segunda-feira, 4 de junho de 2012

42356

O que é ser benfiquista ? Aquilo que mais confusão me faz na blogosfera benfiquista é ver frequentemente consócios a atacarem-se por serem bons ou maus benfiquistas.

De um lado, os polícias do regime, atacam todos os que pensam de forma diferente e/ou que critiquem o Presidente, a Direcção, os funcionários da SAD, os treinadores e os atletas. Para estes, toda e qualquer crítica só é aceitável às entidades externas ao clube/SAD, que estão permanentemente conluiadas a imaginarem formas de nos prejudicar. Os sócios críticos não entendem isso e portanto só dão armas aos "inimigos" do clube, criando destabilização internamente e fragilizando o Benfica. Ninguém no clube é responsável pelos insucessos, a culpa é sempre dos outros.

Do outro lado temos os iluminados, os que vêem as culpas próprias que os outros acéfalos não conseguem ver. Que lutam para que a incompetência própria seja denunciada para que possa ser corrigida, seja ela a nível desportiva, financeira ou a qualquer outro nível. De preferência com novas pessoas, pois as que lá estão não dão mostras de serem capazes de mudar, mas se porventura emendarem a mão e disso derem provas através de actos que não de palavras, talvez sejam aceitáveis. Quanto aos defensores do "status quo" são vistos como acomodados à mediocridade.

De que lado está a verdade ?

O que é apoiar o Benfica ? Ser sócio ? Ter cativo ? Ir ao estádio ? Comprar a camisola ? Comprar acções ? Ter comprado títulos da Operação Coração ? Comprar pedras ? Comprar o resto do merchandising ? Ver a Benfica TV ?  Só ler a Mística e o Jornal do Benfica ? Não assinar a Sport TV ?

Será que ser Benfiquista hoje em dia é só dar dinheiro ao clube/SAD ? É esse o parâmetro que guia a relação entre o Benfiquista e o Benfica ? O Benfica mais não é que um negócio, uma indústria ? É isto ?

Pensei em fazer mais um post sobre as contas que foram publicadas relativas ao 3.º trimestre, mas depois dei comigo a pensar o que é que me faz ser do Benfica. Qual é a base da minha ligação ? E sabem que mais, não tem nada a ver com o dinheiro.

Eu já era do Benfica antes de ser sócio. Já gostava das camisolas vermelhas e da equipa sem estrangeiros, da altivez da águia e nem tinha noção do que era o dinheiro. Para mim o Benfica é uma paixão que não acaba, uma doença que não se cura, um nirvana permanente. Sejam quem forem os treinadores, jogadores, presidentes, accionistas, eu sou e serei do Benfica.

Mas para ser do Benfica inteiramente devo respeitar a sua história, os seus valores e princípios. Para mim ser do Benfica é pensar criticamente o Benfica e discuti-lo com quem partilha essa paixão, seja no café, no trabalho, na internet ou mesmo no estádio ou nos pavilhões. Mas quando aquelas camisolas com a águia ao peito entram em campo, aqueles 11 na relva, os 5, 6 ou 7 no pavilhão, são os meus, os meus amigos, os meus irmãos, e apoio-os incondicionalmente.

Eu critico a gestão que o Benfica tem tido nos últimos anos, mas tenho que respeitar a opinião de quem a defende. Acho que devo tentar convencê-los da minha razão, assim como eles deverão fazer o mesmo. Se chegarmos à conclusão que concordamos em discordar, tudo bem, somos todos Benfiquistas que só queremos o melhor para o Benfica, não há necessidade de insultos.

As eleições estão aí e quem ganhar, como se houvesse dúvida, terá a legitimidade para conduzir o Benfica nos próximos anos como entender, mas em caso algum estará acima da crítica, pois a democracia, a liberdade de opinião e o contraditório estão no nosso ADN e são o que nos diferencia dos demais rivais. A nossa águia representa a elevação de valores. O vermelho representa a paixão. Saibamos todos honrar os nossos valores.

10 comentários:

Mr. Shankly disse...

Muito bom texto. Acho que parte do que é ser benfiquista é isto:
"Se chegarmos à conclusão que concordamos em discordar, tudo bem, somos todos Benfiquistas que só queremos o melhor para o Benfica, não há necessidade de insultos."

O que me assusta são os que querem o poder e não o melhor para o Benfica. Infelizmente os candidatos que temos tido ou só querem o poder ou, mesmo querendo o melhor para o Benfica, mudam de ideias depois de eleitos.

JC disse...

Que texto Cool, companheiro B.

E vivó Benfica!

Ricardo disse...

É isto.

Vitto Vendetta disse...

Por isto é que eu não admito que nenhum pulha me diga que sou menos benfiquista porque não ou sócio!

BRAVO!

LDP disse...

Concordo com o Ricardo.

Bruno Pereira disse...

É isso e mais nada! Ser benfiquista...o verbo é ser e não estar...vem das vísceras! E quando todos passarmos a agir consoante o que indicas no texto estaremos muito mais perto do sucesso. Porque na Natureza do Sport Lisboa e Benfica o sucesso também devia ser e não estar...

Abraço,
Bruno Pereira
http://orgulhosamentelampiao.blogspot.pt/

Ulrich Haberland disse...

Completamente de acordo contigo B Cool

Marta M. disse...

Muito bom.
Um texto deste calibre mostra a real amplitude do ser-se Benfiquista. Não basta sê-lo.. já diz a sabedoria popular.
Antes do País, já o Benfica vivia no seu Universo, sem paralelo, em Democracia. Se alguém se achar no direito de dar lições de Benfiquismo a alguém, não sabe o que isso é nem muito menos o que representa..

Fehér 29 disse...

A conversa do mau benfiquista vs bom benfiquista nao é assim tão linear.

Mas de resto, lindo.

luis disse...

@B Cool uma reflexão de Valor, um grande Bem Haja camarada Benfiquista.

Vivas ao Sport lisboa e Benfica.