quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

O Bom Jesus e o Mau Jesus


Quero logo no início transmitir o meu obrigado ao Jorge Jesus por um jogo que me encheu de orgulho na equipa e na postura do Benfica em Camp Nou. É certo que não era a equipa principal do Barcelona, mas a personalidade de uma equipa também se mostra em ambientes adversos e quem já esteve em Camp Nou com ele cheio numa noite europeia sabe do que falo. A exibição de Melgarejo mostra bem a pressão que é jogar em Camp Nou contra o Barcelona na Liga dos Campeões. Mesmo o Luisão e o Ola John, este fruto da sua inexperiência, tiveram uma entrada aos solavancos, mas depois encarreiraram.

Este para mim foi o Bom Jesus, aquele que sabia que a única solução era ir para cima deles, ganhar o jogo, mostrar que quem desrespeita o Benfica se pode arrepender. Mas não é Jorge Jesus que chuta à baliza, que falha golos inacreditáveis e que se fosse para a Liga Nacional, ou contra outra equipa menos cotada, não tenho dúvidas que concretizariam.

Obrigado Jorge Jesus.

Ao contrário de todos que sempre defenderam que o Benfica deveria ir com segundas linhas para o jogo da Catalunha, eu acho muito bem que o Benfica tenha ido na máxima força (os que estavam disponíveis), e desse tudo por tudo para ganhar e passar. O orgulho e o passado assim o obrigam e quando vejo adeptos e sócios a dizer que o jogo do campeonato é que interessa, fico com a certeza que há já muita gente que não sabe o que é o Benfica.

E esses que não sabem o que é o Benfica são aqueles que ficaram contentes com o Mau Jesus, aquele que não mostrou ambição em Glasgow ou em casa contra o Barcelona na segunda parte. aqueles que justificaram com as ausências a falta de ambição em Glasgow são aqueles que não entendem o que é ser Benfica. Ser Benfica é entrar em todo o lado para ganhar, em todas as competições, em todos os jogos, sejam oficiais ou particulares.

Ao contrário dos que defendem que o Benfica perdeu a qualificação em Moscovo eu tenho a certeza que o Benfica perdeu a qualificação em Glasgow, pois com um pouco mais de ambição o Benfica teria mais 2 pontos e o Celtic menos um ponto e era o suficiente para nos qualificarmos. A quem diz que o Benfica tinha muitas ausências, quero só recordar que o melhor jogador dos escoceses não jogou, o grego Samaras, aquele que é mais decisivo e um dos poucos que traz alguma qualidade aquele bando de pernas-de-pau.

Segunda-feira é para ganhar, como são todos os jogos, não é por ser o Sporting, uma equipa que tem apresentado níveis confrangedores de qualidade jogo e que irá fazer o jogo da época contra nós, só o treinador deles é que ainda não percebeu isso. Segunda-feira é para ganhar porque é isso o Benfica, todos os jogos são para ganhar. Espero não voltar gente adepta do meu clube, inclusivamente sócios que conheceram um Benfica de dimensão europeia, a contentar-se com derrotas por poucos ou empates contra equipas medíocres. Sim o Celtic ganhou ao Barcelona, qualificou-se, mas não deixa de ser uma equipa medíocre e tivéssemos o Bom Jesus no banco e tínhamos ganho por 2 ou 3, a menos que, como hoje, os avançados estivessem perdulários.

Dos jogadores 2 destaques, Garay, defesa imperial e com qualidade para jogar em qualquer equipa do mundo. Ola John, entrou amedrontado, mas depois libertou-se e mostrou ser um jogador duma inteligência acima da média. Um último destaque para uma recepção orientada do Nolito que não fosse a trunfa do Puyol e tinha terminado num golo espectacular. Infelizmente o Picanhas é que continua a não mostrar o porquê de estar no Benfica.

