sábado, 25 de fevereiro de 2012

A insustentável Razão do Ser


Fico desapontado quando percebo que estou numa daquelas fases em que olho para o futebol com excessiva racionabilidade. E encarar o futebol com racionabilidade é retirar-lhe grande parte da emoção, é torná-lo mais previsível, é remeter os afectos para um plano secundário, é, em suma, privá-lo de tudo aquilo que é a sua essência enquanto desporto apaixonante. Olhar o futebol por este prisma é uma seca dos diabos, como está bom de se ver, mas não há volta a dar: tem sido, para mim, uma inevitabilidade cair neste abismo de quando em vez. Julgo tratar-se de um qualquer mecanismo de auto-defesa - desenvolvido ao longo dos anos de forma inconsciente e que cresceu à medida que os sonhos de gloriosas conquistas se desvaneceram - que serve para me chamar à Razão quando a euforia em torno do Benfica ameaça dominar-me.

Não sei se são todas iguais, mas a minha Razão é uma meretriz impiedosa, gélida e irritantemente assertiva, uma desmancha-prazeres sem par que só quer mal ao meu Benfica. Diz ela que é tudo para o meu bem, que não gosta de ver-me metido em ilusões vãs. Acha a espertinha que os momentos de felicidade e euforia tendem a convergir para a desilusão e por isso mais vale jogar pelo seguro. Grande besta. Como se atreve a amputar a felicidade de um benfiquista pleno de uma ambição que o faz sentir-se abençoado? Pois se pudesse escolher, via futebol apenas com o Coração. Foi Toni quem me mostrou que não há forma mais pura e bela de fazê-lo quando, naquele memorável jogo de Leverkusen, se pôs a gesticular e a falar sozinho enquanto andava à volta do banco de suplentes após Kulkov virar o resultado para 2-3.

Diz a Razão que devo acautelar-me, que o Benfica tem uma boa equipa, mas não tão boa como ela própria supunha no início do campeonato. O Coração jura a pés juntos que o Benfica é a melhor equipa do mundo e arredores. Mas a razão, essa vaca-de-chocalho, não se fica e insiste em demonstrar que a equipa do Benfica tem graves lacunas. E vai mais longe: diz que estas já podiam e deviam ser sido supridas, concluindo assim, de forma arrogante e soberba, que não é só a equipa de futebol que revela lacunas no clube. O Coração, atarantado, apelida a Razão de má benfiquista e atira que esta se queixa de barriguinha cheia pois está em primeiro lugar no campeonato. A Razão ergue o tom para lembrar que acabámos de perder em Guimarães de forma inapelável, assustadora até. O Coração, atemorizado, mirra e remete-se ao silêncio. A Razão toma-me de assalto. Assim mesmo, de rompante, grosseira, sem pedir licença, acomoda-se em mim durante dias, mais dias do que faria supor, tornando a minha semana irremediavelmente cinzenta, a roçar mesmo o deprimente.

Chegado o dia de hoje, a Razão resolve aliviar-me um pouco. Conheço-lhe as manhas: também sabe ser cruel, a Razão. Percebendo que estou completamente tomado por ela, deixa-me fugir-lhe um pouquinho, dá algum espaço ao Coração e fica à espreita, aguardando pacientemente a oportunidade de voltar a esmagar-me. Apesar de puta sádica, nem a própria Razão tem razão de ser se não tiver com quem discutir. O Coração aceita o desafio e entra de rompante com um poderoso “vamos a Coimbra golear”. A Razão argumenta com serenidade que a vitória pela margem mínima é mais plausível e deve ser considerada bastante satisfatória. O Coração remata que o Javi está de regresso, fortalecendo significativamente a equipa em relação ao último jogo. A Razão contrapõe que, a avaliar pelo último jogo, também as experiências de Jesus estão de regresso. Quase a perder as estribeiras, o Coração quer acreditar que Capdevila será finalmente titular. A Razão afirma que é possível, desde que Emerson seja o condutor do Audi que se espatifou contra o autocarro do Legia de Varsóvia. A calma e prontidão da Razão nas suas respostas levam a que o Coração exaspere e sentencie: “Ai é? Então olha, escreve o que te digo: não só goleamos como o Emerson vai fazer a assistência para um dos golos!”.

A Razão ausenta-se da discussão e pede para falar-me a sós. Diz-me que o melhor é que o post fique por aqui pois aquilo já não é o Coração a falar, é pura parvoíce. E explica-me que não posso correr o risco de acreditar em parvoíces daquele calibre sob pena de poder vir a ser confundido com um sportinguista.

Bem vistas as coisas, a Razão só me quer bem.


18 comentários:

lawrence disse...

Meu caro, andava com um problema que era de como conseguiria eu expressar tudo isto que acabei de ler?
Enquanto o meu caro apresenta uma condicionante eu tinha duas:
1 - Que não me chamassem benfiquinha, sapo ou pior ainda, porko.
2 - Como passar para os dedos o que está na cabeça?
Assim, fica-te com os insultos.
Eu, cá de longe, assim como quem não quer a coisa, estou contigo!

Ricardo disse...

