sábado, 27 de julho de 2013

As 3 fórmulas da cegueira

A situação no clube atingiu um tal estado de autismo e de devoção ao líder - ao bom estilo ditatorial - entre a base de apoio a Vieira que se ele decidisse anunciar amanhã um novo Vice-Presidente para, imaginemos, o Contacto com os Poderes do Futebol e se esse Vice se chamasse Jorge Nuno Pinto da Costa haveria muita, mas muita!, gente a concordar com a medida e a argumentar que, sim senhor, muito bem visto porque, apesar de ter tido umas certas ilegalidades no passado, o Presidente do Porto é alguém com grande capacidade negocial, que conhece por dentro todo o futebol português e que tem experiência acumulada à vista por todos os títulos ganhos nos últimos 30 anos. 

Não há limites para a cegueira. Há um mês pensei que Vieira teria a sua última oportunidade com Jesus - que, daqui a um ano, quando voltarmos a perder o campeonato (mas alguém, no seu perfeito juízo, pode achar que com esta incompetente Direcção, este plantel e com as saídas que se adivinham o Benfica tem alguma hipótese de ser campeão?) -, Vieira não poderia refugiar-se no treinador e entregar-lhe a expiação de todos os insucessos, atirando-o aos adeptos para, quais abutres, alimentarem o estômago. 

Não será assim. Vieira estará no Benfica o tempo que ele quiser. O Museu está aí - obra feita! -, as promessas de novo betão vêm a caminho: já hoje falou numa Casa do Eusébio e noutra estrutura para os reformados no Seixal. Não confundamos as coisas: a obra tem mérito e só valoriza o clube, resta é saber a que preço mas esse é outro assunto. Muito curiosa é a forma como vai anunciando obra para ir escondendo o tremendo insucesso desportivo. O que é extraordinário nisto tudo é observar a argumentação dos que o defendem: 

- "Não ganhamos nada mas temos Estádio, Centro de estágio, Benfica TV, Museu" - e eu pergunto: e é incompatível criar infraestruturas de qualidade e ser competente no futebol? Ou a responsabilização de um Presidente do Benfica é parcial? Vieira é o Presidente das Obras do Benfica ou é o Presidente de todo o clube?  Isto é o mesmo que um aluno fazer um exame para netrar na Universidade e responder, em 10 perguntas, a 2 certas e a 8 erradas. No fim, o professor, porque só vê o aluno à frente, diz que, apesar ter negativa, dá-lhe um 20 porque acertou muito bem nas 2 perguntas. E títulos, caralho? 

- "Não ganhamos nada por causa da corrupção" - esta é a melhor de todas. Além de, com este argumento, se passar uma borracha sobre toda a incompetência nossa que leva ao insucesso desportivo (sabemos que nem toda a gente consegue compreender que, se o Benfica for competente, pode ganhar mesmo contra prejuízos esporádicos, mas deixemos o assunto de lado), é curiosíssimo que os mesmos que falam em corrupção não tenham presente que um Presidente do Benfica tem de ter como uma das suas responsabilidades aniquilar a mesma, muito mais um que está há 13 anos no clube. Mas mais curioso ainda é observar a forma como estes adeptos não querem sequer saber do fundamental: Vieira não só não combate o sistema como o potencia. O apoio inequívoco (por duas vezes!) a um dos principais protagonistas do Apito Dourado é a coisa mais aberrante dos últimos largos anos em termos de política estratégia e moral do Benfica. Para estes adeptos - que, recorde-se: desculpabilizam todos os insucessos com a corrupção - apoiar um corrupto por duas vezes para os órgãos de poder - arbitragem, nomeações, disciplina - não é uma acção que prejudique o clube. Eu já nem falo em terem princípios; falo em prejuízo para o Benfica. Mas isto faz algum sentido, que não o de aceitarem acriticamente tudo o que Viera faz no clube? Há alguma coerência e sobretudo legitimidade em quem desculpa o insucesso desportivo com a corrupção e simultaneamente apoia um Presidente que apoia um corrupto para os orgãos que definem essa mesma corrupção? E cérebro, não?

- "Não ganhamos nada mas estamos quase a ganhar" - Não, meus caros. Nós não ganhamos nada hoje como não ganhámos quase nada ontem como não ganharemos nada ou quase nada amanhã. São 13 anos de erros iguais e sucessivos. 13 anos de nenhuma aprendizagem. 13 anos de incompetência extrema na gestão do futebol. 13 anos de sobranceira, arrogância, intimidação, divisão dos benfiquistas, populismo bacoco, promessas não cumpridas, mentiras, enganos, falcatruas. O Benfica com Vieira ganhará campeonatos muito esporadicamente - em 10 anos, ganhou 2. Nunca ganhará 2 campeonatos seguidos, quanto mais ser hegemónico. Apoiem o Vieira, dêem-lhe uma palmadinha nas costas, agradeçam-lhe a obra (ele também agradecerá certamente a obra feita, sobretudo na conta bancária) e percebam de uma vez por todas que o Benfica não pode continuar nesta miserável viagem de ganhar quase tudo não ganhando nada. De uma vez por todas, abram os olhos. Está escancarado à vossa frente: o Vieira não serve para o Benfica.

