quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Gestão Ruinosa

«Eu creio que Luís Filipe Vieira, que elogiei várias vezes pelo plantel que fez o ano passado tem, independentemente das contingências e de percebermos que há uma realidade que afecta o Benfica, feito uma gestão do mais incompetente que eu vi até hoje no futebol português, do sucesso e de uma pré-época.

Aquilo que está a acontecer no Benfica é absolutamente inadmissível e Luís Filipe Vieira tem que vir depressa explicar o que está a acontecer (…) porque agora parece quase uma anedota ouvir Luís Filipe Vieira há três meses falar de estabilidade, dizer que "fiquei com Jorge Jesus e foi a estabilidade, depois de ter perdido, que garantiu um ano tão vitorioso". Passados três meses, ouvimos isto e isto só dá vontade de rir quando se vê a forma como está o plantel do Benfica. Portanto, não faz sentido nenhum. Houve uma mudança de rumo, o tal projecto que o presidente do Benfica insistiu que tinha, aparentemente, desapareceu. Há negócios absolutamente incompreensíveis. O do Garay é um absurdo. Vender Garay por 6 Milhões, quer dizer, ou é gato escondido com o rabo de fora, ou então é um negócio ruinoso. (...) Vender Garay ao Zenit, ao preço, por exemplo, que o Dier do Sporting, é uma coisa que não faz sentido nenhum! (...) Mesmo o negócio Markovic, enfim, há uma série de circunstâncias que estão por explicar.»

Carlos Daniel, jornalista RTP, in Grande Área, 6 de Agosto de 2014.

E para que não restem dúvidas, Carlos Daniel é benfiquista. E um excelente jornalista.

25 comentários:

Unknown disse...

É nada, é tudo gente séria...

Isto tudo não sendo feito de propósito, é de uma incompetência como jamais se viu...

Anónimo disse...

Luís Filipe Vieira, a crise da banca e do Benfica e os malandros do BES

«A culpa é do BES». Já temos resposta para a hegemonia nacional que o Benfica conseguiu perder durante a pré-época. Se não fossem esses malandros, o Benfica não teria vendido Garay, Oblak e Markovic, não precisava de vender Enzo Pérez e Gaitán e ainda dava para chegar a Ricardo, Casemiro, Brahimi e Clasie antes do FC Porto. É isto que nos estão a querer «vender». Será que é mesmo assim?
Vamos fazer essa coisa extremamente complicada, que pelos vistos não está ao alcance de muitos cronistas e opinion makers: abrir o último relatório e contas. Se não fosse o BES, o maior parceiro bancário dos 3 grandes, o Benfica nem sequer teria chegado a Garays e Rodrigos, até porque é accionista do Benfica Stars Fund (que comprou 20% de Cardozo por 4 milhões e agora recebeu... 1 milhão!), de onde a SAD já tirou mais de 50 milhões de euros. Mas, sabe-se lá porquê, a culpa disto tudo é do BES.
Qual não é o nosso espanto quando abrimos o último relatório e contas... e o Benfica não tem mais nenhum compromisso com o BES até ao final de 2014. Calma, há algo de errado! Então não foi por causa da crise do BES que o Benfica teve que vender Oblak, Markovic, Garay e Cardozo? Ups!
Até ao final de 2014, o Benfica mantinha um único compromisso com o BES: em abril tinha maturidade o empréstimo de 64,3 milhões de euros. Então Luís Filipe Vieira passou à acção: empréstimo obrigacionista de 50 milhões lançado em dezembro e vendas de Matic, Rodrigo e André Gomes por 58 milhões (antes de comissões e impostos). Já dava para cumprir o empréstimo e liquidar o único compromisso financeiro com o BES até ao fim do ano. Então, porquê a debandada depois de abril?
Logicamente, nenhuma SAD reduz de uma só vez o passivo de forma tão grande. Há renegociação, troca de garantias, renovação, diversas formas de empurrar com a barriga. Então o BES, esses sacanas, lembraram-se de dizer: não, agora vocês têm que nos pagar parte do que nos devem. Como se atrevem, BES!?!? Como será possível não revalidarem o crédito a um clube cujo passivo consolidado, incluindo todas as sociedades participadas pela SAD, supera os 600 milhões de euros!?!? Então não vêem que eles têm um grande activo, um grande património!?!? O Benfica, através da Benfica Estádio, só deve ao BES/Milennium bcp 76,153 milhões de euros! Isso são peanurs, BES!
A exposição do Benfica ao BES é pequenina, são só 113 milhões de euros! O FC Porto, esse clube falido que perdeu a hegemonia no último ano, é que está de rastos, imagine-se que a exposição deles no início da época era de uns pornográficos 34 milhões de euros, um terço do Benfica! O FC Porto tem uma exposição ao BES de 15% do total dos três grandes, enquanto o Benfica tem apenas mais de metade! Sacanas, BES!
Pois é, o BES fechou a torneira. Seguiu o exemplo de BPI e do BCP antes da crise da dívida soberana, ele que era o único banco a dar a mão aos 3 grandes. O Sporting apertou o cinto, fez uma boa reestruturação financeira, mesmo recorrendo a capital angolano e com uma participação d'aquele-cujo-nome-não-deve-ser-pronunciado em Alvalade (quem? perguntem ao presidente da transparência). O FC Porto sempre teve a SAD com menor exposição à banca e com menos empréstimos bancários a saldar, logo é a SAD com melhores condições para responder ao novo desafio do futebol português: gestão sem crédito bancário. Alternativas? Empréstimos bancários com garantias extraordinárias (o FC Porto fê-lo com o BES com Mangala e/ou Jackson, dois jogadores de calibre internacional), recurso a banca estrangeira (caraças, onde andam os russos do Bruno?), fundos de investimento (que têm os dias contados) ou... empréstimos obrigacionistas. (...continua...)