Em Fevereiro há Liga Europa, com Chelsea, Ajax, Zenit (acho que são eles e não o Anderlech, mas posso estar enganado) e outras boas equipas que saíram da Champions. Até lá, temos os jogos do Campeonato, da Taça de Portugal e da Taça da Liga para ganhar.

21 comentários:

Laranja disse...

Um pouco ao estilo do Rui Oliveira e Costa, subscrevo o post BCool... Temos é de incutir no Rodrigo que em primeiro lugar vem a equipa e só depois o individual...

Marta disse...

Subscrevo B Cool, já nem sei se acabo o meu texto depois de ler o teu!
Só acrescento o André Gomes que tens uns "pezinhos" maravilhosos!

Miguel disse...

Amigos,

Infelizmente, vcs contentam-se com a bela merda que foi o Benfica hoje Camp Nou, que conseguiu empatar um jogo decisivo contra uma equipa dos escalões secundários de Espanha.

Éisto que vos enche de orgulho?!?!?

Para mim esta campanha do Benfica na Champions não é mais do que a imagem que tenho de Jesus: fala muito, mas falha sp nos momentos decisivos.

Unknown disse...

Faz o teu texto Marta, eu gosto sempre de ler as tuas palavras

Unknown disse...

@Miguel,
Não me contento, nem acho que este resultado por si fica para a história. Acho que este é o Benfica que sempre conheci e sempre defendi, o que tem vontade de ganhar, o que não se contenta com empates ou derrotas.
Mas o futebol tem esse sortilégio, às vezes, por muito que se mereça, os avançados não estão inspirados e aí nenhum treinador pode resolver o jogo. À excepção da entrada do Picanhas, eu preferiria o Gaitán, não critico nada hoje em Jorge Jesus. Critico sim em Glasgow e na Luz contra o Barcelona. E desvalorizem o Barcelona que jogou à vontade, duvido que a generalidade das equipas portuguesas, excepção ao Porto, não saíssem de lá goleadas.
Não é um resultado para a história, não é uma página gloriosa, mas quando a equipa mostra a ambição e a vontade que mostrou hoje, de mim só tem elogios, pois é isso que peço.
Como disse o Jesus antes do jogo, faltou a pontinha de sorte que ele pedia.

Miguel disse...

Caro BCool,

Estou com o Pedro Henriques, não nos podemos queiaxr da sorte quando o Barcelona alinhou a equipa que alinhou...

Só nos podemos queixar da nossa falta de eficácia e da má leitura do jogo por parte de JJ.

Nem vi essa ambição tão grande de ganharmos que falas: senti a equipa desconcentrada e com falta de garra em várias ocasiões, só se safaram os centrais, MAtic e Adrá Gomes.

Fraquinho, acho que infelizmente isto é mais um indício do que vai ser esta época, de JJ e da actual estrutura do clube (ou dos dois conjugados) já não espero muito, em especial quando vierem os momentos decisivos.

Já alguém se esqueceu das últimas épocas?

Unknown disse...

A primeira opinião decente que vejo em blogs do Benfica, já que para o resto foi tudo péssimo. Eu somente não acho que o Benfica conseguiria certamente a vitória contra o Celtic. Eles, apesar do seu futebol de merda, são uma equipa muito difícil de bater em casa. Vejam-se os resultados em casa deles (apesar que a vitória contra o Barça foi uma dádiva dos céus).

Unknown disse...

@Miguel,
Tens razão, faltou eficácia. Que responsabilidade tem o Jesus que Rodrigo isolado, Lima de cabeça, Lima para defesa de Pinto para o poste, Ola John depois de fintar um gajo e isolado, Nolito de primeira no início da segunda parte e Maxi a fechar o jogo tenham falhado golos que se calhar noutros jogos marcariam ?
Não é sorte, é eficácia, mas com uma pontinha de sorte, pelo menos uma desta entraria.
Já estiveste em Camp Nou numa final europeia ? Se às vezes se desconcentraram de certeza que não deram uma de Tavares.

