terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Como era de esperar, o líder vai falar

Ali ao lado há uma sondagem. Melhor: houve uma sondagem, assim é que é - não quero de maneira nenhuma obrigar Rui Oliveira e Costa a mais um trago de uísque de Sacavém. Hoje, ali ao lado, há resultados. Simpáticos, diria. A maioria dos nossos empenhados leitores votou na solução mais inteligente - "Vieira aprendeu com os erros - só [falará] no final da época". 

O problema que se coloca diverge apenas na fonte da inteligência: dos leitores ou do Presidente? Somos forçados a optar pela primeira e a juntar-lhe uns pozinhos de esperança. Porque, na verdade, os que votaram nessa opção, mais do que uma crença, tinham fé. E a fé, como a História do Homem nos vem tragicamente revelando, normalmente acaba mal, em desespero. 

Quando hoje nos sentarmos em frente ao televisor, atentíssimos às incursões discursivas do líder, iremos balancear entre os elementos: crença, fé e, esperemos que não, desespero. Embora Vieira tenha um histórico estatístico negativo no que a entrevistas concerne, não se coibiu de achar o momento actual de uma oportunidade extraordinária para botar faladura. Afinal tudo se enquadra no instante perfeito e decisivo: 10 vitórias consecutivas da equipa de futebol, empolgamento generalizado, uma bondade crescente no coração dos adeptos e, acima de tudo, por estarem focados na possibilidade de uma época de grande nível, um conveniente desinteresse por parte dos benfiquistas em relação a outros assuntos, como dizer?, mais incómodos. 

Por tradição, sabemos que, sempre que Vieira decide falar ao povo, o Benfica mirra. Há-de ser um fenómeno ainda por estudar no futuro, quando nenhum de nós estiver sentado aqui neste globo e alguém, um lunático adorador de estatística (não és tu, Oliveira e Costa, tu és só parvo), se decida a elaborar um tratado histórico sobre a relação entre um Benfica perdedor e a bazófia do seu Presidente. Foi assim no passado, sê-lo-á hoje? Temos fé que não; acreditamos que sim.

As dúvidas sobre os assuntos tratados devem esvair-se rapidamente, logo que discorra a entrevista para o plano mais evidente. Vejamos, então, que espécie de coisas serão faladas (e as nossas pequenas dores à portuguesa): bom momento desportivo (queremos que fales apenas do óbvio, sem entrar nas vaidades típicas dos últimos anos); contrato com a Olivedesportos (vamos todos rezar para ouvir da tua boca que nada vai ser assinado e, se for, que haja a decência de escutar e informar os sócios); relação de forças com o poder vigente (por favor, não entres na hipocrisia do discurso contra a "verdade desportiva"; tu contribuis para que ela não exista).

Serão estas 3 e outras quais? Têm a palavra os leitores. Vale tudo menos tirar olhos - mas vale cortar orelhas.  


PS - O mal disto é que eu sou muito chato. Podia fazer como os gajos realmente inteligentes: liam estas merdas e cagavam, deixavam estes abutres entregues aos seus jogos de bastidores. Há muitos que admiro por esses blogues que é o que fazem: deixam-se estar no plano do texto benfiquista e não se metem em política. Compreendo-os mas há dentro de mim algo que não me deixa esquecer, não consigo, não posso. E é por isso que me lembrei de outra do Fialho, esta de 6 de Outubro de 2011 (Ó Fialho, esta não foi há 4 anos, Fialho, foi há 4 meses), em que ele escreve um post com o título: "O Benfica apoia, eu não!". Podem ir espreitar.

Ó Fialho, sabes quem patrocinou a ida do Nandinho para a Federação? Sabes a quem é que o Nandinho responde no final do dia? Sabes quem manda no Nandinho, sabes? Apetece-me dizer: Ó Fialho, vai pró... mas depois há crianças a ver isto. É melhor não.

Ainda a propósito da frase de Fialho ("E penso que é um serviço que estou a prestar ao clube (ainda para mais gratuitamente, e sem ninguém me ter pedido), procurar explicar isto a quem me lê"), lembrei-me de um pequeno poema de Mário-Henrique Leiria. E versa assim:

«Telefonaram-lhe para casa e perguntaram-lhe se estava em casa.
Foi então que deu pelo facto. Realmente tinha morrido havia já dezassete dias.
Por vezes as perguntas estúpidas são de extrema utilidade.»

