segunda-feira, 22 de julho de 2013

Identidade

Por muita tolerância e paciência que possa ter, por muito que queira acreditar que esta fase de jogos não é, nem nunca foi, condicionante do futuro, por todo o amor que possa ter a este Clube, não consigo livrar-me desta apreensão e tristeza que me assaltam a cada dia que leio, vejo ou falo do futuro, da época que está prestes a começar, não esquecendo os fantasmas de estimação, claro.

Se a ansiedade e saudade de percorrer  kms atrás do nosso amado Benfica são imensos, os medos e as duvidas acompanham-me, não me dando sossego. Estes só serão apaziguados quando me fizer ao asfalto da estrada, levando no coração a chama imensa. Que comece rápido. Para o bem ou para o mal, embora nunca esteja preparada para o mal, sobretudo quando se trata do Benfica, mesmo que a minha razão trave um incansável braço de ferro com o coração... É o Benfica!

A questão é se farei muitos ou poucos kms. A questão é até onde a minha razão conseguirá perder este embate.
O quanto eu queria fazer muitos kms. 
O quanto eu queria andar a fazer contas à vida para definir o que não poderei fazer para poder ir ver o Benfica. 
O quanto eu queria ouvir sermões pelos encontros com amigos e até reuniões de familia que deixarei de estar presente por estar na Catedral ou noutro estádio qualquer desse país com o Benfica. 
O quanto eu queria ter dores de cabeça a trabalhar mais horas, a trocar esta ou aquela folga para poder ir ver o Benfica.

O que não queria mesmo ver e sentir é o que tenho vindo a assistir. A cada dia que passa um grão da nossa identidade se esvai.. O pior de tudo é não ver nem sentir ninguém a impedir que tal aconteça. Pelo contrário. Só podemos preservar e lutar por algo pelo qual tenhamos amor e/ou sentido de pertença, identificação. Esse sentimento só o vejo entre nós mas é um sentimento que a reboque traz a inércia, a incapacidade de não deixar que o mesmo não nos seja tomado e violentado como tem vindo a ser. Nem roubado é, já que tal implica o uso da força. 

Estamos presentes sempre, a cada chamada, a cada passo. Pelo Benfica. O que servimos, conscientemente, é o Benfica. 
Mas, inconscientemente, não vejo que assim seja. Andamos a servir e a ser coniventes com este total desnorte e descredibilização do que foi e devia ser a Instituição Sport Lisboa e Benfica por permitirmos que os seus pergaminhos não sejam cumpridos e respeitados com o nível de exigência com que o deviam ser.
Antes de qualquer outro, acima de qualquer outro, estamos nós. Porque o Benfica, até ver, somos nós. A responsabilidade, antes de qualquer outra, é nossa e não estamos a cumpri-la,  porque se estivéssemos, não haveria receios, não existiriam desrespeitos, não sentiríamos tristeza nem vergonha com cada vez maior número de actos que em nada se identificam com a índole Benfiquista, nem nos deixaríamos invadir pela descrença e divisão.
A identidade não se perdia como se tem vindo a perder, de época para época, de dia para dia, de comunicado para comunicado, de noticia para noticia e, sobretudo, de adepto para adepto. 
A necessidade premente de títulos não justifica tudo, muito menos poderá resolver tudo.

Muitos dizem que recuperamos a credibilidade.. Qual credibilidade? A do euro? A nossa identidade não devia ter preço. Eu sempre acreditei que não tinha mas a velha máxima de que "tudo tem o seu preço" parece não ter excepção. Nem o meu Benfica, refém de quem a serve, com a conivência daqueles a quem pertence ou devia pertencer. Nós. 

Sejam felizes e amem o Benfica, a única coisa que nunca poderá ser corrompida é este nosso amor. Não deixem que o acorrentem e o manietem porque todo e qualquer amor só pode ser livre. É contra natura que assim não seja.
Como alguém me dizia ainda há pouco tempo, tudo na vida é um ciclo excepto este sentimento que é imutável. O meu ciclo, enquanto escriba do Ontem, termina mas levo-vos no coração. O que o Benfica uniu jamais poderá ser separado :)

Um muito obrigada a todos e Viva o Benfica! 

Marta Mesquita

11 comentários:

Anónimo disse...

E tal que tinhamos que ganhar ao sporting B e Roderick e vira o disco. E andam nisto todos os blogos do Benfica. E a nossa frente esta semana mais outra escandaleira a ceu aberto: esta historia nojenta de ser o papa a classificar os arbitros. E esta tudo em silencio a esse respeito. Entretidos nas guerrinhas internas enquanto eles nos comem. Mas quem sou eu para criticar a vossa linha editorial... O sporting B claro e muito mais prioritario

Anónimo disse...

E já agora deixa de ir ao estádio e de acompanhar o clube . People Like you ... Dispensamos bem! Muda-te para o porco, clube com identidade e cujo adeptos não conseguem dizer tanto mal do nosso Glorioso como tu ! Já agora faz-nos um grande favor e leva o trambolho do ricardo contigo.
Pseudo Benfiquistas como vocês nunca são bemvindos ! Ah, e se quiserem censurem este comentário ,como habitualmente fazem aos que não passam a vida a criticar o Benfica, o seu treinador, jogadores, direcção e etc. , a mensagem é mesmo para vocês e para a censurarem vão ter de a ler!
Desapareçam !!!!