Anónimo disse...

(...continuação...)
É isso! É a salvação do Benfica, empréstimos obrigacionistas. Vamos apelar ao clube com mais sócios do mundo! Subscrevam um novo emprést... Ahm... Ups. Não, não é possível, ninguém nos tinha avisado! O Benfica tem a liquidar em outubro 35 milhões de euros e em dezembro 50 milhões por empréstimos obrigacionistas!?!? E o total em empréstimos obrigacionistas ascende a 130 milhões de euros!? Mas espera lá, isto não é... hum... Maior do que a dívida do Benfica ao BES?
Eureka! Eish, está aqui o problema: o Benfica deve 85 milhões de euros em empréstimos obrigacionistas até ao final de 2014, e o dinheiro de Matic, Rodrigo e André Gomes já não entra aqui. Ora, vamos lá à moda do Guterres: fazer as contas. Oblak, Garay, Markovic, Cardozo... Hmmm, chega aos 85 milhões? Não!? Ena, vamos ter que vender o Enzo Pérez e o Gaitán!? Caraças, se ao menos soubéssemos que isto ia acontecer...
Pobres benfiquistas. Como poderiam eles saber que, enquanto festejavam o triplete dos pobres no Marquês, estes números estavam todos chapados nos relatórios e contas da SAD à qual pagam cotas? A culpa é dos sacanas do BES! Mas há quem culpe Luís Filipe Vieira, o presidente cuja primeira década no Benfica coincidiu com a melhor década da história do FC Porto. Oxalá chegasses à segunda, Vieira, mas enquanto a banca não vai deixar cair o Benfica (embora vá levar uns belos furos no cinto), parece que não terás a mesma sorte. Ou esperem...
Terá Luís Filipe Vieira tido o seu momento Ferreira Leite? Terá Luís Filipe Vieira antecipado toda a crise no Benfica ? (bem, qualquer pessoa que olhasse para os relatórios e contas antecipava facilmente a razia, mas adiante)
20 de março de 2014. A SAD do Benfica vive o seu momento alto na bolsa em toda a época, com as acções a atingirem uma cotação de 3.02. O Benfica torna-se uma sensação na bolsa... e Vieira aproveita! Na mesma semana, vende 73.906 acções, a valor unitário mínimo de 2.30, e encaixa uns modestos 190 mil euros. Para um presidente que se orgulha por não ser remunerado, embora adore negociar com clubes que têm projectos de construção de infraestruturadas, já é uma bela reforma, Luís Filipe!
Mas calma, a premonição não ficou por aqui. O momento Ferreira Leite de Vieira voltou a sentir-se entre os festejos do triplete e vendeu mais 22.479 acções, por 58 mil euros. E ainda dá para manter 3,28% do capital da SAD.
Luís Filipe, um visionário: no início de junho, as cotações da SAD do Benfica, face ao dia 20 de março, sofriam uma «ligeira»... desvalorização. As cotações baixaram para 1.1 e à data de hoje estão nos 1.02. Mas Luís Filipe Vieira, como brilhante gestor que é, soube que ali, no dia 20 de março, era o dia ideal para vender. Mas os pobres dos investidores comuns só agora estão a ser aconselhados pelos gestores bancários a venderem as acções da SAD do Benfica, que à boa maneira moodyana são consideradas lixo neste momento. O burro não é ele.
E agora, como tapar estes 85 milhões de euros de empréstimo obrigacionista até ao fim do ano? Dá para emitir um quarto empréstimo obrigacionista?

