sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Pobre Sporting.

Ao contrário do que possa parecer pelo último post, imagino o Benfica com relações de cordialidade e estratégias comuns com os dirigentes do Sporting. Num mundo perfeito, essa seria a natural sequência dos dois maiores clubes nacionais, que nasceram e cresceram, apesar das rivalidades e alguns bizarros episódios, em constante e mútuo respeito.

Mas o mundo, malandro, não é perfeito e gerou na generalidade dos sportinguistas um sentimento tão estranho quanto nefasto para o próprio clube: odeiam mais o Benfica do que amam o Sporting. Mas não é só ódio; há ali inveja, dor de segundo filho que tem de levar para a escola os livros ratados do irmão mais velho; há ali choro, mágoa, uma raiva contida e amordaçada que depois desagua em pura maldade, em puro veneno, em violento desespero.

Para eles nada mais importa do que o dia em que recebem o Benfica em Alvalade. A equipa estraçalhada, pior arranque de sempre da história do clube, já eliminados da europa e da Taça, a meio da tabela, um caos organizativo, treinadores sucedem-se a cada 3 meses, em falência técnica, com pedidos de insolvência da sad, rumo a um provável cenário de abismo desportivo e financeiro - há o sério risco de ser comprado por elementos alheios ao clubismo -, e o que tem esta gente discutido nos últimos dois meses, quase desde que começou a época? Claro, o jogo com o Benfica.

Dirigentes, conselheiros leoninos, ex-candidatos anunciam que pode ser a salvação da época! Nas redes sociais debate-se: será, não será? O treinador ainda não percebeu a demência e dá um passo em falso, perguntando sobre a importância de uma vitória sobre o Benfica se na semana seguinte houver nova derrota; logo alguém resolve aquele passo em falso do ingénuo belga e manda viola, esse especialista da causa leonina, anunciar ao país: é o jogo do ano para o Sporting!

De modo que não espanta que, tendo visto o seu jogo da Liga Europa adiado para hoje, aquelas cabecinhas tontas tenham entrado em efervescência: ao natural medo de perder, juntou-se a oportunidade de adiar o acontecimento futebolístico da época na esperança de encontrar o momento ideal - que nunca existe, mas que, como uma ida ao dentista, há-de ser um dia, hoje é que não.

Nem amanhã, muito menos no Domingo, nem pensar em Segunda-feira! O Sporting - informa-nos Pedro Sousa, um apaixonado relatador que acabou a fazer figuras tristes (o coração nem sempre tem razão, Pedro) -, ao abrigo de uma imaginária lei, não se apresentará a jogo. Repare-se na pesporrência de tudo isto: além de já terem jogado por 3 vezes esta época em igual situação (2 contra Porto e Braga, jogos sem importância), ainda se acham no direito de inventar uma lei e - choro supremo - não pedir, não procurar um entendimento, não tentar apelar à sensibilidade benfiquista, não, o Sporting, como filho menos amado de um mundo cruel e injusto, com as roupas usadas e largas do primogénito, faz birra e diz que não joga se não lhe comprarem um Noddy novo.

Compete ao ventoinha lembrar ao rapaz que ainda tem de pagar o que deve e que, se não for brincar, a gente ganha sem sujar os calções. À Nené.

14 comentários:

POC disse...

@Ricardo, parabéns, fantástico texto este. Explica tudo.

Viscondes, desentupam a sanita, o jogo é segunda-feira.

Duarte disse...

Venho cá às vezes porque me pareces um benfiquista lúcido.

Não tenho acompanhado as declarações e posições sobre o adiamento ou não do jogo de 2.ª.

Queria apenas dizer que não esperava uma generalização nos primeiros parágrafos...

Nem todos os sportinguistas odeiam mais o SLB que qualquer outra coisa, nem é verdade que andemos há 2 meses a discutir este jogo. Recuando esses 2 meses estávamos sem treinador - SP despedido a 5/10 + coisa - coisa - e o Benfica vinha longíssimo.

Enfim, o Sporting não tem nada a ganhar, resta para garantir uma boa afluência "picar" um bocado. Daí a concluir que todos ficaremos contentes com a vitória como se de um campeonato se tratasse, vai um passo enoooorme. Vale 3 pontos e vale um sorriso mais rasgado e a boca de café.

João Soares disse...

Excelente. Muito bem.

Mr. Shankly disse...

