segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

No rescaldo do 101º


45 minutos de avanço e hat trick de Cardozão. Já são 2 os jogos em que o Benfica carimbaos adversários e presenteia a massa adepta desta forma. Mais um e passa a cartão de visita! Eu vivo muito bem com hábitos destes. 
Com uma vitória sabíamos que descolaríamos na liderança, mesmo que, por motivos que nos são alheios, fechássemos o ano com um jogo a mais que o adversário directo. 
Cumprimos e cumprimos bem, o resto não é "problema" nosso.

Numa primeira parte algo displicente no que respeita à concretização, deixamos a competência neste "fenómeno" para a segunda, à semelhança do que já havia acontecido em alvalade.  
O golo inaugural do adversário parece-me uma prova às unhas dos adeptos, tal como os momentos que antecedem o golo do empate, sobretudo tendo em conta o principal protagonista de ambos: Cardozo. Ainda os assobios estavam na fase de aquecimento e ele resolve a questão que poucos minutos antes havia provocado um ataque de nervos generalizado. Uma chatice este Takuara. Uma chatice que equivale a 101 golos desde que representa o Glorioso. Uma chatice que se tornou na melhor marca estrangeira de sempre na história do Benfica. 
E sai mais uma palete de "Rennies" para todas as "Martas Rebelos" que deambulam por aí e a todos aqueles que "atiram" de forma inviezada a pérola: "fora os outros tantos que falhou".
Como se o facto anterior que refiro não chegasse - há que ter paciência.. - JJ responde: "se concretizasse todas as oportunidades, seria o melhor ponta de lança (PL) do mundo."
Não creio que o "mister" se importe que acrescente a esta resposta, para aqueles que não consigam depreender o resto face aos efeitos secundários do Rennie: se fosse o melhor PL do mundo com toda a certeza já não estaria no SLB. 
Mas está. E, no que a mim me diz respeito, espero que continue a dar que fazer aos assobios do “estimado” gangue, a provocar todos os ataques de nervos que provoca, incluindo ao próprio JJ e a fazer parte das fantasias de todas as Martas Rebelos espalhadas por esse jornalismo, 
O Cardozo “é aquilo” (JJ), o futebol é adrenalina e emoção, o Benfica é tudo isto e muito mais. Satisfaz toda a gente. 

Depois do festival de oportunidades perdidas ao final de 45 minutos, de sofrer um golo sem que o adversário tivesse feito o mínimo para isso, o Benfica entrou na segunda parte com maior coerência, afinado. 
Guiado por uma exibição assombrosa de Matic, cuja marca não deixa de registar em todos os golos, a par da implacabilidade de Takuara, fecha o ano na Liga com 4 golos, mantendo a posição que tinha antes do jogo mas com uma diferença importante no âmbito da motivação: é líder isolado.

Gostei muito do que vi em todos os sectores. Do seu entrosamento, dos níveis de concentração e da entreajuda. 
O que me continua a irritar profundamente é o total desperdício dos lances de bola parada, com relevo para os pontapés de canto. Começamos a roçar o ridículo. Mais uma vez, num festival de cantos que tivemos (11!), não houve um único que tivesse criado um calafrio que fosse à defesa contraria! 

O melhor: Matic. 
O homem do jogo: Cardozo. 
Era impossível para a minha consciência não eleger ambos. Está feita a devida e distinta eleição.

Uma nota para Lima. Faltou-lhe o golo para coroar mais uma exibição fantástica de trabalho e entrega à equipa. Parece que joga com Cardozo há anos!! O facto de não ter ponta de egoísmo leva-me a considerá-lo ao mais alto patamar no seio desta equipa. 

Estes São os meus destaques numa exibição global que, como já referi, gostei muito.

Ainda no âmbito dos destaques, uma palavra para Pedro Martins, treinador do Marítimo.
Existissem mais destes seres no futebol, com sensatez, educação e desportivismo e este mundo seria bem mais saudável. Não há porque não se deixa. 

JJ elogiou o árbitro no final do encontro e todos os outros da nova geração. Acho bem. É uma forma de motivação que no início de carreira é positivamente desejável e tranquilizadora neste meio tão conturbado que bem precisa de serenidade. Ainda que já se saiba que o que vale hoje da próxima ninguém se lembra, há que aproveitar estes rasgos de sensatez talvez inspirados pela quadra em que nos encontramos.
O trabalho da equipa de arbitragem não foi imaculado, longe disso, mas não foi motivo para crucificação. Falharam 2 vezes, uma para cada lado, mas os jogadores falharam muito mais e de forma bem mais escabrosa. Sejam os nossos, sejam os maritimistas.
O golo do Marítimo é irregular por fora de jogo de 2 jogadores e o penalty, ainda que seja o critério do árbitro a prevalecer, deixa muito a desejar. 
Ambos os lances são passíveis de análise concreta pelas repetições na TV mas o último continua a deixa sérias dúvidas. E só considero as dúvidas das análises mais imparciais.
O jogador tenta afastar o braço e esse movimento leva-me a crer que terá influenciado a decisão do árbitro. 
Era bom que de uma vez por todas se estabelecesse um critério uniforme para este tipo de lances: ou se marca ou não se marca. O senso de justiça deixaria muito a desejar, é certo, mas acabava-se com o "critério do árbitro" que é sempre aquele que mais criticas e desconfianças admite. 
Nem sequer abordo a questão... "E se tivesse ocorrido na área contrária?..." Há respostas para todo o tipo de consciências. Cada um com a sua.

Em 2013 há mais Liga. 
Diz-me a experiência que embandeirar em arco nesta altura é perigoso, muito perigoso. Estou feliz, é um facto, mas obrigada a ter a força suficiente para colocar um freio nestas emoções que tão maltratadas têm sido nos últimos 2 anos ao receber o coelhinho da Páscoa. 
Faço votos que a Equipa se mantenha humilde, trabalhadora e responsável, que mantenha a força além Carnaval que lhe tem faltado para me deixar tirar este freio que me incomoda. Ainda que nunca o suficiente para impedir as minhas romarias, seja ao Estádio seja à tv, é certo, espero livrar-me definitivamente dele em Maio, pelo menos!

Que venha a próxima "romaria" a Casa..











1 comentário:

Nuno V. P.de Melo Ferreira disse...

Lá nos encontramos, Marta. Quando vir um levantar-se e gritar golo, esqueça os restantes 60.000.