sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Concurso "Cadeira de Sonho" - 3ª meia-final


Conhecidos que estão dois dos três finalistas - Bcool e PJ já preparam as chuteiras para o próximo embate - falta-nos apurar o terceiro atleta para esse jogo dos jogos na blogosfera, a final do Concurso "Cadeira de Sonho". Nesta meia-final defrontam-se Francisco Correia e JC, cada um com uma forma muito própria de viver e escrever Benfica. Já sabem: votação de 1 a 10 para cada um deles e justificações se acharem necessário. Que comece a contenda:



Francisco Correia


«Vou riscar o dia 31 de Janeiro do meu calendário!

Numa das minhas sessões de zapping nocturno, após duas horas de “Gato Fedorento”, perdão, de “Dia Seguinte”, dei de caras com a confirmação de duas notícias que vinham sendo teimosamente veiculas pela imprensa de ontem, às quais ia reagindo com um tremendo bocejo, ou como sendo brincadeiras de mau gosto: Yannick Djaló assina por quatro anos e meio com o Benfica e Rubén Amorim era emprestado ao Braga por ano e meio!

O quê?? Naaaaaaa..não é possível..mesmo?!?! Parece que sim meus caros..! O pai da Lyonce já treina hoje na fábrica de talentos sediada no Seixal e o “Benfiquista desde pequeno” já faz exames médicos no green de Braga, ao que parece à luz das velas e com água aquecida numa chaleira!

Confesso que fico extremamente baralhado e confuso com estes “negócios” de última hora. Sou totalmente contra contratações no mercado de inverno, por variadíssimas razões e porque raramente acertamos numa!
O que pretende a direcção com isto? Aumentar exponencialmente as filas nas urgências, fruto dos milhares ataques cardíacos que certamente se verificaram?? Caro presidente, o nosso SNS é como o Vitor Pereira..não dá conta do recado (ou dá..pela perspectiva de um Benfiquista).
Um pouco mais a sério.. Percebo a contratação do Yannick, mas não percebo a cedência de Rúben.

Vejamos, Jorge Jesus acredita que conseguirá transformar o internacional português numa alternativa válida e interessante para as alas (basicamente terá que o ensinar a jogar, pois para além de ter estado vários meses parado, veio do Sporting) e para além disso, dá (mais) uma alfinetada aos Viscondes.
Já imaginaram se sai daqui mais um “Simão”?? (sonhar não custa). Vamos a factos: Djaló é jovem, vem a custo zero, é internacional e, sejamos francos, tem algum potencial e margem de progressão.
JJ fez um excelente trabalho com Di Maria, Fábio Coentrão, David Luiz, Javi, Rodrigo…porque não conseguir potenciar este jogador?

Veredicto: contratação aprovada!

O segundo caso é completamente diferente e cheira-me muito a estrume! É um caso de clara indisciplina do jogador e de falta de capacidade de gerir egos por parte da equipe técnica.
Se conseguiram resolver o caso de Enzo Perez porque não fizeram exactamente o mesmo com Rúben Amorim? Era claramente mais simples. O médio/lateral direito assumia as suas responsabilidades, era multado e imediatamente integrado no plantel.
Mas não, resolveram brindar-nos com um empréstimo a um rival, que luta pelos lugares cimeiros e que nos últimos anos nos tem recebido de forma extremamente calorosa e eufórica, nomeadamente com oferta de isqueiros, bolas de golfe, chapadas, pontapés, simulações e apagões.

O nosso presidente deve alguma coisa a António Salvador? Se sim, que responsabilidades tem o clube?? Se não..anda claramente a brincar aos clubes de futebol!

Esclareça-nos Sr. Luis Filipe Vieira!

Veredicto: uma borrada..!»