30 comentários:

Constantino disse...

Eu acho que, do que vi no domingo, em algum momento vai surgir a pergunta: Sr. Presidente... em sua opinião as orlehas do Danilo Dias são maiores ou menores que as suas? Serão, porventura, em tamanho suficiente para uma futura candidatura à presidencia do SLB ou a falta de bigodum e penteado "capacete" irão vota-lo ao esquecimento?

Dito isto, penso ser pertinente referir que, em momento algum me pareceu que o Vieira só aparece quando o SLB esta a ganhar... fosse isso verdade e o numero de entrevistas dele enquanto presidente do Máior seria residual e estaria confinado ao biénio 2004/5 e 2009/10. Isto não corresponde à verdade, volta e meia lá esta ele a sacar de umas frases soltas que passadas 3 ou 4 semanas obtêm responta do corrupto pelo mesmo meio.

Agora, verdadeiramente genial era uma entrevista ao Emerson...

Abraço.

Pedro disse...

Ricardo,

Sempre ouvi dizer que "burro velho não aprende linguas", este nosso presidente é tal e qual, não temos problemas, muito bem criamos os nossos próprios problemas, estou para ver o que vai dali sair!

Constantino,

Discordo, verdadeiramente genial era um frente a frente, tipo eleições com cronómetro e tudo, entre o Emerson e o Capdevilla, isso sim era assunto para colar a nação Benfiquista em frente ao televisor! Ainda tive para sugerir o Xaló, mas o Nolito arrumava-o à primeira dentada...

Abraço a ambos,
Pedro

João Duarte disse...

Vai-nos foder com a sua eloquência.

Anónimo disse...

Bem Constantino, a entrevista do Emerson até está na Mística, mas duvido muito que acompanhes a realidade benfiquista.

Pedro disse...

Anónimo,

Vê-se mesmo que o Emerson é fraquinho, ainda não me chegou tal coisa a casa, só pode...ou isso ou foi do ódio do carteiro...

Pedro

eupensopelaminhacabeçaeusoulivre disse...

Por principio não vejo televisão -noticiários, novelas, programas de comentadeiros e merdas do género - porque a única coisa que querem é enviar-nos poeira para os olhos, que o mundo está perdido é só guerras e furacões e pedófilos e gatunos... ora foda-se tenho uma sorte do caraças porque onde vivo é tudo gente banaleca, deve ser a margem sul que é um deserto e que por essa natureza que não pode albergar gentalha dessa...

Mas adiante vou atrever-me a ver essa espécie de entrevista... ah e tal o mercado da publicidade, a sporcos só tem 650 mil assinantes a pagar 23 euros por mês e deve receber mais uma boa maquia da TVI e de publicidade... está na falência e não consegue pagar o "justo" valor da MARCA Benfica - A MARCA BENFICA... compreendo coitados... e o Oliveira, um homem de negócios sério que se viu de forma torpe envolvido nos casos da fruta... e os comentários humilhantes e ofensivos na sporcos, é para disfarçar, para não perceberam que são muito amigos do Benfas... foda-se... gosto deste blog porque posso dizer estas coisas... é revigorante!

Constantino disse...

Anónimo,

Por acaso realidade benfiquista não é bem coisa que me desperte grande interesse. Só de pensar nela até fico com os dedos das mãos em pele de galinha.
De qualquer forma, lembro-me de já ter visto entrevistas do LFV na Mistica...talvez no Jornal do Benfica (penso que é este o nome dele, corrige-me se estiver errado)... se calhar foi na BenficaTV (disseram-me que é o canal oficial do Futebol de Benfica, mas desconfio que é mentira) e no entanto, parece que ainda o convidaram para uma entrevista na rtp... se há coisa que esta gente do canal publico não acompanha... é mesmo a realidade benfiquista, só pode.... que palermas, ou como dirias tu, que constantinos...

Abraço.

Anónimo disse...

calate urso filho da puta devias morrer tu e a tua gente po caralho cabrao

Anónimo disse...

