domingo, 12 de maio de 2013

Momentos cruciais, Momentos cruciais, Momentos cruciais, Momentos cruciais, Momentos cruciais, Momentos cruciais, Momentos cruciais, Momentos cruciais, Momentos cruciais, Momentos cruciais, Momentos cruciais, Momentos cruciais, Momentos cruciais, Momentos cruciais, Momentos cruciais, Momentos cruciais, Momentos cruciais, Momentos cruciais, Momentos cruciais, Momentos cruciais, Momentos cruciais, Momentos cruciais, Momentos cruciais, Momentos cruciais, Momentos cruciais, Momentos cruciais, Momentos cruciais, Momentos cruciais, Momentos cruciais, Momentos cruciais, Momentos cruciais, Momentos cruciais, Momentos cruciais, Momentos cruciais, Momentos cruciais, Momentos cruciais, Momentos cruciais, Momentos cruciais, Momentos cruciais, Momentos cruciais, Momentos cruciais.

Medo.

12 comentários:

Pimento disse...

Acrescento Cagufa

Benfiquista Tripeiro disse...

É isso.

Anónimo disse...

Um jogo de Futebol são onze contra onze, e no final ganha o Porto. Porquê? Porque o Benfica invariavelmente "borra-se" todo quando joga contra o Porto!

P.S. Parabéns pela tua lucidez Ricardo, muitos apelidaram-te de derrotista ou pessimista. Sobretudo foste coerente e prudente.

De um Portista que aprecia a forma como escreves estupidamente bem (retenho o que escreveste num Benfica 1 Porto 2, e que garantiu um Campeonato ao Porto na Luz). Desejo-vos sinceramente boa sorte para Amesterdão!

Saudações Des_Portistas,

M. Barreto

JR disse...

Curiosa a tua imagem no topo do site. Quem diria que nos aconteceria a nós uma época dessas...

Anónimo disse...

Ricardo, a tua maldiçao no inicio da época é capaz de rivalizar com a de Bela Gutman. Afirmaste que o Benfica nao iria ser campeao esta época, no final desta epoca todos os benfiquistas estavam prontos para te vir atirar isto à cara mas parece que nao vai ser possivel...
Acredito piamente que o Benfica so nao é campeao por tua causa :)

JotaPê disse...

Calma, 4ª feira há mais, oh anti-benfiquista!

Tiago disse...

Comentário disperso e confuso de um benfiquista desesperado e deprimido:


Revendo-se o lance do golo atentamente, verifica-se que quando o benfica perde a bola tinha apenas 3 defesas para 3 atacantes,
e que no momento seguinte tinha 5 defesas para 6 atacantes.

O médios (todos eles) demoraram muito tempo a ocupar as suas posições.

O maxi, que era um dos três defesas, em vez de ficar a fazer linha de três com os restantes dois colegas, avançou para fazer pressão ao Kelvin, que assim facilmente tabelou com o Liedson, arranjando o espaço deixado vago pelo Maxi, que nunca devia ter saído àquela bola.

Por sua vez, nem Matic, nem Enzo, nem Roderick recuperaram para ocupar a zona central. Se o tivessem feito, teriam cortado aquela bola facilmente, sem problemas.

O Benfica estava, naqueles minutos, a fazer pressão demasiado alta e a cheirar o golo... lixou-se, mas foi um erro COLECTIVO.

O Roderick teve culpa, sim, pq devia ter pressionado o Kelvin, devia ter encostado, devia ter posto o pé.
Mas e se faz falta e esse livre dá golo, o que não diriam dele? E se faz penalty?
O puto nunca imaginou q o Kelvin ia conseguir sacar aquele remate tão colocado.
Aquilo foi talento, é certo, mas também PURA sorte. A sorte que alguns cães têm, e outros não têm nenhuma.
Pq um remate daqueles, em corrida, entrar, é RARO.
Entrar no minuto 91 é ainda mais raro.

Um erro colectivo daqueles, cheio de erros individuais, saiu demasiado caro.
Mas não foi Roderick. Foi Roderick, foi Maxi, foi Matic, foi Enzo, foi Aimar, foi Salvio... um ou vários deles teria de ter ocupado o espaço central, recuado mais rápido.
Quando perderam a bola, em vez de recuarem rapidamente, recuaram devagar e qd chegaram já era tarde demais.

Tudo o que podia ter corrido mal, correu pior. Foi uma noite negra, de pesadelo.

Eu vi que quando o Roderick entrou, foi quando o Enzo se pode adiantar e jogar mais solto, e coincidiu também com o período em que o Benfica trocou a bola mais tempo, e provocou perigo, cantos... esteve à beira de matar o jogo.
Só que, paradoxalmente, qd o Jesus pôs o Roderick para estancar o jogo, foi qd os jogadores mais se soltaram das suas posições... e, vindo dos céus, veio um raio que fulminou uma época de muito bom futebol.

