sexta-feira, 31 de maio de 2013

Código Luís Filipe

A 26 de Junho de 2009 - 9 anos depois de ter chegado ao Benfica e 6 após ser reeleito pela primeira vez, já com a "consolidação financeira" executada -, o líder Vieira falava ao povo, desta vez com o foco no sucesso desportivo: 

 «Falta-nos conquistar títulos. Posso garantir que este mandato será para fazer obra nisso. Temos serenidade para investir no nosso ‘core business’ e ganhar não um, mas dois ou três campeonatos seguidos». 

 Vieira prometeu "dois ou três campeonatos seguidos", mas de facto só ganhou mesmo um. Não dois ou três seguidos, um. Mas nessa noite em Vila Nova de Gaia, enquanto prometia coisas - afinal, a sua grande especialidade - Vieira não esqueceu a sua grande mais-valia, o atacar a "oposição" (seja lá o que isso for no Benfica): 

 «A inveja faz o mal de muita gente, especialmente dos incompetentes, dos que não conseguem fazer». Repare-se na lógica: «a inveja». As pessoas que criticavam Vieira e a sua visceral incompetência eram «invejosos». Mas... invejosos de quê? Não sabemos. O palpite, no entanto, tem de ir para uma coisa muito lógica: as pessoas tinham inveja de que Vieira na altura já tivesse ganho, em 9 anos - 6 como Presidente -, muita coisa. Assim do tipo... 1 Campeonato. Faz todo o sentido. Malandros dos invejosos, pá. 

 E o que diz Vieira, 4 anos e 3 campeonatos perdidos depois? 

 «Esta não foi uma época de sonho, mas foi uma época que nos fez sonhar como há mais de 20 anos não o fazíamos». Não foi de sonho, mas foi uma época «que nos fez sonhar». É bonito e romântico. Sonhámos, valha-nos isso! E mais, grande líder? 

 «É evidente que quando não se ganha temos a tendência suicida de colocar tudo em causa. A verdade é que se tivéssemos ganho haveria coisas que teríamos de corrigir, mas também é verdade que o facto de não termos ganho não significa que tudo está mal». Cá está: quando não ganhamos, temos a tendência suicida de colocar tudo em causa. É bem verdade. Abutres, são todos uns abutres. É que querem ganhar esquecendo esse pormenor que diferencia os heróis dos outros: «também é verdade que o facto de não termos ganho não significa que tudo está mal». Não, está tudo óptimo. Só falta ganhar. De resto, estamos maravilhosos, lindos, elegantes. Estamos como queremos. Obrigado, grande líder. Só tenho uma pergunta: mudamos alguma coisa? 

 «Vamos mudar aquilo que tivermos de mudar mas com ponderação, para não estragar tudo o que de bom conseguimos nos últimos anos. Não devemos ter medo das nossas convicções». Excelente. Não tenhamos medo das nossas convicções como aquelas que há 4 anos diziam que, e cito o nosso grande Presidente: «Posso garantir que este mandato será para fazer obra nisso. Temos serenidade para investir no nosso ‘core business’ e ganhar não um, mas dois ou três campeonatos seguidos». Grande líder, não mude nada, nem sequer «com ponderação», o caminho tem de ser este, não «tenhamos medo das nossas convicções», enorme Presidente. E pode deixar-nos alguma coisa (vá, aos políticos da Assembleia mas estamos por tudo)? 

 «O que vos posso aqui deixar é que vamos manter o rumo e continuar a trabalhar com a mesma seriedade, o mesmo rigor e a mesma paixão que nos trouxe até aqui». Lindíssimo. Podemos não ganhar nada, mas, caramba, temos um poeta como Presidente.



18 comentários:

MoJoDeath disse...

Mas que paixão é que LFV trouxe para o Benfica? Rigor? Não me façam rir.

Benfiquista Tripeiro disse...

Ricardo, esquece que isto só vai para pior. Estou muito desiludido, não só com a porcaria de época que fizemos (títulos zero, por isso a época foi miserável, não me venham cá com as notas artísticas), mas também com a conivência dos adeptos e da esmagadora maioria da blogosfera em relação ao estado actual das coisas no Benfica.

Mesmo achando que o porto beneficia muito mais do sistema do que o Benfica, isso não explica tudo, ao contrário do que diz a opinião geral. A falta de cultura de exigência que grassa no Benfica, a falta de cultura de vitória instalou-se em todo o clube, no futebol e nas modalidades, ao ponto de se achar que esta época foi uma evolução porque se chegou às decisões. Enquanto os adeptos não mudarem, o clube também não muda. Os que lá estão continuam a ganhar dinheiro sem merecer, já que não há contestação. Daqui a 7 anos o porto apanha-nos no número de campeonatos e o vieira virá dizer que estamos no bom caminho, que estamos quase lá. Estou muito decepcionado com a carneirada Benfiquista.

