sábado, 23 de junho de 2012

Debate da BTV - análise no pós-jogo

Acabei de ver o programa Debate, na Benfica TV. Mais uma vez sobre a blogosfera, com quatro convidados - o JG, do Redpass; o Fialho, do Vedeta da Bola; o João Tomaz, do Benfiquistas desde pequeninos e um tal de Paulo Silva, do Avante p´lo Benfica. Como no anterior, em que Pedro Ferreira sustentou todo o programa (pelo menos do ponto de vista do interesse de opinião), desta vez coube a JG a função de levar o programa para fora do âmbito da banalidade. E muito bem. 

É sempre bom quando assistimos a gente interessada em debater os assuntos do clube, sem amarras nem pretensões a mais do que simplesmente dar a sua opinião sobre temas que muitas vezes são relegados para segundo plano, perdidos que andamos todos em culpar os insucessos do clube com os árbitros apoiados pelo homem que inequivocamente é apoiado pelo nosso Presidente. Espera, há aqui algo que não bate certo. Então nós criticamos quem domina o futebol português, mas apoiamos quem apoia inequivocamente uma das cabeças mais importantes do sistema? O benfiquismo tem razões transcendentes. Deixemo-lo assim, por agora.

Ao tal Paulo Silva, ouvi pouco, quase não falou. Mas chegou-me a ideia principal que trouxe à mesa de conversações: está na blogosfera para dizer bem; mal, diz entre amigos. É uma ideia curiosa, esta, e muito difundida por aí. É como se a blogosfera fosse a nossa mulher e nós uns beatos religiosos. Em casa, à missionário e baixinho para não acordar as crianças; fora, vai-se às putas e comem-se rapazinhos de 5 anos. Louve-se a capacidade que estes benfiquistas têm de se dividrem em vários: o benfiquista de casa, o benfiquista da blogosfera, o benfiquista da rua, o benfiquista do trabalho, o benfiquista do metro, o benfiquista do parque, o benfiquista da montanha e o benfiquista do mar. Venha Enid Blyton fazer uma saga que isto tem tudo para vender aos magotes.

Depois João Tomaz e a sua tranquilidade desarmante. É um bom conversador e - por já o ter conhecido pessoalmente posso afirmá-lo - um bom benfiquista. Mas há uma excessiva diplomacia ali que não colhe, para mim, grandes votos - um estar bem com tudo e todos, quando há assuntos que exigem outro tipo de abordagem, não necessariamente agressiva, mas assertiva e frontal. Vejo Tomaz na Direcção do Benfica daqui a uns aninhos. E, tendo em conta quem lá está hoje, não virá mal ao mundo.

Sobre Fialho, o que dizer? Estava ali como capanga da conversa. Sempre que a coisa entornava para uma crítica, lá aparecia o defensor-mor do castelo, com a sua falinha mansa, o seu aparte, o seu "olhe que", o seu "por outro lado...", aquele jeito de quem consegue escrever ao mesmo tempo que Oliveira é um dos rostos claros do sistema e depois vir dizer que afinal é apenas um homem de negócios com quem o Benfica deverá negociar e ao qual devemos uma série de coisas. O Fialho já está para lá de afialhar-se. O Fialho é o Fialho. Uma série de banalidades, defesa do regime e um afastar de responsabilidades e ambições. Para ele, diz-nos no programa, fundamental é escrever de livre vontade, sem pretensões. E os camarotes, pá? 

