segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

O erro de Descartes

«Reforços em janeiro? Os nosso grandes reforços serão o Aimar, o Luisão e o Carlos Martins, com quando os conseguirmos recuperar. Quando estiverem bem fisicamente, serão eles os reforços do Benfica»




0:23 - Jardel é isto. Nenhuma noção espacial, falta de enquadramento, lentidão, tempo e espaço ao adversário. Passou este princípio de época a cometer erros iguais a este. Como não deu golo na maior parte das vezes, as pessoas acham que Jardel substituiu muito bem Luisão. 


0:32 - André Almeida não é lateral. Deverá ser preciso repetir mil vezes mais para o Jesus compreender isso? O rapaz pode dar um bom médio-defensivo, com treino e método. Lateral nunca, porque não compreende os conceitos básicos da função e porque claramente não se sente bem adaptado à direita, onde tem de funcionar de um modo contrário ao que está habituado quando joga no miolo. Aqui, uma abordagem deficiente a um cruzamento vindo do lado contrário. Um erro que o seu companheiro, titular da posição há anos, também comete em quase todos os jogos.

0:41 - André Almeida, a solução óbvia para Jesus quando Maxi está indisponível, não respeita a linha defensiva, deixando Ghilas em jogo. Golo do Moreirense.

No vídeo não aparecem as dezenas de más decisões que André Almeida, Jardel e sobretudo Melgarejo foram tomando ao longo do jogo. Jogadores que não servem o Benfica, por diferentes motivos: Jardel porque simplesmente não tem qualidade para jogar no clube; André Almeida porque está a ser estragado numa adaptação sem sentido quando podia estar a ser especializado onde realmente pode ser bom e onde o plantel necessita de soluções - a médio defensivo; Melgarejo, porque está a aprender; poderá vir a dar um bom lateral-esquerdo, neste momento é apenas medíocre, expondo a equipa a constantes erros que já se pagaram a preço altíssimo e continuarão a pagar, especialmente nos jogos contra equipa de nível superior ao mediano.

O ano passado, porque estávamos em primeiro, decidimos não reforçar um plantel que necessitava de opções - a de lateral-esquerdo a mais ofensivamente gritante. Enquanto isso, o Porto reforçava-se com um ponta-de-lança e Lucho Gonzalez, cirurgicamente equilibrando o grupo de trabalho e indo buscar experiência e conhecimento do clube. O resultado já todos sabemos qual foi.

Esta gente que anda pelo Benfica - dirigentes, técnicos, lambe-botas estilo Gobern e outros - parece não compreender como aprender com os erros e fazer diferente. O Benfica precisa URGENTEMENTE de um central, de um lateral-direito e de um lateral-esquerdo. Mas precisa, ainda mais, de um médio que faça as posições 6 e 8 com igual qualidade, intensidade e experiência. Com a quantidade de jogos que teremos nos próximos meses, várias competições, lesões e castigos e com um meio-campo composto por 2 adaptados é preciso estar a gozar com esta merda para não perceber que é mesmo preciso ir ao mercado.

Se as nossas hipóteses de sermos campeões já são altamente reduzidas, se ainda acrescentarmos a cagança típica vieirista-jesusiana dos últimos anos e acharmos que podemos ganhar alguma coisa sem reforçar seriamente o plantel, então, meus amigos, encomendem as faixas. E no fim nem será mau para todos: dentro da estrutura do Benfica há vários sócios do Porto que agradecerão a ausência de actividade cerebral.

14 comentários:

RPereira disse...

Exactamente o que eu penso! Pena não se apostar no Cancelo em detrimento do Almeida, este nunca dará jogador nesta posição! O Jardel disfarça apenas bem e o Melgarejo ainda não serve, pena que até ao dia em que ele servir vamos perdendo pontos com erros (Braga em casa). Mais triste fico quando penso que com mais 1 ou 2 jogadores esta equipa ficava muito melhor. Às vezes dou por mim a imaginar o Benfica com um bom defesa esquerdo...

Anónimo disse...

esqueceram-se de mencionar Hugo miguel,benquerença e para rimar proença, como reforços do porto.

nao precisamos de jogadores,mas sim de garra e correr mais que os adversários.

tambem, não concordo com Melgarejo a de.

CondedeVimioso disse...

Ricardo

Se tu falas da rectaguarda eu vou falar do meio campo e ataque.

