sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Análise aos "reforços" (II)

João Teixeira - Chegou, viu e… surpreendeu. Ninguém diria que este jovem da formação, que não se tinha afirmado por completo na época transacta na equipa B, iria estar a um nível ao ponto de se equacionar a manutenção no plantel principal. João teve a sorte de Fejsa estar lesionado, André Gomes ter sido vendido e Almeida e Amorim terem direito às férias pós-Mundial. De outra forma, alguém acredita que este jovem teria os minutos suficientes para ser lançado às feras e demonstrar o seu futebol? Tem muita sopa para comer, mas não há melhor lugar para aprender a comer a sopa que na mesa dos crescidos.

Bernardo Silva - O exemplo diametralmente oposto ao de João Teixeira. Titularíssimo na equipa B, talento da escola de formação e figura assídua no onze das selecções jovens de Portugal, mas sem oportunidades na equipa principal. A ausência de um "10" clássico no esquema de Jesus não explica tudo. Como desaproveitar um talento destes? É ver o que Jesus está a fazer. Dar 10 minutos em amigáveis de pré-época e esperar que saque um coelho da cartola é surreal. Quase provocador. Bernardo tem futebol para ser jogador do Benfica no imediato e tudo para se tornar uma referência nacional no futuro. Isto se houver vontade em apostar nele.

César - Directamente da segunda divisão brasileira para uma equipa de Liga dos Campeões. Talvez o salto seja maior que a perna para César, no imediato. O central canarinho tem características físicas e mesmo técnicas interessantes, mas nota-se claramente a "falta de escola" de quem acaba de chegar da América do Sul. A forma como oferece o corredor central no golo do Ajax é de amador. Mas tem qualidades interessantes para ser trabalhado. Com Luisão, Lisandro, Jardel e havendo a possibilidade de o Benfica contratar mais um central, talvez fosse benéfico para todos se César rodasse um ano por empréstimo na Europa.

Sidnei - Quando chegou à Europa, proveniente do Internacional de Porto Alegre, com apenas 18 anos, antigos colegas e treinadores referiram o seu potencial mas também a falta de vontade e a preguiça que Sidnei manifestava nos treinos. Passaram-se seis anos e vimos tudo isso e mais um par de botas. Sidnei mostrou um grande potencial e uma ausência de vontade em ser o jogador que prometia. Não se cuidou, foi um mau profissional e jamais atingirá os voos que lhe eram destinados. Mais 5 milhões de euros gastos em 50% do passe. A dispensar.

Candeias - Alertámos os nossos leitores para os moldes em que esta contratação foi feita. Explicámos quem foi o intermediário e qual a vontade de Jesus em ter este jogador no plantel. Quase sem oportunidades para se mostrar na pré-época, ontem acabou por ser lançado aos 91 minutos de um jogo que terminaria ao minuto 92. É preciso explicar mais alguma coisa? Independentemente da qualidade que possa ou não ter, a contratação da Candeias foi absolutamente escusada face às necessidades do Benfica. Não percebo isto.

Victor Andrade - A escassez de oportunidades para se mostrar aliada à idade parecem indicar a equipa B como provável destino deste atleta. É praticamente impossível dizer alguma coisa sobre as suas qualidades futebolísticas dado que actuou apenas 7 minutos contra o Marselha e não parece provável que vá ser opção na Emirates Cup.

1 comentário:

Anónimo disse...

Do João Teixeira vi dois golos oferecidos aos adversários (SCP e Atletic). Tem faro para as assistências mas...do adversário! Mais um João Coimbra da vida...