JC


«Da Táctica do Bigode

Percebo pouco de futebol no que diz respeito à sua vertente táctica. Provavelmente esta inconfidência compromete desde já a minha participação neste concurso, mas a verdade é que tenho sérias dificuldades em distinguir um 4-4-2 de um 4-2-3-1 no decorrer de um jogo. Posso, no entanto, afiançar-vos que sou de uma competência inigualável na tarefa de identificar o número de defesas, médios e avançados que constituem a equipa inicial do Benfica num jogo de futebol. A partir do momento em que o árbitro apita para o início da partida é que as coisas se complicam: os gajos insistem em mexer-se, misturam-se, encavalitam-se uns nos outros, fazem trinta-por-uma-linha, o que me faz perder o fio à meada. Ainda assim, palpita-me que aquilo não deve andar muito longe de ser onze marmanjos para cada lado. Mais coisa menos coisa. Mais Emerson menos Emerson. Tudo o resto são conjecturas de comentadores obtusos numa tentativa de diminuir o ego do atento e inteligente espectador de futebol, levando-o a crer que não percebe nada de nada, e que aquilo que lhe parece simples -  e, efectivamente, é simples – é, afinal de contas, uma coisa muito complexa. 

“Ora repare-se como o Benfica joga agora num 4-4-2 bem definido”, diz o sábio relatador ao mesmo tempo que nas imagens vemos o Cardozo a enfiar uma cotovelada na boca do adversário. Como se não bastasse, ouvi há dias um destes eruditos falar num “4-3-3 que, na prática, se traduz num 4-5-1”. Não coloco de parte a hipótese do comentador estar certo na sua análise, da mesma forma que não coloco de parte a hipótese de que esteja a fumar umas merdas estranhas enquanto relata o jogo. O que dizer então quando Maxi vai à linha de fundo cruzar uma bola? Que estamos a jogar em 4-2-3-1, mas que na prática é um 4-4-2, sendo que pelo entusiasmo dos jogadores do meio-campo se tornou num 4-2-4 que o sacana do uruguaio, com a sua intromissão no ataque, resolveu transformar num 3-2-5? É isto? 

Não quero saber. Deixo essa reflexão para quem gosta de ouvir as xaropadas do enfadonho e monocórdico do Luís Freitas Lobo. O meu futebol não é assim. O meu futebol é simples. O meu futebol, já o disse, joga-se com onze de cada lado. Tão somente isto. Não é o futebol dos meninos bonitos, depilados e de sobrancelha arranjada. É o futebol-macaco, de homens a sério, feios como os trovões, peludos, esguedelhados, cabelo aciganado ou simplesmente carecas mas sempre, sempre com uma bigodaça respeitável. É o  futebol dos Velosos e dos Carlos Manuéis, dos Diamantinos e dos Chalanas. O futebol dos homens de barba rija, dentro e fora do relvado. É o futebol dos jogadores que se emborracham e batem nas mulheres. Não é o futebol em que todos os craques têm mulheres boas que se despem para as revistas. É o futebol dos artistas que, em tendo uma mulher boa, esgaçam-lhe o esfincter dando-lhe uma razão válida para ser capa de jornal. 

Tudo isto para vos dizer o seguinte: não tenham a mínima dúvida de que Djaló é rapazinho para entrar em qualquer táctica que Jesus queira utilizar, assim ele arranje uma trunfa em condições, um bigode farfalhudo e dê ao traseiro da Luciana o tratamento que Portugal inteiro gostaria de dar.»



Fim da votação e vitória do JC por 129-106. Renhidinho, duro, repartido. No fim, venceu o machista. A Ulricha não gostou muito mas diz que não se importa. O resto tem queixas sobre a votação, sobre a democracia, sobre o sabor do gelado que se serve à entrada do estádio. São uns insatisfeitos, vocês. Façam concursos nos vossos blogues e deixem este concurso sossegado. Cambada de piegas.

Levei em conta o que disseram sobre a qualidade destes dois textos e fiz o que tinha a ser feito: mantive tudo como estava. Obrigado, no entanto, por darem a vossa opinião. Não serve de grande coisa, mas ajuda à democracia (que é uma coisinha muito boa). O ditador aqui decide. Não sou o grande líder mas para lá caminho - e, por favor, nunca metam imagens relacionadas com o Holocausto. É de uma insensibilidade histórica sem paralelo.


JC, envia novo texto. Tenta abarcar o universo feminino do blogue, que se resume a uma pessoa. E o outro rapaz, o PJ, que envie também. Lá porque anda a investigar o Carlos Cruz não quer dizer que não possa, num intervalinho para o donuts, escrever um texto para o concurso.


Obrigado pela participação. Segunda-Feira há final gloriosa.

36 comentários:

David Duarte disse...

Dois textos muito bons!