JC a dar razão aos leitores. Que texto bom, meu caro.

Não tenho muito a acrescentar. Concordo e é só.

E claramente o Coração andou a mamar copos como se não houvesse amanhã. É que não só Capdevila não será titular como nem sequer se deslocou a Coimbra - digamos que é mais uma experiência à Jesus. Mas parece que em casa sonhará com golos.

Essa do Emerson fazer uma assistência é muito boa. O Coração anda todo destrambelhado, é o que é.

Prognóstico: 1-3

Hat-trick de Emerson.

Hugo disse...

Excelente texto!

Concordo...o futebol não devia ser razão, apenas emoção pura, a viver ao sabor do momento...

Mas a razão, de quando em vez, apodera-se deste bicho chamado homem e nada há a fazer!

Contudo, o meu grande problema após esta última semana foi ter que esperar por Sábado para ver novamente o meu (nosso) Benfica a jogar e mostrar que Guimarães foi um mero acidente de percalço...

Foi uma semana difícil e demasiadamente longa mas acredito que, no fim, vai valer a pena a espera...

Carrega Benfica!!!

Pedro disse...

JC,

Muito bem, conseguiste expressar o sentimento desta semana de grande parte dos Benfiquistas, pelo menos daqueles com dois dedos de testa...muito bom caro amigo!

Abraço
Pedro

eupensopelaminhacabeçaeusoulivre disse...

Texto soberbo! Perfeito! Bem quase...
Não gostei que chamasses puta á razão... aliás desgosto que chamemos puta a quem quer que seja! Coisa minhas... parvoíces... mandar tipos para o caralho cus foda e cenas assim pode até não me ofender... mas chamar putas e maricas... desgosto...cada um que viva a sua sexualidade em paz :)

Voltando à vaca fria... alguém viu o Porto contra o Manchester? Quando pergunto alguém viu, falo de ver mesmo...percebem? Então vão ver o jogo... e irão perceber que a "puta da razão" está cheia dela...

Só duas vitórias consecutivas acalmarão este meu coração racional...

Ah e tal hoje nem que seja meio a zero... sim...pois [enorme suspiro]... mas se estamos numa de pedir ao coração do universo...olha que sejam 4-0 com nota artística... só para ficar mais descansadito... que não ficarei diga-se...

Até ao próximo comentário do jogo... daremos todos alvissaras a JJ que finalmente colocou Saviola a defesa esquerdo deixando-nos todos alegres [finalmente] é que nem Martins nem Cap foram convocados, portanto deduzo que finalmente Saviola terá a sua oportunidade a defesa esquerdo... esta não é minha é do blog eterno benfica!

Jerónimo (V.V.) disse...

Tão giro... a Razão e o Coração... quem se havia de lembrar disto.
A minha sugestão é ouvires sempre a Razão em detrimento do Coração, e olha... parece que a Razão está a dizer-te para não te aborreceres mais com o Benfica, não apanhares desilusões nem frustrações, e que o melhor é afastares-te do Clube, parar de falar ou escrever sobre o SLB, compreender que enquanto adepto tens pouco ou nada a acrescentar ao clube, tudo por uma vida melhor!
Segue a Razão! É o melhor, pelo menos para ti, porque para o Clube é (és) indiferente. A Razão é que sabe, confia nela e melhora a tua vida ao deixares o Benfica sossegado. E claro, leva o teu coleguinha de blogue.

Mindfuck disse...

Comé com o jogo contra a AAC, vais continuar a ficar nas imediações do estádio com o Constantino?

Ricardo disse...

Não, Mindfuck, quando os preços são aceitáveis para o recinto que recebe os jogos - como é o caso de hoje - apoia-se por dentro.

Ulrich Haberland disse...

JC a cadeira de sonho está muito bem entregue. Muito bom, muito bom mesmo!

Hoje acompanho o prognóstico do Ricardo: 1 - 3 (mas só acompanho até aqui, milagres reservo para a final da Champions)

Mindfuck disse...

Se ficassem cá fora ainda vou pagava um fino xD

zigofrigo disse...

Se a racionalidade é tanta, pergunto-te onde vais buscar tanta certeza para saberes que Capdevilla é melhor jogador que Emerson? Já sei, tens olhos para ver e quando vês só usas a razão! És daqueles felizardos que não misturas a razão com a emoção! Nada disso! Sorte a tua, pois julgas poder meter a emoção num qualquer saco e usar a penas a razão, como se esta não tivesse, sempre, dependente da outra!

E seguindo este raciocínio, acharás que JJ não põe a jogar Capdevilla por uma qualquer embirração "emocional", a tal teimosia que muitos falam!

Já a mim a racionalidade só me complica a vida. Sei que ela depende sempre da emoção. Posso ser o mais racional possível mas a emoção está sempre presente. E isso diz-me que as minhas certezas racionais podem ser os mais disparatadas para os outros. É o que acontece, por exemplo, quando discuto futebol com corruptos ou submissos.

Acho que ressalta do teu texto a tua racionalidade emocional! És daqueles que acredita que o Benfica podia estar bem melhor se tivesse melhores dirigentes e treinadores ou, então, se as coisas fossem feitas como tu pensas, neste caso racionalizas, estaríamos bem melhor!!!