@Count Zaccone
Para mim, a atitude em Glasgow foi miserável e tivesse sido a de hoje e estaríamos já qualificados à 5.ª jornada, mesmo com a derrota do Barcelona

Miguel disse...

B Cool,

Sim acho que tem responsabilidade pois faz parte das suas funções treinar a finalização. A nossa taxa de finalização é baixíssima, deve ser das piores na Europa, e isso tb é trabalho do terinador. Aliás atente-se a Rodrigo ou N. Oliveira: são jogadores com potencial que apenas pioraram nas mãos de JJ, perderam o instinto e capacidade de remate.

Outro aspecto: qtos cantos e lançamentos para área tivemos a nosso favor? No seu conjunto, seguramente uns 20. Quantas jogadas de perigo daí resultaram - ZERO! No grande ponto fraco do Barcelona, não trabalhámos bem em casa.


Unknown disse...

@Miguel,
É fácil falar. O problema é que isto não é o jogo da Espanha sub-21, os níveis de pressão e exigência são muito maiores e nem sempre as coisas correm como esperamos.
O que não podes dizer é que houve falta de ambição quando a equipa entra completamente em cima do Barcelona e cria várias ocasiões claras de golo.
Por menos que treines a finalização, se um jogador, com a qualidade do Rodrigo, está isolado à frente da baliza é expectável que marque. Foda-se senão marcou que culpa tem o Jesus ?

Sim, as bolas paradas tiveram um aproveitamento muito baixo e sim o Jesus deveria dar mais atenção a esse pormenor, mas deixaste de ter um jogador como o Javi Garcia (o Matic pode ser mais alto mas joga pior de cabeça) e nem tens um Aimar para as marcar.

Seja como fôr, podemos concordar em discordar ? Eu acho que o Jesus hoje, e saliento hoje, fez o que se lhe pedia e que se somos eliminados é pelo jogo de Glasgow, não por hoje.

E sim, sinto orgulho na exibição da equipa, pois mostrou raça, querer e ambição, na minha opinião, mesmo que o resultado não fique para a história.

Águia Eterna disse...

Este BCool percebe tantio de futebol como um símio percebe de FÍSICA QUÂNTICA.
Orgulho nuns pernetas que não acertam na baliza, precisam de 14567890 oportunidades de golo para facturarem um que seja, que a rematarem parecem MULHERZINHAS ESCANZELADAS, POIS AS BOLAS SÃO AUTÊNTICOS PASSES AOS G. REDES??!!! Cruza-se para a área adversária e NUNCA, nunca, NUNCA temos um jogador nosso no primeiro poste para o caso de o cruzamento sair curto, como acontece muitas vezes??? estão sempre dois ou três jogadores na mesma zona a estorvarem-se uns aos outrso quando deviria estaer em posições diferentes dentro da área de forma a terem mais facilidade de alcançarem a bola???"!!"
Este BENFICA de jejsus pratica um futebol à maneira do Felgueiras que é a imagem de marca dessa merda de trinadorzeco j jesus, que até a falar emte NOJO e envergonha os BENFIQUISTAS.
Então esse palhaçote diz que o BENFICA pode SURPREENDER???!! mas o BENFICA GANHAR seja a quem quer que seja é SURPREENDER???!! MAS QUE JJ tão BRONCO TÃO EDTÚPIDO.
O BENFICA GANHAR É E TEM DE SER SEMPRE UM ACTO NATURAL.
o BENFICA ACTUAL está entregue aos pequeninos de ambição tipo l.f. vieira e j jesus e não vai ganhar nada de jeito.
Esse treinadorzeco é bom é para jogar contra equipazitas pequenas. Não vale um chavo, e só UM BRONCO AINDA MAIS BRONCO do que ele, domo é o presidentezeco Vieira o poderia aguentar.