Francisco Correia (7) : texto que manifesta aquilo que o Francisco Correia poderia ser como escriba contando o dia a dia do Benfica : uma boa capacidade em universalizar os julgamentos subjectivos sobre o quotidiano do Glorioso.

JC (9) : o meu "coup de cœur". Certo, não é propriamente um texto sobre o Benfica, mas antes sobre a relação que se estabelece entre o espectador e o comentador desportivo (no caso doentio do espectador persistir em ter o volume ligado quando vê um jogo de futebol), entre a pseudo-ignorância de um e a pseudo-sabedoria do outro. Texto muito bem escrito.

P.S.: Hoje manifestou-se a minha costela de professor de alunas entre os 18 e 23 anos em pleno mês de Maio.

David Duarte disse...

Um off-topic : Ricardo, tomo quase como uma heresia o facto de teres tirado a imagem da troca de galhardetes entre o grande Coluna e o Maldini na final de 63 no Wembley!

Bo0geyman disse...

LOL

JC REI

resultado 1 - 8

Para anti-vieira já cá temos o Ricardo...

Blog adicionado a minha lista de visitas diárias e a ser seguido...
Se assim o desejar meu caro

http://ontemvi-tenoestadiodaluz.blogspot.com/

porque tambem de opiniões contrárias, democracia se faz o Benfica

David Duarte disse...

Correcção : o facto de nem ter olhado bem para a nova foto fez com que pensasse que era o festejo do Saviola depois de ter marcado contra os portistas. Mas não! Trata-se do Aimar depois de um magnifico golo! Nao se trata de heresia alguma, mas de metamorfose do totem!

Anónimo disse...

Boa tarde,

Concordo com o David Duarte! Dois excelentes textos.

Francisco Correia (8) - Uma forma muito curiosa de escrever sobre o nosso clube

JC (4) - Muito bem escrito, faltando-lhe a essência...Benfica

Um abraço

António Martins

Diogo disse...

Francisco Correia - 7
JC - 5

Pedro disse...

Boa tarde Ricardo,

Para mim um 6 - 7

Confesso que a diferença foi o remate ao ângulo nos descontos - "e dê ao traseiro da Luciana o tratamento que Portugal inteiro gostaria de dar" - foi algo de portentoso e indefensável!

Um abraço
Pedro

Diego Armés disse...

É quase injusto o JC ter de passar pelo filtro da chamada "democracia" esse terreno pantanoso onde qualquer anónimo tem voto na matéri...

Primeiro texto - 3.

JC - 8 (para lhe dar espaço para evoluir). Por mim, ficava já com o lugar.

Pedro Ribeiro disse...

Francisco Correia - 5
JC - 7

Foi muito bom ler o texto do JC. Tem um estilo espectacular e aquele parágrafo final é o lulz.
O Francisco Correia não merece negativa, mas foi uma abordagem igual a todas as que lemos na blogosfera e quem procura este blog sabe que aqui não estamos num blog "típico" da blogosfera benfiquista - reparem que não escrevi "típico do Benfica", hun han?

Ricardo disse...

David, a imagem deste blogue é a do Coluna com o Maldini. É essa que irá ficar por dois ou três séculos. Pontualmente, quando o momento exige (como o actual, com o nosso Pablito em destaque), muda-se a imagem. Mas só por uns dias.

Éter disse...

JC.

Pedro Cordeiro disse...

FC - 10
JC - 1

O texto do JC tem pouco ou nada de Benfica..não é para isso que aqui estamos? Mas confesso que o tema Luciana Abreu é de mestre! :)

Abraço e boas escritas

Maquinista de Azeitonas disse...

Jc sem dúvida, vejo a porcaria do futebol como ele e quando escuto freitas lobos dá-me vontade de fugir, não vá o palerma desatar a falar da problemática da aceitação prévia dos núcleos metamorfos das constituições da américa latina.

Correia 2 - JC 10!

Ricardo disse...

Éter, aprecio essa rebeldia (votos? pró caralho com os votos!), mas, se não votas como está escrito nas leis universais deste jogo, o teu voto é nulo. É a merda da democracia, já se sabe. E este blogue tem leitores que apreciam a democracia exemplar. Faz lá um esforço, rapaz, e vota dentro dos parâmetros. Não custa assim tanto.