SLBenfica Vencedor disse...

Candidata-te a presidente, Ricardo.

Estou desejoso de te ver a pôr o Benfica a ganhar 3 campeonatos a cada 4 anos.

Estou também desejoso de te ver a conseguires que desapareçam DE VEZ os Hugos Miguéis e os Xistras, que tiram ao Benfica 12 pontos por época, todos os anos, invariavelmente.

Estou desejoso também que consigas ganhar bué cenas e tal e ter só 2 ou 3 milhões de passivo, e, deixa cá ver, uns 537 milhões de euros anuais de lucro.

Quando o conseguires, dou-te um beijinho na boca, com a língua.

Mas vá, mesmo que eu não dê, porque não quero que seja essa a tua motivação, espero sinceramente que organizes já a tua candidatura.
Afinal de contas, mais ano menos ano, o LFV vai deixar de perder só campeonatos e taças e vai passar a perder eleições.

SLB4EVER disse...

LOL Ricardo não me faças rir que o tempo é para seriedade e amargura mas sabes tão bem quanto eu que o poeta é apenas um orador.
Diz ursos neste momento? A grandeza do clube foi construida pelas acções dentro e fora de campo e por uma mentalidade que não passava pela demagogia bacoca e pelas palavras ocas que caracterizam a sua ditadura!

Falar em incompetencia quando ele apoia inequivocamente corruptos é obras.

Colocar tudo em causa ele quer dizer que ele e o treinador são o Benfica e portanto intocáveis.

Manter o rumo é ter que gramar com ele e o JJ mais dois anos mesmo que não se ganhe nada e por vontade dele ainda mais uns bons anos.

Um pedido de desulpas pela patética actuação e comportamento na final da taça? É esperar sentado e continuar a sonhar...

SLB4EVER disse...

@SLBenfica Vencedor, nunca ví o Ricardo fazer essas promessas ou manifestar interesse no cargo, quem as fez é que as devia assumir, ou então não as faça, no mínimo assuma os seus erros e que se deixe de desculpas baratas, é o andar em festa, é o agora é que já sei onde falhei mas o resultado é sempre o mesmo. Já agora para limpar os parasitas vendidos como hugos migueis e proenças dava jeito não apoiar inequivocamente corruptos.

Nuno Viana disse...

O LFV não foi eleito por 83% dos sócios? Isso não significa que a esmagadora maioria dos sócios o escolheu para liderar o Clube e tomar decisões? Não será um pouco cedo para se começar a campanha para as presidênciais de 2016?!?
Era tão bom que te fartasses desta "luta inglória", onde por uma lado uma insignificante minoria continua a"pregar no deserto" e a espalhar ódio a LFV, enquanto a esmgadora maioria vai desprezando essa minoria. Minoria essa que continua a acreditar (haja paciência...) que eles é que sabem o que é melhor para o Benfica, enquanto a esmagadora maioria não sabe nada de nada.. a sério, não te cansas??

M.Silva disse...

O Sr. Nuno Viana pelos vistos gosta do actual estado das coisas. O que me leva a questionar se será mesmo Benfiquista....

SLB4VER disse...

As esmagadoras maiorias, tipo as maiorias que em todas as eleições votam sempre no mesmo (mesmo que não seja nos mesmos nomes) que de mandato em mandato vão afundando o país?
Tipo a maioria que deu a Hitler todo o poder para poder cometer dos piores crimes já vistos contra a humanidade?
Iá as maiorias são sempre muito inteligentes e estão sempre certas, para quê ter opinião e espirito crítico e ponderar nas coisas mais vale fazer como a maioria e acreditar em toda a propaganda, é tão confortável ser apenas mais um no rebanho.

Frank disse...

O discurso do Vieira não é bom nem mau, é indiferente. O que é mau é não ganharmos. Mas para mim isso deve-se sobretudo aos árbitros. Ou serei eu que estou a ver mal quando verifico que o Porto este ano só teve um penalty contra (quando ganhava por 3-0...) mesmo no fim do campeonato? Serei eu que estou a ver mal ou o Porto perdeu um jogo em 3 anos (caso único no futebol europeu)? Serei eu que estou a ver mal ou no último jogo do campeonato passa-se uma autêntica farsa miguelista? Serei eu que estou a ver mal ou os pontos que conquistámos este ano dariam para ser campeões na maioria das épocas passadas?
Mas como aqui neste blog se defende que as arbitragens não têm influência nenhuma, então eu não sei qual a diferença entre o rumo (?) que propõem e o do LFV (que fica calado em relação às arbitragens) faz ou deixa de fazer. Esclareçam pf porque eu gostava de perceber.

