quinta-feira, 14 de junho de 2012

Comunicar, ou talvez não ... (parte 2)



... o que é importante, no site oficial, parece não ser uma prioridade para o departamento de comunicação. Como podem ver pela data, 14-06-2012, no canto inferior direito de duas páginas do nosso site, a página do palmarés da secção de atletismo e a página de apresentação da referida secção, o Benfica apenas conquistou 22 títulos em Masculinos no campeonato nacional de clubes de pista ao ar livre.



Curiosamente, temos uma página que nos informa que o Benfica venceu o campeonato nacional de clubes de atletismo 15 anos depois. Porém essa página não nos informa da data do feito, mas se somarmos os 15 anos a 1996, último título registado no palmarés, facilmente percebemos que fomos campeões em 2011, mesmo que o palmarés e a apresentação da secção não o indiquem.


"(...) Nos últimos anos, o Benfica tem privilegiado a formação de jovens atletas e, em 2005, ganhou todos os títulos nacionais (masculinos) dos escalões jovens: sub-23 (pista e pista coberta), juniores e juvenis. De então para cá, ganhou quatro dos últimos cinco títulos nacionais de sub-23 e quatro dos últimos seis de juniores. Em pista coberta, o Benfica ganhou todos os títulos nacionais dos últimos seis anos e, em 2009, foi ainda campeão de juniores. Além disso, voltou a ter uma equipa feminina que foi já campeã nacional júnior em 2009 (pista coberta e ar livre) e 2010 (pista coberta), juntando-lhe neste ano de 2010 o título nacional sub-23 de pista coberta.

É objectivo da secção, com este trabalho de base e com o reforço gradual da sua equipa principal, voltar a curto prazo a lutar pela primazia no atletismo nacional. (...)"

Este pedaço de texto retirado da página de apresentação da secção de atletismo era a imagem fiel do que se passava a Dezembro de 2010.

Em 2011 o Benfica foi Campeão Nacional de Clubes de atletismo em pista ao ar livre em Seniores Masculinos, Sub-23 Masculinos e Femininos, Juniores Masculinos e Femininos e Juvenis Femininos, sendo vice-campeão nacional em Seniores Femininos e Juvenis Masculinos. Em pista coberta o Benfica foi campeão em Sub-23 e Juniores em Masculinos e Femininos, sendo vice-campeão em Seniores Masculinos e Femininos. 

No passado fim-de-semana, o Benfica renovou o título em Seniores Masculinos e o vice-campeonato em Seniores Masculinos, mas estranhamente nada disto é reflectido nem na apresentação da secção, nem no palmarés, nem mereceu sequer uma nova página. Relativamente à pista coberta em Janeiro e Fevereiro deste ano o Benfica foi campeão Nacional em Seniores Masculinos, Sub-23 e Juniores em Masculinos e Femininos. Para o final de Junho teremos os campeonatos de Juvenis e em Julho os campeonatos de Sub-23 e Juniores de pista ao ar livre, onde se esperam mais títulos colectivos.

Este post visa alertar para 2 realidades distintas:

- a aparente incúria (podem chamar-lhe mau profissionalismo) de quem gere os conteúdos do site no que respeita à actualização da modalidade atletismo, algo incompreensível tanto mais que recentemente o Benfica recuperou a gestão de conteúdos do site, ou seja, já não há Sportinvest para culpar.

- o trabalho realizado no atletismo começou há vários anos, desde 2005 e foi uma aposta constante na detecção e formação de jovens atletas, algo que em Portugal só tem paralelo (na formação e detecção) noutro clube, a Juventude Vidigalense, mas para ter sucesso não basta apostarmos em formar, temos também que escolher alguns dos melhores para podermos competir com os nossos melhores adversários, o Sporting.

Quando oiço e leio elogios aos resultados de outras modalidades, lembro-me das apostas no Andebol e no Voleibol que nos levaram a um título (Campeonato Nacional), mas que depois não teve seguimento apesar dos significativos investimentos que têm vindo a ser realizados todos os anos, algo semelhante ao que se passa no futebol.

O hóquei em patins e o futsal são realidades à parte e esperemos atentamente o fim dos campeonatos para fazer o necessário balanço, não só deste ano, mas dos anos anteriores.







4 comentários:

POC disse...

@Bcool, parabéns. São estes pormenores que me fazem perder a cabeça.

Como é possível isto acontecer num clube desta dimensão?!
E como é possível eu fazer uma reclamação e estarem-se todos a cagar, passados 2 anos e mais de 10 contactos entre loja, email e telefone?

Enfim...esquecem-se que quem manda somos nós.

Ricardo disse...

Parabéns aos nossos bravos atletas e à estrutura do clube que tem dado grande apoio ao Atletismo. Temos tudo para, em Masculinos, continuarmos a ganhar nos próximos anos. E a evoluir em Femininos até ao topo, apesar da diferença que ainda existe.

Quanto à "incúria" é mais do mesmo. Anos a fio a observar incompetentes no clube, que nem sequer têm a dignidade de respeitar os nossos feitos e lhes dar destaque na página oficial. São os Juans e seus submissos lacaios.

JC disse...

Voltamos à vaca-fria: a política de comunicação do Benfica. Uma boa estratégia, seja ela qual for, jamais passará do papel sem um departamento de comunicação à altura. E aqui, continuamos a ser de um amadorismo sem par.

Hattori Hanzo disse...

Atenção que no Atlestismo poderá haver problemas para o ano dado que parece que A FPA se "esqueceu" da requisição de professora da Ana Oliveira:
http://atleta-digital.com/index.php?option=com_content&task=view&id=4614&Itemid=51