quinta-feira, 28 de agosto de 2014

E o Benfica é...



27/08/2014 – Distraído pela descontracção dos meus primeiros dias de férias, incauto e determinado a esquecer o mundo, embriagado pela sede de descanso sem horários ou obrigações, decido lembrar-me incessantemente de me esquecer do telemóvel por qualquer canto. Ainda assim, e porque para as mães até no descanso podem acontecer acidentes, decido espreitar o aparelho em busca de alguma chamada perdida. Resultado: Uma mensagem escrita do telemóvel da minha irmã e uma chamada não atendida de um 21… qualquer coisa. Intrigado com tal chamada decidi tentar o retorno, do outro lado surge uma gravação que prosava mais ou menos assim: “Este número pertence ao Sport Lisboa e Benfica e serve apenas para efectuar chamadas, voltaremos a contacta-lo assim que possível”. “Do Benfica?” – Perguntei-me. Mas que poderia o Benfica querer de mim? Nem sequer era o meu dia de aniversário, sendo que nesse dia é habitual que enviem os parabéns em nome de Vieira, mas por mensagem. “Estranho”, pensei.

28/08/2014 – Enquanto tomava a minha “bica” após o almoço e ia folheando o jornal desportivo disponível naquele café, oiço na tv que Salvio havia prestado declarações à imprensa na sequência de uma acção promocional que consistia em ligar para alguns sócios do clube, incentivando-os a irem ao estádio e apoiarem a equipa no próximo jogo (já tinha visto algo semelhante realizado com Lima e gostei da iniciativa. O caminho para voltarmos à humanização do Benfica é este. Aproximar os jogadores dos sócios é a melhor medida nesse caminho que tem que voltar a ser percorrido). Como é óbvio relacionei aquilo que acabara de ouvir com a chamada que havia recebido do tal número do Benfica. Relacionei e, acreditem, amaldiçoei a minha sorte por toda a tarde, não era possível que me tivesse escapado assim a oportunidade de falar, ainda que à distância, com um dos melhores jogadores do clube nos últimos anos. “Puta que pariu a minha sorte”, infernizei eu assim a tarde da minha namorada.

Já de volta a casa depois de uma medonha tarde de praia, ouço ao longe a música “Do I Wanna Know?” dos Artic Monkeys. “É o meu telemóvel, será o Benfica outra vez?”, em feroz passo de corrida fui em direcção ao aparelho e vi… Era mesmo número do Benfica.

Cheio de entusiasmo e felicidade atendi. “Boa tarde”, falou-me uma voz doce e… feminina. Não era com toda a certeza o Salvio ou qualquer outro jogador do Benfica. Esmoreci. “Falo do Benfica Seguros”, continuou a menina. Enraiveci. “Mas que merda é esta” tive vontade de dizer, mas apenas pensei. A operadora falou-me de qualquer coisa sobre um seguro de saúde que, confesso, nem sei sequer descrever, porque o meu pensamento estava cheio de fúria e raiva. “Mas eu agora sou sócio e adepto de alguma companhia de seguros e não sei?”. Respirei fundo e, até porque e telefonista não tinha qualquer responsabilidade no assunto, decidi enrolar a conversa até que ela desligasse.

O Benfica é… Isto. Um clube transformado em empresa de tudo e mais alguma coisa, que vê nos seus sócios e adeptos meros clientes de quem pode obter lucro. O Benfica não é futebol, andebol, futsal, atletismo, voleibol, basquetebol, como já foi ciclismo. O Benfica não é mística Sr. Vieira. O Sr transformou o Benfica numa entidade impessoal que visa o lucro… de todos, menos do clube. Parabéns. O seu objectivo foi conseguido. E já agora, vá para aquela parte e coloque os seguros e o que mais lhe aprouver no sítio que lhe for mais proveitoso!  

17 comentários:

Benfiquista Tripeiro disse...

Vocês não podem aproveitar qualquer coisinha para atacar toda e qualquer iniciativa do Benfica.

Têm razão em muita coisa, aliás, na esmagadora maioria das vezes, mas não exagerem porque caem no ridículo.

Estamos no séc. XXI, as coisas evoluem, os clubes precisam de mais receitas (veja-se o exagero a que chegaram os preços dos jogadores este ano. E os ordenados, já agora) e uma parceria com uma companhia de seguros, bem como uma gasolineira, traz vantagens ao Clube e aos sócios.

Pois eu digo-te, de benfiquista para benfiquista, acho muito bem esta parceria. Assim como a da Repsol e muitas outras. Eu pago as cotas e alguns dos jogos com o desconto do gasóleo, por exemplo. Qual é o mal? Se por ser sócio posso ter descontos nos seguros, isso tem algum mal? Não vejo onde.

Parece a treta anual das camisolas, que o risco é preto e devia ser branco, que a gola é assim e devia ser assada. Porra, não exagerem, porque têm razão em muita, muita coisa, mas não tentem ser mais papistas do que o papa, por favor.

Vai ver o que fazem os outros clubes, porto, real, barça, united, bayern, todos fazem isso, têm essas parcerias, mudam as camisolas, etc., etc.. O real não aceita novos sócios, por exemplo. Dá-lhes mais lucro assim, têm 100 mil e poucos sócios e não aceitam mais. Este ano a camisola secundária é rosa. O ano passado foi preta, antes vermelha, antes azul. E depois? Qual é o problema? Ninguém vive do ar, nem mesmo os clubes de futebol, por muito que isso nos custe.

