quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

"Avante, Avante p`lo Benfica"


Escrito por Félix Bermudes, a pedido do Pai Cosme Damião, este foi o 1º Hino do Benfica - "Avante, Avante p`lo Benfica" - datado de 1929, por altura do 25º aniversário do Clube.
Por ter sido considerado uma afronta ao Governo, em 1942 foi censurado pelo  regime do Estado Novo de Salazar. Sim, o tal que alguns “iluminados” ainda afirmam ter protegido o Benfica.. 
Acrescente-se que, entre muitos outros acérrimos opositores ao regime que fazem parte da imensurável riqueza histórica deste Clube, o autor deste diamante foi alvo do desporto favorito da PIDE, a perseguição.
Qualquer altura é boa para reavivar e/ou dar a conhecer tesouros inigualáveis como este em que se alicerça a nossa orgulhosa história.

Numa nota actual, em Março do ano que está a chegar ao fim, explicando as suas origens, intrínsecas às do Clube, o actual Hino do Benfica -  “Ser Benfiquista”, de 1953 -  foi destacado pelo conhecido jornal norte americano “New York Times”, que salientava aos seus leitores que o Hino “pretende mostrar que ser adepto do Benfica é mais do que ser apenas um adepto do futebol”.
Pretende e mostra, digo eu. Simplesmente porque é inequivocamente cantado com o fervor de um indescritível e imutável orgulho e devoção por algo que é mais do que um Clube de futebol.

"Avante, Avante p`lo Benfica"

“Todos por um!” eis a divisa,
Do velho Clube Campeão,
Que um nobre esforço imortaliza,
Em gloriosa tradição.
Olhando altivo o seu passado,
Pode ter fé no seu futuro.
Pois conservou imaculado
Um ideal sincero e puro.
Avante, avante p’lo Benfica,
Que uma aura triunfante Glorifica!
E vós, ó rapazes, com fogo sagrado,
Honrai agora os ases
Que nos honraram o passado!

Olhemos fitos essa Águia altiva,
Essa Águia heráldica e suprema,
Padrão da raça ardente e viva,
Erguendo ao alto o nosso emblema!
Com sacrifício e devoção
Com decisão serena e calma,
Demos-lhe o nosso coração!
Demos-lhe a fé, a alma!
Avante, avante p’lo Benfica,
Que uma aura triunfante Glorifica!
E vós, ó rapazes, com fogo sagrado,
Honrai agora os ases
Que nos honraram o passado!




5 comentários:

Unknown disse...

Há por aí um vídeo onde o Sr. Alberto Minguéns diz que foi criado para ser cantado pelos jogadores ante do jogo, e ao intervalo caso o resultado fosse desfavorável!

Outros tempos sem dúvida...

Unknown disse...

Sim, hoje a grande maioria nem português fala, quanto mais cantarem.

Infelizmente continuam os revisionistas, quais goebbels, a quererem reescrever a história e a associar-nos ao antigo regime.

Marta disse...

Sabes B Cool, efoi precisamente por ter tido hoje uma discussão com uma alminha dessas "goebbels", que senti uma imensa vontade de postar e cantar este HINO!!!

Águia Eterna disse...

Hino espectacular que me EMOCIONA, pois ao ouvi-lo sinto TODO O NOSSO BENFICA Glorioso, Honesto, Inigualável e Eternamente CAMPEONÍSSIMO.

Quanto aos "goebbels", Os MENTECAPTOS, nascem ATRASADOS MENTAIS, MENTIROSOS, VIGARISTAS, CORRUPTOS, INVEJOSOS, PALERMAS, ONTÓFAGOS, e assim morrerão.
quanto mais depressa melhor.

BENFICA, GLORIOSO, ETERNO, INIGUALÁVEL.. Ú N I C O. Semmmmmmmmmmmmmpreeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

LDP disse...

MM chamado á cabine de som!