Constantino, é caso para dizer que há uns constantinos e depois há outros sem tino nenhum....:P

Ricardo disse...

Companheiros, tenhamos calma. Afinal de contas, temos Luís Fialho. No seu blogue escreveu assim o homem de princípios acima de qualquer suspeita:

"E penso que é um serviço que estou a prestar ao clube (ainda para mais gratuitamente, e sem ninguém me ter pedido), procurar explicar isto a quem me lê."

Isto é muito importante, benfiquistas. Luís Fialho está a servir o clube, ainda por cima gratuitamente - A HERESIA! -, e a explicar aos benfiquistas como as coisas são. Não há lugar a dúvidas: estamos servidos por gente digna. Aceitemos de mão no bolso.

Constantino disse...

Ora porra pensava que ia ter aqui uma discussão palpitante para um fim de tarde, no fim tresmalhas tudo com esse comentario que não é passivel de resposta.

Ricardo, não queroe star aqui a tomar parte por ti ou pelo Fialho que isto há pessoas que levam os blogs demasiado a sério e depois imaginam logo relações amorosas em todo o lado, mas a verdade é que quando uma pessoa faz questão de repetir até à exaustão que "serve o clube sem receber nada em troca"... digamos que a mim me faz um pouco de especie. Repara que também nós com as nossas patetices blogueiras "servimos o clube sem receber nada em troca" mas não é a primeira coisa que atiramos ao ar quando nos sentimos acossados (por muito que eu o tenha acabado de fazer.... humm... interessante...)

Abraços (mais para o Anonimo do que para o Ricardo... o Anónimo precisa de mais aconchego e de um ombro amigo).

Constantino disse...

ATENÇÂO. o que escrevi anteriormente não tem como intuito insinuar que o Fialho "serve o clube ganhando algo em troca"... apenas insinuo que já cansa ler ele escrever que "serve o clube sem receber nada em troca".

Ricardo disse...

Constantino, longe de ti tomares partido por alguém. Tu és um universalista. Acho muito bem. O Fialho de certeza que não leva muito a mal essa tua interessante divagação pela necessidade de dizer "atenção, mundo, eu faço isto mas é de borla!". Freud afinal não explica mas tem uma ideia sobre o assunto. Amanhã passo aqui a entrevista que lhe fiz de borla (SEM RECEBER NADA EM TROCA) e sem ninguém me pedir nada (NINGUÉM ME PEDIU, OUVIRAM, LERAM, SABEM, NÃO SABEM?). Ele tem algo a dizer sobre o Fialho.

Abraço. Para ti, Tino, e principalmente para o Anónimo. Seu simpático filho da puta.

Hattori Hanzo disse...

Não espero algo de novo. De certeza que vai sair asneira. E é preciso começar a preparar o terreno para as próximas eleições não vá aparecer alguém que lhe possa dar verdadeiramente luta e atirar areia para os olhos para renovar com a Olivedesportos (e isso não implica a minha opinião sobre este assunto. O que eu não gosto é que nos tratem como parvos e nisso o excelentíssimo presidente é mestre).

Pedro disse...

Ricardo,

Um conselho (acho que ainda é assim que se escreve, com o novo AA um tipo tem dúvidas já em tudo o que escreve)a propósito do anónimo, nunca percas tempo numa contenda com um porco, ficas cheio de merda e o porco gosta...
Elimina e siga...

Pedro

Unknown disse...

Já se sabia. Aposto que esta entrevista vai servir para D. Orelhas I, o "gloriosíssimo" Rei-Pneu, anunciar a renovação do contrato com a Olivedesportos, obviamente sem revelar os valores envolvidos. Realce para a amizade pessoais e bom entendimento com o Oliveirinha dos roupões e dos charutos. A "escolha certa para os interesses do clube", diga-se! No meio haverá distracções, com a badalhoca da andrade que o entrevista a ler as perguntas incómodas sobre a arbitragem que o bardamerdas do imbecil do mais que provável andrade escreveu. Adivinham-se sorrisos amarelos e risos idiotas nesta parte. Alguns elogios para a equipa e o JJ, porque afinal, considerando a direcção que têm e mesmo contando com as suas eventuais idiossincrasias, eles têm sido uns heróis (eh pá, o Pintinho também processa por direitos de autor?). Entrento, bufolas esfrega as mãos, já que não há esfrega que ampare a dor de corno que têm ao saber que o Macaco anda a comer a Nandinha nas costas. Sempre é melhor que nada...

