quarta-feira, 17 de julho de 2013

Faz tu pelo Benfica

Os números são esclarecedores: 32.000 subscrições em duas semanas. Um êxito assinalável, sobretudo se nos focarmos na pouca, quase inexistente, divulgação sobre o novo canal pago do clube. Com um plano pensado com tempo e divulgado bem antes do que acabou por acontecer- no qual se explicasse detalhadamente quais as ideias-chave, a grelha de programação, os programas que existirão, o conceito que se pretende para o canal -, muito provavelmente estaríamos, hoje, com um número superior às 50.000 subscrições. 

Não tendo existido, adaptemo-nos, benfiquistas. No que é a responsabilidade dos dirigentes do Benfica deixemos a esperança de que haja maior competência a divulgar o canal; pensemos no que podemos nós fazer pelo Benfica, especificamente sobre a informação que devemos difundir para que o número de subscrições aumente. Compete-nos também a nós, não só como subscritores mas como divulgadores, parte da função de fazer da Benfica TV um sucesso.

Dos contactos pessoais que tenho tido, juntamente com a troca de ideias com amigos sobre as suas experiências nestas duas semanas, facilmente chegamos a uma conclusão: há uma maioria de donos de estabelecimentos comerciais que desconhece  o assunto: ou nem sequer sabem que a Benfica TV já se tornou paga ou sabem mas desconhecem como podem subscrever o canal. 

O que vos proponho: em cada café, tasco, restaurante que frequentem tenham uma conversa com o dono sobre o assunto. Percebam que tipo de informação o dono tem, se está a par das mudanças, se conhece o preço que tem a pagar para subscrever, se entendeu as vantagens de ter a Benfica TV no seu estabelecimento. Não interessa se é benfiquista ou de outro clube. Por exemplo, há uns dias estive num café gerido por sportinguistas que desconheciam totalmente este novo formato da Benfica TV. A princípio, disseram que não lhes interessava; quando lhes expliquei as vantagens que teriam se subscrevessem o canal - não perderiam clientes em dias de jogos para outros cafés vizinhos; como têm um espaço de esplanada, nos meses de Verão poderiam meter uma televisão lá fora e açambarcar a maior parte dos clientes da aldeia; o preço que é bastante em conta; o criar novos clientes que viessem em dias de jogos com os clientes habituais. No fim, estavam, se não convencidos, cientes do que tinham a ganhar. E é isso o fundamental: explicar aos que ainda desconhecem o canal todos os benefícios que podem extrair se subscreverem a Benfica TV.

Noutro plano, convencer os benfiquistas mais hesitantes. Àqueles amigos, conhecidos, familiares que tiverem possibilidades de pagar 9, 90 euros por mês para ter a Benfica TV em casa urge puxar-lhes pelo brio benfiquista, dizer-lhes que o clube só tem a ganhar se tiver um cada vez maior número de subscritores. Que podem vir melhores jogadores, que podemos ficar independentes em relação aos poderes do futebol português, que podemos potenciar a marca Benfica a outros territórios, criar mais sócios e adeptos, defender melhor o Sport Lisboa e Benfica. 

Façamos pelo clube, independentemente de concordarmos ou discordarmos de quem o dirige. Saibamos respeitar e homenagear aqueles que, dando o que tinham, fizeram o que é hoje este monstruoso clube. Sejamos nós - adeptos, sócios, simpatizantes - a elevar o Benfica; afinal, toda a génese idiossincrática da nossa História.

13 comentários:

Luis Marques disse...

Fodasse ó Ricardo.
Posts destes não, agora como é que os anónimos e demais pessoal te podem criticar?
PS: Moro no estrangeiro, vou a Portugal três ou quatro vezes por ano, mas pedi à minha mãe para activar a Benfica TV, transferindo-lhe o dinheiro mensalmente. Acredito que o projecto vai permitir ao Benfica crescer

Unknown disse...

Ricardo, isso é daquelas coisas, que nem deveria ser necessário dizer, mas ainda bem que o fazes, para relembrar os mais distraídos, que também eles podem fazer algo extra pelo seu clube.

Da minha parte, já o comecei a fazer, embora timidamente e sem entrar em pormenores, mas em 2 cafés com quem privo mais com os donos, já o fiz nos moldes que falas, e vão aderir quando campeonato começar.

Mas se quiseres mesmo criar impacto, pegas num grupo de 10 a 15 benfiquistas, e em dias de jogos do SLB, começam 1 a 1, a passar pelos cafés que não tenham Benfica TV sintonizada, e a pedir ao dono para mudar para o nosso canal. Imagina o impacto que não daria ao dono do café, em 10 min, entrarem separadamente, 15 marmelos que pedem para mudar para um canal que ele não tem, e a não consumirem exatamente por isso. Eu sei que parece uma ideia rocambolesca, mas ao mesmo tempo tem a sua lógica.

