quarta-feira, 15 de junho de 2016

Arranque em Falso



Sem grandes rodeios digo já:

Esperava muito mais de Portugal. Fizemos um jogo muito mediano.
Sabia que a Islândia não era um grupo de toscos mas mostraram mais qualidade do que esperava.

A qualificação não pode estar em causa, não no formato actual do Euro.
O resultado é mau e obriga-nos a melhorar muito nos próximos jogos.

Portugal fez um jogo mediano.

A Islândia fez um bom jogo.

O empate adequa-se.

Portugal tem de jogar melhor que isto. Falta alegria e, como diz o Buffon, uma boa dose de loucura.

Aquele trio do meio-campo (Moutinho, João Mário e André Gomes) precisa de muito maior dinâmica.
Não entendo o recorrente recurso ao jogo directo.

Portugal funcionou muito à base de bolas longas e cruzamentos. Uma equipa sem avançado e com médios não pode jogar assim contra uma defesa islandesa.

Os dois da frente, neste caso o Nani e o Cristiano, precisam se envolver mais na construção de jogo.
Esta táctica, este 4-4-2 losango, só vai funcionar se o trio de médios e o duo ofensivo jogarem em constante apoio e envolvimento.

O Ricardo Carvalho fez um jogo limpinho, o Guerreiro ganhou a posição com uma boa exibição, o Patrício esteve seguro e o Renato conseguiu dar alguma maior verticalidade ao nosso jogo.

O Pepe não esteve bem, o Vieirinha esteve muito mal, ao Nani falta criatividade e na selecção o Cristiano não pode ser só um finalizador. Um jogador não pode querer ser o melhor do Mundo e passar o jogo desaparecido e só de olho na baliza. Tanto o Nani como o Cristiano precisam vir buscar jogo e terem um desenvolvimento mais colectivo.

O próximo jogo é crucial. A Áustria é uma boa selecção e ainda por cima sabe que precisa vencer o jogo visto que hoje perdeu com a Hungria.

É preciso mais Portugal.

Ps: Os adeptos islandeses são potentíssimos.


4 comentários:

Ricardo Fernandes disse...

Não concordo nalguns aspectos contigo. Este losango não funciona, porque não trabalhou como tal.

Os falsos extremos andaram boa parte do jogo colados à linha. Com João Mário foi mais visível, porque cada vez que tentava entrar estava tapado pelo presença do Nani. Nani, não é Jonas, nem sabe fazer de tal, mas também não quis aparecer nas linhas, levando os centrais consigo e permitindo ao interior direito a aparecer em condições de desequilibrar. Ronaldo até desceu algumas vezes, mas era para o slalon do costume, ou ignorar linhas de passe e para rematar a 500 metros da baliza. Não está a ser humilde. Acho que não acredita na sua equipa e quer se destacar em vez de trabalhar para o colectivo.

Mas o grande motivo pelo qual isto não é um losango é porque Moutinho jogou muito atrasado, vindo buscar o jogo que Danilo devia levar para a frente. Sem capacidade de ruptura, com os avançados fixos e os alas colados à linha (expelidos pelo bloco viking), não tinha a quem passar a bola. Recorrendo ao tal balão e jogo directo.

Há que desistir de Danilo principalmente e colocar ali talvez Adrien.

Nau disse...

Vacas sagradas, vedetismo, o «eu só jogo quando quero, rapazinhos que se têm (e os têm) numa conta muitíssimo maior do que efetivamente valem... dá nisto. Campeões da Europa? Só se for na play station. Está tudo maluco ou quê?

troza disse...

Boa análise ao jogo :)

Anónimo disse...

Acho que o problema está longe de ser os jogadores. Apesar de não concordar com algumas escolhas, temos potencial para muito mais. Colectivamente somos zero e é isso que faz com que tenhamos tantas dificuldades.

Cumps