domingo, 19 de maio de 2013

Para que fique escrito antes de sabermos do desfecho do campeonato:

devemos renovar com Jorge Jesus. Após duas épocas a cometer erros - mais do que básicos, erros estranhos - o que Jesus fez este ano com o plantel desequilibrado que tinha na mão é de uma qualidade inegável. 

O campeonato está próximo da perfeição - um erro crasso, é certo, contra o Estoril, que provavelmente custou-nos o título, mas porque o Porto tem feito outro fabuloso campeonato -, na Champions falhou, mas recuperou na Liga Europa onde chegou à final com todo o mérito e a perdeu com muito, muito, muito azar - o que eu vi em Amesterdão ao vivo, aquele jogo da nossa equipa contra uma equipa forte apesar de mal orientada, não é obra do acaso: há trabalho de qualidade de Jorge Jesus; provavelmente, o melhor jogo do Benfica em toda a época. E ainda o Jamor, onde provavelmente levará a Taça para o museu do Benfica. 

Nunca posso considerar "brilhante" uma época em que o Benfica "só" vença a Taça de Portugal, mas posso deixar de olhar apenas para os resultados e analisar o caminho até às decisões. Jesus inventou, criou, desenvolveu novas soluções num plantel parco de alternativas credíveis para certas zonas do campo - laterais, centrais, médios 6 e 8. Não será brilhante, mas será muito boa uma época em que ganhemos Campeonato e Taça e boa se apenas ganharmos a última, tendo em conta a presença na final de uma competição europeia e um campeonato disputado até à última jornada. 

Jesus tem defeitos? Tem e continuará a tê-los enquanto não estiver sustentado por uma estrutura que, nas alturas cruciais, saiba calar-se quando deve e falar quando não deve estar calada - no Benfica, é ao contrário: a possibilidade de sucesso fez com que a cagança voltasse a surgir e a partir desse momento foi o descalabro. Mas o maior erro da estrutura esteve antes, muito antes: quando não deu ao seu treinador o que era evidente que ele tinha de ter: pelo menos mais um médio que servisse de opção a Matic e Enzo, um central de qualidade superior ao fraco Jardel e um lateral-esquerdo que não estivesse em aprendizagem dentro da competição. Não lhos deram, Jesus fez o que pôde. Mas não pôde tudo, como era expectável. E, assim, nos momentos decisivos, o Benfica falhou.

Não se perguntem se Jesus deve ou não renovar - deve; perguntem-se antes se devemos renovar com estes dirigentes - não devemos. Enquanto Vieira se mantiver no Benfica, nunca teremos sucesso continuado - tenham lá o Mourinho ou o Guardiola ou o Jesus. Porque o homem ainda antes de poder ganhar alguma coisa já demonstra não saber ganhar coisa nenhuma. E por isso perde. E perderá. E perderemos mais vezes do que as que ganharemos. Mesmo que, de tempos a tempos, apareça um título esporádico. Que, rezemos todos à espera do milagre, pode ser já hoje.

14 comentários:

David Duarte disse...

Estou completamente de acordo contigo Ricardo. Esperemos apenas que todo o sofrimento que tivemos na ultima semana seja compensado hoje com uma surpresa que faria do titulo deste ano o mais saboroso de todos aqueles que eu assisti.

VIVA O BENFICA!!!

Anónimo disse...

erro crasso contra o estoril? quando poíamos estar a ganhar 1-0 aos 10 segundos e 3-0 aos 20 minutos? quem cometeu erros crassos nesse jogo?

Anónimo disse...

Caro anónimo fazer essa pergunta neste blog já sabe qual a resposta ... Foi o Vieira que aos 10 segundos isolado nao marcou um golo fácil ... O mesmo Vieira que mais 2 vezes até aos 20 minutos falhou 2 golos escandalosos ou ainda o Vieira que após um livre deixou a bola passar por baixo do corpo naquilo que era uma defesa fácil . Enfim, é tudo culpa do Vieira neste blog

Anónimo disse...

Há um problema de mentalidade forte no clube, e isso vem de cima, da liderança.
Isto acontece não só no futebol, como nas modalidades, à vista estão os desaires diante do Porto.

Um presidente que na casa do rival fica a ver o jogo fechado no balneário borrado com medo, está tudo dito.

Isto não é liderança, não é o Benfica!

Anónimo disse...

PARIS ZONA 95
TENHO PENA QUE ESTE PRESIDENTE NAO TENHA A SORTE COM ELE PORQUE ACHO QUE ELE E BOA PESSOA TRABALHA MUINTO PELO O NOSSO CLUBE MAS INFLIZMENTE ELE NAO TEM TIDO SORTE.
DE QUALQER FORMA EU JA COMPREI O CAMARAO PARA LOGO SE FORMOS CAMPEOES VOU COMELO SE NAO FORMOS COMO NA MESMA PARA COMEMORAR O TITULO DO ANAO QUE VEM.

VIVA O BENFICA.....

António Maia disse...

Vai pro caralho! És mal formado, não vales um peido.
Palhaço

David Duarte disse...

"Vai pro caralho! És mal formado, não vales um peido.
Palhaço"

Sou apenas eu que percebo o ridiculo destas palavras e a sua contradicção?

Anónimo disse...

A ti desejo-te um problema de saude igual ao do nosso Presidente. Depois quero ver se vês os jogos

Anónimo disse...

Olha o Tonto do Maia, o típico PIDE do Benfica.. pa puta que pariua pá!

