quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

O país da carneirada



Saviola veio para o Benfica e fez uma grande primeira época. Na retina ficaram vários golos maravilhosos demonstrando uma grande inteligência, uma capacidade para combinar com Aimar e Cardozo fora do comum e um oportunismo que rendeu vitórias.

Embriagado pelo êxito, mas sem os mesmos jogadores que lhe asseguravam os equilíbrios, Jesus decide manter o mesmo modelo, exigindo coisas diferentes aos que ficaram. Por causa dessa estratégia, Saviola passa de titular indiscutível para o banco dos suplentes. Apesar desse início difícil, Saviola reconquista a titularidade marcando golos e dando a marcar, sendo instrumental na longa série de vitórias. A inteligência mantém-se mas começa a perder a velocidade e portanto começa a espalhar-se a ideia que o Saviola deixou de correr.

Na terceira época, relegado da 3.ª para a 4ª ou 5.ª opção no ataque, as presenças de Saviola são muito mais esporádicas. Os novos Goebbels rapidamente espalham a teoria que Saviola está velho e que é um jogador demasiado caro para a pouca utilização que tem. Não interessa que se utilizem jogadores menos inteligentes do que ele, mas são mais novos e mais rápidos, são mais baratos e têm maior potencial de valorização, portanto criam-se os cenários que os idiotas tanto gostam, Saviola é um gajo bom nas primeiras épocas nos clubes mas depois vai-se abaixo.

Não interessa que seja mentira, não interessa que no Benfica tenha sido o treinador que o tenha preterido em detrimento de outros com menos capacidades, interessa ainda menos que não se aproveite a sua inteligência e se lhe peça para ser um velocista, nada disso interessa. O que interessa à carneirada é que Saviola está velho, já não é rápido, já não marca golos, e é um jogador muito caro. Por isso, a sua saída era mais que exigida pela turba.

E todos aplaudiram essa saída. Afinal de contas, não interessava nada que o Benfica perdesse o valor todo investido no passe, pois as amortizações não foram compensadas por qualquer valor associado à transacção para o Málaga. O que são 5 ou 6 milhões deitados à rua ? Sidnei custou 7 e Jara 5,5. O que interessa é que o Benfica poupou muito dinheiro em salários pois era um jogador caro. Acredito sem dúvida que fosse um jogador caro, agora não me venham atirar areia para os olhos a dizer que se poupou dinheiro.

Os quase 7 milhões de euros em custos que o Benfica teve que suportar com a saída de Saviola são a prova provada que o Benfica nada poupou com a sua saída, mas os factos interessam pouco à carneirada. O que lhes interessa são as tretas que são diariamente vendidas nos pasquins do costume. No ano passado preparam a cama de Saviola, não o deixaram assinar por outra equipa em Janeiro com medo do destino que ele escolhesse. Este ano, a cama já está preparada para outro. A carneirada já engoliu as mentiras e já as repete frequentemente.

Será que adivinham quem está também na rota de saída e que toda a gente vai aplaudir como mais uma boa medida de gestão ?

15 comentários:

Um simpatizante disse...

Isto de carneirada tem que se lhe diga, quando se encarneira numa determinada direcção, não há volta a dar.
Quanto à pergunta do último paragrafo, a resposta é fácil de mais. Para mim e muitos mais, é lógico, que um jogador que não consegue recuperar fisicamente, não pode jogar. Não será?

anauel disse...

Eu não aplaudi a saída de Saviola. E choro a já longa ausência da tal próxima saída. Vai demorar muito tempo, muito, muito tempo, a colmatar essa perda... :(

Jamais esquecerei este 10 imortal!

AndrePina disse...

Se for o Aimar, apoio uma bomba no carro do Vieira

AndrePina disse...

Se for o Aimar , apoio uma bomba no carro do Vieira

Mister D disse...

País de atrasados mentais que comem tudo o que lhes aparece à frente, sem terem trabalho para investigarem e verem as principais razões de tamanhas alarvidades que se dizem e se escrevem.

Para os que percebem de bola, o que interessa é mesmo os que correm, os que fazem 100 metros em 10 segundos, ou os que saltam mais do que os adversários, mesmo que para isso se tenham de eliminar uns quantos neurónios.

Os que pensam, mais além do que qualquer outro num campo de futebol, isso não interessa para nada, porque não correm, esquecendo-se de que só o modo de pensar é mais do que suficiente para criar desiquilibrios do que andar a correr que nem um maluco.

O que a mim me irrita mais nestas duas situações, é que o Benfica conseguiu ter dois vultos do futebol mundial, a exemplo de anos onde tinha jogadores de craveira internacional que dignificavam e bem a camisola que vestiam. E a maneira de os afastar do clube é da mais vil e torpe que pode haver, sempre com o medo do FC Porto.

Esse medo anormal, digno de quem gere o clube de forma anormal...

formatted error free disse...

nolito bruno cesar e carlos martins!mééééééééé

Bicadas disse...

Olá B Cool,

Importas-te de trocar por miúdos esses 7 M€ de "custos que o Benfica teve que suportar com a saída de Saviola"?

Cumprimentos

Unknown disse...

@Bicadas,
Já leste o R&C do 1TRIM com atenção conforme tinhas prometido ?

Ramiro Lopes disse...

Não concordo com:

«Afinal de contas, não interessava nada que o Benfica perdesse o valor todo investido no passe, pois as amortizações não foram compensadas por qualquer valor associado à transacção para o Málaga. O que são 5 ou 6 milhões deitados à rua ?»

O Saviola rendeu exactamente onde devia ter rendido: dentro de campo. E isso, além dos títulos, também rende milhões. Se todos os Sidnei's e Jara's rendessem como ele rendeu, já o Benfica dominava o futebol há muitos anos.

Quanto ao Aimar: não confio minimamente na direcção. Como tal, não me admiraria nada que estivessem a preparar um "golpe" para a sua saída.

editor69 disse...

Infelizmente.

Nuno V. P.de Melo Ferreira disse...

Duas perguntas:

- Sabes qual era o ordenado do Saviola?

- Pagavas isso, como dirigente, por uma quarta ( vá lá, terceira, opção? )

A não ser que afirmes aqui, de caras, que o Saviola seria sempre primeira opção. Ou Segunda! E aí pergunta a quem o recebeu.

Unknown disse...

Eu gostava do Saviola mas, quando foi relegado para 2º plano já não estava a conseguir jogar. Aconteceu-lhe o mesmo que ao Nuno Gomes: as coisas deixaram de lhe sair bem, independentemente da grande classe que mostrava ter em campo.

Bicadas disse...

B Cool, agora não dá. Talvez para Janeiro. Mas não estás a referir-te ao abate pois não?

Cumprimentos

Unknown disse...

Não Bicadas, fiz as contas por via indirecta, mas se não foram os custos de saída do Saviola, é certo que faltam uns milhões na rubrica de transferências sem explicações.

Nuno Ferreira, não respondo a gente da tua laia, pelo que escusas de me interpelar.

João Paulo Silva disse...

http://www.malagacf.com/es/malaga/plantilla/saviola/191/21281

Joga e marca!