Concordando contigo ponha lá o JJ o Andre Almeida a nº. 6 e devolva Matic ao seu lugar que é o 8 i ficaremos com um meio campo mais forte fisicamnete e capaz de levar o jgo para a frente.

Como nunca compreendi a aquisição de Salvio ((suplente do Atletico)) depois do regreso do Enzo e da contratação de OLA que é mais ala direito do que esquerdo.

Depois Lima nunca será um nº 10 lugar onde baralha mais do que resolve mesmo que não estivessemos nós carregados de nºs. 10 como, Aimar, Carlos martins, Gaitan, Bruno Cesar e até Enzo Perez.

Depois custa-me compreender como o grande valorizador desvaloriza jogadores feitos de u7ma epoca para a outra a saber:

Gaitan chega e faz uma grande epoca pondo a Europa atrás dele e na segunda desaparece.

Nolito, jogador feito que embora não seja esquerdino foi o segundo melhor marcador, 14 golos, e este ano está irreconhecivel.

Bruno Cesar, idem.

Rodrigo chega, entra em grande e desaparece vendo-se até preterido por um jogador de 29 anos que, duvido tebha estofo para o Benfica,
e este ano não acerta uma.

Porque será que este jogadores andam todos desmotivados.

No que referiste da defesa também concordo e só me espanta o JJ permitir aquela indisciplina táctica de um grande jogador como é Maxi.

Para mim neste momento o melhor 11 seria.

Artur, Maxi, Luisão Gary e Melga ((é o que temos)) André Almeida ((Ascues)) e Matic, Enzo, um dos nºos. 10, OLA e Cardoso.

Pesem todas as desculpas nada justifica esta exibição com o Moreirense.

hertz disse...

Eh pá, o Jardel comete erros? Comete. Está ao nível dos titulares? Também não e é por isso que ele é o central suplente da equipa. Excelente profissional que não cria quaisquer problemas por ser suplente, ao contrário de alguns, e que quando joga cumpre. Para 3º central do plantel serve perfeitamente. E ir buscar um erro do Jardel num jogo em que toda a equipa jogou mal é de muito mau gosto.

André Almeida, concordo que o seu lugar é no meio-campo a trinco mas a LD não é assim tão mau como dizes. O Cancelo será o futuro LD do Benfica e espero que ainda esta época seja utilizado na equipa principal. Mas concordo. Dever-se-ia contratar um LD.

Melgarejo medíocre??? Estás a gozar, certo? O Melgarejo expõe a equipa a constantes erros? Não andamos a ver os mesmos jogos decerteza. O Melgarejo nesta altura já é um jogador muito competente a defender e só falta melhorar nas incorporações no ataque. Agora, ontem jogou mal? Jogou, tal como toda a equipa. Até o Garay esteve abaixo do nível que costuma apresentar.

O Benfica ontem fez um mau jogo. A pausa natalícia fez com que o JJ tenha tido de aplicar treinos com grandes cargas físicas, deixando os jogadores fatigados e também do outro lado estava uma equipa aguerrida e cheia de atitude. Aconteceu exactamente o mesmo que aconteceu ao Porto contra o Estoril.
Andava a equipa a fazer jogos muito bons, com belíssimas exibições e nem um post teu. Ao 1º jogo mau (condicionado pela pausa natalícia e consequentes cargas dos treinos) que faz depois desse período e fazes logo um post a massacrar a equipa e treinador. É apenas coincidência?

Edumigmar disse...

Ora cá temos de novo o profeta da desgraça! aquele que quando as coisas andam bem, quando até jogamos bem, quando ganhamos bem, anda calado e escondido que nem um rato. À primeira contrariedade, num jogo menos conseguido, pese embora todas as condicionantes, aparece ele outra vez nas luzes da ribalta.

Ricardo disse...

Hertz, estive o último mês e meio sem computador. Estive para escrever sobre isto há muito tempo mas com telemóvel não é fácil, como compreenderás.

Interessa-me pouco se acham que a crítica que faço é feita agora, daqui a dois meses ou em 2020. Há sempre quem ache a crítica desajustada: umas vezes porque estamos bem e não devemos abalar os meninos, outras porque estamos mal e estamos a aproveitar-nos dos meninos. A crítica que está neste post já tinha sido escrita em Agosto. Tanto faz, companheiros. Vocês vão achar sempre que quem escreve o que escrevo tem alguma agenda e outras merdas sem lógica nenhuma.

Rebatam o que está escrito. Com argumentos. Cá estaremos para debater o Benfica. Agora vou embezanar-me. Bom ano para todos. Mesmo para os oligofrénicos.

