terça-feira, 7 de maio de 2013

Passámos da ciência à religião em menos de um Licá.

E agora? Agora resta crer. Mais do querer, resta crer. 

Não devia ter sido assim, não podia ter sido assim. Ao Benfica bastava ganhar, EM CASA, a Estoril e Moreirense para ser campeão. Leiam a frase outra vez, releiam. Sim, bastava isto. E o que fez o Benfica de Jesus? Aquilo que tem sido normal no Benfica de Jesus: falhou no momento crucial. Porquê? Bem, acho que as explicações já aqui foram dadas muitas vezes. Quem vê, vê; quem não vê, passará sempre o tempo a crer. E faz bem. Porque, de facto, é mesmo o que resta. Eu prefiro sempre a ciência à religião - não me levem a mal.

E agora? Bem, agora, além de restar crer, resta outra coisa: um desafio. Dos grandes. Há quem ache que defende o benfiquismo dizendo: "e agora, qual o problema? Vamos ao Dragão e saímos de lá campeões!!!!!", assim com muitos pontos de exclamação para todos verem o benfiquismo exacerbado, o verdadeiro, o impoluto, o fundamental benfiquismo. O melhor benfiquismo, porque para estas pessoas, mais do que a ciência, é a religião que as move. E é bonito e é sentido e é giro, mas é mais arriscado, mais difícil, menos competente. Releiam outra vez: bastava termos ganho, NA LUZ, a Estoril e Moreirense para sermos campeões. Se podíamos ter tido isto, porquê forçarmo-nos a um jogo de alto risco? Se tínhamos 95 por cento de possibilidades de sermos campeões há 24 horas, por que filha da puta de razão é que agora temos 20 ou 30? "Ah 20 ou 30, tu não és benfiquista!!!!!!!!!!!", assim como muitos pontos de exclamação porque toda a gente sabe que a exclamação está directamente relacionada com o nível de benfiquismo. Quem não coloca as coisas assim nestes termos, nestes pontos de exclamação que exclamam muito!!!!! MAS MUITO MUITO! COM CAPS LOCK E TUDO!!!!!!!!!!!!!!!!, é porque é mau benfiquista.

20 ou 30 por cento, claro. Porque o jogo é no Dragão - e eles têm muitos defeitos mas também grandes virtudes: principalmente a mentalidade vencedora; é por isso que eles vêm ganhar mais vezes à Luz do que nós vamos ganhar ao Porto -, porque esta equipa geralmente vacila nas alturas cruciais - ontem foi só mais um episódio -, porque o Benfica tem uma final europeia quatro dias depois, porque, porque, porque.

«Mas, Ricardo, ainda temos 20 ou 30 por cento»? Sim, companheiros, ainda temos. Agora resta crer. E aqui o científico vai comprar um fiozinho com a Nossa Senhora, vai comer uma hóstia, vai beber vinho e, para finalizar, vai apanhar o comboio para o Dragão. Até os cépticos, quando já nada mais podem fazer, têm de ir atrás da crença. Juntemo-nos, então, todos numa grande festa celestial. E, se Deus quiser, seremos campeões.

23 comentários:

John Doe disse...

O benfica vacila sempre nos momentos cruciais?
Curioso, pensava que o apuramento para a final da liga europa era crucial.
Pensava que o jogo com o Sporting era crucial
Pensava que o jogo com o Maritimo era crucial
Temos todos de acreditar. Mas qual 20/30%? O empate serve ao porto?
Vamos lá ter a cabecinha fria e "acarditar" numa equipa que até ver(e mesmo ainda não tendo ganho nada) já fez história este ano.
Juntos somos mais fortes

Anónimo disse...

Esses gajos que vão mas é pó caralho! Sempre a morrer na praia já cheira mal, sempre a falhar nos momentos que contam mesmo, já parece de propósito...

Fiquei fudido dos cornos porque sei bem o que valemos no estádio da camorra, pouco, muito pouco.

Enfim, espero que me engane, desejo muito estar enganado, mas em miseráveis 90 minutos, com uma equipa absolutamente ao nosso alcance, demos cabo de uma época que tinha tudo para ser de sonho.

Enfim, começaram a cagar de alto e pimba, cagaram-nos em cima foi o que foi... mas tem sido o Benfica isto mesmo.

G

Rusty Ryan disse...

100% de acordo. O meu estado de espírito quando saí ontem da Luz era exactamente esse. Continua a ser um pouco, mas agora já não há nada a fazer. As circunstâncias mudaram e agora o Benfica não pode perder no Dragão. Vou ao Dragão com a mesma esperança de um outro jogo qualquer: de ver o Benfica vencer. Depois do Campeonato terminado, tirem-se as conclusões que cada um quiser.

