quarta-feira, 1 de maio de 2013

Obrigado, Barcelona.

Um clube, uma equipa, um treinador brindam-nos durante 5 anos com o futebol mais maravilhoso de que há memória, um futebol que fez evoluir o desporto para novos patamares, que criou, desenvolveu, inovou. Um futebol que abriu os horizontes quando parecia que não havia mais horizontes que aqueles onde o futebol estava metido, quase estagnado. 

Esse clube, essa equipa, esse treinador ganharam consecutivamente tudo o que havia para ganhar. Durante esse tempo, os mais cépticos sujeitavam-se a um "oh isto dá sono, oh é aborrecido", não compreendendo o que ali estava, desconhecendo o fabuloso contributo que o Barcelona trouxe a todos nós - pelo menos, os que gostamos de bola. 

Quando chega o momento dessa equipa ser verdadeiramente atropelada por outra grande equipa, quando, provavelmente, estaremos a observar o fim de uma viagem maravilhosa, todos os gritos de incompreensão e raiva, loucura e ódio saíram ecoando das gargantas dos cheios de sono e incompreensão. Como diria o outro: o futebol é isto.

8 comentários:

hertz disse...

O que eu me lembro nesta época é as bocas que mandavam ao Guardiola: "com essa equipa até eu ganhava", "o Barça nem precisa de treinador" e as 1001 vezes que desvalorizaram o trabalho estrondoso que o Guardiola fez no Barça dizendo que ele já tinha a papinha toda feita. Gente ignorante.

Guilherme disse...

Subscrevo inteiramente, creio que é a única ilação positiva que se pode tirar desta época do Barça.
Agora a única esperança é que mudem de treinador, voltem às raízes e continuem a apostar na cantera. Chega de songs e alexis, de chutão para a frente e fé em deus.

Anónimo disse...

patriarca disse:

A Equipa do Barcelona SEM O MESSI é uma equipa VULGARISSIMA e contra os alemães mais uma vez demonstraram isso, não conseguem fazer AS SUAS JOGADAS que de Futebol NADA TÊM, porque Futebol não é aquilo, mas SIM TRTAR BEM A BOLA e ELES isso não sabem fazer, SÓ O MESSI. Está à vista Levaram 7 na pá,

Anónimo disse...

Caro Ricardo,

Está provado que esta equipa do Barça, sem ajudas da UEFA, dos árbitros e sem a pulga, é vulgar.

A melhor equipa do Mundo é o Bayern, é um colosso a jogar futebol e não, não é nada aborrecido, ao contrário do Farsalona.

Abraço
Pedro B.

David Duarte disse...

"Durante esse tempo, os mais cépticos sujeitavam-se a um "oh isto dá sono, oh é aborrecido", não compreendendo o que ali estava, desconhecendo o fabuloso contributo que o Barcelona trouxe a todos nós - pelo menos, os que gostamos de bola."

Nem parece teu argumentares apoiando-te em caricaturas. Eu sou dos que considero que o jogo do Barcelona "dà sono" e contudo reconheço o Barcelona como a melhor equipa do mundo (falo no presete pois acho que ainda é demasiado cedo para falarmos de fim de ciclo; como disseste foram 5 anos de dominio que nem sempre resultou em titulos mas que era incontestado).

Uma coisa não é contradictoria com a outra. Uma vez disse-te aqui que, para mim, a questao é estética, ou seja de gosto. Não gosto de ver um jogo de futebol onde uma equipa reinventou o cantenaccio, desta feita com posse de bola. Vejo o Barcelona assim. Um clube cuja posse de bola é realizada com o intuito não de marcar golos, mas de impedir o adversàrio de fazê-lo.

Quantos jogos durante estes ultimos 5 anos foram jogos de 500/600 passes que resultavam em... 10 ou 11 remates ou seja ligeiramente superior à média de qualquer equipa mundial? Contudo, é a melhor equipa pois é a equipa que melhor domina o seu estilo de jogo. E isso reconheço sem qualquer dificuldade.

Anónimo disse...

Nos anos 90 criticava-se o AC Milan pelo cattanaccio, e agora o cattanaccio do barcelona é louvado? A única diferença entre os dois cattanaccios é que o do AC Milan era mais defensivo. De resto eram e são merda, apesar das conquistas. Opinião de um adepto de futebol!

soundwave disse...

É sempre engraçado referirem se a esta equipa do barça como vulgar, são só 10 jogadores da selecção de espanha, que por acaso é bi campea europeia e mundial.Há uns anos o messi só era o messi por causa do xavi e iniesta, hoje são vulgares...se esta gente visse futebol em vez de bandeiras divertia se mais

Miguel disse...

O futebol agradece esta eliminação.
O ataque triunfou mais uma vez.

Deus me livre ver o benfica adoptar aquele estilo de jogo.

Pa adormecer não vou ao estádio, vou pa cama.