Ulrich Haberland disse...

Gostei de ambos os textos (os melhores até aqui)

Francisco Correia - 9

JC - 6

Confesso que o texto do JC ganharia mas a imagem final que mistura futebol, mulher, esfincter e traseiro da Luciana me escapa...

Pedro disse...

Ricardo,

Esqueci de referir, nessa fantástica foto, este amigo teve a felicidade de estar na sétima fila na linha da trajectória da bola depois do remate do Pablito...

Abraço
Pedro

Anónimo disse...

Francisco Correia - 7

JC - 9

Não li as regras todas do concurso (nem me apetece ler) por isso não sei quais foram os crtérios do emparelhamento mas para mim estes são os 2 melhores textos até agora, é injusto um ficar já pelo caminho...

PJ disse...

Francisco Correia - 5
JC - 9

FC com um bom texto, sim senhora, não merece negativa, mas JC joga mais na minha praia, a do futebol bonito que entretém o adepto, até à estocada final sem apelo nem agravo, mesmo em cima do apito final. Ou do pito da Luciana.

Ricardo disse...

Ulrich, é uma pequena brincadeira, não é para levar muito a mal. Mas o JC saberá explicar-te isso melhor do que eu. Não votares no texto que preferes por uma questão de defesa dos direitos das mulheres... é uma opção. E é democracia. Está tudo certo.

Pedro, que bela imagem aquela. Eu estava, como quase sempre, no alto do Piso 3. Felizmente, atrás deste golo.

Ponta, não houve critérios de emparelhamento. O que fez das leis uma pornografia miserável.

JNF disse...

7-7

dois estilos diferentes, dois bons textos.

Anónimo disse...

Ricardo,

estes foram os melhores textos até agora... Por azar (?!!?) ficaram juntos numa meia-final. Será que foram as bolas quentes e frias no pote do sorteio?

Aqui vai a votação:

Correia : 7 pontos

JC: 8 pontos

PV, Braga

Ulrich Haberland disse...

Ricardo, mas eu não levei a mal, até brinquei (de forma pouco conseguida talvez, mas foi uma tentativa), e a minha votação nada teve a ver com defesa dos direitos da mulher nem vejo onde esses supostos direitos estariam aqui a ser agredidos... (easy joke not gona do it)

P.S - Talvez fosse possível repescar o derrotado deste duelo

Constantino disse...

Ricardo,

Chico Correia - 7 - antes de mais tens nome à lá jogador do paços de ferreira e só por isso começas logo com 2 pontos. Estou a ver o quarteto defensivo da capital do movel com mota, chico correia, chico oliveira e antunes. Quantos aos outros 5 pontos vêm de um texto bem conseguido e actual.

JC - 8 - ao contrário do chico, perdes logo à partida 2 pontos por teres nome de membro de banda dos morangos com açucar, a fazer trio com o ff e o cifrão. Portanto ganhaste 10 pontos pelo texto (aos quais subtrai os 2 do nome). Entras mais no meu nivel de tentar prender o leitor fazendo-o pensar ao longo do texto "é no proximo paragrafo que vou ler qualquer coisa de util... bem, não foi neste... mas no proximo...". Misturas temas, conceitos e teorias de forma abandalhada... o que é bom...

abraço.

lawrence disse...

FC = 6
JC = 8
Porque me identifico mais com a forma de olhar para o futebol do JC.

Diego Armés disse...

Ricardo, atenta no comentário do Constantino... Atenta. E ele sabe da poda.

Mentecapto da Silva disse...

Ricardo, vejo-me forçado a intervir, peço antecipadamente desculpa pelo maçada.

