terça-feira, 16 de julho de 2013

O nervosismo encarnado.



Sou natural de Marco de Canaveses (cidade pertencente ao distrito do Porto) e divido a minha vida, por questões profissionais, entre esta cidade nortenha e Lisboa, das mais belas cidades do nosso País e cidade sede do nosso glorioso Sport Lisboa e Benfica.


Pela minha naturalidade, desde cedo convivi muito de perto com a realidade do nosso, ao momento, maior rival e seus adeptos e, talvez por isso, vivo o Benfica de uma forma algo diferente do que vejo ser vivido por terras do Sul. Em comum com os adeptos de todas as regiões há o fervor benfiquista de cada um, mas a forma como é vivido difere de cultura para cultura.


A norte aprendi, ou melhor dizendo, fui forçado a aprender a ser benfiquista em terreno “inimigo”, onde cada vitória listada, e têm sido mais que as outras, era/é vivida e comemorada contra o Benfica, no caso, contra os símbolos do benfiquismo existentes, ou seja, os seus adeptos. Talvez por isso, ou mesmo só por isso, o sentimento de revolta, quase ódio, para com o nosso rival nortenho sempre foi muito grande, ao mesmo tempo que fui desenvolvendo alguma incredulidade ao ver o bloqueio mental sucessivo de toda a nossa estrutura quando em confronto directo com o clube da região. Também por causa dessa vivencia tão próxima e, hoje em dia, minoritária junto dos adeptos rivais o grau de tolerância com quem comanda os destinos desportivos do clube sempre foi menor do que vim a constatar ser por terras mais a sul, onde cada não vitória é encarada como mais um sacrilégio diário elevado ao expoente máximo da tolerância.


Quando “aterrei” em território favorável à proliferação do benfiquismo, pude notar algum desanimo pela ultrapassagem eminente do FCP ao Benfica em numero de títulos nacionais, mas tal desanimo sempre foi “afagado” pelo foço que se foi cavando para o rival regional, ou seja, a tristeza pela hegemonia nacional do clube do norte era mitigada pela hegemonia existente na 2ª circular. Talvez por isso, ou só mesmo por isso, o grau de tolerância que encontrei a sul para com os desaires nacionais era/é maior que tolerância a norte, pois em Lisboa e regiões limítrofes o refugio dos adeptos rivais ainda se vai mantendo. Ainda assim, e porque o sucesso listado vai colhendo os seus frutos, essa trincheira está cada vez mais pequena e ténue, pois a proliferação listada vai assumindo cada vez maior relevo na capital, logo, o “confronto” com a realidade portista vai sendo cada vez maior e, por consequência, vai alterando os níveis de conformismo.


Toda esta espécie de preambulo, serve para fazer a introdução do tema que me proponho abordar neste post e que pretende abordar o grau de nervosismo existente entre os benfiquistas.


No final da época passada, com todas aquelas quase vitorias, a norte fui encontrando por todo lado, partidários da minha ideia, ou seja, que Jorge Jesus havia esgotado o seu tempo no Benfica. Todos lhe reconhecíamos méritos, mas também todos ansiamos por mais, todos ansiamos por, repetidamente, devolver os mimos que, também repetidamente, nos têm sido atribuídos pelos adeptos rivais. Por oposição, na região de Lisboa as opiniões eram/são muito mais divididas, sendo que a opinião mais dominante era a da continuidade de um treinador que nos havia aproximado do clube hegemónico das últimas décadas.


Neste inicio de época, e vistos os dois primeiros jogos da pré-temporada (coisa ainda muito pouca, mas algo reveladora), foi possível perceber que a norte a descrença na vitoria é menor que a sul, bem como a cobrança para com Jorge Jesus é maior que a sul. Não obstante, e ao contrario do que eu esperava, também a sul o nível de nervosismo está no máximo, ao ponto de cada sinal menos positivo dado pela equipa e novos reforços, esfregam-se cabeças, roem-se unhas e desabafa-se: “mais do mesmo”.


A norte ou a sul, é notório e indesmentível que o espaço de manobra do timoneiro benfiquista está reduzido a 0. Jorge Jesus está com a cabeça na guilhotina e tem uma vela acesa junto à corda que sustem a lamina. Estamos perante uma equipa técnica muito fragilizada e que, literalmente, ao primeiro desaire verá o mundo cair-lhe em cima. Anseio, apesar de não concordar com a continuidade, que a corda não se rompa, pelo menos até ao final da época, caso contrario o Benfica cairá com estrondo.

14 comentários:

Anónimo disse...

O LFV já disse que nem que o Benfica perca todos os jogos o JJ não sai. Por isso, os antis bem podem retirar da ideia se o JJ sai mal haja algum desaire.
Não sai! Virem os bacamartes para outro lado!