Minha Chama disse...

Ora cá está uma guerreira românica... à Benfica!

Avante Marta.

Pedro disse...

Como me identifico com as tuas palavras.

Tenho pena que abandones o Ontem mas compreendo perfeitamente.

Sê feliz.
Beijocas

MM disse...

Pedro, a Marta tem namorado (se calhar, marido).

Anónimo disse...

Anonimo das 09:20 és mais um atrasadinho mental com 2 palas nos olhos que nao sabe o que é o Benfica e so vê Vieira a frente...


Por merdas como tu é que o Benfica esta como esta. 2 tiulos em 12 anos!!!!

Anónimo disse...

Muitos dizem que recuperamos a credibilidade.. Qual credibilidade? A do euro? A nossa identidade não devia ter preço.


Pois é verdade. Vejamos o clube Futebol Clube de Porto esse é que tem credibilidade, o clube da Fruta mas dos 9 Títulos em 11 anos.

Vamos fazer como eles e comprar os árbitros todos para que os benfiquistas batam palmas e vivam cegamente as vítorias.

Viva o Futebol Clube do Porto o único que sabe ganhar em Portugal. O único bom em Portugal, Todos os outros são uma nódoa.

Os outros corropem tudo e mais alguma coisa e então, temos é que ganhar :)

Agora sem ser irónico, nós como pagantes e o verdadeiro motor do futebol porque não fazemos como os Brasileiros ? Manifestações para a frente, ninguém paga um chavo por bilhetes, e SportTvs. Exigimos que justiça se faça em Portugal, que os corruptos sejam postos na prisão, porque o Pinto da Costa foi acusado e considerado culpa e suspenso por 2 meses e ao FCPorto 6 potnos retirados e parece que nada aconteceu. Nem um títuto perderam, mas ganharam todos com corrupção.

Porque não é o povo a fazer algo por isso? São uma cambada de cordeiros é o que é. E sentamo-nos na TV ou PC à espera que um juiz, que foi comprado, que dite uma sentença. Onde está o nosso sentido de justiça ?

Continuamos a deixar que o FC Porto domine TUDO e TODOS ! E este ano vai ser mais uma roubalheira:

-2 anos foras-de-jogo dão campeonatos

-Ano passado 3 guarda-redes na area dão campeonatos!

-3 ultimos campeonatos com apenas 1 derrota! Nem o Benfica de Eusebio, ou o Real Madrid de Ronaldo ou o Barcelona de Messi,

-Ultimo campeonato com 1 expulsao nos descontos do Mangala e já 2-0

-Ultimo campeonato com 1 penalti contra já com 3-0 frente ao nacional


Andam a gozar com a nossa cara e depois a culpa é da direcção do SLBenfica. A culpa é NOSSA que deixamos que façam tudo!!!

Belarmino disse...

Anonimo das 14.29 ou direi ricardo... aparece amanhã às 16h na sessão de boxe que eu converso contigo

Ulrich Haberland disse...

Tenho pena que saías do Ontem.

Concordo com tudo o que aqui dizes, sobretudo com isto:

"Antes de qualquer outro, acima de qualquer outro, estamos nós. Porque o Benfica, até ver, somos nós. A responsabilidade, antes de qualquer outra, é nossa e não estamos a cumpri-la"

E é isso que me corroí as entranhas.

Espero que faças muitos quilómetros com, e pelo, Benfica e sejas muito feliz a fazê-lo.

Marta disse...

Obrigada a todos. Até ao Anónimo dos insultos. O Benfica também alberga disto e está referido no meu texto que também se destina a eles..

O que não poderei é fazer-lhe o favor que pede. Mas farei outro, a si e sobretudo a mim, deixarei de ler tanto disparate o que, por si só, é uma grande coisa, para bem da minha educação e sanidade.

Manuel Humberto,
não tenho não! ;)

Anónimo disse...

Por muito que tentem passar a ideia de que todos os que nao concordam com voces tem 2 palas nos olhos, essa ideia a mim nao me incomoda! Pode incomodar muita gente, gente essa que depois vem para aqui insultar mas eu não me vou incluir nesse grupo! So pergunto uma coisa...ha quanto tempo vem futebol? Tem acompanhado a evoluçao dos tempos? Mistica? Amor a camisola? Mas voces é que tem 2 palas nos olhos? Os clubes de futebol hoje em dia, mais não são do que empresas, tal e qual como as outras! Tens empregados, tens que lhes pagar, e se queres os melhores empregados, tens que lhes pagar mais que os outros! Formaçao? Portugueses no plantel? Voces sabem quanto habitantes temos? Sabem o tamanho da base de recrutamento que temos? É que para reviver esses tempos de mistica e amor a camisola, so indo buscar jovens benfiquistas e forma-los ate chegarem a equipa principal porque todos os outros vao para onde o dinheiro for! Agora pergunto...acham que vamos num mau caminho? Apresentem soluçoes, manifestem-se em forma de alternativa e nao apenas como critica barata! Este blog esta cheio de critica barata mas e soluçoes para os problemas que apresentam?