terça-feira, 7 de maio de 2013

Compro trevos de quatro folhas e patas de coelho

Leio por aí coisas como «vamos limpar os gajos em casa deles» ou «quem não acredita não é digno de ser benfiquista». Leio até que «este foi o melhor resultado que podia ter acontecido; eu quero é ser campeão no dragão». Gabo a confiança desta gente que deve ter dormido a noite passada bem melhor do que eu. Não é que eu não acredite, mas na verdade – e apesar de isto ser futebol e em futebol tudo poder acontecer – não posso deixar de estar apreensivo, pessimista, até, em relação ao próximo jogo.

Pedem-me para acreditar. Juro que tento, mas vem-me logo à ideia a imagem dos nossos jogadores desorientados frente ao Estoril ao perceberem subitamente que terão de pontuar no dragão.

Pedem-me para acreditar que vamos ganhar num campo dificílimo, com a nossa equipa em nítida quebra física e anímica, frente a um adversário com o qual temos um registo deplorável na era de Jesus, quando ontem, naquele que devia ter sido o verdadeiro jogo do título, a equipa vacilou. Juro que tento, mas depois lembro-me que - com todo o respeito pela história do Estoril e pelo magnífico campeonato que está a fazer -… era o Estoril, caralho! E foi na nossa casa, com o estádio cheio!

Pedem-me para acreditar. Juro que tento, mas não me sai da cabeça a imagem do treinador do meu clube a passar nervosamente as mãos pelo cabelo e a coçar o rosto com um indisfarçável ar de pânico. Como posso acreditar, quando os primeiros que deviam fazê-lo não me dão sinais disso?

Pedem-me para acreditar. Juro que tento, mas o passado recente diz-nos que temos saído vergados nos momentos das grandes decisões. Digam o que disserem, estes jogos ganham-se em grande parte pela força psicológica, que é, precisamente, o nosso calcanhar de Aquiles.

Vamos lá ver uma coisa: acreditarmos que vamos ser campeões porque temos fortes indicadores nesse sentido - um registo quase imaculado nos confrontos com o adversário, por exemplo  - é razoável. Já dizermos à boca cheia que seremos campeões, só porque sim, porque temos de apoiar e porque dizê-lo faz de nós os-melhores-benfiquistas-do-mundo, não só é imprudente como também é um bocado bronco, mais a mais quando estamos perante um adversário que nos tem dado sistematicamente na boca. E à bruta, ainda por cima.

Não é a mim que têm de pedir para acreditar. É aos jogadores e ao treinador que ontem ficaram completamente borrados quando se apanharam em desvantagem. Mais preocupante do que não termos vencido ontem, foi perceber o impacto terrível que isso teve nos jogadores e staff técnico. E o que eu vi foi muito medinho estampado naqueles rostos.

Claro que podemos ganhar ou empatar no dragão. A verdade é que até o Sporting conseguiu roubar pontos ao Fcp (olha, aqui está uma razão válida para eu acreditar mais um poucochinho). Mas que é pouco provável, lá isso é. Não sou eu que o digo, é o histórico recente de confrontos decisivos entre Benfica e Fcp.

Percebam isto: o trauma que eu tenho neste momento com o Fcp não é meu, é do Jesus e dos jogadores. O pessimismo que eu tenho para o próximo jogo não é meu, é do Jesus e dos jogadores. Se eu deixar de acreditar que podemos ser campeões, a culpa não é minha, é deles. A minha descrença é tão somente o reflexo da descrença deles. Não sou eu quem não acredita, são eles que insistem em fazer-me não acreditar.

Por agora, companheiros optimistas por natureza, permitam-me que fique deste lado. Aqui, neste cantinho dos racionais e dos pragmáticos; dos obtusos e dos cinzentões, dos infelizes e dos derrotistas, dos deprimidos e dos profetas da desgraça. Preciso disto, preciso deste luto como de pão para a boca. Faz parte de um processo de cicatrização complexo que dura não mais do que 3 a 4 dias. A vós, crentes e apaixonados, juntar-me-ei no sábado, esperançoso de que algo de muito bonito aconteça. Promessa de quem foi ao velhinho Estádio da Luz confiante que o Benfica conseguia virar a eliminatória de 4-1, favorável ao Bayern de Munique, com o Marcelo a ponta-de-lança.