Por fim, JG. Não fosse ele e não teria ficado tanto tempo a assistir ao programa. Tocou em pontos fundamentais, de frente, sem curvas, disse o que pensava e foi coerente com o que tem vindo a escrever há muito tempo. Abordou a questão da incompetência na comunicação e no marketing e sobretudo refutou a ideia de que no Benfica se dá uma verdadeira importância ao que se passa de qualidade na blogosfera. Não dá e JG defendeu, bem, que, por exemplo, no Sporting se fazem esforços muito mais organizados para uma reunião de ideias e pessoas que possam, através dos blogues, criar um movimento gerador de projectos estruturados para o clube. Transcrevo aqui parte de um texto do PLF, do blogue sportinguista "Bancada Nova", para que se compreenda o que de bem se faz no Sporting e que não se faz no Benfica - e que é, afinal, tão simples, se houver vontade, atenção e verdadeira intenção de ouvir os adeptos e absorver as suas melhores ideias:

«Há cerca de um ano fui convidado – entre muitos outros participantes nas redes sociais – para uma reunião na sala do Conselho Directivo, pelo Pedro Cunha Ferreira, no âmbito daquilo que era referido como a “iniciativa digital” do Sporting (...) Essa reunião contou com a presença do presidente do clube – Godinho Lopes – que se predispôs a esclarecer as dúvidas que as pessoas na reunião tinham, e ainda – no seu final e para fazer uma visita de cortesia ao Museu e ao relvado – do seu Vice-Presidente, Paulo Pereira Cristóvão. Portanto, o Sporting fez-se representar ao mais alto nível e por três(!) dirigentes (alguém imagina o Benfica ou o FCPorto a fazer isto?). Ficou acordado entre todos que aquele seria um grupo de trabalho, que estaria aberto a mais iniciativas digitais, e que àquela reunião inicial se seguiriam outras reuniões.»


Estão a ver o Benfica a fazer isto? Imaginam Vieira, João Gabriel e, vá, Gomes da Silva sentadinhos à mesa com bloggers a responderem a dúvidas e a procurarem um debate com os adeptos? Eu também não. Mas é este o caminho e o futuro só poderá passar por largar o autismo que se vive no Benfica em relação aos seus adeptos (que não são clientes, são ADEPTOS) e começar uma aproximação e uma química de respeito e gratidão. Enquanto viverem como reizinhos em castelos, vão continuar mais longe do sucesso. Mas esta é uma discussão que teremos nos próximos tempos, lá mais para Agosto, quando o clima e não só aquecerem até temperaturas quase impossíveis.

Agradeço ao JG o que disse de nós. E não, não temos problema nenhum contigo. Temos divergências que na maior parte das vezes são saudáveis e servem para encontrar soluções. Do que te ouvi hoje, parece-me que convergimos mais do que o contrário. E, quando assim é, todo o debate sai mais valorizado. Da minha parte, como sócio do clube, agradeço a tua participação no programa. Se é para ir à televisão do Benfica, ao menos que seja assim: construir e acrescentar. 

10 comentários:

JNF disse...

Hmmm... mas também te digo: não sou de me sentar à mesa com um Gomes da Silva qualquer.

Anónimo disse...

Agora os adeptos do Benfica são os bloguers! AHAHAHAHAHAHAHAHAHAH


Pelo amor de Deus, andei semanas e meses a gozar com esse servilismo ridículo do Godinho.
Pelos vistos, é o que vocês querem! LOL

Opá, se queres gerir um clube compra o novo FM. Que eu saiba, até o Pinto da Costa pode ter um blog do Benfica. O que te faz mais do que qualquer outro?

Um pouco de humildade, se faz favor. Lá porque expressas a tua opinião na internet (como qualquer macaco com acesso a um computador), não quer dizer que o que dizes tenha algum interesse.

Ricardo disse...

Descansa, JNF, que, mesmo que algum dia isso se fizesse no Benfica, não serias tu seguramente a ser convidado. És um péssimo benfiquista e tu sabes disso.

Anónimo, eu até te explicava coisas, mas para quê? Olha, tu és daqueles que não acrescentam. Pensa nisso um bocadinho, mas devagar para não se te queimarem as poucas células que ainda resistem a tanta boçalidade junta.

JNF disse...

Eu sei que não, também faço por isso. Nem me convidam para ir à televisão, vê lá. Se eu lambesse o cu do senhor presidente, como outros fazem na net, aí talvez tivesse as minhas hipóteses, mas teria de fazer um mortal ideológico para lá chegar.

