domingo, 30 de dezembro de 2012

Moreirense-Benfica


Não, não vou falar da exibição deplorável que nos rendeu um pontinho no dealbar do jogo. O que me leva a escrever é o horário do jogo. Jogo às 16h00, para uma competição que até nem é das mais queridas para os clubes e público, em especial tendo em consideração os epítetos de taça da cerveja pelo qual é conhecida.

No entanto, o que se viu nas imagens da televisão foi um estádio quase cheio. No rádio falaram de 6.030 espectadores, no site da Liga os números oficiais indicam 6.100, a lotação completa do Estádio Comendador Joaquim Freitas. Estivesse a lotação completa ou faltassem os 70 espectadores, a verdade é que essa é uma imagem que fica na retina, um estádio à pinha, com público vibrante, mesmo que o jogo tenha sido de pouca qualidade devido ao relvado e à "vontade" dos jogadores.

Foto: ABola

Esse é outro dos problemas em Portugal, os relvados são de má qualidade e basta uma chuvinha, às vezes nem isso é preciso, para transformar o relvado num enlameado difícil para a prática do futebol. Sendo a LPFP a organizadora quer da Liga, quer da Taça da Liga, deixo aqui a ideia para reverem os regulamentos de forma a que os jogos realizados às 15 ou 16h00 aos fins-de-semana possam ser televisionados independentemente dos clubes que participam.

Se os clubes não conseguem atrair adeptos aos seus estádios, porque na televisão dá o jogo de outro clube, então o que isso nos diz sobre o produto, jogo de futebol, que supostamente estão a vender ? Supostamente  sim, porque há alguns que nem cobram os bilhetes. Diz-nos que são jogos com pouco interesse e portanto caberá aos clubes participantes desenvolver estratégias para atrair e fidelizar públicos pagantes, em vez de se condicionar os horários possíveis de transmissão.

Um jogo realizado às 15h00 em Portugal durante o horário de inverno, equivale a ser transmitido em directo às 7h00 em São Francisco, às 10h00 em Boston ou Newark, às 13h00 no rio de Janeiro ou em São Paulo, às 14h00 em Cabo Verde, às 16h00 em Angola e em grande parte da Europa Ocidental, às 17h00 em Moçambique, às 19h00 na Índia, às 21h00 na China e às 22h00 na Coreia do Sul e no Japão.

Não sendo o horário ideal para a Califórnia ou o Extremo Oriente, penso ser o horário mais equilibrado se se pretender levar a cabo um projecto de internacionalização da Liga Portuguesa. Mas primeiro, tem que ser alterado o Regulamento de Competições da LPFP e só depois é que quem detiver os direitos terá um horário compatível para levar a cabo essa tarefa de tentar disputar tempo de emissão com as outras ligas, nomeadamente a Premier League.

Mas para que a Liga Portuguesa seja um produto mais atractivo precisa de estádios mais cheios e de relvados em condições para que os jogadores possam explorar ao máximo as suas capacidades técnicas e tácticas em vez de se limitarem a lutar e a jogar aos repelões.

O futebol à tarde não é coisa do passado, é coisa do futuro.

10 comentários:

GNR disse...

De acordo. Já ficou provado que não são as transmissões televisivas que tiram as pessoas do estádio. Desde que a horas decentes.

Se o produto é bom,é televisionado e os adeptos, os que podem pagar, vão ao estádio. Em Inglaterra é assim. No sábado, o jogo mas tarde é as 17:30.No domigo, ás 16:00. E estádios sempre cheios.

MM disse...

"O futebol à tarde não é coisa do passado, é coisa do futuro."

Spot on.

Também reparei nas bancadas. Foi a única coisa de interessante que o jogo teve. No relvado mais uma vez vimos um emblema prejudicado que vê a sua participação na competição comprometida pela ajuda de um árbitro ao Benfica. A taça não é importante para o Benfica - ou não seria, noutro contexto de maior fulgor, mas para aqueles clubes, já é. É uma fantochada, infelizmente.

Águia Eterna disse...

oH EXECRÁVEL manuel humberto, és mesmo um DEFECADO ATRASADO MENTAL.Onde é que o BENFICA foi beneficiado neste jogo oh PALERMA??!! oS DOIS PENALTIES SÃO claríssimos. SÓ os BURROS FANÁTICOS como tu é que não sabem ver as coisas de forma ISENTA.
MATA-TE CÃO RAFEIRO, e vai dar palpites de merda para a pocilga do teu clubeco.

BENFICA, SEMPREEEEEEEEEEEEEEEEEEEE...

Ricardo disse...

Excelente, Bcool. A última frase devia fazer parte de uma campanha forte pelo regresso dos jogos à tarde. Temos de pensar nisso.

Humberto, viste o jogo? Não imaginas a quantidade de disparates que estás a dizer. O Benfica foi prejudicado.

Laranja disse...

E eu já ouvi uns quantos dizerem que o penalty sobre o Cardozo é mal assinalado... fiquei chocado

Comprei o Kit Socio, preenchi a ficha de inscrição, para alem disso tenho o recibo temporário dos 25€, o cartão de sócio temporário e o certificado de sócio, a duvida é, para completar o processo, o que deve ir no envelope para o finalizar alem da ficha de inscrição?

Unknown disse...

MM,
Se achas que marcar as faltas que existem é prejudicar uma equipa, então ou não conheces as leis ou estou como o Ricardo, podes ter visto imagens, mas não os lances em causa.
lp22
não te consigo responder pois no meu tempo não havia kits, mas aconse4lho-te a ir à casa do Benfica mais próxima ou ao Estádio da Luz.

Anónimo disse...

Os jogos da bola indígena dão a horas "impróprias" por dois motivos muito simples:

Há o mito de que às 20:00 é horário "nobre", e aí consegue vender-se a publicidade a preços mais elevados.

A OliveirinhaDesportos não tem qualquer interesse em transmitir jogos portugueses no espaço 14-18 porque para essas horas já têm uma excelente programação - os jogos das ligas inglesas e italianas!

Jota Pê disse...

Enquanto não se erradicar um dos grandes cancros do futebol português (vulgo sportv), continuaremos a ser obrigados a ver boa parte dos jogos ao domingo às 21h...

Joaquim Costa disse...

Nem mais , estou de acordo que o mais importante no jogo de ontem foi ver aquelas bancadas repletas de gente que gosta de futebol , nada de claques apenas e só povo do "bom"como se diz no norte.os interesses estão a dar cabo de tudo e o futebol á muito que anda á frente a destruir... enquanto os oliveiras e companhia não saírem do futebol , nada feito.

Marta disse...

Jogo indescritivelmente mau..
As bancadas repletas mereciam bem melhor. Mereciam ter visto um jogo de futebol, especialmente por parte daquele que as enche onde se desloca.

Regressassem os jogos à tarde e poderia ir mais vezes a Casa. Como eu certamente outros adeptos que residam a distâncias consideráveis da Luz.
É um facto que trabalhando aos sábados iria perder outros jogos mas não há "bela sem senão". Compensaria potenciais falhas com outras presenças, sobretudo na Luz.