Ego Mentis disse...

É insuportável ouvir Carlos Daniel. É benfiquista? E daí? Tem passado a vida a dizer mal do Cardozo como tantos benfiquistas mal agradecidos...

JNF disse...

Claro que é insuportável. Incomoda...

Anónimo disse...

Não interessa saber se é benfiquista ou não.
É competente, coerente e sabe de futebol.
O que ele diz é a verdade.
Abraço,
José Carlos.

ATF disse...

É esta a entrevista q o blog fez ao Carlos Daniel? Aconselho este blog a pesqusar as declarações deste jornalista da erre tê pê porto no defeso imediatamente anterio a este. Era Só sérvios, Treinador derrotado e um super Porto a apostar no melhor jogador da liga2 da época anterior, o Lica, o quinteto e o herrera e o Josué, um jogador da formação. E o Cardozo q era a maldição do plantel. No fim engoliu tudo em seco e quando regressava a casa, Penafiel, passou na casa do Benfica de Paredes e pensou: Que grande é o Benfica por mais que os que mandam nesta merda toda não queriam admitir.

Jotapê disse...

Só uma pessoa com muito má intenção ou visão distorcida da realidade pode dizer que Vieira tem feito uma gestão ruinosa!

Então os 3 campeonatos em 15 anos não contam para nada??? Chupem, anti-benfiquistas!!!

Benfiquista Tripeiro disse...

Insuportável é ver o plantel do Benfica a desaparecer, isso é que é insuportável.

Anónimo disse...

Incomoda a falta de seriedade. Farto esté ele de saber que Markovic não era só do Benfica e que foi um negócio semelhante ao do Ramirez, o Benfica nada podia fazer. Os negócios Rodrigo e Gomes foram muito elogiados na altura, o que mudou? Garay nunca quis renovar, daqui a 6 meses podia sair a custo zero, onde está o mistério? Oblak saiu pela clausula. Siqueira queria um ordenado fora das possibilidades do Benfica, independentemente da sua clausula.
Não sei qual é a dificuldade.
Carlos Daniel que faça uma lista e vá a eleições no Benfica, falar de fora é fácil. Qual a experiência dele a governar ou treinar, um clube ou uma equipa?

VF

InvisibleKid disse...

n sei o q é mais doloroso..perceber q ha gente como o daniel (por ventura com alguma inside information q nos n temos) com muitas questoes, ou certezas, sobre a gestao assassina q o SLB esta a ter...ou perceber q grande parte dos benfiquistas considera estes discursos desestabilizadores, ou anti benfiquistas

tenho a sensação q se o LFV ou outro por ele fosse agora a votos ganhava....desolador!

João Oliveira disse...

Segundo muitos parece que vamos jogar com uma equipa de matrecos, mas olhando para o plantel:

Artur, Paulo Lopes, Varela,
Maxi Pereira, Silvio, Luisão, Lisandro Lopez, Jardel, César, Steve Vitória, Benito e Eliseu
André Almeida, Fejsa, Ruben Amorim, Enzo Perez, Talisca
Salvio, Ola Jonh, Gaitan, Sulejmani, Pizzi, Candeias
Lima, Derley, Bebe, Jara, Nelson Oliveira

A estes provavelmente vão ser retirados alguns excedentários e segundo o treinador vão ser adicionados ainda um GR, um MD e um PL.