31 comentários:

Anónimo disse...

Isto é que vai aqui um desespero colectivo! Onde é que vos dói?

Anónimo disse...

Alguém disse:


Eu vou ao Estádio da Luz e NÃO Largo a Internet.
Não é por mim como Sócio, com CATIVO e vou a todos os Jogos na Catedral que o Benfica irá ao Fundo, mas que já vi isso mais longe, disso poucas dúvidas tenho, No Benfica Nunca pode existir "AS VITÓRIAS MORAIS" e do "QUASE..." e é isso que o Sistema conseguiu implementar no Benfica, aliás nos Benfiquistas, alguns deles claro está. Há quem use óculos e não precise deles, mas a realidade só pode ser vista de uma forma, a Verdadeira.
Não acredito no JJ nem em que lá o mantém, porque estamos mais uma vez na iminência do quase...
Nota.

Anónimo disse...

continua a marra aí BOIIIIIIIII LOOL

kino disse...

eu falo por mi, e lido exactamente com o mesmo tipo de cegos que falam do vieira como se fosse um deus, e depois quando são entalados com as merdas quie ele faz, há sempre uma desculpa absurda! Mete nojo, sei bem como te sentes, porque sinto nojo de te rum presidente covarde e corrupto e sinto nojo de ser de um clube com 835 de adeptos cegos!

CondedeVimioso disse...

O cimento aumenta, o passivo galopa e os títulos minguam.

Quanto à corrupção:

Como querem que alguém que ajudou a implantá-la a combata continuando ele a previlegiar os seus compagnons de route.

Pires disse...

bom post...parabéns

aliás tocaste numa ferida que eu tenho vindo a referir aos meus amigos que é o facto do LFV ( não meus amigos não foi o Benfica que apoiou ) apoiar o FDP do presidente da FPF, ou seja, depois de ouvirmos as escutas e sabermos isto:

retirado do blogg: COLUNA D´´AGUIAS GLORIOSA

quando era jogador de basket na Corrupção...

depois como dirigente máximo do basket dos Corruptos...

organizou verdadeiras recepções de autêntico terror...

à grande equipa de basket do Benfica dos anos 90...

no antigo Pavilhão de Américo de Sá...

um ex-treinador de basquetebol do Benfica desse tempo...

agarrou-o e levantou-o pelo pescoço..

nos corredores desse mesmo pavilhão...

em defesa da segurança dos jogadores do Benfica...

(mais tarde convidou esse mesmo treinador para ir treinar o basket da Corrupção, por aqui se pode ver o seu cinismo/hipocrisia e falta de vergonha na cara...)

há 3 anos que o Benfica o apoia na sua função...

nos últimos 3 anos o seu clube foi Campeão 3 vezes...

em 3 épocas apenas perdeu 1 jogo nos 3 Campeonatos...

o árbitro desse jogo é perseguido até hoje...

o Benfica foi roubado como foi pelas arbitragens..

nestes últimos 3 anos...

e agora inaugura o seu Museu...

e dá 'honras de estado' na sua TV e Site...

a um gajo destes...

isto é uma vergonha sem fim...

isto é NOJENTO!

Renato disse...

Não percebo nem nunca vou perceber o apoio a Fernando Gomes.

Mas não me esqueço que Vieira foi dos que mais falou do sistema (juntamente com Dias da Cunha) e denunciou a pouca vergonha do futebol português.

Não me esqueço que foi Vieira que criou a BenficaTV onde passaram alguns programas com escutas desconhecidas do pública e ainda outras conhecidas devido ao processo.

Não me esqueço que foi Vieira em 2010 que pediu aos adeptos para darem um murro na mesa e para não comparecerem nos jogos fora do Benfica.

Não me esqueço que foi Vieira que mandou foder um dos maiores, senão o maior, tentaculo do sistema. Neste momento somos os unicos que estamos desligados do maior cancro do futebol português que é a Olivedesportos.

Se isto não são tudo medidas contra o sistema não percebo o que será mais necessário.

Gostava de saber também quais são essas milagrosas medidas que podem fazer destruir uma máfia que dura à mais de 30 anos e resistiu a vários governos, várias leis, vários orgãos de decisão do futebol português, etc, etc.