Ou era o Rangel ou o Bruno Carvalho que ia ganhar todos os títulos possíveis e ainda mais alguns?

Anónimo disse...

patriarca disse:

Brevemente vai começar mais uma época DO QUASE...chegamos perto do final dos torneios e depois QUASE ganhamos e com aquilo que o LFV está a fazer é mais do mesmo, aliás, do QUASE...QUASE ganhamos e depois o PORCO arrecada os Títulos. quase...VERGONHOSO. QUASE.

O Bandido disse...

´Temos um poeta a presidente, mas nem é ele que escreve os textos, quando o ouço a ler o que está escrito, lembro-me sempre de uma caixa de cartão falante, zero de emoção mas muitas promessas como é seu apanágio. Serei abutre com muito orgulho, enquanto o Benfica estiver entregue aos bichos.

SLBenfica Vencedor disse...

Eu peço a todos os benfiquistas opositores a LFV, que acham que ele é uma merda andante, que se organizem, que procurem uma solução que o enfrente e lhe ganhe as próximas eleições.

Peço a todos os benfiquistas que consideram que existe alguém capaz de fazer melhor, neste momento, que se candidatem, que apontem nomes, que concebam projectos.

Peço a esses benfiquistas que digam como é que o Benfica, mesmo com esta corrupção escandalosa que lhe tira tantos pontos todas as épocas, conseguirá ganhar nas próximas épocas, mesmo tendo em conta que o Porto em três anos tem duas ou três derrotas no campeonato, caso único na Europa, e que só demonstra como a corrupção está mais forte que nunca.

Peço também a todos esses benfiquistas que me digam se o "apoio inequívoco" foi literal, ou se foi uma ironia, ou se foi uma estratégia não comunicada ao público porque não tinha de ser assim.

Peço também que me digam como é que se combate facilmente a corrupção no futebol de forma tão fácil, sabendo que o GENERAL MÁXIMO é recebido no parlamento como chefe genial de um clube desportivo.
Como é que se combate facilmente a corrupção no futebol no mesmo país em que esse GENERAL é avisado de que receberá visita da polícia, fugindo do país.
Como é que se combate facilmente a corrupção num país em que juízes aceitam decidir julgamentos em troca de bilhetes para ver o CRAC na Champions.
Como é que se combate facilmente a corrupção sabendo-se que se o presidente/treinador/dirigente do Benfica critica arbitragens e nomeações é MULTADO e PROIBIDO DE EXERCER FUNÇÕES durante semanas ou meses, enquanto o GENERAL MÁXIMO,aka,GERENTE DA CAIXA, bem como o Vitó podem falar, dizer o que bem querem, falar dos jogos dos adversários, dos árbitros dos adversários, e nunca nada acontece.

Gostava de saber como é que se combate facilmente a corrupção sabendo que:
- o Luisão empurrou involuntariamente um árbitro, que logo fez um enorme teatro e se atirou para o chão, sendo castigado durante meses, sem qualquer apoio da FPF;
- o Raul Meireles cuspiu VOLUNTARIAMENTE no árbitro, foi castigado com 11 jogos e logo a FPF veio apoiar o recurso que permitiu a redução do castigo para (apenas) 4 jogos!

Eu compreendo todas as críticas do Ricardo, algumas são muito justas.
Não concordo, nem nunca concordarei que se critique e se fale de fora como se fosse FÁCIL dirigir, presidir, treinar, decidir, num ambiente tão corrupto, tão podre, tão injusto, tão enviesado.

Porque se realmente é FÁCIL fazer melhor, se é evidente que o LFV só não faz melhor porque é um VENDIDO, ou porque é um LABREGO, ou porque é um PATO BRAVO, ou porque é um PORTISTA-SPORTINGUISTA disfarçado, então, por favor, arranjem alguém que corra com o LFV dali, porque os benfiquistas todos querem que o Benfica GANHE!

Até hoje o que vimos, nos últimos 20 e tal anos, foram Damásios, Azevedos, Carvalhos, Cristóvãos, Rangéis, e outros que tais, que não têm a mínima capacidade para fazerem metade do que o LFV fez.

Se é tudo tão evidente, se é tudo tão fácil de mudar, então pois que se candidatem e MUDEM, por favor.

