

SLB4EVER disse...

Empataram, agora ainda tem de haver mais motivação para ganhar e chegar ao 1º lugar isolados.
É claro que a motivação(€) do apitador ainda vai ser maior do que o normal para nos prejudicar...

Unknown disse...

garanto-te que ele não erra por causa de dinheiro

damião disse...

O que me custa mais é ver que o Benfica pode ganhar pontos e eu não acreditar nisso. Estes dois pontos (se o glorioso ganhar amanhã) são cruciais. Pode ser Benfica amanhã?
O Pereira foi Porto. Foi com os porcos.

damião disse...

"O Mauricio devia ter sido expulso"

Num penalty que não foi!

"Há mais um penalty pelo menos"

Pelo menos!

Estes caralhos nao têm vergonha? Este Pereira está em desespero. Mete pena. Ou não.

SLB4EVER, dinheiro? Achas que sim??? Eles fazem-no porque sobem na carreira e têm regalias. Não é por dinheiro.

SLB4EVER disse...

Bcool. pelas brasileiras?

SLB4EVER disse...

Sim para chegar a internacional tem de mostrar muito serviço de vassalagem mas em ocasiões especiais duvido que não recebam uns bonus extras tipo massagens e mariscadas ou férias pagas.

Rui disse...

Ricardo,

Era decisivo ganharmos ao Trabzonsport e ao Twente, na Luz. Ganhámos.
Com o Manchester, era importante não perder, pelo menos. O Benfica fez um jogo muito bem e não ganhou com alguma falta de sorte. Era o primeiro jogo da Champions, não era decisivo.

Em Basileia o jogo era de enorme importância para o futuro da qualificação na Champions. Ganhámos.

No Ladrão, fizemos um jogo interessante, recuperámos 2 vezes de desvantagens. Saímos por cima, me termos de expectactiva para o que resta de campeonato - compara com o ano passado.

O Benfica, por muito que nos custe, não tem equipa para ganhar os jogos todos. Ninguém tem. Até agora, não perdemos um jogo oficial. Nos jogos de maior dificuldade, o Benfica esteve sempre bem, talvez com a excepção do último jogo com o Basileia.

Importa perceber o passado recente do Benfica e ver onde se evoluiu. No primeiro ano de JJ o campeonato foi excelente, e perdemos no Ladrão. No segundo ano, a Champions foi miserável e o início do campeonato desastroso. Agora queres, Ricardo, passar a ganhar tudo, sempre? Que queiras, eu percebo, eu também quero, mas ambos sabemos que isso não é realista.

Porque as estatísticas contam para alguma coisa, o Benfica não perdeu jogos oficiais esta época. Falou-se mal do desempenho com o Olhanense (e com razão), mas os lagartos e os corruptos (ainda hoje) empataram com eles.

Isso não significa que não possamos perder amanhã, mas a minha convicção é a de que isso não acontecerá. De qualquer forma, se não perdermos pontos amanhã, perderemos noutros jogos. Isso é mesmo assim. Eu acho que se fizermos 6 pontos entre Braga, Sporting e Marítimo, estaremos claramente no topo, no fim da primeira volta, muito possivelmente no primeiro lugar... e isso é o que importa.

Unknown disse...

A vida não é só feita de bons e maus de corruptos e sem-vergonhas, conheço a pessoa em causa e sei que não é pelo que invocam, os erros derivam de muitos factores e quem está dentro do campo percebe isso mais facilmente. Isso não implica que não existam outros que optem por essas vias.

Ricardo disse...

Rui, a invencibilidade, embora seja um feito importante (a que já dei relevo aqui no blogue), não deixa de ser um mero apontamento estatístico prestes a terminar se o futebol praticado for este. Ou seja: não me importa tanto o passado; importa-me ler no presente o que será o futuro. E os dados deste Benfica não são animadores. Repito: "deste" Benfica. Se hoje em Braga tivermos uma equipa competente, adulta, madura, inteligente, a querer aproveitar para ganhar dois pontos ao Porto, acho que temos tudo para ganhar o jogo. Porquê? Porque somos melhores. Mas não acredito. Uma das falhas graves do Benfica de Jorge Jesus é a questão mental (ou falta dela). São equipas pouco preparadas para jogos de dificuldade média/elevada. Tirando uma ou outra excepção, o Benfica de Jorge Jesus perdeu jogos decisivos (esses sim, totalmente decisivos) de uma forma consecutiva. Só o ano passado:

- primeiros jogos do campeonato (estes para mim são decisivos, porque moldam o resto da época) - claro, com prejuízos arbitrais, mas também por alguma incompetência.
- Champions, todos os jogos fora, uma desgraça
- Champions, jogo com o Lyon. Um jogo fabuloso a dar 4-0, acabámos com as calças na mão nos últimos segundos a guardar o 4-3.
- Champions, último jogo em casa, em que tínhamos de ganhar para não dependermos de outros para, pelo menos, irmos à Liga Europa. Perdemos.
- Liga Europa, Braga. O jogo mais triste que eu tive como adepto. O Benfica até podia empatar para ir a uma final europeia. Perdeu.
- Taça de Portugal, Porto na Luz. Depois de uma vitória que devia ter acabado com a eliminatória, perdemos 3-1 em casa.
- Campeonato, Porto na Luz. Deixamos o Porto vir ser campeão ao nosso estádio.
- Campeonato, Porto. Levamos 5-0 no Dragão, com todas as consequências psicológicas, para eles e para nós, que esse jogo teve.
- Campeonato, Braga. Mesmo com erros de arbitragem, aquele jogo era para ganhar. Roberto, claro, não ajudou. Perdemos. Uma segunda parte deprimente.

No ano anterior, mesmo ganho o campeonato e fazendo um grande futebol:

- Liverpool, levamos 4.
- Perdemos no Dragão, 3-1, em superioridade numérica durante meia-hora. Podíamos ter feito a festa no Porto. Não fizemos. Não aproveitámos essa excelente oportunidade de matar fantasmas e humilhar os adversários. Pelo contrário, um ano depois vieram eles à Luz fazÊ-lo mesmo.
- Braga, perdemos. Túneis mais túneis, desconcentramo-nos e perdemos o jogo
- Taça de Portugal, Vitória. Perdemos.

O Benfica de Jorge Jesus não ganha jogos decisivos. Muito pelo contrário, não tem capacidade para ganhá-los e normalmente perde-os.

Ricardo disse...

Bcool, que factores terá o Proença para nos foder quase sempre à força toda?

Rui disse...

Ricardo,

Eu percebo que não gostes do JJ, eu não sou propriamente fã do homem, mas sou perfeitamente capaz de admitir que a equipa tem evoluido, em particular esta época. Compara a Champions do ano passado com a de este ano, onde já ganhámos fora 2 vezes. Vi, finalmente, a equipa a ser capaz de trocar a bola e gerir a posse desta, em Basileia, por exemplo, sem entrar em correrias doidas, ou vi a equipa a recuperar 2 vezes de desvantagens no Dragão. Este Benfica é mais equipa, aprendeu em relação ao ano passado e eu acho que é preciso reconhecer isso.

É esta aprendizagem que me deixa na expectativa de que hoje, finalmente, ao terceiro ano, sejamos capazes de ganhar na pedreira e isolar-mo-nos na liderança do campeonato.

Hattori Hanzo disse...

Também não está confiante... E as palavras de Jesus demonstram de facto que o homem não aprende (alguma vez fará?). O menos mau é que ontem os tripeiros não conseguiram ganhar. Um empate hoje não será já mau, tendo em consideração o historial recente. Por outro lado é notório que o Braga este ano está mais fraco...

jzz disse...

Uma merda este Jesus... Fernando santos, Camacho, voltem!!!!!!!

Unknown disse...

Se reparares Ricardo, nenhum dos árbitros que assumiu o seu clubismo alguma vez teve boas relações com os adeptos dos seus clubes visto que sempre tiveram a pressão para mostrar independência no apito, o que normalmente dá em prejuízo dos seus clubes. A pressão que qualquer destes gajos sofre para não beneficiar o seu clube é algo que os condiciona decisivamente. Quantos aos jogos decisivos, esqueceste-te da supertaça contra a morcada, mas também te esqueceste das vitórias na taça da liga, bem sei que pouco valor têm quando comparado com outros jogos, mas também são jogos decisivos. Seja como fôr, a exibição contra o Porco e contra o Unaite, deixam-me confiante para que a equipa se mantenha na trajectória para alcançar os seus objectivos, ou seja não perdemos. Espero é que consigamos ganhar

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Rui disse...

Hoje ganhou o Proença.