Anónimo disse...

Ontem estiveram todos mal. Se vires bem há aí erros de todos Garay, Enzo ..todos sem excepção. O Melgarejo tem andado a jogar muito bem mas ontem esteve ao nívrl do jogo que fez contra o Braga. Repetindo: ontem o Benfica todo não jogou nada.

CondedeVimioso disse...

Mas digam-me lá, este ano quanto jogos e quais já ficaram de olho cheio.

Depois também agradecia indicassem o dia, mês e ano em que se possa criticar.

Certamente que se houvesse outra exigência ganhariamos mais.

mnlopes disse...

Concordo inteiramente contigo em relação ao Melgarejo e ao André Almeida. Quanto ao Jardel, não o acho assim tão incompetente como o pintas. Acho que cumpre a sua função, que é a de 3º ou 4º central da equipa. Claro que todos nós gostaríamos de ter 4 ou 5 centrais de eleição no nosso plantel, mas não vejo como isso seria possível quer em termos financeiros quer em termos de gestão de recuros humanos.

Quanto à inexistência de reforços, já vos passou pela cabeça que o clube não tenha, pura e simplesmente, liquidez financeira para o fazer? É que mandar nomes para o ar é fácil. Ah, e tal, porque não compramos o jogador A para jogar a 2 e o jogador B para jogar a 6 e que por por acaso tmabém pode jogar a 8... A contratar teriam de ser jogadores de referência e como tal caros. E o guito para isso?

Bom ano para todos! Saudações Gloriosas!

Anónimo disse...

Cromo porque não fazer a mesma crítica mas sem considerar o último jogo?

CondedeVimioso disse...


Afinal tinha razão quando há uns temppos escrevi que o Benfica estava como o País, de gatas e falido.

Mas, quando há anos vinha alertando para uma politica de gestão ruinosa, que culminou na epoca passa com 90 jogadores sob contrato, era apelidado de anti-Benfiquista e outros epitetos ainda mais ""carinhosos.

Esse mesmos para quem tudo eram rosas, mesmo que nda tivessemos ganhos, vêm hoje dizer angelicamente:

Não há guito.

Mas a esses eu digo:

Isto ainda não chegou ao fundo porque ainda não viram tudo.

Pensem e chamem-me o que quiserem mas eu acredito que há gente que vê antes.

Jota Pê disse...

Tanta lucidez só pode vir de um anti-benfiquista.

Como ainda tento por algum sentido crítico nas coisas, na minha opinião, infelizmente, o que aparenta é que os adeptos andam satisfeitos. Seja com andré almeida a defesa direito, melgarejo a defesa esquerdo, o matic a trinco ou, até como vi por aí alguém a dizer, o Ascués a trinco ou o Enzo a 10.

Ora, quem valida opções destas só pode ser masoquista. E depois, em Maio, lá andaremos a discutir o fora de jogo de cinco centímetros e o proença e o olegário, o penalty que nos roubaram, a expulsão perdoada. No fundo, no fundo, o deja-vu do costume.

Enquanto não soubermos ser críticos connosco e dentro de nossa casa, as desculpas estarão sempre nos outros.

rui disse...

Eu ate nem sei como é que ninguem no Benfica se lembrou ainda de te vir buscar...

Unknown disse...

Ricardo, muito sinceramente acho que é um problema de liquidez. O empréstimo obrigacionista que se vencia em Dezembro era de 50 milhões.

Em Abril temos mais 40 milhões para reembolsar e até ao momento ainda não há outra operação agendada para fazer o revolving. Não sei como correu a colocação das acções.

Em Julho é certo que os factorings serão pagos/amortizados pelos recebimentos de Chelsea e Real Madrid, mas há quase 4 milhões para reembolsar ao BCP da Benfica Estádio.

O meu problema é saber como é que a SGPS e o SLB vão reembolsar a SAD dos empréstimos, isto é, se isso vai implicar ou não a dacção de acções por conta das dívidas e onde é que SLB e SGPS arranjam o dinheiro para pagar os juros à SAD.

Basicamente não há liquidez e sem isso, é complicado fazer novos investimentos sem vendas adicionais. Não te esqueças que temos mais de 5 milhões que estão prometidos para o Uruguai, mas que sem virem os jogadores, o tempo não começa a contar. No entanto, eles vão chegar aos 18 anos de idade e consequentemente vir para o Benfica B, pelo que a dívida se tornará "efectiva".