segunda-feira, 13 de maio de 2013

Vou-me embora, vou partir.

Nada melhor depois de uma tortura como a do Dragão do que poder ir, dois dias depois, embora deste mundo. Ou pelo menos deste país, desta cidade, dos jornais e das televisões, das vozes na rádio, das notícias, das conversas. Ir embora e se possível nunca mais voltar. Deixar o legado benfiquista para os amigos: "peguem, é tudo o que tenho" e partir. Partir e talvez nunca mais voltar.

É possível que volte, no entanto. A coisa está marcada aí para Sábado ou Domingo, o mais tardar. Virei, como irei, de carro. Para lá, amanhã às 20h, a 500 e tal de velocidade a ver se ainda consigo chegar a Amesterdão na Terça à noite; para cá, na Quinta-feira devagarinho, devagarinho, curtindo bem as papoilas, as vacas, os cheiros, os tachos de comida e os vinhos. É possível - muito possível - que aconteça Brugges na vinda. E depois Caen e a passagem do lombo pelas praias que viram o desembarque aliado na Normandia. É possível que o centro e o Sul de França. Depois o País Baixo, quem sabe Salamanca depois?, e acabe então no mesmo sítio de onde parti: junto ao Pai, pintado na parede. 

No meio disto tudo, há uma final europeia para ver. Tenho feito um esforço giganto-megalómano por não ter esperança. Coisa nenhuma, zero, nicles batatóides, niente, nada. Finjo-me constantemente de descrente, lembro-me da tortura de Sábado à noite. Não quero, não posso, não sei sofrer outra vez assim quatro dias depois. Mas há de dentro do peito, num rio que passa por entre as conchas do coração, uma nova fonte a jorrar. Já a sinto outra vez a trazer águas, a irrigar os campos todos à volta, a corrente a ganhar forma e força, o caudal mais poderoso - sim, já estou feito ao bife outra vez: tenho esperança. E é com ela atrelada ao carro que vou ganhar forças para sair de junto do Pai Cosme logo à noite. Impossível ser do Benfica e não ter esperança. 



7 comentários:

Horta disse...

Boa Viagem! (Voltemos ao) Acredita Benfica!

.D10S disse...

Acima de tudo invejo essa tua capacidade (não só tua, o que é bom) de ter esperança, de te levantares a seguir ao que aconteceu e ires para longe, à 'procura' do Benfica, da sua glória.

Eu, estou derrotado! Não vi o jogo no Sábado (impossibilidade total) e ainda assim estou completamente 'morto'. Destruído. Nem quero imaginar o que teria sido ver aquilo em directo, aos 92 min.... acho que não aguentava..

Tenho inveja de quem recupera tão depressa, de quem renova a energia e a esperança de um dia para o outro.. temos um jogo importantíssimo na 4ª feira e aqui estou eu nada interessado nele, de tão KO que estou. Foi como se o céu desabasse e me levasse ao inferno.. Estou errado mas não consigo reagir.

Doeu!!

Ao final de quase 30 anos de vida, e de tantas e tantas derrotas (infelizmente), de tantas desilusões, este foi o maior murro no estômago que levei.. no estômago não! Em cheio nos queixos..

Dois anos a dar tiros nos pés, e a dar o campeonato a corruptos nojentos, animais sem moral e que desconhecem a palavra honra.. e no fim ser derrotado por eles.....

Nunca terei vergonha! Benfiquismo é para mim um motivo de orgulho incomensurável mas....

.... doeu.. doeu a sério.

Boa sorte para a viagem! Tragam a taça no regresso!

hazinheira disse...

Se mudar de planos e quiser passar/parar por Genebra, avise, que com muito gosto o convido para tomar algo, vendo as aguas do lago e do rio passar debaixo das pontes, limpando as magoas, provenientes desse benfiquisto, digno de admiraçao.
Boa viagem!

Marcos João disse...

Viva Ricardo. Tens lugar para mais um? Não me apetecia nada fazer a viagem sozinho...

hazinheira disse...

Leia-se Benfiquismo

Ricardo disse...

Hazinheira, obrigado mas fica fora de caminho. Ficará para outra aventura europeia. Abraço.

Ricardo disse...

Marcos, não tenho. O carro já vai cheio. Tenta na net, num blogue, que vais encontrar de certeza gente que tem mais um lugar.