Ulrich Haberland disse...

Jesus este ano provou que aprende, que reflecte e evolui.Fez um enorme trabalho.

LFV terá ainda que provar, ao fim destes anos todos de presidência, que também ele consegue aprender e evoluir. Além de manter o Jesus terá que manter e reforçar a equipa onde ela necessita, não obrigando o JJ novamente a "inventar" jogadores à ultima da hora. Terá também que alterar posturas, momentos e forma de comunicar.

A equipa precisa de estar regularmente nestes momentos para conseguir controlar o níveis de ansiedade, que começou com o Estoril (onde demos 2 tiros nos pés) e se manteve depois. É assim que se constroem equipas campeãs, estar regularmente nos momentos decisivos.

Apesar da imensa tristeza que sinto pelos nossos últimos jogos ( pelos resultados não pela qualidade e entrega da equipa), sinto um imenso orgulho da família Benfiquista, o amor que temos por este clube é uma coisa linda de viver!!!

Sou Benfiquista com muito orgulho, com muito amor!!!

mnlopes disse...

Claro que JJ tem qualidades. Qualquer pessoa com dois palmos de testa vê isso. Mas então não é ele o principal responsável por este "plantel desequilibrado" que falas e muito bem? Até parece que Jesus caiu este ano aos trambolhões no Benfica e que se sujeitou aos jogadores que cá estavam... Claro que sairam dois jogadores prepoderantes esta época, mas não foi o próprio Jesus a dizer que não precisava de mais ninguém? E que voltou a afirmá-lo em Janeiro? E a questão ainda por resolver dos laterais? Será culpa do presidente? Não foi o Jesus que quis comprar o Luisinho e que a meio da época o "encostou" dizendo que não tinha estaleca para jogar no Benfica? E a obsessão por Roderick? E o despreso por Miguel Rosa?
Atenção que não quer isto dizer que eu não reconheça mérito e valor no trabalho de JJ. Tenho é apenas receio que as próximas épocas sejam iguais às últimas três. Mea culpa por ser exigente.

Anónimo disse...

Carlos martins foi o nosso cangalheiro no jogo com o estoril. Um jogador daquela idade ja devia ter outra postura em campo. Ai perdemos o campeonato..... para mim nunca mais jogava pelomeu amado clube.

Anónimo disse...

Eu que até gosto do que o Ricardo escreve, estou praticamente em desacordo com tudo. Vale o que vale. À boa maneira portuguesa valorizamos apenas o que nos interessa ou que, de momento, nos dá jeito. Neste base: a tese de que devemos renovar com o JJ só pode ser estar errada. Querem ver: o FCP quantos campeonatos ganhou nos últimos 20 anos? E quantos terinadores teve? Clube instável em relação aos treinadores é o FCP. Em média muda de treinador de 2 em dois anos. Porque será?
Querem ver outra. Nos últimos dois anos quem foi o treinador do FCP? E quem foi o treinador? Ah! certo foi o Vitor Pereira mas o brilhante treinador é JJ. Queres ver outra Ricardo? A história do defesa esquerdo que tu contas, a fazer fé nas declarações do JJ, lamento mas está errada. O Melgarejo foi sempre a aposta do JJ levada até ao vómito, se é que entendes. Queres começar a analisar os jogos em que o desgraçado do Melgarejo fez asneira a começar no célebre Benfica-Braga do 2-2? E já lá tinhamos o Luisinho, e o Carole será que está na B e lembram-se daquele rapaz argentino, que só por acaso era defesa esquerdo que andou perdido e emprestado por alguns clubes? Porque será que jogámos alguns jogos ultimamente com outra opção na esquerda, que por acaso é também uma adaptação. Será que o Melgarejo precisava de descanso. Adaptações no Benfica?
Os nossos defesas direito e esquerdo são o Melgarejo e o Maxi.
Sabem porquê? Porque não conseguimos contratar o defesa direito e esquerdo que agora estão no Porto. Esta é a verdade o resto é conversa. O Valdo disse há dias a um jornal: o JJ é bom mas é preciso um dia um pouco mais. Disse tudo. face à conjuntura este vai servindo (dizem que lhe pagam 4milhões, mas eu creio que esse valor foi pelas três épocas) mas um dia, para ganhar com regularidade vai ser necessário outro. Em jeito de brincadeira (é mesmo só brincaddeira) eu sugiro o treinador bi-campeão nacional, que por acaso é Vitor Pereira: pode ser que seja despedido do Porto. Era giro não era.
Já me perdi na apreciação ao texto do Ricardo. O resto fica para amanhã. (A propósito estive no Porto no sábado passado e encontrei a equipa de hóquei do SLB no Hall da Exponor. Teitei ir ver o jogo, mas já não havia bilhetes. Mas era mais uma desgraça. Começámos bem mas mais uma vez acabámos mal)
VC

rui disse...

eu ja critiquei muito a direçao ja me fartei de dar pra esse peditorio,os socios elegeram nos,83 por cento dos votos,mais 4 anos, ele vai ficar la pelo menos mais 3,portanto nao vale muito a pena andar com coisas muito menos num momento destes.

Agora o Vieira no fim do jogo do chelsea disse uma coisa e ai dou lhe razão,diz ele que a unica coisa que nao pode fazer é dar vida ao seu pai.E nos tambem aos portistas so nao os podemos matar,por isso olha vamos ca andando como quem fode uma velhinha,tudo aos poucos e as pinguinhas