Acham que o texto do vendido do Luís Fialho foi ao acaso? Nem pensar, aquilo foi a "vaselina" para facilitar o enrabamento a que vamos ser sujeitos. Lá vamos ter que aturar mais uns valentes anos com a SuínosTV, a ouvir os comentadores da estação a fazer óinc óinc briii briii briii quando o Enorme joga, tipo espartanos na batalha das Termópilas contra 14 e mais um sem número de porcos nos bastidores ligados ao sistema.

Ricardo disse...

Pedro, foi só um abraço fraterno ao imbecilóide. Mas aceito o teu conselho. Para a próxima, ignoro-o olimpicamente. Que é para ele ver como é!

POC disse...

Que porra, tinha o Querído Líder de vir falar, logo agora!

Sempre que fala, temos maus resultados. Acho que houve UMA excepção!

POC disse...

@Ricardo, off-topic, não queres colocar a mini-aplicação para te seguirmos por e-mail? Abraço! (não tenho o teu e-mail)

Águia Preocupada disse...

É verdade, vai falar! Melhor faria se ficasse calado como tem estado nos últimos tempos! Sempre que abre a boca, a equipa ressente-se, pois habitualmente dá azo a interpretações dúbias que levam os nossos detractores desejosos de carne e sangue a atacarem em força.
Esta entrevista, numa altura em que a equipa está bem e é nosso desejo que assim continue, cheira-me e encomenda... Sabendo nós o que a casa gasta e estando a equipa em alta, nada como uma entrevista para provocar a derrapagem do "Grande Líder" e assim desestabilizar e desmotivar atletas e adeptos. Oxalá me engane! Mas o timing foi bem escolhido pelos abutres e muito mal aceite pelo presidente do nosso Clube!
Vieira, na sua imensa vaidade, caiu na esparrela! E pelos vistos, não houve ninguém do seu staf que o aconselhasse de maneira diferente!
É este o profissi0onalismo no nosso Clube!
Rezemos, para que nada de negativo advenha desta entrevista!

Águia Preocupada disse...

É verdade, vai falar! Melhor faria se ficasse calado como tem estado nos últimos tempos! Sempre que abre a boca, a equipa ressente-se, pois habitualmente dá azo a interpretações dúbias que levam os nossos detractores desejosos de carne e sangue a atacarem em força.
Esta entrevista, numa altura em que a equipa está bem e é nosso desejo que assim continue, cheira-me e encomenda... Sabendo nós o que a casa gasta e estando a equipa em alta, nada como uma entrevista para provocar a derrapagem do "Grande Líder" e assim desestabilizar e desmotivar atletas e adeptos. Oxalá me engane! Mas o timing foi bem escolhido pelos abutres e muito mal aceite pelo presidente do nosso Clube!
Vieira, na sua imensa vaidade, caiu na esparrela! E pelos vistos, não houve ninguém do seu staf que o aconselhasse de maneira diferente!
É este o profissi0onalismo no nosso Clube!
Rezemos, para que nada de negativo advenha desta entrevista!

Ricardo disse...

POC, não faço ideia que coisa é essa. O mail está no meu perfil. Abraço.

Ricardo disse...

Águia,

acredito em tudo menos nessa teoria de que Vieira "caiu na esparrela". Vieira falará porque assim decidiu. E porque há que aproveitar o momento para lançar as ideias peregrinas (e contraditórias em relação aos últimos... 12 anos) que pensa tornar reais nos próximos tempos.

E porque, tenhamos alguma decência, o homem já não fala há uma porrada de meses! Quer dizer: o Benfica a ganhar e ele calado, então mas isto é assim, é? Há eleiçõs em Outubro, caramba.

eupensopelaminhacabeçaeusoulivre disse...

Bom assisti... muito lugar comum, imensas não respostas... fiquei a saber que é amigo de Joaquim Oliveira - diz-me com quem andas... - parece estar calmo quanto à possibilidade benfica TV... para já chega-me...
Ah e dá a entender que Enzo não vai voltar... ou será que percebi mal...?