.D10S disse...

Completamente de acordo com o post.

Mas o facto de se ter olhos na cara e observar o quão idiota, o quão incompetente foi 'perder' este jogo na luz contra esse grande Bayern da linha, é passar por mau Benfiquista, por querer que a equipa perca e por, pasme-se, fazer a equipa perder!

WTF?!?!

Vamos ganhar ao ladrão?! Nós, que ganhamos lá tantas vezes...... claro que vamos. E porquê? Porque dissemos nos blogs que iamos ganhar...

Engraçado, vejo a lagartagem ser humilhada a toda a hora... não devem saber escrever como deve de ser em blogs....

Agora, para quem é crente, é rezar, porque de resto....

PS: Alguém me sabe dizer porque é que o JJ quando está em maus lençóis cruza os braços e nem as substituições esgota mas quando está a ganhar por dois ou três não se cansa de ralhar e dar indicações?! :o

www.benficacompaixao.blogspot.com

Unknown disse...

Sejamos realistas, com a exibição e resultado de ontem não pusemos só em causa o campeonato mas também a liga Europa. Ontem foi um enorme balde água fria nas nossas aspirações. É verdade que o jogo não nos correu de feição mas ouve erros que não se podem cometer quer dos jogadores quer principalmente do treinador. Pior... Ontem, depois do jogo e em contraste com o maxi, apareceu na zona de entrevistas rápidas um JJ derrotado... Espero o melhor mas antevejo o pior.

Anónimo disse...

"20 ou 30 por cento, claro. Porque o jogo é no Dragão - e eles têm muitos defeitos mas também grandes virtudes: principalmente a mentalidade vencedora; é por isso que eles vêm ganhar mais vezes à Luz do que nós vamos ganhar ao Porto -, porque esta equipa geralmente vacila nas alturas cruciais - ontem foi só mais um episódio -"

Dou-te toda a razão. No entanto, É ISTO que tem que mudar! Todo este jogo com o Estoril soou a déja-vu, não é? Agora é altura de provar se merecemos ser campeões...

Vitor Pereira disse...

Como eu te compreendo grande Ricardo

Anónimo disse...

foi tudo mau...a maioria já foi dito. mas:
PORQUE CARALHO É QUE O JJ NÃO VIU, QUE MESMO COM 10, NÃO CONSEGUÍAMOS COLOCAR A BOLA NA ÁREA DELES, PORQUE A EXPULSÃO DO CM DEIXOU O MATIC SOZINHO.
PORQUE CARALHO NÃO TIROU CARDOZO OU LIMA, E PUNHA ANDRÉ OU AIMAR PARA QUE A EQUIPE CONSEGUISSE RESPIRAR, E FAZER CHEGAR A BOLA NA FRENTE.
PORQUE CARALHO SÓ CORRIA COMO UMA BARATA TONTA DE UM LADO PARA O OUTRO DO BANCO...

Jesus...vais-nos foder! OUTRA VEZ!

Anónimo disse...

Amigos Benfiquistas, e observadores apaixonados do futebol nacional em geral,

Hoje nem dormi bem de noite depois da mais ou menos surpresa de ontem na Catedral da Luz, mas durante o dia toda a gente vai recordar a época de 2004/2005 do Sporting, em que o Sporting perdeu o campeonato e a taça UEFA tudo numa semana. O objectivo é esmorecer a onda vermelha que varria o país, e assente na qualidade do futebol que o Benfica exibiu durante todo o ano. Por isso para não arrefecer o ânimo benfiquista cá vão alguns factos históricos para lá do que se vai explorar:

2004/2005 – Campeonato 34 jornadas

8/5/2005
Jornada 32:Sporting 1-V.Guimarães 0
Penafiel 1- Benfica 0

Classificação 1º Benfica e Sporting 61 pts (Com vantagem para o Sporting)

14/5/2005
Jornada 33:Benfica 1 – Sporting 0

Campeão Benfica
Vice-Campeão Porto – Mas a disputa pelo campeonato foi entre o Benfica e o Sporting

1993/1994 – Campeonato 34 jornadas

8/5/1994
Jornada 29:Benfica 1–Est.Amadora 1
Beira-Mar 0 – Sporting 4

Classificação 1º Benfica e Sporting 46 pts

14/5/1994
Jornada 30:Sporting 3- Benfica 6

Campeão Benfica
Vice-Campeão Porto

Reparem que em ambos os casos antes do jogo decisivo o Benfica fez maus resultados e num caso o resultado do adversário até foi mesmo muito bom, parecido com o que o Porto fez na Madeira (não sei se na altura com golos fora de jogo e grandes penalidades duvidosas… ups parece que agora não se pode falar de arbitragens para não incendiar o ambiente).