Vi e revi o lance muitas vezes, para tentar ACEITAR esta dor, esta mágoa, esta revolta, esta incredualidade.
Não há um a falhar, há vários.

O Jesus tb falhou.

Mas foda-se, quem é que fazia melhor que o Jesus? Quem? Nos últimos 20 anos, nenhum fez melhor q ele. Nem Koeman, nem Trappatoni (que ganhou o primeiro ano e fugiu), nem o espanholito que saiu daqui e foi ganhar a liga europa para o atlético de madrid.

Este FCP é uma equipa medíocre, arrancada a ferros, sem brilho, sem chama. É um dos piores portos da década, e vai para a última jornada em primeiro, depois de tantos tantos jogos sofríveis, de tantas bolas na mão com resultados a 0-0 ou 1-1, já para não falar de uns quantos jogos em que os adversários foram MANSOS.

O Benfica tem sempre de ser MUITÍSSIMO superior. Não basta ser melhor.
No primeiro ano do JJ, o Benfica foi tão melhor que todos, e mesmo assim só foi campeão aos 70 minutos do último jogo. Puta que pariu!

E como é que se sai disto?
É mandando o LFV e o JJ embora?

O Pinto da Costa mostrou, numa escuta recente, que até um guardaredes da terceira divisão comprou, para o pôr na 2ªB, pq o irmão desse guarda-redes é chefe na polícia e "podia dar jeito".
Agora imagine-se (não é preciso imaginar muito), a quantidade de manipulação ainda existente actualmente nos clubes da primeira liga... quantos desses clubes têm presidentes/directores/jogadores portistas? Quantos desses clubes não devem favores ao FCP?

Foda-se, é tudo tão complicado.
E o Benfica, está mais que visto, não dá para tudo.

Anónimo disse...

claro que há muito a comentar deste momento crucial que revela toda a nossa miséria...claro que bastaria ter comprado um MC e um DE em Dezembro (André Leão e Jefferson)...claro que bastaria não ter colocado a responsabilidade deste jogo num dispensado do Corunha...claro que bastaria ter a seguir ao jogo do Maritímo a mesma atitude competitiva que teve o adversário a seguir a essa jornada... MAS NADA DISTO, OFUSCA O MOMENTO VERDADEIRAMENTE ESSENCIAL DA ÉPOCA: A REELEIÇÃO POR MAIORIA E ACLAMAÇÃO DE QUEM NOS TEM NESTA MISÉRIA!

2 EM 11 deviam fazer t-shirts da adidas com este slogam "2 em 11" isto sim é all in. O esplendor da nossa miséria, a legenda de quem nos dirige, e o ópio desta gente menor que ainda vem para aqui (e para ouros lados) vociferar contra quem diz desdo o dia 1, que foi assim, que é assim e será assim.

O Rei fraco...faz fraca a forte gente. Sinto-me fraco...tão fraco que o meu único desejo é que os meus filhos de 2 e 4 anos não sejam como eu: membro de uma manada de gente menor. Dói tanto...

O Bandido disse...

O Benfica é tão grande mas tão grande.. contra o Porto, torna-se minúsculo..

Nuno Pinho disse...

O Bandido, contra o FC Porto tem sido mais uma questão táctica. Não vi medo. Pelo contrário, vi uma equipa a entrar forte e bem arrumada.
A haver problemas, identificaria-os pelos fantasmas da arbitragem (estaria Proença aprontado para expulsar um dos dois do meio-campo? Veja-se o critério que teve com Fernando e o que teve com Matic...) e pela falta de frescura (as energias dos jogadores esgotavam-se na destruição de jogo)

Zé de Fónes disse...

