domingo, 7 de julho de 2013

Arrume-se a casa

Sílvio no Benfica é uma óptima solução. Dá soluções à direita e à esquerda da defesa, posições mal preenchidas hás anos a fio. Ficam a faltar: 

- central (se Garay sair) 
- médio defensivo (dois, se Matic sair) 
- 8 
 - ponta-de lança (se Cardozo sair)

9 comentários:

Rui Gonçalves disse...

Ricardo se o Amorim ficar no plantel não consideras a posição 8 já bem preenchida com Enzo, Amorim e André Gomes?

Anónimo disse...

Mais centrais? Tem 6 no momento.

Tiago Barros disse...

Não estou a perceber a dos centrais. Temos 6 neste momento. Não me parece que sejam necessários mais. É verdade que pelo menos 2 não conhecemos bem mas parecem ter qualidade.

Segunda opção para médio defensivo apostava em André Almeida. Não se pode querer jovens da formação e depois não apostar neles. Especialmente André Almeida que fez bastantes jogos e muitos deles de grande importancia na época passada. É verdade que mais como lateral mas acho que devia ser aposta esta época a trinco. Caso Matic saia tem de se contratar um grande 6 já com provas dadas.

Número 8 a mesma coisa. Temos André Gomes e espero que Ruben Amorim venha com a cabeça limpa. Nunca entendi o seu descontentamento. Foi sempre uma especie de 12º jogador para Jesus e mesmo assim parece que queria mais quando claramente não tinha qualidade para ser um titular indiscutivel.

Espero que Cardozo não saia. Se sair é quase impossivel de substituir. Neste caso não confiava a posição a Nelson Oliveira. A diferença de um jogador que marca à volta de 30 golos por época para outro que marca 2 ou 3 é gigantesca. Devia ser contratado um grande jogador que marque no minimo 15 golos por época.

Com esta lacuna da lateral corrigida e mantendo Matic e Cardozo acho que ficavamos com um plantel fantastico. Só de pensar no meio-campo para a frente até dá arrepios. Salvio, Gaitan, Suleijami, Ola Jonh, Djiuricic, Lima, Cardozo, Rodrigo. Com um Matic e um Enzo a equilibrar atrás deste arsenal podiamos ser demolidores.

Apesar de tudo estou optimista para a proxima época. Jogadores sedentos de vitória depois do que aconteceu no final da época passada. Plantel mais equilibrado (até ver). Assim com a mesma qualidade ou ainda melhor podemos chegar novamente às decisões e ai com um bocado mais de engenho e sorte podemos conquistar mais do que 1 titulo.

Anónimo disse...

Jogadores sedentos de vitória depois do que aconteceu no final da época passada. lolol quem?

temos 6? e quem sao? é que só 2 têm valor para jogar no SLB. O tal Lisandro, ainda está para se ver!

Pedro disse...

É optima solução se valer alguma coisa...

Anónimo disse...

Tiago Barros,

O romantismo no Futebol terminou faz tempo, e manter Garay, Matic, Gaitan e Cardozo é impensavel, aliás o Benfica até agora apenas realizou um encaixe curto por Nolito, e a sustentabilidade dos Clubes Portugueses passa inevitavelmente pelos encaixes que realizam nestes defesos, sublinho mesmo que os cerca de 150/160 M€ gerados em encaixes pelo Benfica nos ultimos 3/4 anos foram fundamentais para colocar a "cabeça de fora", e continuar a ter capacidade financeira para investir no plantel.

Nessa perspectiva, prognostico que o Benfica neste defeso irá vender Garay, Matic, Gaitan e Cardozo, estes 4 jogadores nucleares irão gerar cerca de 70 M€. O Porto está também inevitavelmente dependente desses enciaxes, e se já vendeu James e Moutinho, Fernando (factor renovação), e Otamendi (excesso de centrais), serão os 4 jogadores nucleares que o Porto irá vender neste defeso!

Isto é, perspectivo que Benfica venda 4 unidades fundamentais do seu onze base, tal como o Porto, um empate técnico 4-4.