Somos de um clube lutador, e que sempre nos habituou a levantar-se depois de um percalço, desta vez não vai ser diferente e mesmo os adeptos do F.C. Porto têm receio apesar do que vai vir por aí. Se não oiça-se as razões apresentadas por um conhecido comentador do F.C.Porto para justificar a esperança que o Porto ganhe… disse “O Porto vai ganhar por causa do peso das camisolas” tal e qual, porque é a única coisa que os lembra de um Porto conquistador... as camisolas, como nós durante demasiado tempo a única coisa que nos lembrava um clube conquistador eram as camisolas, mas nessa altura não ganhávamos nada.

Um grande abraço a todos,
CARREGA BENFICA RUMO AO TÍTULO 33º

Sérgio disse...

Grande, enorme texto Ricardo!

Abdicar da razão em nome do Benfiquismo é o maior e mais generalizado disparate... desculpa tudo!


Um simpatizante disse...

Depois de ler todos os comentários, só vos faço um pedido: Por amor ao SLBENFICA, comecem já a procurar um treinador, para o Glorioso, melhor que J. Jesus.
Depois, avisem-me...

kintas_ disse...

É uma tristeza que me invade e uma desilusão enorme a que sinto agora no pós-jogo.
Fizemos um trabalho brilhante no restante campeonato e, muito provavelmente, deitámos tudo pelo cano abaixo em casa contra o Estoril.
Não tivemos a garra e a vontade vencedora necessárias. Festejámos antecipadamente e não respeitámos o Estoril.
Agora, teremos que pontuar no Dragão para sermos campeões. Vai ser difícil. Muito difícil, porque lhes aumentámos a motivação.
Estou desiludido com o Benfica. Vou deixar de sofrer tanto por este clube.

Pedro disse...

Sim, todos nós sabemos que é por dizer, de peito bem cheio, que vamos ganhar ao Dragão que isso será uma realidade.

Com muitos pontos de exclamação!!!!!!!

Enfim...

Zé de Fónes disse...

Tal e qual. Infelizmente, por mais que tentes, e se o Benfica não perder esse maldito jogo, serão eles os primeiros a insultar-te, de peito feito, armados em benfiquistas dos 7 costados, sempre carregados de pontos de exclamação, a mandar-te para todos os lados.
A imagem do Jota Jota na flash de ontem, mal apareceu, assustou-me. Tremia por todos os lados, a voz não lhe saía em condições, um pavor. Afinal ele é humano, e como tal tem o direito a errar. Que Deus o corrija a tempo de sermos campeões. Senão, que vá para o diabo que o carregue. Não aguento mais decepções desta dimensão. Basta!
No dia da apresentação, Futre subiu ao relvado, e, acompanhado por um jornalista que captou as suas primeiras palavras já com o Manto Sagrado, disse: «É ganhar, é ganhar, é ganhar, é ganhar...» perdi a conta, mas foram dezenas de vezes. Mesmo vindo do Futre, nesse tempo o Benfica ainda era assim. Não há volta a dar, é ganhar.

mnlopes disse...

Não tem nada que saber: Se jogarmos com a atitude e o crer com que defrontámos na 5º feira o Fenerbahçe, somos campeões. Caso contrário, perdemos o jogo e não somos. Simples. Agora cabe ao JJ e aos jogadores interiorizarem esta premissa. Sim, porque ao fim e ao cabo, ELES é vão ser ou não campeões.

M disse...

fodeu-se!!!

que fazer? além de mal ter dormido? nada...

querem finais? tomem lá uma Sábado à noite, 20.30!!!

ou tem estofo (colhões) para tratar do assunto no Dragão ou não!!

2 equipas, campeonato praticamente imaculado de ambas, quem ganhar é campeão!!!!

simples....façam história, superem-se, marquem a noite de Sábado para sempre, juntem-se a um cantinho especial da minha memória onde está o relato dos golos do César Brito, sejam campeões!!!...ou então... sejam mais uns que por lá foram vergados..

NSC disse...

Os últimos campeonatos ganhos antes de Jesus, com empate do Dragão e vitória sobre o SCP na Luz (2005); com vitória em Alvalade (1994) e nas Antas (1991) foram campeonatos ganhos pela ciência ou pela religião?

Ulrich Haberland disse...

Dás ou não dás pá???!!! :D

http://www.youtube.com/watch?v=r5IZoJisn98

Nuno Pinho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nuno Pinho disse...

