sexta-feira, 16 de março de 2012

Sinais interessantes de Sá Pinto

Uma primeira parte muito interessante do Sporting, esta noite, que deixam no ar se não certezas absolutas sobre o novo treinador leonino pelo menos a necessidade de acompanhar com atenção e olho microscópico o resto da época do clube de Alvalade.

Há um pormenor que para mim diz muito de Sá Pinto: a aposta inequívoca, sem medos e totalmente consolidada em Pereirinha. Pode parecer quase uma questão de somenos mas, para mim, serve logo de bandeira que me chama a tomar muita atenção ao que fará o novo treinador leonino no futuro. Pereirinha é aquele tipo de jogador que é melhor do que a maioria dos jogadores que se passeiam pelos relvados nacionais. Mas precisa de uma aposta clara, absoluta, assertiva, que lhe entregue aquilo de que ele mais precisa (visto que o resto, e é muito, sabe tudo): confiança. 

Se mentalmente bem, Pereirinha torna-se num jogador de eleição, porque é, do ponto de vista futebolístico (qualidade inata, talento, técnica, visão de jogo, inteligência, entendimento colectivo), muito melhor do que quase todos os outros. Se acompanhado, acarinhado, bem tratado e empurrado a um bom desempenho através da aposta constante nas suas qualidades, Pereirinha é muito bom. Ver isso, no entanto, não está ao alcance de todos. Que o diga Domingos. Esta aposta no jogador português por parte de Sá Pinto evidencia um perigo para as nossas cores: o Sporting muito provavelmente tem um bom treinador. 

E, de facto, o que se passou naquela primeira parte traz algumas certezas - ou, como diza atrás, ao menos a necessidade de uma assertiva atenção para o futuro. Não esmiuçarei o jogo, chega-me aquilo que vi e a ideia que mantenho - e que em posts anteriores, um deles este, defendi: Pereirinha e Matías Fernandez teriam sido - e ainda poderão vir a ser - apostas certeiras por parte do Benfica. Dois jogadores que, no plantel actual, levar-nos-iam para outro patamar de qualidade e soluções alternativas. É que Maxi e Aimar não durarão sempre. Nem Witsel por cá ficará mais do que uns meses. 

A segunda parte trouxe o Sporting normal, aquele cheio de medo da sombra e dos outros e do relvado e de tudo o que mexa. Claro, ganhar em Inglaterra não está ao alcance de todos e o Sporting na Europa tem um registo francamente pobre, principalmente na condição de visitante. É mais uma derrota para o currículo, o que é perfeitamente normal. E mais 5 minutos e a eliminatória teria virado - e não virou por um acaso, mesmo ao cair do pano. Mas é uma derrota que vale uma passagem. E, diga-se, totalmente justa. E uma lição para os sobranceiros que, apesar de levarem lições consecutivas (do Benfica, preferencialmente, já que Porto e Sporting não têm bons registos com os grandes de Inglaterra - o primeiro é normalmente goleado, o segundo porque raramente joga com eles, estando sempre num plano secundário), não largam a arrogância de acharem que em Portugal só há boas praias e marisco. 

Se me permitem a quase heresia: gostei que o Sporting tivesse passado. E o que há de bom para nós nisto: receber-nos-ão no dérbi com jogo europeu a meio da semana, tal como nós. E com menos tempo de descanso. E agora que venha um espanhol qualquer acabar-lhes com a tosse que isto de quartos-de-final é fruta a mais para clube com tanta falta de hábito nestas andanças.

7 comentários:

Anónimo disse...

Mais cruel do que a esperança só a tua estupidez ...agora chupa cabrao!

Anónimo disse...

patriarca disse:


Os jogadores dos Osgas estão sob um lema muito dificil. Por um lado têm que ganhar os jogos e por outro se não ganharem, ganham na mesma UNS MURROS à Sá pinto e isso já é visto em campo.

NOTA: Não esquecer que eles PERDERAM O JOGO !!!!

Mike Portugal disse...

Não esquercer que o árbitro conseguiu inventar um penalty quando de um mergulho para a piscina do jogador do City. O que não quer dizer que a entrada do Renato Neto não tenha sido burra. Que foi.

Pedro Canteiro disse...

Ricardo,

Antes de mais muitos parabéns pelo blog, apesar de ser do Sporting sigo com interesse aquilo que escreves (bem me melhor que aquilo que se lê nos nossos jornais desportivos...).

Nunca comentei porquê não sou para aqui chamado, mas hoje não resisto a relembrar o que aqui foi dito no dia 23 de Fevereiro: "Penso que já é tempo de o Sporting jogar com equipas europeias a sério. Que eliminem os polacos e nos deliciem na próxima eliminatória."

Dito isto, e com todo o fair-play, só peço o Barça para nos deliciar a todos :P

Grande Abraço

Ricardo disse...

Sim, Mike, é verdade. Mas também estou contigo: a entrada foi estúpida e burra. Aliás, características de Neto sempre que entra em campo.

Abraço, Pedro. Serás o Canteiro, companheiro de futeboladas dos Sábados de manhã há 3 séculos atrás?

E, por favor, Barcelona... não.

Hugo disse...

Não foi o Barça...Para já:)

Mas estou confiante que vai ser...

Parabéns ao Sporting!

Pedro Canteiro disse...

Sim, sou esse mesmo :D
Como na altura ias sempre vestido à Barça, pensei que querias um Barça-Benfica ;-)

Abraço