Eu em Agosto vou subscrever, só não o fiz ainda porque no verão raramente paro em casa, ainda para mais o verão é curto aqui nos Açores.

Um grande abraço e... um grande post. Daqueles que eu gosto.

Bandarilheiro Mor disse...

Então isto faz-se? Apelar à assinatura da BenficaTV... Tu não és anti-benquista?
Apoiado Ricardo, por mostrares que não criticas por criticar, que sabes discernir o que é o bom ou mau para o nosso SLB.
Que os dedos com que teclas nunca te doam.

NSC disse...

As subscrições vão aumentar em Agosto e Setembro.
Agora há muita gente de férias, como eu, por exemplo, que só vou subscrever quando chegar a casa.

Fernando disse...

Também ja aderi ao canal para ver os jogos de pré-época. Ia aderir só em Agosto mas não resisti a voltar a ver o Glorioso jogar.
Agora o canal continua com o mesmo amadorismo (espero que, a confirmar-se, o Helder Conduto ponha aquilo em condições) parece-me que o Valdemar Duarte também faz narração dos jogos. Mas continua a grelha pobre, a realização pobre. Enfim o amor clubistico ultrapassa isso.
Bom post Ricardo, invitavelmente penso que os cafés acabarão por ter de aderir.

Anónimo disse...

A não divulgação das novas condições do canal, de facto, surpreende-me. Sei que a responsabilidade será da ZON. É indiscutivelmente um enorme tiro no pé.

Se o Benfica tivesse sido campeão no ano passado já íamos nas 50 mil. Se tivesse vencido a LE também, nas 100 mil.

Mas perdemos tudo, a malta deprimiu e campanha promocional, nem vê-la. Não consigo atingir isto.

Bancada16 disse...

Discordo totalmente da ideia dos cafés aderirem à Benfica TV.

Na minha rua se o café tiver Benfica TV mais de 20 marmelos não pôem a Benfica TV em casa.

Daniel disse...

Ainda não aderi mas não é por falta de vontade. O meu serviço de net+tv em cada é da vodafone e tenho de estar fidelizado mais algum tempo. algém sabe porque raio ainda nao há acordo com a vodafone?

Benfiquista de Gaia disse...

Olá.

Moro a cerca de 800 metros da Casa do Benfica de Gaia e todos os cafés que estão abertos pelo menos até ás 23:00 já têm a Benfica TV activada.

Relativamente a adesões, o volume das mesmas está a ser positivo, mas em Agosto vai aumentar significativamente, pois alguns estabelecimentos, e muitos sócios/adeptos, por motivos monetários, apenas vão aderir no mês em que se iniciam as competições oficiais, e em que a grande maioria dos seus clientes regressa de férias.

Posteriormente a isto vão ser três factores, fora claro está a diligência dos benfiquistas em geral, que vão ter grande influência no volume de adesões:

- transmissão do canal na Vodafone
- transmissão do canal na ZAP
- transmissão do canal em todas as comunidades portuguesas de relevo no estrangeiro, e nos restantes PALOP(especialmente aqueles que estão fora do alcance do HISPASAT, e portanto não podem aceder à Benfica TV através de serviços satélite das operadoras portuguesas)

Fora isso, digamos que esta é uma "Operação Coração" que vale a pena, por isso criem essa corrente motivacional e que cada benfiquista seja um técnico especializado de vendas.

Avante pelo Benfica!


Benfiquista de Gaia disse...

Relativamente ao amadorismo do canal, especialmente a nível de grelha de programação(que creio ter melhorado ao longo dos anos) e dos comentários, creio que a confirmarem-se as entradas de Hélder Conduto, Luís Costa Branco e Valdemar Duarte, a situação fica resolvida mais que satisfatoriamente.

Depois é uma questão de melhorar também a nível de nível de produção dos directos dos jogos do Benfica na Luz, e talvez a equipa de grafismo e multimédia, assim como lançar algumas campanhas virais na internet, de promoção das alterações no canal.

Avante pelo Benfica!

Akhenaton disse...

Eu gostaria de corresponder ao teu apelo mas... a verdade é que não posso fazer grande coisa. Porque: 1) Já tenho a BTV há anos; 2) Há anos que faço propaganda entre a malta conhecida (os jogos das camadas jovens e as modalidades dão o mesmo prazer); 3) Na cidade onde vivo (e arredores) não há café que não tivesse já a BTV, e são largas dezenas.
Não acreditas?

Fehér 29 disse...

O mesmo vale para mim...

Unknown disse...

@Akhenaton, isso que falas era da Benfica Tv à borla, como passou a ser premium, ou seja paga, as coisas são muito diferentes do que eram.