quarta-feira, 1 de junho de 2016

Benfica Fora dos Jogos Olímpicos


Sei que tenho uma visão sobre a relação clubes-jogadores-selecções muito romântica e talvez até pouco popular.

Sou um fervoroso adepto das competições de selecções e com alguma particularidade das competições jovens. Reconheço-lhes uma importância que vai muito além de questões como lesões e cansaço.

É o prestígio, a experiência e crescimento dos jogadores, a ambição e realização dos jogadores e é o alimento do Futebol.

Percebo a preocupação dos clubes. É uma preocupação natural mas que não pode ser limitativa. Faz parte.

Adoro ver jogadores do Benfica a representar as várias selecções e nos mais variados escalões. Adoro ver esses jogadores regressar ao clube e recebê-los com aquela expectativa que se desenvolveu enquanto os vi nas suas selecções.

Não gosto de ler que o Benfica não vai permitir que nenhum dos seus jogadores vá aos Jogos Olímpicos.

Sei que muitos vão dizer "Essa competição não interessa para nada. O que importa é o Benfica e ter cá os jogadores a treinar no clube sem se andarem a cansar e a lesionar nas selecções. Ainda bem que não vão."

Sinceramente, para mim isto não passa de balelas. Aquelas balelas que todos os adeptos usam de modo a desvalorizar tudo o que pode ser minimamente negativo para o seu clube.

O Benfica não vai estar presente nos Jogos Olímpicos.

Não é algo positivo para o clube e muito menos numa altura em que tanto nos gabamos da nossa formação.

O Lindelof e o Jiménez vão estar no Europeu e na Copa América e por isso é uma decisão que compreendo e aceito.

O Cervi não vai estar na Copa América mas é uma contratação nova que precisa da pré-época para se integrar. Assim compreendo a decisão e sinceramente ainda me é indiferente ele estar na selecção ou não.

O caso do Semedo, do Guedes e do Ederson é que me incomoda.

São jogadores que transitam da época passada e que não vão estar nem no Europeu nem na Copa América. Além disto, seriam baixas sem grande impacto no início da temporada. Não me parece que a ausência destes três jogadores no arranque da época fosse assim tão negativa para o Benfica tendo em conta que temos o Júlio César, o André Almeida e uma catrefada de extremos.

Sendo esta notícia referente a uma decisão oficial, estaremos não só a tirar o Benfica dos Jogos Olímpicos como também estaremos a negar a estes três jovens a possibilidade de participar neste evento.

Falta gente do Futebol a tomar decisões na estrutura do Benfica. As decisões desportivas não podem estar só a cargo da malta dos negócios. Não dá certo nem nunca deu. Apesar de nunca cometeram o mesmo erro também parece que nunca aprendem. 

"Os seis jogadores em questão (Gonçalo Guedes, Nélson Semedo, Franco Cervi, Ederson, Victor Lindelof e Raúl Jiménez) não foram autorizados pelo Benfica para envergarem as camisolas dos respetivos países nos Jogos Olímpicos, isto porque o clube alega que poderá colocar em causa o início do campeonato e a Supertaça."



8 comentários:

Antonio disse...

Não consigo entender esta questão dos JO. Trata-se de uma competição sem qualquer relevo para o futebol, modalidade que absurdamente foi classificada como olímpica. Acho que se jogam demasiadas coisas num início de época para estarmos com romantismos.

Para quem é tão apaixonado pelas selecções, acho que não faz qualquer sentido dizer que o Benfica não vai estar representado!! Nos JO vão estar Portugueses, ponto.

Anónimo disse...

Antonio,

Estou claro a falar sempre no contexto do Futebol.

Sou apaixonado por selecções e nunca deixo de ser benfiquista. Por tudo isso adoro ver jogadores do Benfica nas selecções.

Fred disse...

A fonte é o jornal A Bola por isso é melhor aguardar por info vinda diz Clube.

Anónimo disse...

Está confirmado? Há uns tempos o jimenez disse que podia jogar as duas competições, porque o Benfica deixava os jogadores escolher o que os deixasse mais satisfeitos.
Para além disso duvido que não deixem o Guedes e o Semedo ir.

joão carlos disse...

o problema dos jogos olímpicos é que eles decorrem ao mesmos tempo que outras competições de clubes o que não acontece com a grande maioria das competições de selecções.
no que aos jogadores diz respeito ao guedes não vejo nenhum problema e só tínhamos a ganhar com a sua ida.
o ederson também não desde que a lesão do julio esteja já debelada mas podemos até estar perante um não caso dependente da lesão que já o afastou da copa america.
o nelson é um caso de duvida porque se ele não engatar logo desde o inicio pode acontecer o mesmo que este ano depois do regresso da lesão até porque eu acho que ele nem sequer vai ser o titular na selecção.

e este já não é um caso virgem já em 88 impedimos o ricardo e o valdo de irem aos jogos em seul.

Anónimo disse...

Podes ficar descansado: nem o Sport Lisboa e Benfica nem nenhum clube do mundo vai estar nos JO. Portugal sim, estará no Rio 2016, e a representá-lo terá muitos desportistas com contrato com o SLB. E que vão defender as cores do nosso país. Tal como outros atletas de outros clubes, alguns até estrangeiros, vê lá.
Menos dramatismos, por favor.

Alex

Carlos disse...

Este constante "bota abaixismo" por pessoas que se dizem benfiquistas assusta-me. Recordo que, antes do início da época passada, foi um constante queimar do Rui Vitória e, em contrapartida, o endeusamento de Jorge Jesus.
Os resultados viram-se, sem que "os velhos do restelo" tivessem vindo pedir desculpa.
Haja pachorra!

Anónimo disse...

Carlos,

Nunca endeusei o Jorge Jesus, defendi a saída dele a partir de Janeiro de 2011, apoiei a contratação do Rui Vitória, pedi tempo para Rui Vitória, mostrei esperança em Rui Vitória e só em Novembro deixei de acreditar nele como treinador para o Benfica.

Você veio portanto bater à porta errada. Acontece muito nestes meandros da internet.

Não me parece que algum dia venha pedir desculpas por teu uma opinião, por a manifestar e muito menos por acreditar nela.