sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

A pior notícia para o Benfica


"A Portugal Telecom (PT) anunciou hoje que vai deter uma posição de 25% na Sport TV, enquanto a Zon reduz a sua posição para igual participação, num encaixe financeiro de cerca de 46 milhões de euros.


Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a PT e a Zon anunciaram hoje o acordo onde ambas as empresas passam a deter 25% cada da Sport TV, ficando os restantes 50% nas mãos da Sportinveste, de Joaquim Oliveira. Anteriormente, a Sport TV era detida em 50% pela Zon e a outra metade pela Sportinveste.

«A Zon irá reduzir a sua participação para 25% na Sport TV e receberá um encaixe financeiro de cerca de 46 milhões de euros», refere a operadora que está em negociações com a Optimus para uma fusão.

«A PT informa que chegou a acordo sobre um conjunto de transações no final das quais deterá uma participação de 25% de uma 'joint-venture' composta pelas atuais Sport TV Portugal, Sportinveste Multimédia (SIMM) e PP TV - Publicidade de Portugal e Televisão, contribuindo com a sua participação de 50% na SIMM e investindo um montante líquido de até 21 milhões de euros via aumento de capital». Esta transação, refere a PT, «não dará origem a impactos contabilísticos materiais ao nível dos resultados consolidados» da operadora.

A formalização desta nova entidade está dependente da aprovação da Autoridade da Concorrência e da conclusão de algumas condições contratuais por parte das entidades envolvidas, nomeadamente a obtenção de financiamento autónomo pela Sport TV, refere a Zon.

O acordo divulgado hoje traduzir-se-á em ganhos de eficiência na gestão dos direitos e apoiará a promoção do desenvolvimento quer da TV tradicional, quer das novas plataformas 'online' e móveis de distribuição de conteúdos desportivos para todos os operadores, num contexto de uma maior convergência fixo/móvel», adianta a Zon.

Em comunicado, a Sportinveste adianta que a concretização dos acordos com a PT e Zon determinará «que a Sport TV Portugal passe a ser a detentora dos direitos de transmissão televisiva dos jogos da I e II Ligas de Futebol Profissional, que a PT entre para o capital social da Sport TV, detendo uma participação de 25%, e passando, portanto, esta última entidade a ser detida de forma tripartida pela Sportinveste, pela Zon e PT».

Além disso, o acordo prevê «que a Sport TV passe a atuar como uma plataforma responsável pela gestão dos direitos desportivos de TV e de multimédia (internet e móvel), para o mercado português».
A Sportinveste «congratula-se com a obtenção deste conjunto de acordos que crê aportarem importantes benefícios para a divulgação e promoção do desporto nacional»." - in sapo desporto 20/12/2012.


Para todos aqueles que sonhavam com o fim da Sport tv, tirem o cavalinho da chuva. Afinal de contas as almoçaradas no Algarve acabaram em casamento com o alto patrocínio do sr. equivalências, para sossego do jaquim do roupão e do metanoso seminarista. Não tenho qualquer expectativa que a Desautoridade da Concorrência levante quaisquer obstáculos, pois todos sabemos que esse órgão não defende os consumidores mas antes os interesses dos poderosos. Só resta que a Prisa não faça marcha-atrás e deixe o Benfica na mão à semelhança do que aconteceu a um determinado empresário da comunicação.

9 comentários:

Anónimo disse...

Só me ocorre uma coisa . . . FDP !!!

GNR disse...

O Benfica só tem que conseguir que o Canal passe também na ZON, como acontece no MEO. A partir dai, o sucesso do canal só depende do Benfica e dos adeptos.

Uma solução seria que o canal fosse 75% Benfica e 25% generalista/informação. Assim as audiências aumentavam. Segundo sei, o canal de cabo com mais audiência é SIC Noticias.

Fenómeno disse...

Se a autoridade da concorrência não acha que isto se trata de cartelização e não actua, não sei em que vai actuar...

Já agora, que movimentações são essas da prisa?

MM disse...

BCool, quais são as fatias de mercado de ZON e MEO?, hoje.

Anónimo disse...

Eles lá na ZON e no MEO podem fazer o que lhes bem apetecer MAS, tem de cumprir com o que estiver em contrato. Se o Benfica tiver assinado em exclusividade com a MEO os jogos do SLB só podem dar na MEO.
Se não estiver prevista essa exclusividade ficamos meio entalados.
Penso eu de que...

POC disse...

Moniz já passou com certeza pela ZON. Veremos se com bons resultados.

Unknown disse...

@Manuel Humberto,
Não te consigo dizer os números exactos, mas em termos de assinantes de televisão por cabo penso que o Meo terá cerca de 1,1 milhões e a Zon 1,3 milhões.

Unknown disse...

Aliás, os valores correctos dos assinantes de tv por cabo são:
- ZON 1,574 milhões
- PT 1,198 milhões
valores a 30 de Setembro de 2012.

Relativamente a assinantes de Sport tv esse valor não é divulgado por nenhuma das empresas que a distribuem, por isso não é fácil dizer como se distribuem os assinantes.

Nuno Pinho disse...

Foi uma lufada de ar fresco.
Mas alguém por aqui que já tenha estudado a SportTv para perceber em que países opera, que tipo de jogos passa e que resultados tem?
Admito que tenho curiosidade...