Numa sala qualquer, isolado do mundo, ouvi claxons a zurrar estrada fora e percebi, por antecipação, que tinhamos acabado de perder mais um campeonato. Na tv, o golo chegou passado uns segundos. Os gritos descontrolados vindos quer da rua quer das salas mais próximas, são os meus novos inimigos. Sem egoísmo, vou retê-los mais umas semanas. Espero um dia destes conseguir dominá-los, vencê-los e assim dormir tranquilo, sem os ouvir uma única vez que seja.
Na cidade Invicta a vida de um benfiquista, aqui anónimo, tem sido trágica, especialmente na última década. Uma espécie de "Walking Dead": «Foge, rapaz, que eles vêm aí». Sem ironia, a coisa anda mais perto do cenário de "'Allo! 'Allo!". Eu e milhentos companheiros, a conversar às escondidas, pelos cantos, com receio que o inimigo nazi surja e atire em jeito de provocação: «O nosso porto é uma máquina, não é?», na tentativa de encontrar um semblante encarnado, e assim poder atacar as suas presas. Antigamente, quem enchia o peito eramos nós, tipo: «Então meu, há quantos anos vocês não ganham uma tacita, hã?». Tenho amigos portistas que até já evitam falar de futebol à minha frente só para não me deixarem na merda. Ainda hoje isso aconteceu. Sinceramente entristece-me, os gajos estão tão habituados a ganhar que até já nem querem dar a justíssima tanga, tipo: «Esse zombie é meu. Comprei-o ali na feira da Vandoma, não o massacrem muito senão o gajo dá o pifo de vez». Horrível. O fim do tesão de mijo.
«Era eu capitão nos juniores, e disseram-me que o mister ia fazer de mim o novo Mozer. Já mudei mais vezes de posição que o Melgarejo, fui crucificado no golo de ontem, ainda sou um puto, perdi o sono, e estou a ver que o meu futuro como jogador ficou uma valente merda». Pois é, Roderick, imagino a angústia. Depois disto, pior é veres os adeptos lançarem-te uma intifada de insultos, como se fosse merecida.
62% contra 38%, no jogo do título, depois de uma época repleta de momentos de bom futebol, perante um adversário do mais fraco nos últimos anos? Nos documentários sobre águias, os progenitores empurram as crias com o bico para fora do ninho, na tentaviva de as fazerem perder o medo e, deste modo, voarem de forma destemida. Ao fim de 4 anos, JJ ainda não é capaz de fazer coisa parecida. Falha, falhou e até ajoelhou. Se o comandante do barco for o 1ª a zarpar dali para fora mal aviste o iceberg, e já na água gelada pedir ajuda para o recolherem, qual será o sentimento da tripulação sabendo esta que sem ele pouco ou nada será capaz de fazer para evitar o naufrágio? Um gajo com medo também não se mede aos palmos.
E se na baliza, nos golos sofridos contra o porto (na 1ª e 2ª volta), contra o Estoril (na 1ª e na 2ª volta), outro na 1ª volta num jogo em casa contra quem já não me lembro, estivesse aquele guarda-redes espanhol que dava pelo nome de boneco fantoche?
Neste burgo só há um portista com um melão tão grande como eu e os restantes benfiquistas. Não sei por que nome dá, mas foi o gajo que no Brasil engraçou com a actual companheira do presidente do fcp, e lhe jurou amor eterno.
Preciso urgentemente de uma alegria como de pão para a boca. Venha de Amesterdão a matança do borrego.

aspirina disse...

Id, Ego e Superego- Freud, explica!
Jorge Jesus perdeu mais uma vez um jogo que o podia coroar de glória! Não percebo o suficiente de futebol para discutir as opções do treinador do Benfica, mas assisto a jogos suficientes para verificar que em jogos decisivos Jorge Jesus toma decisões diferentes daquelas que habitualmente adota (dizem que inventa) e invariavelmente falha !
Não só após o empate com o Estoril, mas durante toda a época existiu um sentimento na nação Benfiquista que apenas poderíamos ganhar o campeonato se conseguíssemos uma margem de pontos que nos permitisse perder no dragão. Pairou sempre o medo de não conseguirmos vencer ao fcp e o segundo golo do porto foi apenas a confirmação dessa expectativa.
Quando assisti ao jogo em direto e vi Jesus cair de joelhos, veio-me logo à cabeça aquela história célebre do Freud que, apaixonado pelas culturas antigas, viaja pela Itália e Grécia e quando finalmente chega à acrópole tem um desfalecimento! Como é que ele, Freud, filho de um judeu pobre, falido e arruinado, que nunca saiu da sua terra, consegue chegar ao lugar dos Deuses. Esta conflitualidade traduz-se no medo de falhar e ao mesmo tempo no medo da superação!
Jorge Jesus, filho de uma família humilde da Amadora, um jogador mediano, treinador de equipas pequenas como o Amora e o Felgueiras, tantas vezes gozado nos meios de comunicação pela forma como fala, apesar do lugar que agora ocupa, parece-me às vezes sentir-se como se o lugar que conquistou, com todo o mérito, fosse demais para ele.
Cabe-nos a nós Benfiquistas valorizarmos o trabalho que tem feito para que Jesus se consciencialize daquilo que todos os nossos adversários já sabem: Jejus é o melhor treinador Português da actualidade!
Não desejo por isso que o Benfica vença a Liga Europa, que acredito que vai acontecer. Desejo apenas duas coisas que o LFV renove com o Jorge Jesus pelas próximas 4 épocas e que o Pinto da Costa tenha muita saúde (que não se engasgue em Viagra!) para que possa assistir às vitórias que certamente nos esperam!