"(...) eles têm muitos defeitos mas também grandes virtudes: principalmente a mentalidade vencedora;"

Foi este pensamento que ontem não me deixava a mente descansar. A pequenez de mentalidade dos adeptos benfiquistas não fica nas bancadas. Culpa-se o Jesus, mas não vejo onde ele possa ter errado frente ao Estoril. Deveria ter optado pela entrada do André Gomes depois do péssimo (último) jogo que fez?
Ao Martins só lamento as lesões constantes porque se tem feito um "jogo" destes uns meses antes, hoje estaria a fazer companhia ao Luisinho. Mas que fique claro que não o culpo directamente pelo embuste. Nem a ele, nem ao Lima, nem ao Artur. Há que o dizer: O Estoril fez um grande jogo. Bem diferente do jogo no Dragão em que mal fez um remate. E o Benfica foi uma equipa ansiosa e sem força anímica. Só não vê quem não quer.
O Jesus é, como sempre, o alvo fácil para quem gosta da crítica a condizer. Simplesmente irrita-me esta mentalidade de passar de bestiais a bestas no espaço de uma semana. Se olhar para o rival, não vejo isso a acontecer. Por mentalidade - esqueçamos os outros benefícios por um instante -, eles estão a seis jogos do final da Liga à espera da escorregadela do Benfica, porque acreditam cegamente que ganham o jogo no Dragão. Fecho os olhos e imagino como seria bom ver esta mentalidade na nossa massa adepta. Não há muito onde se possam agarrar. Fizeram um bom primeiro terço do campeonato e o resto foi sofrível. Só há um resultado que lhes interessa frente a uma equipa que ainda não perdeu nas competições internas e que não apanhou um único susto no primeiro embate, a não ser a perda de posse de bola - o meio-campo do rival não é feito à base de remendos e experiências do treinador. No entanto, nem assim deixam de acreditar. Há uma semana atrás a festa era dos putos que apoiavam o Benfica, hoje são eles que têm os foguetes na mão.
Quem vive no Porto sabe o ambiente de romaria que para aqui vai. Não tremem. Esperavam por este momento em que o jogo de Sábado fosse decisivo e o estofo que o sistema dá é insuficiente como resposta. Qualquer coisa nossa serve-lhes de motivação. Metam na cabeça: O Benfica é a força psicológica deles. Já os nossos são insultados e ainda dizem à boca cheia "lá, até nos comem!". Como?
O que se passa com os adeptos do primeiro classificado para entregarem de mão beijada um campeonato ao rival?
Este medo cénico ultrapassa-me. Neste momento, a situação do Benfica é simples. Se querem ser campeões, têm que vencer o adversário directo. O mesmo serve para o rival. Tudo o resto são desculpas criadas para homens com h minúsculo. Sábado têm que dar a maior prova de que merecem vencer o campeonato e não me venham com o cansaço (em Inglarerra joga-se 2 a 3 vezes por semana) ou Soares Dias ou Proenças, porque frente ao Fenerbahce também lidaram com obstáculos semelhantes e não se acovardaram. Foram Benfica. Para Sábado, pede-se Benfica. É jogar com inteligência e humildade. Como diz o outro, é jogar para GAAANHAAARRRRR!



-> O Carlos Lisboa DEVE passar pelo balneário desta gente para lhes mostrar como encher os calções em território inimigo.

chefe disse...

Muito bom. Só não concordo nada com a comparação que fazes de ciência/religião, mas isso fica para outros locais.

Unknown disse...

Acho que falta alguém na estrutura benfiquista que incuta aos nossos atletas o espirito de vitória e nos permita não termos medo de jogar contra aqueles filhos da puta. E não falo só do futebol. Mas também acho que isso se devia aplicar aos adeptos. Ontem quando saí do Estádio, o espírito da derrota pairava no ar. Todos diziam que o campeonato estava perdido. Como? Então faltam 2 jornadas, estamos em vantagem e quem vai ser campeão é o que está em 2º, só porque é o Porto? Não consigo pensar assim. Está na altura de mudarmos esta mentalidade e esta época temos uma excelente oportunidade para o fazer. Estamos à beira de fazer a melhor época de sempre do Sport Lisboa e Benfica e desmoralizamos porque empatamos com o Estoril. Esqueçam o racionalismo e acreditem que é possivel. Mas não acreditem só porque sim, acreditem porque temos uma grande equipa, que joga um futebol fantástico e pode ganhar em qualquer lado do mundo. E já agora, parem com essa merda do bom e mau benfiquismo. O Sport Lisboa e Benfica sente-se, cada um á sua maneira, mas nunca, nunca se mede. Rumo ao 33º!

NSC disse...

Ninguém lhes pede mais do que fazer o que os atletas do Basquetebol fizeram no ano passado.