Gostava de pensar como tu e culpar os que tem responsabilidades pelo insucesso dos nossos mas minha racionalidade não o permite! Não me dá certezas! Não me garante que com outras abordagem aos últimos 3 jogos teríamos ganho! Ela diz-me que o Benfica compete numa liga viciada e não é uma equipa tão superior aos corruptos como muitos defendem! Além disso perder ou empatar é uma das faces de um jogo de futebol! Já a emoção diz-me que acontece sempre o mesmo e os cabrões conseguem sempre os seus intentos! É quando penso que vivo num filho da puta de um país...

benfiquista a serio disse...

caros amigos benfiquistas,

já cansa! é sempre o mesmo filme! nas alturas decisivas falhamos! que se contrate um bom psicolgo ou então um treinador que perçeba de psicologia. não podemos baquear mais nestas alturas decisivas.
somos roubados descaradamente e a nossa direção e o treinador nada! há tempo para defender o bruno alves e para falar das derrotas do porto contra o manchester e dos arbitros nada. somos uns anjinhos! já tinha antevisto isto na segunda-feira.
o mourinho para ganhar este ano ano anda desde o ano passado a desmacarar os arbitros espanhois das beneces do barcelona. deu ou não deu resultado, já tem + 10 pontos que o barça.
o nosso treinador e a nossa direção que aprenda ou tenha vontade para mudar este estado de coisas. é sempre a mesma coisa, somos roubados e nada. quanto já tivermos sem hipoteses de ganhar o campeonato é que LFV e JJ vão falar das roubalheiras. foi assim o ano passado, depois de sermos roubados nas 1ºs 5 jornadas só vieram falar quando já estavamos a 9 pontos.
continuo a não perceber a forma de marcar cantos, continua-se a não aproveitar esses lances que dão muitos golos. contrate-se o hugo viana ou miguel veloso só para marcar cantos já que os nossos jogadores não há maneira de aprenderem

Unknown disse...

Quase que parecias um oráculo avisando-nos para o descalabro que aí vinha JC, grande texto ...
Estou muito fodido, démos 45 minutos de borla, depois jesus que até esteve a tirar matic e gaitán, decidiu foder tudo e tirar o mago e deixar o gordo que passou o jogo todo a fazer merda em campo ...
O desespero foi tal que nos últimos 15 minutos em vez de jogarmos à bola, démos uma de sporting contra nós e desatámos a balonar bolas a partir da defesa sem resultados.
Quando será que os lançamentos laterais são feitos curtos para que o adversário não saiba se sai cruzamento ou não ?
O cabrão do árbitro ia com o trabalhinho bem estudado e ajudou-nos a entrar em casa contra o porco em igualdade ...
Não sei o que se passa, se é tudo efeitos da ida à Rússia, mas esta quebra acentuada de forma, 3 jogos de merda, é muito preocupante ...

Mentiroso disse...

Bruno César: Vende-se

Emerson: Dá-se

Cardozo: Daaasssseee

benfiquista a serio disse...

quando temos um treinador e um capitão que veem defender o anjinho da besta bruno alves. vejam só o quão nos prejudicou, já vai em três jogos sem o rodrigo (pq em guimaraes ele não estava 100%), era só o jogador em melhor forma.
quando temos um treinador que quando estava no braga e jogava contra nós falava em playstations e agora somos roubamos descaradamente e nada diz.
já não tenho pachorra para isto.
só uma pergunta será que JJ quer mesmo ser campeão no nosso clube? é que desde que ele encostou à parede LFV aquando da renovação do seu contrato deixa-me duvidas.
e o nosso presidente continua apoiar corruptos para a FPF e liga e considerar amigos salvadores e oliveiras, será também que quer ganhar titulos no nosso clube?

são estas duvidas que hoje mais que nunca tenho. como é possivel estar 5 pontos à frente dos corruptos e em dois jogos perdemos essa vantagem. eu na seginda feira passado já previa isto e comentei que este ano já era. todos os anos é sempre a mesma coisa.
como diz o grande viriato de viseu já estou farto de losers.

eupensopelaminhacabeçaeusoulivre disse...

Ontem fazia-nos tanta falta termos entrado com um lateral esquerdo... foi isso que nos faltou porque o mestre da tática até mexeu na equipa a tempo e horas e com inteligência... mas esta mania de entrarmos com 10 vai foder-nos bem fodidos - e isso sendo bem agradável provavelmente uma das coisas melhores da vida, isso e comer com os amigos, uma belas de umas bejecas, o pôr e o nascer do sol, a natureza campestre - onde me levaria esta minha reflexão, mas fico-me por aqui - dizia eu ontem até aceitava o Saviola a defesa esquerdo, mas não...

E pronto parece que ... iremos...

eupensopelaminhacabeçaeusoulivre disse...

Ao minuto 58.43 é penalty!

David Duarte disse...

Sou so eu a achar isto ou o Benfica do Jesus, chega Fevereiro e Março, e dà sempre o berro?