José Moreira disse...

Anonimo, nem sabe a sede que tenho de ver o JJ perder todos os jogos para festejar a sua saída... é mesmo o que mais desejo na vida! apre! acho que nem o euromilhões desejo com tanto afinco!

ja agora, com esse comentario, so revela que não percebeu peva do texto!

Anónimo disse...

UM GAJO QUE DESEJA QUE O BENFICA PERCA PARA O TREINADOR SAIR, NÃO É BENFIQUISTA DE CERTEZA. ALIÁS, SÓ UM RAPAZ COM POUCA MASSA CINZENTA É QUE PENSA QUE SE NO BENFICA, OS PRIMEIROS JOGOS DA ÉPOCA CORREREM MAL, O TREINADOR É DESPEDIDO.É O BURRINHO QUE VAIR PASSAR O CHEQUE DA INDEMNIZAÇÃO?

José Moreira disse...

olhe, se desligar o caps também dá para escrever, sabia?

utilizando a sua linguagem, só um gajo com massa cincenta a nivel 0 pode fazer a interpretação que o sr fez do que escrevi no texto ou no comentario em resposta... isto partindo do principio que será o mesmo "anonimo"

Dylan disse...

Caro José,

Penso que a Direcção deve ter pensado nisso antes de começar a actual época. É que é tão óbvio que isso possa acontecer que decerto haverá algo a nível contratual que nós não saibamos.

José Moreira disse...

Será Dylan?

Ou será que, mesmo que eu não concorde com a renovação, não seria mais sensato para o clube renovar por apenas 1 ano? porque os tais 2 anos só servem JJ, não o Benfica... mas isto sou eu a pensar...

rui disse...

Deviam perder,assim pode ser que esta gente toda que la esta va embora,porque ja deram mais que provas suficientes que nao sao capazes.O meu problema ate nem e perder,com quase 30 anos perdi mais do que ganhei,o problema foi que nestes ultimos anos passei as maiores vergonhas de sempre da minha vida.

Levar 5 no porto,no mesmo ano serem campeoes no nosso estadio,dar reviravoltas pra taca,e ganhar a uefa quando podia ter sido o benfica a la estar,uma vez que foi eliminado pelo braga,depois de estar a ganhar 2 1

E depois estes ultimos 2 anos tambem perdemos o campeonato de uma forma absolutamente absurda e em ambos fomos o bombo da festa dos portistas.

Eu as vezes digo coisas e aparecem assim uns maneis e uns jaquins a chamar me portista ou infiltrado,nao sei bem ao certo quem sao estes gajos mas tambem nao me interessa,tambem sou do norte.Espinho...e aquilo que tenho passado nao desejava a muita gente.Por mim basta.

nonameslb disse...

Eu tambem discordo com a renovacao do JJ, o tempo dele acabou no final da epoca passada. Agora tambem nao acredito que ele nao cumpra os dois anos de contracto, alias tenho a certeza que vamos levar com a tactica kamikase mais duas epocas e depois de estas duas temporadas ou ele ganha ou tenho para mim que vai ele e o LFV vai atras com muita pena minha porque nao tenho problemas em admitir que gosto de LFV como Presidente embora haja erros que depois de este tempo todo ja deviam ter sido recteficados. Portanto para mim JJ e a ultima cartada de LFV e ele nao o vai deixar cair. quanto ao inicio do post e morando eu no estrangeiro e tendo amigos Benfiquistas oriudos da cidade do Porto o que eu sinto e que esses Benfiquistas viram as costas ao clube (quando ele nao ganha) mais facilmente que os de Lisboa, posso estar errado mas tu tambem podes. VIVA O SPORT LISBOA E BENFICA

Carlos disse...

"massa cincenta"? massa cinzenta!

Anónimo disse...

Mais conversa da mesma (de merda)... ainda esta gente se diz benfiquista!!!
Nem os porcos corruptos falavam tanto mal do ex-treinador deles, apesar de o odiarem, como estes merdas de benfiquistas.
É o homem que neste momento lá está, deixem-no fazer o seu trabalho, e no fim veremos como correu...

M disse...

ainda não viste como correu?

José Moreira disse...