Ainda temos jogadores na B como João Teixeira, Bernardo Silva, Helder Costa ou o avançado austriaco.

Das saídas apenas a de Oblak e Cardozo não foram colmatadas. Para Garay já tinhamos Lisandro Lopez e Jardel e ainda fomos buscar Cesar. Para Siqueira fomos buscar Benito e Eliseu. Para André Gomes veio Talisca. Para Markovic voltou Ola Jonh e para Rodrigo veio Bebe e Derley.

Não me parece um plantel fraco. Mas talvez grandes planteis sejam aqueles com um Adrian Lopez por 11 milhoes em vez de um Derley ou Bebe que numa época em Maritimo e Paços de Ferreira marcaram mais golos que esse em 3 épocas no Atletico de Madrid. Talvez um Tello sem qualquer prova dada seja melhor que um Ola Jonh que foi já o jogador com mais assistências no campeonato holandês. Ou um Quaresma a capitão seja melhor que um Luisão. Mesmo um Oliver melhor que um Talisca, Ruben Neves melhor que André Almeida, Casemiro melhor que Ruben Amorim, Maicon melhor que Jardel ou Reyes melhor que Lisandro Lopez.

O bom disto é que mais uma vez estão a subestimar o Benfica. E depois ficam todos admirados se o Benfica ganhar porque não param para analisar os planteis dos 3 grandes. Mas se calhar acham mesmo que o plantel do Porto ou Sporting é mesmo melhor do que o do Benfica.

Anónimo disse...

A mim não me incomoda rigorosamente nada !
Um jornalista desportivo e ALEGADO benfiquista que tem como "ódio de estimação" um jogador de futebol que tendo envergado a camisola do GLORIOSO durante 7(SETE)anos,e que conseguiu marcar MAIS 3 golos que os ponta de lança do SCP,Liedson, Helder Postiga, Van Wolfswinkel,Montero, Slimani,e MENOS 4 que jogadores da qualidade de Lisandro Lopez, Falcao, e Jackson Martinez no mesmo espaço de tempo, retrata na perfeição os conhecimentos futebolísticos desse alegado benfiquista !

Catedrático da Picheleira

Bobe disse...

JNF, convido-te a ler este meu desabafo:
http://benficaplural.blogspot.pt/2014/08/entreposto.html

JNF disse...

É ler o comentário do InvisibleKid em loop. E ver a quantidade de merda que está escrita nesta caixa de comentários.

Jorge Borges disse...

A palavra de LFV tornou-se sagrada e de repente criou-se uma "jihad" de defesa sa sacrossanta palavra do presidente. E ai de quem levante a voz, sequer a questionar as opções do grande líder, é apelidado de antibenfiquista ou muito pior.
Tão grave como a crise financeira e a gestão desastrosa deste presidente, é e falta de cultura democrática para se perceber que há gente que pode pensar de maneira diferente de LFV e ao mesmo tempo ser benfiquista. ÉW precisamente o benfiquismo que nos faz criticar...

Da mesma forma que eu não apelido de anti-fbenfiquistas os seguidores da "religião-vieira", também não aceito que o façam a mim quando critico o "grande-líder"!

João Oliveira disse...

Quando um gajo que é confrontado com opiniões contrárias e não as quer refutar com argumentos como alguns (poucos) o fizeram na caixa de comentários e prefere assim dizer que tudo o que escrevem é merda diz muito da democracia aqui do sitio.

É muito lindo falar em democracia quando é para atacar os outros. O que é certo é que as pessoas que vocês atacam diariamente foram ELEITAS democraticamente para representar o Benfica. Já aqui pelo blogue foram ESCOLHIDAS pessoas com a mesma linha de pensamento para falarem sobre o Benfica. E depois quando confrontados com opiniões diferentes a democracia vai com o caralho e dizem que tudo o que vem dessas vozes discordantes é merda.

Mas é como eu digo. Voltem a fazer o funeral ao Benfica como já Carlos Daniel e muitos benfiquistas o fizeram no inicio da época passada. Se à coisa que eu gosto é que subestimem o Benfica e que depois os pcs avariem a partir de Dezembro.