Como podem observar sou pela naturalidade dos factos, nada de ideias preconcebidas...he,he,he...

Unknown disse...

Vai renovar com Aimar e Rodrigo, fez uma proposta à Olivadosporcos do amigo do roupão que ou aceita ou utiliza a BTV, decisão tomada até ao fim do mês, o Enzo foi co caralho, pelo menos até ao fim da época e mais nada de especial ... Deve ter sido das vezes que o vi dizer menos merda ... Acho que os conselheiros de imagem/imprensa estão a justificar o que ganham ...

Unknown disse...

Ou seja, vamos renovar com a sporttv até 2018, os tripas recebem 16, os lagartos 14 e ele fica satisfeito com 30

Unknown disse...

é verdade, não sei se notaram em alguns tiques que indicam que ele mentiu quando disse que não queria vender ninguém no fim do ano

POC disse...

Bom, em primeiro lugar, esta entrevista foi uma merda. A nível de conteúdo, não trouxe nada que não soubessemos. Não respondeu às grandes questões, Rui Costa e etc.. E pronto, fez bem, para não se espalhar.

Agora pergunto, porquê esta entrevista? Porquê agora?
Nem posição de força com o Oliveira ele fez. Porque já não há alternativa e porque são amigos.

De resto, de acordo contigo Bcool973. Renovação no Pablo e Rodrigo, renovação direitos tv, mas não nos valores que dizes. A coisa vai-se fazer por menos. E os corruptos com a tal cláusula de que levam mais X% do que negociarem a mais com o Benfica...

Quanto ao Enzo, desculpem lá...sou só eu que acho isto tudo muito esquisito e cheio de coincidências?
Espero que a mãe dele recupere, claro. Mas custa-me acreditar nesta história.
A mãe foi entrevistada para dizer que o filho pediu desculpa porque quis. Enzo não chega a ser reintegrado. É obrigado a dizer aquelas coisas. E de repente volta mesmo onde quer para acompanhar a sua mãe?

Bom, se for tudo uma encenação, é bom porque assim a mãe está bem. Mas é mau porque eu estou a topar a jogada do Querido Líder. Arranja este esquema para não desvalorizar tanto Enzo e daqui por 6/12 meses vende-o ao semi-desbarato e não ao desbarato.
Parece-me que foi dos piores investimento dos últimos anos. Só dá despesa e vamos acabar por receber, daqui por algum tempo, uma ninharia.

Unknown disse...

um jornalista a sério tinha perguntado:

- num panorama de crise justifica-se ter mais de 70 jogadores sob contrato ?

- a quantidade de jogadores adquiridos, que nem são titulares de equipas de fraca dimensão (2.ªs divisões), nem nada de especial mostraram até ao momento (os juniores uruguaios) eleva o número para cerca de 80, se contabilizarmos os juniores promovidos, no mínimo falamos de 90 atletas, sendo que o Benfica terá 2 equipas (+- 50 jogadores) qual o sentido por trás de tal desvario ?

- depois de ter incluído a benfica estádio na sad para evitar a falência técnica há 2 anos, a sad está outra vez à beira dessa situação, o que vai fazer para tornar a benfica sad uma empresa que não dê prejuízo crónico ?

-se não vencer o campeonato, terá no mandato desportivo apenas 1 título em 3 possíveis. Não considera que se isso acontecer terá falhado mais uma vez, tanto mais que depois de 11 anos como presidente apenas terá 2 títulos ?

-faz sentido recandidatar-se se não ganhar o campeonato ?

-a Benfica tv é uma empresa que apesar de ter as contas equilibradas, pouca ou quase nenhuma capacidade tem para produzir transmissões de jogos sem um grande investimento. Não tendo o grupo Benfica capacidade de endividamento adicional, como pode a BTV assegurar a transmissão e distribuição dos 15 jogos em casa ?

-o que é feito da luta pela verdade desportiva ?

POC disse...

Epá oh Ricardo, põe termo nisto. O Bcool973 está a desafiar o Querido Líder!!

Ah...é bom saber que não estou sozinho nesta luta :)

Abraço amigos. Por um Benfica sem esquemas.