Voltando ao tema, eu acho bem estas parcerias, tu achas mal. Eu sou benfiquista desde que nasci, o meu pai assim o determinou (e muito bem). Os meus gémeos, que estão para nascer, serão benfiquistas, meninos ou meninas, não importa, mas sócios benfiquistas serão de certeza. Tu também és benfiquista, de certeza desde pequenino, provavelmente herdaste a honra tal como eu. Eu acho que tu estás completamente errado nesta questão. Tu achas o contrário. Óptimo, é assim o nosso clube. Mas não aches que és o dono da razão, porque não és. Nem tu nem eu.

Anónimo disse...

A culpa e dos socios.. sao 13 anos disto!!!!

Daniel

Santos disse...

A mística não paga o salário monstruoso do Salvio, e não se gerem 150 milhões de euros anualmente como se gere uma mercearia de família.

Harvey Dent disse...

O melhor é votar Vieira! E terás insultos dos adeptos do Sport Vieira e Benfica em 3,2,1...

Toni disse...

Também já me ligaram por causa do seguro, mas não reagi como tu, o Benfica oferece-te um seguro de saúde por 10€ por mês, muito mais vantajoso que praticamente todos os seguros privados de saúde e tu ainda reclamas!!! Pode-se criticar muita coisa, mas ser sócio do Benfica é neste momento muito vantajoso e cheio de benefícios.

Anónimo disse...

Amadorismo, só na distrital, porque para competir e ganhar campeonatos sem $$$$ se é possivel manda a receita para a direcçao que estão precisando urgentemente.

Anónimo disse...

Eu também recebi a chamada. não atendi à primeira liguei e vi que era do Benfica.
Eu também pensei que fosse parte da ação promocional porque tinha visto não sei onde o Lima a ligar para um sócio.
Eu também fiquei dececionado ao ver que era para apresentar um plano de saúde.
Mas e daí? que drama do caraças que fazem com tudo!!!

José Moreira disse...

Tenho pena de vos desiludir, mas não sou sócio do Benfica por interesse... em qualquer vantagem. Sou sócio por devoção

Benfiquista Tripeiro disse...

Não desconverses, todos os sócios são-no por devoção ao clube. Não és especial. Não tens razão neste ponto, a iniciativa é boa.

José Moreira disse...

Não estou a desconversar, basta ver acima um dos comentários.

Como disse n seu primeiro comentário, não somos donos da razão, logo, isto não é uma questão de razão ou não, é apenas uma opinião, ou seja, eu tenho a minha razão e você, tal como os demais, tem a sua. Simples. Abraço

Benfiquista Tripeiro disse...

Sim, claro, aí estamos de acordo.

VC disse...

Vamos colocar as coisas assim: alguma vez Benfica vos ligou? A mim nunca ninguém me ligou nestes últimos 30 anos. Quando me ligarem, sobre seguros, terão a resposta que todos os outros (conhecidos do mercado)já tiveram: Ficam a falar com eles próprios. É a minha opinião e vale o que vale.

Anónimo disse...

andei ausente do blog... e voltarei a ausentar-me... isto não muda... gente incapaz de usar o cérebro, enfim...

Anónimo disse...

Eu sou sócio há mais de 25 anos e nunca me ligaram do Benfica e não ando a chorar por isso. Ainda bem que não me ligaram, não é necessário, eu quando quero algo do Benfica tomo eu a iniciativa e vou eu lá falar com eles! E vivo longe!




pge disse...

Zé, tu sem te aperceberes, és o ás de trunfo do anti vieirismo. É que com tanto anti vieirista a chamar-te burro, faz do anti vieirismo uma cena mais credivel. Eu não esperava tamanha capacidade destes gajos.
Os meus parabéns.

Anónimo disse...

Zé, não sejas irracional. Todos nascemos com um cérebro, e devemos dar uso a essa "graça de Deus" pá.
Se o Benfica te der acesso a produtos a melhor preço daqueles que já contratas fora, aproveita. Beneficias duplamente, pagas menos e das ainda mais o teu contributo para o Benfica.
E já agora, criticar por criticar é um sub-produto tóxico da Democracia. Tenta ser construtivo.

Miguel FV disse...


Gloriosos, O que aqui está em questão é toda a visão institucional que actualmente rege o Benfica mais do que a questão especifica de um telefonema a vender um seguro.

O que está em causa não é o ser a favor ou contra determinadas vantagens ou descontos para sócios por parte de empresas que, com naturalidade, têm como principal objectivo angariar clientes através de uma associação ao Benfica.

O problema está quando o próprio Clube assume uma estratégia de comunicação transformada em feira da ladra, pela qual que os apelos feitos aos sócios, escondidos sob a desculpa do "apelo ao activismo" são predominantemente com o objectivo de vender ("e tu já apoiaste hoje?, "o que fazes pelo Benfica?", "Adquire já!" "Apoia!") de forma totalmente impessoal.
Este tipo de relação é normal numa qualquer empresa, não é nem pode ser usada como principal forma de chegar aos sócios do Benfica. Gloriosos, são estas pequenas grandes coisas que dão facadas na mística. Para os interessados em Marketing aconselho a irem ver a estratégia do Futebol Corrupto do Porto, são parcos em palavras, mas aquilo sim é ligação aos adeptos, sem entrar em exagero nas chinfrineiras consumistas.

Não é uma questão de seguro, é insegurança refletida numa estratégia "chapa 3", uma banalização dos valores do Benfica.