Anónimo disse...

JNF, depois do eternobenfica, onde o podemos seguir?

Abr

ps: até estou para ver o clima da AG de Setembro.. vai ser bonito vai.

Anónimo disse...


JNF,

Só agora vi que é escriba aqui no Ontem. Passarei aqui mais vezes pois apreciava o seu trabalho no eterno.

Saudações benfiquistas

Jotapê disse...

Já para n falar do do joao oliveira. Foda-se, a acapo está com inscrições fechadas?

ChakraIndigo disse...

Esse anonimo que escreve acima sobre o BES e LFV, copiou um artigo de um blog de um adepto do FCPorto, o que mostra a isenção.Já se preocuparam em verificar o que lá está escrito?
:::::::::::::::::::
O Carlos Daniel é um comentador que gosto de ouvir, no entanto ás vezes perde-se, e detestei ver a perseguição sem sentido que fez ao Cardozo, o violador das redes do Franguicio.
E quando andou a falar da Armada Sérvia?Agora queixa-se da venda do Markovic, que todos sabem que para ficar teriamos de igualar o salario que o Liverpool lhe paga, e comprar pela mesma oferta do Liverpool os 50% do passe que não nos pertencia.::::::::::::::::
Já agora, os criticos que diziam o ano passado que sabiam de fonte segura que ele ia para o Chelsea onde andam?Um deles era o Carlos Daniel ou não?
::::::::::::::::::::::::::
Viva o Benfica!

JNF disse...

João Oliveira,

confesso que parei na parte em que diz que Vieira foi eleito democraticamente. Um indivíduo que usa o número de sócio de um morto para se poder candidatar a uma eleições contra uns estatutos aprovados por si mesmo não pode nunca aspirar a que essa eleição seja reconhecida como válida. Fim de história.

Anónimos,

actualmente escrevo no Ontem mas não com a frequência com que escrevia no Eterno por falta de tempo. Podem seguir os posts no Ontem e também a nossa página no Facebook, onde escrevemos bastantes mais durante dia, nomeadamente de assuntos não tão importantes ou que consideramos que não merecem ser elevados a post. Um abraço e obrigado pelo reconhecimento.

InvisibleKid disse...

só hoje foram emprestados 3 ou 4 putos, e mais duas promessas vendidas para os US of A

sim, 3 ou 4 putos q nao entravam nas contas e q teriam poucos minutos se por ca ficassem...tudo por razoes tecnicotaticasestrategicas....mas q dariam jeito tal a dose cavalar de cepos q actualmente temos

partindo do principio q gaitan e enzo ficam (....) temos um 9 ou 10 decente, 1 ou dois cepos a titulares, uma amostra de banco e um deserto quanto aos valores q viriam do seixal q supostamente deveriam ter continuidade no plantel senior

no pasa nada

David Duarte disse...

Desculpem o insulto, mas este desabafo não tem apenas a ver com o Benfica. Tem igualmente a ver com a politica e com o que é ser cidadão em democracia :

BURROS DA MERDA!!! Quando é que aprendem que ser eleito nunca foi e nunca serà condição suficiente para determinar a validade democratica de uma eleição?!?

Quando é que aprendem que a democracia implica o respeito de certos principios fundamentais e que a validade do regime assenta neles como no escrutinio?

Quando é que aprendem que se retiram a pluralidade (Vieira antecipou eleições para não ter adversàrio), se retiram a publicidade das ideias (Vieira recusou debater com um adversàrio), que se os estatutos são mudados de forma abusiva e sem verdadeiro debate (como foi feito com Vieira), então o proprio voto perde todo o seu valor democratico!?!?

Apenas uma população de um jovem pais democràtico e onde os principios da democracia têm grandes dificuldades em se impôr depois de 5 décadas de fascismo, apenas uma população destas não consegue compreender estes principios bàsicos da democracia e da cidadania...

E depois ficam muito chocados e não compreendem quando lhes dizem que, com tal concepção tão pobre de democracia, então têm de considerar o Partido Nazi um partido democràtico... é que ele também subiu ao poder através de eleições...

Anónimo disse...

Ve lá bem, o Liedson marcou 183 golos em 7 anos e meio ;)