O que os benfiquistas querem não são meia dúzia de Ricardos a mandar papaias sobre o que o presidente faz ou deixou de fazer (e somente coisas más). O que os benfiquistas querem e esperam de outros benfiquistas (pelo menos eu) é de ideias que possam acabar com a podridão deste futebol.

Enquanto não vir ideia melhor, a ideia desta direcção de matar o polvo através do estrangulamento financeiro é a que eu apoio. O futebol português vive muito à custa do dinheiro dos benfiquistas. Quando o Benfica conseguir canalizar maior parte desse dinheiro dos benfiquistas para proveito proprio o sistema vai morrer porque não vai ter com que se alimentar.

Até alguem me mostrar uma estratégia com pés e cabeça capaz de revolucionar o futebol português, postas de pescadas como as que se lêm por aqui e mais meia dúzia de blogues não me dizem nada.

Anónimo disse...

Há dias em que olho para este blog e pergunto-me pelas motivações dos autores. O amor ao Benfica é só parte da resposta. Ideias mais do que discutidas e muito alimento para os rivais. Acabam a prejudicar o clube sem se darem conta.

Anónimo disse...

Este benfica é uma miséria! Acabem com o caralho do clube!

Carlos Machado Acabado disse...

Claro que a Mafia das tripas faz-se ouvir rejubilando com tanto tiro no pé dado pela gestão do maior Clube português!!! E vai ganhando com eles: cá para mim, o Fenerbatche é só uma estação ou apeadeiro no rápido para o Oporto...

CondedeVimioso disse...


Comparares Viera a Dias da Cunha é um sacrilégio porque este ao menos era Sportinguista.

Agora se tu, adorador de Viera, não percebes como queres que os outros percebam.

Olha...abre os olhos.

Anónimo disse...

amigo
vendo o benfica da pre epoca tenho medo de estar na presençaa do maior feito do vieira como presigante

A VITORIA DO PORKO NA LIGG DOS CAMPEOES NA LUZ

ABRAÇO

JOAQUIM PEREIRA

Anónimo disse...

Caro Ricardo, já tive a oportunidade de o cumprimentar e de ver jogos ao pé de si, não duvido do sei enorme benfiquismo, mas acho que você tem de corrigir essa obsessão de perseguição ao nosso Presidente Vieira.
Já chega!
Olhe bem para a obra feita e veja o que ele fez.
O nosso museu é maior do que o do Berardo, é maior museu do mundo.
assim como o estadio.
respeite isso!

Anónimo disse...

Caro Senhor:

você devia ser proibido de entrar na Catedral.
Foi pena que o Rui Gomes da Silva não lhe tenha feito nada, quando lhe fez uma visita.
Você dá mau nome ao Benfica!
Viva Benfica
Viva Portugal.

Miguel Azevedo Santos

VC disse...

Meu caro Ricardo

As suas verdades parecem ser muito incómodas para os benfiquistas mas curiosamente também para os outros

RedSpecial disse...

"O nosso museu é maior do que o do Berardo, é maior museu do mundo.
assim como o estadio."

E os títulos? A razão de ser de infra-estruturas?? Não?? Tristeza de argumentos... Mas há-de chegar o dia que Vieira será corrido do clube e depois quero ver se alguém aparece aqui a defend^-lo assim como ng votou hoje em dia no Vale. Ou no Damásio, mais um cabrão que enterrou o SLB, pô-lo submisso ao FCP e teve ontem no Museu!!

Ricardo disse...

É pena que, de um texto que procura fundamentar as razões pelas quais se explica a incapacidade visceral de Vieira para liderar o Benfica, só brotem comentários insultuosos ou simplesmente parvos.

Seria interessante que um apoiante desta Direcção (não são muitos, 83 por cento ou lá o que é?) viesse aqui rebater o que está escrito. Um único, não peço muito. Um. Venha ele para podermos debater o clube. Insultos e parvoíces servem zero ao Benfica.

Anónimo disse...

Caros Senhores Ricardo e Redspecial:

só vos falta dizer q o Presidente Vieira devia seguir o exemplo do pinto da costa.
o que e eles tem? nada?
nós em qualquer parte podemos dizer q somos os maiores do mundo.

Miguel Azevedo Santos

Anónimo disse...

Senhor Azevedo Santos, continue a dizer que é o maior do mundo até ao dia em que isso jà não seja o caso. Somos os maiores em quê? Socios? Sim, mas espere pela renumeração que devera acontecer até fim do ano (informação loja do socio) e veremos ai se o Bayern não estara jà à nossa frente. Alias somos tanto os maiores que nem somos capazes de encher um estadio.
Maiores em passivo? SIM
Maiores em numero de jogadores sob contrato? SIM
Maiores na bazofia? SIM

Nos antes eramos maiores pela nossa humildade, pelos socios, as vitorias, o respeito que impunhamos, hoje somos os maiores da bazofia com 2 campeonatos em 13 anos de LFV. Faltam 5 campeonatos par os outros nos passarem, 5!!! mas anda tudo bem "Estamos no caminho certo desde hà 13 anos"... Não acordem não...