Carlos
Correcção aceite e desculpas apresentadas pelo erro de Português.
Nonameslb,
A sua opinião é legítima e acredito que seja sustentada na sua vivencia, mas acredite que não é assim.
Agora para todos:
O meu último objectivo com este post era o de insinuar que há benfiquistas de 1ª ou 2ª, conforme a sua origem geográfica, bem pelo contrário, referi a minha origem para enquadrar e explicar toda a frustração que sinto por perder sistematicamente para o mesmo, pois acreditem, acordar e conviver na escola, no café, em casa e nas ruas com os andrades em tempo de vitoria portista é das coisas mais frustrantes da minha vida benfiquista, ou então assistir, num café a rebentar pelas costuras, onde só podia contar mais um benfiquista para além de mim, ao último Porto – Benfica e perder como sempre e daquela forma é das coisas mais revoltantes que já vivi, mas nada mais quis que isso. Com este post, e apesar de ser um crítico de JJ, não pretendo analisar o que foi ou perspectivar o que virá a ser JJ no Benfica, apenas pretendi demonstrar que no universo benfiquista reina a ansiedade e o nervosismo, causados pelos sucessivos desaires, independentemente da origem, do credo ou da ideologia, nada mais.
Abraço a todos, menos aqueles que acham haver benfiquistas de merda, pois com certeza escrevem tal barbaridade sentados, não em frente a um monitor, mas talvez em frente a um espelho!

rui disse...

Lol M,esse anonimo deve ter estado em coma nos ultimos anos hehe

Anónimo disse...

Peço desculpa por copiar uma resposta que um anónimo Benfiquista deixou num blog aqui ao lado e peço desculpa também por não o poder referir de quem é o texto, visto que assinou anónimo.
Mas penso que se adequa muito ao que vivemos neste momento em que só há pessimismo e anti-vieirismo/Jesuismo, cá vai:

'Que saudades dos tempos em que o Benfica contrata um portista chamado Artur Jorge e o mesmo desfaz uma equipa campeã! E trazemos Nelos, Hassans, Tavares, Kings e outros jogadores fenómenos para encantar o terceiro anel! Nessa altura, eramos o gigante adormecido, mas erámos Benfica! E lançamos a amizade a Pinto da Costa, por mão de Damásio e assistimos ao primeiro penta campeonato para os azuis e brancos! E começamos a definhar nas competições europeias, mas erámos o Benfica! Viamos os rivais do norte a festejarem o triunfo da supertaça em plena Luz,dando 5 a zero na Luz, isto no longínquo ano de 1996.

Lançamos ainda a operação coração Benfica, para salvar o Benfica da falência, mas erámos Benfica. E que prazer era ir ao estádio ver o Benfica jogar, e sofrer até ao fim, para ver se conseguíamos a vitória. Com o correr dos anos, passou a ser habitual comparar o Benfica à Cruz Vermelha: quem ia lá, trazia pontos. Mas isto não eram humilhações, não senhor. Isto era ser Benfica, porque um dia o gigante ia acordar e ninguém nos segurava.

Mas surgem entretanto os célebres 7-1 contra um celta desconhecido, continuamos a definhar, sendo muitas vezes eliminados logo na primeira ronda das competições europeias, fazemos a festa ao conseguir eliminar os poderosos PAOK da Grécia.

Na taça de Portugal, já nos anos 90 erámos eliminados nas meias finais por um Braga que nem se compara com o Braga da época de 2009/2010. Mas erámos Benfica. Por isso, valia bem a pena comprar equipamentos, pagar quotas, fazer viagens para os jogos, porque nesta altura não tinhamos humilhações... erámos Benfica! Agora diz-se: Jogámos como nunca, perdemos como sempre. Ora,durante onze anos, nem jogavamos, nem tinhamos futebol e nem títulos venciamos, nem supertaças, mas erámos Benfica! Aí sim, erámos Benfica!

E no campeonato coleccionavamos terceiros lugares, e até um sexto e incrivel lugar atingimos, a nossa pior classificação de sempre, mas valia a pena, porque erámos Benfica!

Agora que se luta pelo campeonato, até ao fim, que conseguimos chegar a uma final europeia após 23 anos sem lá chegar, que nas competições europeias temos atingido pelo menos, sempre, os quartos de final, no mínimo, que vencemos umas taças da liga - enquanto outros valorizam as supertaças como campeonatos, nós desvalorizamos - é só humilhações nos últimos anos e nem vale a pena ser Benfica... Não importa que este ano tenhamos sido o clube que mais títulos venceu nas modalidades, dos três grandes! Não importa que em termos das modalidades, tenhamos conseguido ser campeões europeus em Hóquei, em futsal, que temos a hegemonia no Basquetebol, que no atletismo conseguimos vencer 6 títulos em 6 possíveis, que apoiamos e damos condições aos nossos atletas olímpicos, que existe um mundo Benfica muito para além do Benfica futebol, que muito nos honra e nos dignifica! Mas, para certos Benfiquistas, mais vale deixar de ser do clube, porque é só humilhações...

Para quando uma cultura de clube baseada nos valores, ao contrário de ser-se adepto do clube só porque tem títulos ou vitórias?'

Abraço