Estes textos enfermam de uma doença, de nome exótico como o beribéri ou tsé-tsé mas mais contagiosa: o yannick djálo. E eu, no superior interesse do Benfica, proponho-me evitar o contágio.
Não sei se influenciados pela tua opinião, os autores dos textos convergem, ambos, no sentido de avalizar a contratação do marido da floribela.
Para quem gosta de futebol e (acima de tudo) ama o Benfica, urge suster esta ideia.
Porquê?
Porque Djálo é péssimo. Djálo é "extremamente péssimo". Djálo é horrível. Djálo é "extremamente horrível".
Como pode alguém equacionar sequer a utilidade de um Djálo quando temos nos nossos quadros Gaitan, Nolito, Perez, B. César, N.Oliveira, Rodrigo, Mora, Saviola, Jara, Urreta, Yartei?!
Sim, repito: Djálo não pode "calçar", por isso alguém que descalce esta bota/tamanco!
Jesus quer encostá-lo à linha?
Jesus devia era encostá-lo à box!
Djálo é um retrocesso civilizacional, voltamos ao tempo do Mawete Júnior!
Djálo vai fazer-nos arrepender de termos dispensado o Balboa!
Djálo só é jogador de futebol para quem considere que o futebol são onze de cada lado.
Djálo rima com tóto. Yannick rima com post-it, por definição um autocolante desprovido de conteúdo. E é esta a minha avaliação dos textos: dois extensos "post-its".

P.S. Ulrich, a Joana Amaral Dias é tão "superfofinha" que até me esqueci da sua filiação clubística...imperdoável. Integras a aquipa como "independente", está resolvido.

Anónimo disse...

Na minha modesta opinião deveriam passar os dois "escribas". Foram sem dúvida os melhores textos!

Pontuações:

Francisco Correia - 9
JC - 5

Jorge Vasconcelos

GSSA disse...

Francisco -1
JC -10

POC disse...

5-7 para JC.

De resto, esta merda ia lá melhor se votassemos só num nome, como o Éter ;)

Ulrich Haberland disse...

@Mentecapto da Silva, independente gosto! :)

André Leal disse...

Ricardo, espero que não te importes que divulgue isto aqui:

Menos de um dia e já somos 117 signatários!

Petição pública contra a renovação do contrato com os porcos da Olivedesportos:

http://www.peticaopublica.com/?pi=SLBnaBTV
Petição Benfica fora da Sport TV

Éter disse...

Ricardo, em forma de protesto, mantenho o meu voto a infringir deliberadamente as regras porque, como já li algures aí em cima, estes dois textos são os melhores até agora e nenhum merece ficar de fora da fase final. Talvez o JC mereça ficar um bocadinho menos de fora mas o Francisco Correia deveria ser repescado e, quiçá, qual Dinamarca, surpreender tudo e todos e levar o caneco para casa.

Anónimo disse...

FC 1 - 0 JC (aquela da cotovelada do cardozo deu expulsão, penalti e golo)

Foto do Coluna 10 - 5 Foto do Aimar (e leva 5 porque tem o Aimar, caso contrário era 15-0)

Francisco disse...

Boas tardes,

Como defensor acérrimo de que deve existir fair play nas vitórias e nas derrotas, quero dar os parabéns ao JC e informá-lo que acabei de enviar os dois textos para a Comissão Disciplinar da Liga para análise..! Não deveria ser permitido utilizar a Luciana Abreu..é um golpe baixo e tenho a certeza que serás penalizado..e posteriormente despenalizado porque certamente a nossa lei não permite documentos como prova..! :)

Para além disso, fui acusado de ser anti-vieira..esta acusação é gravissima..até porque eu não sei de que Vieira estava o carissimo visitante a falar..do bom ou do mau!

CONSTANTINO: essa linha defensiva é poderosissima..mas faltava aí o mitico Chico Silva na baliza! :)

Um abraço e boa sorte para todos os finalistas!

JC disse...

Agradeço e retribuo a gentileza ao Francisco, que se revelou um adversário duro de roer, contribuindo sobremaneira para valorizar esta muito bem disputada semi-final.

Agradeço ao Ricardo, ao LFV, ao Fialho e ao Gomes da Silva, não necessariamente por esta ordem.

Quero agradecer também à minha mulher e à minha filhota, rezando para que nenhuma delas algum dia venha a ler este texto.

E, como é óbvio, agradeço ao traseiro da Luciana, fazendo votos de que não tarde em encontrar o seu Reinaldo.

Para finalizar: obrigado aos que votaram em mim; e obrigado aos que tiveram a sensatez de não o fazer.

Grande abraço a todos.

Ulrich Haberland disse...

Eu sou o "universo feminino do blog"? Que responsabilidade representar todo um genero...

Parabéns pela vitória JC, foi merecida. Aqui o "universo feminino" gostou do estilo apenas não se identificou com a temática abordada