Infelizmente tenho de recinhecer que o treinador do porco, ex-adjunto do villas-boas é melhor, miuoto melhor do que jj. O porco tem mais estrutura, é mais sólido, correm mais, são mais agressivos, lutamj mais pelo porco corrupto do que os PRIVILEGIADOS JOGADORES DO BENFICS que parecem que andam a fazer TURISMO.

Estou cheio destes incompetentes. >mais um ano sem nada ganahr. vai-te embora ARREMEDO J JESUS E LEVA CONTIGO O vieira que o BENFICA NUNCA ACABARÁ...

BENFVICA, SEMPREEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE

Nuno Pinho disse...

Vou deixar um comentário retalhado, tal como o nosso plantel se encontra (lesões, etc…)
O bom: A atitude da equipa em Camp Nou. Foi com tudo para cima da segunda linha do Barcelona. Mereceu mais, como é óbvio, mas, em provas como esta, não nos podemos queixar apenas de sorte. Um jogador com a qualidade do Rodrigo não pode falhar isto:
http://i.minus.com/iFjA0j5k78gfV.gif

Se não se sentia confiante, tinha mais era que dar ao Nolito. Lances destes aparecem aos trambolhões nos treinos e não são de fácil desculpa. A exibição do Rodrigo irritou-me a níveis que eu pensava só serem provocados pela presunção do Nico Gaitan.
Se um sermão lhe devolver o tino, será bem-vindo!

Gostei muito da dupla de centrais. Não se perturbaram em jogar com a linha defensiva tão subida e só o Máxi me pareceu mais descoordenado ao sair para o fora-de-jogo.
O André Gomes desapareceu na segunda parte (falta de ritmo?), mas mostrou carácter para envergar a camisola do Benfica.
Gostei também da capacidade aguerrida do Lima. O passe que fez para o Ola John teve tudo:
http://i.minus.com/ifMqQCrRNJj3J.gif
Só começo a pensar que ele tem que insistir nos treinos com os lances de finalização descaídos para a esquerda. Teimosamente insiste em procurar o pé direito e perde tempo de remate. Se aprimorar este movimento, temos um avançado do mais letal que há pela Europa.

O mau: Esta equipa denota um problema de finalização que se arrasta dos tempos da pré-época. Custa falar em falta de sorte quando se esbanjam tantos lances de finalização. Não vou dar mais voltas, houve incompetência e deslumbramento.

Outro. Não houve um único lance de bola parada que fosse ameaçador para o Barcelona. Tivemos uma dezena de cantos muito mal marcados. Não consigo encontrar uma explicação razoável. Esse era um dos pontos fortes do Benfica da primeira época do Jesus.

Dêem uns dias extras de férias ao Máxi para ver se é daí o problema. O Tello fez dele gato-sapato.
Não há muito para contar sobre o último lance. O Máxi nunca foi um portento de técnica e sempre escondeu essa debilidade com muita entrega.

Talvez tenha faltado mais ousadia ao mexer na equipa. O Messi entrou, deixou a equipa nervosa, e o Jesus procurou o Bruno César para fechar mais ao meio – o Nolito não defende na ala, quanto mais ao meio – e o André Almeida para refrescar o meio-campo. Até entendo a opção, mas não havia nada a perder. O Jesus estava à espera que o Spartak também fosse abençoado por um penalti inexistente?
Aos 80 minutos tinha logo mandado o Luisão para a frente e não aos 90. São pormenores…

A entrada do Cardozo não foi feliz. Agora é fácil dizer que devia ter jogado de início, quando o Benfica, na primeira parte, se encostou mais à área do Barcelona, mas não acho que fosse jogo para as características dele. Face ao limitado banco, talvez a entrada do Nico Gaitán pelo Rodrigo fizesse mais sentido, não fosse o argentino estar num dos dias bons de Champions.
Insisto: agora é fácil falar. Não pretendo ser mestre a avaliar as coisas depois de acontecerem. Já o Presidente nem antes, nem depois:
http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Benfica/interior.aspx?content_id=784622

Fico desgostoso pela relegação à Liga Europa, mas a partida de 2ª feira é mais importante para o principal objectivo da equipa.

pbb disse...