Vagusi disse...

Mas quem te diz que o Luís Fialho ganha alguma comissão?!

Concordo contigo que ele esteve mal na do "Oliveira" e naquela patetice do "Vieira-títulos" mas, tendo em conta que escreve para o jornal do clube, percebo que tenha uma postura mais leviana.(agora vais-me cair em cima)

Desceu uns pontos na minha consideração na crónica: "Vieira-títulos" mas ninguém pode dizer que ele não é imparcial, aliás LF é dos poucos que debate opiniões e, com respeito. Tem a caixa de comentários mais democrática que há, "farta-se" de fazer análises em prol do Benfica("VINTE ANOS DE MENTIRA A-Z, MENTIRAS MUITAS VEZES REPETIDAS, CLASSIFICAÇÕES REAIS, TABELAS, etc)

E tu, que fazes para além de criticar e de chamar nomes a quase todos?
Foi de mau gosto dedicares-lhe a letra 'F' para um possível A-Z, estou para ver essa distopia.

Percebe-se o porquê de gostares tanto de João César Monteiro, talvez um Bergman ou um Béla Tarr te inspirassem.

Não duvido do teu Benfiquismo aguerrido, és um gajo com piada, mas tem calma. Boy!

Saudações gloriosas

Ricardo disse...

Enorme comentário, Vagusi!!!!






















... refiro-me ao "boy" - há anos que não me chamavam isso.

JNF disse...

Hei! Eu é que disse que ele teria um "F" nessa lista do Benfica de Vieira! Os louros a quem os merece, sff!

Unknown disse...

Não sei se a blogosfera é representativa ou não dos sócios e adeptos, como também não sei se as AG's o são.

Deveriam sê-lo, mas ao saber uma assembleia com 350 sócios parece-me que embora o façam têm muito pouca legitimidade para representar o sentir benfiquista dada a reduzida expressão.
Quero aqui ressalvar que o Tiago do BenficaDependente ficou com a promessa pessoal do Vieira que se reuniria com ele para lhe responder às questões por ele levantadas na última AG.

Penso que é um tipo equilibrado, que identifica a maioria do ue está mal no clube e na sad e a ser cumprida a promessa do Vieira, estou a aguardar as respostas antes das eleições.

Com isto quero dizer que há gente de valor na blogosfera, mas como tu mesmo já o afirmaste Ricardo há que relativizar a importância da blogosfera. No fim de contas somos uns gajos que vêm para aqui fazer a catarse das suas frustrações com o Benfica, o medíocre desempenho desportivo da equipa de futebol, posições incompreensíveis do presidente, gentalha na sad que ofende os adepptos pelo que diz e pelo que faz e não respeita os sócios e em especial os que têm red pass ou quotas das modalidades e permite que barbaridades desse nível se passem, umas contas vergonhosas para um clube com a capacidade de gerar receitas que é o Benfica, uma associação a crápulas que se ajudaram muito mais que ajudaram o Benfica, uma formação que insiste em não ter resultados, em jogadores e em títulos, um treinador que deveria ser impedido de dizer as barbaridades que diz e que tem roda livre o que depois se reprecute na equipa, enfim ...

Olha, acho que já queimei a hipótese de ser convidado, logo agora que andava a fazer uns posts a elogiar a acção do Querido Líder nas modalidades.

Anónimo disse...

Absolutamente irrelevante. No Sporting têm dado grandes resultados essas reuniões.

Cesarinho disse...

Epá, acho graça a isto
O que todos querem afinal é aparecer e ser populares. Vai daí, inveja dos que aparecem, e alogios aos que falam do vocês.
Essa da reunião com bloggers é ridícula.
Porquê com bloggers? São mais benfiquistas que eu?
Gente sem dar a cara, que passa vida a dizer mal de tudo?
Ao menos, aqueles que lá foram, dizendo banalidades ou não, dão a cara. Honra lhes seja feita.