Ambos os rivais irão partir como super-favoritos, aliás, provavelmente teremos um Campeonato a dois, tal como os dois anteriores. Quem ganhará vantagem perante as quatro perdas eminentes de cada lado? Aquele que melhor ajustar/encaixar as pedras que foram agora contratadas, ou mesmo elementos que ja estavam no plantel anterior!

Se o Benfica leva uma ligeira vantagem porque mantem o mesmo Treinador, em contraste, tem 3 deslocações de grau elevado de dificuldade nas 6 primeiras Jornadas (Maritimo, Alvalade e Guimarães), e recordo que em 10/11, o Benfica de Jesus perdeu na abertura na Luz com a Académica, de seguida perdeu na Choupana com o Nacional, e na 4ª Jornada voltou a perder em Guimaraes (4 Jornadas, 3 derrotas), isto é, perante um cenário catastrófico equiparado ao arranque de 10/11 terá Jesus condições para continuar?

P.S. Jesus em 4 temporadas nunca ganhou no Benfica na jornada inaugural, mas o Benfica nos ultimos 10 anos, mantem também esse registo, excepto na 1ª época com Fernando Santos!

PP disse...

Ó Ricardo, não te estou a compreender...

- Mais centrais? Então Luisão, Jardel, Vitória, Mitrovic, Lisandro Lopez, para além do Roderick, já não se faz a festa? (E já nem conto no "picanha" do Sidnei...)

- Médio-defensivo? Aqui até posso concordar contigo, mas com a aquisição de Sílvio, penso que se Matic ficar o seu suplente será o André Almeida, que tem cara de "tapa buracos" para o Jesus. Depois há ainda o Rúben Amorim... que também poderá jogar a "8".

- "8"? Temos neste momento Enzo, Carlos Martins (?) e para mim o irmão do Matic se tiverem paciência e for aposta tal como foi o Nemanja, irá dar nas vistas. Depois, temos o André Gomes. Se contratarmos mais alguém, este poderá perder-se... tal como muitos outros!

- Ponta-de-lança? Para quê? Quer fiquemos com Cardozo ou não há gente competente para essa posição! Se o Tacuara sair, o Lima será a grande referência. O Rodrigo irá rodar com o brasileiro. E, ainda poderá sobrar espaço para um Rodrigo Mora, um Hugo Vieira, ou um Nélson Oliveira. Ah! E, para não falar em Franco Jara e Djaniny!

Nuno Pinho disse...

É benfiquista, vai jogar na liga portuguesa, mas nem assim o Sílvio deixa de me fazer lembrar o Rúben Amorim. Dá para tudo e ao mesmo tempo não dá bem para nada. Tenho algumas dificuldades em olhar para qualquer um dos dois como primeiras escolhas.


- Se o Garay sair perdemos um defesa que deve estar entre os 10 melhores centrais a jogar na Europa. Não conheço bem o Lisandro Lopéz, nem o Mitrovic, mas também acho arriscado depositar tantas esperanças em dois centrais sem grande experiência em campeonatos mais exigentes.
Concordo que fica a faltar mais um central e acrescentaria um defesa-esquerdo - o Garay já não vai estar lá para fazer as dobras...


- 8. Sim, se for para variar o modelo táctico para três médios. Se a aposta continuar num único médio-centro, penso que o Enzo, o André Gomes e o Amorim dão conta do recado.


- Dois médios-defensivos, caso o Matic saia. O André Almeida a trinco só fez um único jogo bom (spartak).

- Ponta-de-lança. A solução deve passar pelo mercado sul-americano. No futebol europeu há alguns avançados que aprecio (Lukaku, Burak Yilmaz ou Papiss Cissé) mas ver qualquer um deles no Benfica não passa de um sonho...

Anónimo disse...

O Benfica não vai vender 4 jogadores porque não precisa disso. Já vendeu Nolito, Nuno e provavelmente Garay.
O Matic só sai se baterem a claúsula de 50M o que eu duvido.