Pois eu ontem percebi que já chega de JJ. que essa conversa no fim já só engana quem quer. que substituições foram aquelas? aguentar rodrigo tanto tempo? tirar nolito? deixar cardozo no banco? pôr o gordo? tirar Lima??
epá. oportunidade de ouro para vencer em Camp Nou. Jesus ontem quando tocou só fez merda. não acertou uma. nem ele nem os que rematavam a baliza. Assim é dificil. pessoalmente já nao acredito na conversa de ganhar a Liga Europa.. por favor. é só conversa, há quem fale menos e ganhe mais.

Pedro Ribeiro disse...

depois de ler alguns comentários percebo como alguns bloggers se saturam disto. As pessoas no anonimato conseguem ser bestas cúbicas. Outros nem têm vergonha de esconder a identidade e embalam numa transe de verborreia fabulosa.

Unknown disse...

Sabes Pedro Ribeiro, eu estive para censurar o comentário do Águia Eterna, mas acho que para ele é pior que o mesmo fique exposto, embora comece a ficar farto de certos registos

SLBfan disse...

No futebol, também há sorte e azar.
O Benfica criou oportunidades mais do que suficientes para uma vitória folgada.

Os melhores: Artur, Garay, Matic e "Alan" John.

Pela parte negativa, concordo como que já foi dito aqui, a prestação do Benfica nas bolas paradas é inaceitável.

Pedro disse...

"eu tenho a certeza que o Benfica perdeu a qualificação em Glasgow"

Defendo isso desde o minuto seguinte a ter acabado o jogo em Glasgow. Mas defendo igualmente que mais importante que o jogo de ontem é o de segunda e não tem nada a ver com ser contra o sporting. E sim, perdemos uma excelente oportunidade de vencer o Barça...tal como em Glasgow.

John Billy #37 disse...

O saldo da Champions foram 2 vitórias, 2 empates e 2 derrotas.
Nas vitórias o Cardozo foi titular numa e na outra entrou ao intervalo para resolver o jogo.
Nos restantes jogos ou não jogou ou só entrou nos minutos finais.

Só espero que o Rodrigo tenha dormido tão "bem" como eu...

Filipe disse...

O Barça diz que o jogo foi um treino e vens com o «quem desrespeita o Benfica se pode arrepender?»

Águia Eterna disse...