E se é tão fácil combater a corrupção, começem a reunir imagens, informações, notícias, comentários, vídeos, que demonstrem como a corrupção é EVIDENTE, vergonhosa, escandalosa. Façam pelo Benfica o que gostavam que o presidente fizesse, na medida das vossas possibilidades. Não chega só criticar.
Se não querem apoiar o Fernando Gomes, organizem informação para demonstrar que ele está a mais, e que o futebol continua podre.
Não se limitem a criticar o presidente actual do Benfica, porque se calhar é o único que faz ALGUMA coisa para tentar vencer a merda que inunda o futebol português.
Façam pelo Benfica! Façam!

Zé de Fónes disse...

Acrescento: 14/01/2013 – O Papagaio do Cabaret da Coxa, propriedade de João Gabriel "Um ladrão não deixa de ser ladrão por declamar poesia ou ir visitar o Papa".
Brilhante post, Ricardo.

MoJoDeath disse...

http://www.youtube.com/watch?v=hnwsI8ZPT5g

The Doors know..

ChakraIndigo disse...

Não me apetece contrapôr para não ser já catalogado de seguidista.Só dizer que pelos Doors valeu a pena.RIP Manzarek

Diogo disse...

Excelente post Ricardo. Como ja' escrevi noutro lado, e' frustrante ver que depois de uma epoca que foi miseravel para o Benfica, os apoiantes do "meste da tactic" e do rei sol mandam-se aos arbitros. Porque foram os arbitros que andaram a cantar de galo antes do jogo com o maritimo. Porque foram os arbitros que se borraram todos no ladrao. Enfim...

Que eles roubam ja' nos sabemos. Mas antes de LFV, e com eles a roubar 'a grande, nao fomos campeoes? Mais do que 2 vezes? Pois e'.

Mas LFV que continue a apoiar a incompetencia que esta' no banco, que continue com os apoios incondicionais ao nandinho das facturas. E' assim que vamos ganhar. Pra' frente e' que e' o caminho! com DSO, RGS e JJ ao leme! 'Bora la'!

Nos entretantos, la' vamos ter mais uma camioneta de medios ofensivos e alas e uma palete de avancados, porque com o rolo compressor e' que somos munta fortes. Defesa? E' para os fracos!


eusebiomais10.blogspot.com

Anónimo disse...

Jornalista José Marinho:

«Em principio serão mais dois e não três. Dois anos em que Jesus tentará o milagre da multiplicação dos títulos. Boa decisão de Vieira, ponderada, reflectida e sobretudo tomada fora do ambiente de ruído e contestação. Não agiu a quente, deixou baixar a temperatura social à volta do treinador e decidiu bem. Nos benfiquistas compreendo a desilusão mas não tolero a ignorância. O que foi feito nos últimos quatros terá repercussão no futuro. O Benfica nunca esteve tão perto de voltar a ganhar de forma continuada e Jesus é o principal responsável por essa mudança. Também o presidente do Benfica aprendeu algumas lições e está mais perto do que se exige de um presidente do clube. A decisão de manter o treinador contra a turba benfiquista que reclamava a cabeça do treinador é sintomático de que Vieira está, finalmente, a comportar-se como um presidente...à Benfica. Ainda com arestas, ainda permitindo que alguns trauliteiros envergonhem a história e a tradição secular do maior clube português, mas aprendendo a mover-se entre os intervalos de tempo e de modo que conduzem ao sucesso.
Não tenho dúvidas, ao contrário da esmagadora maioria dos benfiquistas, de que o Jesus é o melhor treinador para o Benfica e sobretudo para completar o inestimável serviço de recuperação do clube que tem prestado nas últimas quatro épocas. Há quem olhe, de forma pressurosa, para Jesus como um perdedor. Isso não me diz nada, é um rótulo a que as pessoas se habituaram quando não têm nada mais inteligente para acrescentar. O que sei é que o Benfica nunca esteve tão perto de voltar a ganhar e de forma retumbante, como esteve esta temporada. A memória das pessoas não pode ser assim tão fraca. A desilusão de não ganhar nada só é comparável com o orgulho exúbere dos benfiquistas de chegar a Maio com a possibilidade de ganhar tudo. O resto é conversa fiada e felizmente que Vieira tomou a decisão escutando-se a si próprio e deixando cair os lamentáveis sussurros dos seus pares que pretendiam, mais uma vez, esconder as suas limitações nas costas largas de mais um treinador.»

Sónia Grangeiras disse...

LFV fez a pior das opções para o Benfica, mas a melhor para si, e que até lhe permite como bónus um futuro «murro na mesa» com JJ, com um imperativo que cai sempre bem junto das massas ululantes: «agora acabou a brincadeira!»...

Enquanto isso o Benfica será o alvo: do gozo do adversário nortenho, da perda de tempo em reimpulsionar a equipa de futebol.

LFV lembrou-me Cavaco Silva face ao actual estado do governo e do país: simplesmente revela que não está à altura da situação que se depara ao Benfica.