Acho que a questão é mesmo essa. Nunca vi uma direcção do Sporting com tamanho complexo de inferioridade em relação ao Benfica. Se tivessem ligado ao Presidente do Benfica a tentar chegar a um entendimento tenho a certeza que as coisas se resolviam. Mas não: uma hora depois da decisão de adiar o jogo de ontem, o Sporting "exige" a alteração da data e ameaça falta de comparência. Ou seja, pela segunda época consecutiva, criam-se desculpas para que as claques de parte a parte dêem largas à violência no dia do jogo. Nuncavi tamanha incompetência e falta de senso comum.

João Bizarro disse...

é como li algures: Se não querem jogar na Segunda, comecem a jogar futebol que justifique jogarem na Primeira.

POC disse...

@João Bizarro, obrigado, de mestre. Coloquei no meu tasco.

kino disse...

Eu como Benifquista tenho pena de o Sporting está a ser atirado ao abandono por este bando de dirigentes miseráveis! Eu que muito critico a direção do Benfica, olha para esta do Sporting e revolto-me! Epa faz bem rir-mos um pouco do mal dos nossos rivais, faz parte do jogo, das picardias (isto é parte do jogo)! È algo que traz outra magia ao jogo: mas caralho estes dirigentes do Sporting fartam-se de humilhar os que amam de verdade o sporting; se eu me sinto contente com o estádo do sporting, digo já que não! Nasci e cresci olhando po derby como sendo o jogo que pára Portugal, e o estádo que está o sporting espelh-se bem em nos Benfiquistas! Neste momento olhamos po jogo como um derby mais, porque o jogo da verdade é contra os corruptos!

Anónimo disse...

pobre sporting ?
so tenho um desejo , que o benfica os arrase se possivel , sem dó nem piedade , espero que o benfica nao dê uma de pai natal como costuma dar , vao pro caralho esses gajos

Tobias Minus disse...

outras haveria, mas...

para mim uma só razão para o Benfica recusar adiar o jogo

a insolência do comunicado

emanado por um qualquer pateta alegre do gabinete de comunicação do Sporting

sem cuidar se teriam a razão do seu lado

Pulha Garcia disse...

Ricardo,

totalmente de acordo. É triste um clube como o Sporting fazer coincidir péssimos jogadores com dirigentes abaixo de péssimo. Já jogaram 3 vezes esta época com igual intervalo de tempo e só agora é que é um problema? Depois de duas semanas de paragem? Só para quando o Cardozo e Cia fazerem o mais natural, poderem dizer que "só assim é que ganhamos"? Que falta de fair-play. E ainda começam as frases por o Sporting exige, o Sporting recusa, etc...

John Billy #37 disse...

O Godinho sabe muito bem que se perder contra o Benfica é logo demitido na hora.
Qual a melhor maneira de tentar evitar essa situação? Comprar uma guerra contra o Benfica, nem que seja para distrair os sportinguistas da péssima situação do clube.
Não acredito que eles tenham algum interesse em adiar o jogo. Alias acho que o adiamento do jogo é mais benéfico para o Benfica que teve um jogo desgastante em Barcelona e ainda tem jogadores a recuperar de lesões enquanto o Sporting terá hoje um jogo para encher chouriços.

Unknown disse...

A verdade é mesmo essa, a direcção do Sporting acossada por todos os lados sabe que o agregador mais fácil é uma guerra com o Benfica.

Assim (man)terão o apoio da claque, dos lagartos da velha cepa que gostam mais das derrotas do Benfica do que das vitórias do Sporting e permitem que os sócios se preocupam menos com as contas, com as VMOCS e a sua conversão que poderão retirar a maioria da SAD ao Sporting e entregá-la aos bancos. Se a isto juntarem uma vitória no derby, poderão somar mais um mês de descalabro desportivo que têm uma folguinha dos críticos.

Sou sincero, gostava de jogar na terça para que não existissem desculpas, mas essa atitude de exigência tira-me do sério. Ainda por cima ainda nem pagaram os estragos.

Será que é preciso pedir ao Nilton para ligar para o Godinho a dizer: "PAGA O QUE DEVES" ?

masterzen disse...


Se eles caírem um dia numa situação catastrófica é ir buscar os jogadores que nos fazem falta quer no plantel principal quer na formação.

Não somos rancorosos temos apenas memória.
Além do meio milhão que nos devem da bancada ainda temos a conta do Pacheco e do Paulo Sousa.

O que me preocupa é a qualidade do relvado que vamos encontrar.
Se calhar deveríamos era colocar isto do adiamento em pratos limpos e exigirmos um relvado de primeira divisão.

Vamos Benfica!

mnlopes disse...

A mim o que me preocupa é a quantidade de golos que andamos a desperdiçar e a maneira displicente como a nossa equipa tem abordado os lances no último terço do terreno. Isso sim.