quarta-feira, 27 de junho de 2012

O problema do futebol


«Tivemos o título na mão, com cinco pontos de vantagem para o FC Porto, mas estávamos jogando quatro competições ao mesmo tempo, enquanto eles disputavam apenas uma. Isso gerou um desgaste maior na nossa equipa, que acabou por não conseguir manter a vantagem que tinha. Mas é importante destacar que chegámos aos quartos de final da Liga dos Campeões ficando em primeiro lugar de um grupo que tinha o Manchester United. Por isso, penso que o saldo da temporada foi positivo», disse Bruno César, em declarações prestadas ao site brasileiro Trivela.

Quando um jogador ao fim de um ano de Benfica acha que a temporada foi positiva apesar de não ter sido campeão, como poderemos ambicionar ser campeões ?

É certo que o treinador Jorge Jesus só percebeu isso ao fim de 3 anos à frente do Benfica, mas pelos vistos ou ainda não transmitiu isso para os atletas, em especial para aqueles que não conhecem o historial do clube, ou o que transmitiu durante a época é o revelado por Bruno César.

O problema do futebol do Benfica é este, falta de cultura de vitória e esse aspecto, por mais que se fale de factores externos, é algo que nos separa dos tripeiros. Sem perceber que qualquer época no Benfica será negativa sem a conquista do campeonato (excepto caso se vença a Liga dos Campeões), nunca os nossos atletas darão 110 % quando devem dar.

9 comentários:

Anónimo disse...

Grande verdade. Tenho dito, a diferença entre nós e eles é que eles são "obrigados" a ganhar. Espirito de vitória. Precisamos disso.

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

De facto a história do clube fala de realidades distintas... mas atenção falamos de história algo... distante...
No entanto é lógico que precisamos de uma cultura de coragem e determinação... e "quase recusa" (entre aspas, porque a pseudo-realidade é por si só irrecusável...porque ao se manifestar afirma-se plenamente...)... dizia eu é necessário consciencializarmo-nos que a vitória é um bem muito interessante... neste contexto...

Mas isto é mais... digamos elaborado do que à primeira construímos... falo da realidade global... de todos nós benfiquistas e não benfiquistas... talvez soe estranho o que escrevo... peço desculpa por isto! :))

Ricardo disse...

Tudo dito. Quando um jogador recém-chegado diz isto, está muita coisa explicada.

José Ferreira disse...

Sempre sempre sempre a criticar... Enfim:(

Anónimo disse...

Tripeiros não, car***o!
Eu sou Tripeiro e Benfiquista! Que mania, a destes alfacinhas!

José Costa disse...

Percebes mais disto do que de ciclismo... eheheh

Unknown disse...

@moléculas
a história tem períodos melhores e piores, no entanto tem que haver sempre ambição de ser campeão e entendermos que menos que isso é uma época falhada

@José Ferreira
Critico quem acha que o segundo lugar é bom, acho que não faz falta ao Benfica porque não tem a mentalidade que quero, se achas o contrário é a tua opinião, mas depois não te admires se deixarmos de ser o clube com mais títulos

@anónimo tripeiro
não sou alfacinha, mas podes ler morcões onde escrevi tripeiros

@josé costa
olha que o josé ferreira não concorda contigo

Nuno Pinho disse...

Ainda sobre o problema do futebol, nomeadamente o português:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=gdk3OSAFCxA

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

De acordo Bcool tens toda a razão... é realmente uma questão de mentalidade... ou falta dela... eu percebi à primeira, fiquei só numa de filosofar coisa de poeta incompreendido...he he he he he...