Sábado, acreditarei como sempre. Hoje, não me peçam isso. 


11 comentários:

pt_ra3 disse...

Só queria um sedativo que me pusesse inconsciente até às 22h de sábado. Infelizmente, parece-me que vou ter de passar por uma semana de cismas, ansiedade, pânico, súbita e efémera esperança, em determinados momentos, até ao começo do jogo. Aí tudo isto e muito mais vai passar-se em catadupa durante 90 minutos: medo, alegria, esperança, desilusão, morte e ressurreição e, no fim, a certeza de que o resultado, seja ele qual for, vai ser a principal ordem de pensamentos nos dias seguintes...

Seja. Não é nada a que não estejamos habituados

chefe disse...

Grande texto. Exatamente o que penso.

Anónimo disse...

Como é? Sempre queres um bilhete para ires a Amsterdam?

Águia Preocupada disse...

É isso mesmo. Temos o nosso luto por fazer e só depois partiremos para novas ansiedades e justificadas esperanças. Porque a esperança é sempre a última a morrer!
Mas estou como o JC, a parte psicolóliga do Benfica tem sido o calcanhar de Aquiles. É que o Benfica está a broncos que sabem lá o que é um psicólogo!

P.S. Tenho um bilhete para Amesterdão que cedo.
Condição: Demonstrar que é benfiquista! Passarei por aqui para ver se alguém precisa ou quer. Para mim, não o vou levantar!

Ricardo disse...

Águia, quero. Benfiquista dos sete costados. Venha ele!

Águia Preocupada disse...

Ricardo!
Como nos contactamos?
Eu vivo em Lisboa. O Bilhete tem que ser levantado de 8 a 11 entre as 8 e as 20h.
Dava-me jeito levantá-lo logo no sábado, ou dar-lhe os elementos e ser o Ricardo a levantá-lo.
Diga qualquer coisa.

Ricardo disse...

Contacte-me para o email - ontemvitenoestadiodaluz@gmail.com. Lá resolveremos a coisa.

Muito, muito obrigado, meu caro. Abraço.

carlos disse...

Jesus tem de se motivar e deixar de ser medroso. Tem de ter capacidade para transmitir força anímica aos jogadores, senão eles "borram a cueca" no Dragão. Força Benfica! http://panorama-c.blogspot.pt/2013/05/so-nos-resta-ir-ganhar-ao-dragao.html

JotaPê disse...

Eu até acreditava, mas a equipa está de rastos.

A horda do gravatas não joga um caralhinho e não fosse estar o glórias nestas condições, este ano eramos nós a ir lá dar-lhes na tromba e trazer o caneco para onde ele deve estar.

PS: Empatar com o estoril em casa? Foda-se, ao que isto chegou...

bjorn disse...

tudo isso é mais que verdade, todos sentimos o mesmo e é uma sensação bem merdosa. mas porra, algum dia esse status quo de merda tem de mudar. Resta-nos acreditar, como dizia abaixo, que será agora. todos os benfiquistas, dentro e fora do relvado, têm de man up um dia caralho!

Ulrich Haberland disse...

Ontem ao sair da Luz estava pior que estragada, a azia era mais que muita, nem falar conseguia. Mas o meu cérebro não tem parado de analisar a questão e concluí que a nossa possibilidade de sucesso lá em cima tem bases lógicas, não é apenas crendice de adepto.

Esta época excepcional deve-se ao JJ. À capacidade dele de imaginar, criar e construir e fazer os outros acreditarem com ele e nele.

Não temos um treinador perfeito nem uma equipa ou clube perfeitos, mas temos capacidade para vencer este campeonato.

Li na caixa de comentários do blog Master Groove, lá deixado pelo E PLURIBUS UNUM, isto: "Corajoso, não é aquele que nunca sentiu medo... Corajoso é aquele, que numa batalha, sentindo medo, avança em nome de um Ideal, aquele que nunca desiste, que luta com determinação porque acredita nas suas causas, nos seus valores, na nobreza das justas convicções!! Nem sempre os justos vencem, mas só os nobres de carácter caiem de pé!!"

Sábado os jogadores serão corajosos. Corajosos por acreditarem em si mesmos, em Jesus, em Nós (adeptos), na nossa causa, nos nossos valores.

Dois dias antes do jogo sei que já seremos todos, os optimistas, os pessimistas, os crentes, etc., corajosos.