Mas o que é que o meu comentário anterior tem de mal que não possa ser dito??||eu só digo a VERDADE. Não digo ámen parea agradar. apenas chamio BRONCO ao treinador e ao presidentezeco e PROVO ISSO E DEMONSTRO-O. Estou admirado como é que os Benfiquistas se desculpam tanto com a sorte, ble, ble, bla,.. O BENFICA com os adeptos que agora tem - espero que sejam uma minoria - está condenado a cada vez ganhar cada vez menios e mesmo assim a ficarem contentezinhos. CONFORMADINHOS, RESIGNADINHOS, MANIPULADINHOS. sinceramente li, reli, e voltei a ler e a reler o meu comentário anterior e não encontro nada lá que não seja VERDADE. ORGULHO-ME DE SER FRONTAL VERDADEIRO E DIZER O QUE PENSO. Mais: Não consumo nem " a bostas" nem " rascords" nem "nojos", nem nada. apenas comnsumo PRODUTOS MADE IN BENFICA.
Se querem que se venha para aqui apenas dizer ámen, então digam-mo abertamente em resposta a este meu comentário e prometo-lhes que NUNCA mais cá venho.
Gostaria de conhecer pessoalmente os meus críticos para lhes fazer ver que o BENFICA é muito maior do que o que estes INCOMPETRENTES nos apresentam e que depois Nos apresentam sempre as mesmas desculpas. Não acreditam??!! Esperem mais um mês ou dois e verão as desculpas de agora serem REPETIDAS quando formos CORRIDOS da Liga europa que é a 2ª divisão europeia, ou quando perdemos jogos decisivos contra porco ou zmerding.
O que eu gostaria era que o BENFICA fosse mais muito mais EXIGENTE com os seus profissionais e que os seus ADEPTOS E SÓCIOS fosssem muito, mas mesmo muito mais EXIGENTES com todos aqueles que têm o dever de dar SANGUE SUOR E LÁGRIMAS pelo Clube.
O resto é treta.
Alguem pode estar contente com um treinador que diz antrs de um jogo que o BENFICSA pode surpreender????!!!! SURPREENDER??!!! Mas que discurso de PORCARIA é este???!! Este tipo vê o BENFICA como se o Benfcica fosse o alverca ou o Felgueiras. Não tem discurso, não sabe falar, está sempre a super GABAR os adversários, que até parece um PUXA-SACO. O que ele deve dizer é muito simples: O BENFICA, O GLORIOSO BENFICA, O MAIOR E MELHOR CLUBE DE PORTUGAL ENTRA EM QUALQUER CAMPO, SEJA NA LUZ, NAS ANTAS, melhor no LADRÃO, em alvalixo, em Campo Nou, etc,etc,etc, com o INTUITO DE GANHAR, e vai fazer sempre tudo, tudo tudo, para ganhar. Isso é que é falar e dar ânimo e confiança aos jogadores. se assim não for não chamen BENFICA a esse clube, porque estarão apenas a iludir os sócios e adeptos e a venderem a BANHA DA COBRA.
Não gosto mjuito de escrever, sou mais de falar e por isso fico por aqui, que isto só me causa nervos. Infelizmente continuo a dizer que com este presidente e este ARREMEDO de treinador, seremos sempre um CLUBE ADIADO EM MATÉRIA de conquista de grandes TÍTULOS Nacionais ou Europeus.

PROVEM-ME O CONTRÁRIO.
O QUE EU MAIS QUERO É QUE O NOSSO BENFICA GANHE, por isso mesmo me chateio e dou cabo da minha saúde por viver de mais o BENFICA.
jÁ CONSEGUI TUDO, ATÉ MESMO DEIXAR DE FUMAR depois de ter fumado 3 maços e meio por dia às vezes até quatro. só não consigo é deixar de ser BENFIQUISTA A SÉRIO E SOFRER PELO BENFICA. atençãp que ser BENFIQUISTA A SÉRIO NÃO É SER TÓT+O, BATER PALMAS APENAS E DIZER ÁMEN A TUDO. Sr BENFIQUISTA A SÉRIO É VIVER O BENFICA 24 HORAS POR DIA DURANTE TODA A SUA VIDA E querer que o BENFICA SEJA CAMPEÃO, CAMPEONÍSSIMO E QUE DE FACTO DOMINE AS COMPETIÇÕES EM PORTUGAL E SEJA UM DOS MELHORES A NÍVEL EUROPEI E MUNDIAL.

BENFICA, SEMPREEEEEEEEEEEE O MAIOR E O MELHOR. O RESTO É TRAMPA CORRUPTA E SEUS VASSALOS E AMESYRADOS A COMEÇAR PELO EXECRÁVEL zmerding nde alvalixo falido.

BENFICAAAAAAAAAAAAAAAAAAA.. BENFICAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA BENFICAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA B3NFICAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA. BENFICAAAAAAAAAAAAAAAA ATÉ À KRTE E MESMO DEPOIS DELA.

Neo disse...

Critica-se o jogo em Glasgow, mas também temos que ter noção que foi dos primeiros (ou mesmo o primeiro), em que não tínhamos Javi nem Witsel. O Enzo não estava adaptado ao meio-campo e o Matic não tinha as rotinas que mostra agora ter. Se esse jogo fosse agora, não tenho dúvidas que mesmo sendo em Glasgow saíamos de lá com os 3 pontos na mala.