Rui

Anónimo disse...

Sem tirar nem por Ricardo, graças à lavagem cerebral por parte do Orelhas (aí tenho de dar a mão à palmatória,nem Goebbels faria melhor), os benfiquistas andam distráidos como carneirinhos sem cérebro, graças à Benfica TV,ao museu, ao comboio, às vendas, em que aos mais mansos tudo serve para camuflar o real estado do clube (gravíssimo diga-se de passagem !), tanto económico como principalmente desportivo. De outra forma,somos fantoches na mão do rei dos pneus,em que dizemos automaticamente amen a tudo o que nos dão no prato...

Se o Vieira decidir vender meia equipa titular e com o dinheiro dessas vendas, comprar uns 10 matrecos para os colocar ou na B ou emprestados, os benfiquistas acenam afirmativamente com a cabeça.

Se o Vieira anunciar aos benfiquistas «Queremos descer de divisão», same thing.

Se o Vieira apoiar o Nandinho das Facturas, e depois sofrermos os roubos em silêncio, os benfiquistas resignam-se.

Se o Vieira anunciar novos planos de construção com o Salvador, mesmo que em moeda de troca nós soframos retaliações no AXA, os benfiquistas não.se importam «afinal de contas ele é amigo do Nosso Querido Presidente»

Se o Vieira receber e tratar como reis nas nossas instalações os maiores órgãos da corrupção (Pinto,Salvador,Valentim,Vítor Pereira,Nando,Oliveirinha), mesmo que em troca de umas facadas nas costas por parte dos mesmos,não importa para os benfiquistas.

Se o Joelhos vir gabar-se dos supostos «elogios» do PDC,enquanto este o humilha pelas costas,que isso importa,afinal de contas ele é o Nosso Sagrado Profeta para a maioria dos benfiquistas...

Anónimo disse...

A palavra autismo, até para haver respeito com os autistas - que são um pouco teimosos, é verdade, mas bastante inteligentes - não deveria ser usada neste contexto.

Anónimo disse...

olhem o que era o Benfica antes de Vieira e olhem para o que é agora?
mais respeito!
o Benfica só ganhou 2 titulos em 13 anos por causa do apito dourado e dos arbitros q nos roubam,

RedSpecial disse...

Ainda existe coragem de dizer que a culpa é dos árbitros??

E existe razões para confiar neste crápula que mentiu à CMVM???

Anónimo disse...

Esqueceste-te de um, Ricardo. O argumento de um "regresso" estilo Vale e Azevedo não conta?

TJNC

RedSpecial disse...

"o Benfica só ganhou 2 titulos em 13 anos por causa do apito dourado e dos arbitros q nos roubam"

Podemos rir? Se calhar foi isso que o Vieira disse ao FGomes na inauguração do Muesu, o que dizes??

Anónimo disse...

Ai os arbitros... a melhor desculpar para esconder a incompetencia...
Antes do Vieira? Olha antes do Vieira ouve um tal de Vilarinho que muitos aqui esquecem, e antes dele e doutros fantasmas (ai ui é so Vales em todo o lado, mas o negocio Roberto é de uma clareza ....), houve dezenas de presidentes com mais resultados desportivos do que ele jamais tera.

Ovelhas cegas sem o minimo de sentido critico.

Rui

Pedro disse...

Ricardo, os avençados não são pagos para rebater, são pagos para ofender, sujar caixas de comentários para desviar as conversas...já o devias saber.

Anónimo disse...

Só um atrasado mental podia ter escrito esta merda. Cura-te.

Anónimo disse...

Olha, olha o conde do Casal Ventoso com as suas dores de corno azevesista, ele fica assim quando precisa destilar uns bons copázios de carrascão emborcados na tasca da esquina lá na parvalheira. Tirem-lhe o brazão, porra.

Anónimo disse...

"se o Benfica for competente, pode ganhar mesmo contra prejuízos esporádicos"

pode, como também pode não acontecer. Negar esta evidência é trair o Benfica. Ou os outros nunca erram, não são incompetentes, nunca falham?!? Falham, claro, só que com ajudas não se nota. Nós, mesmo sendo perfeitos, corremos sempre o risco de nada ganhar. Passem uma borracha sobre e contratem o mourinho, o ronaldo e o messi, e admirem-se...

Zé de Fónes disse...

Entretanto, Guardiola está em modo Jota Jota: muita euforia, coisa e tal, a loucura completa... a primeira a doer, perdeu. Pois...