terça-feira, 7 de junho de 2016

O Poder do Sporting



Lendo e ouvindo sportinguistas anónimos e conhecidos sobre Paulo Pereira Cristóvão quase fico com a sensação de que este foi um homem que foi Vice - Presidente do clube à revelia de todos os seus sócios e adeptos. Quase. Porque depois lembro-me do que a maioria de sportinguistas dizia deste mesmo Paulo Pereira Cristóvão - algo muito similar ao que hoje dizem de Bruno de Carvalho: que "finalmente temos quem nos defenda", que "o Sporting frouxo já acabou", que "acabaram-se os anjinhos!".

Este foi o homem que lançou o caos na Luz, quando foi para o meio dos adeptos sportinguistas atear fogo às cadeiras do nosso Estádio e que, no fim,  confrontado pela Comunicação Social, não mostrou um pingo de remorso ou vergonha na cara. Sempre apoiado pela maioria dos adeptos do Sporting, Pereira Cristóvão também é o responsável por colocar imagens escabrosas no corredor de acesso ao relvado do Estádio de Alvalade (imagino que também à revelia do clube), algo que muito agradou ao grande público leonino. Mais uma vez, era o tempo de "acabar com os anjinhos no Sporting".

Eu sou aquele adepto e sócio do Benfica que não quer o Sporting na Segunda Divisão. Gosto demasiado da rivalidade e dos jogos entre os dois clubes para, por mesquinhez ou ódio, defender essa descida do nosso rival. Mas poupem-nos ao triste espectáculo de quererem passar a imagem de um Paulo Pereira Cristóvão a corromper fiscais de linha à revelia de todos os sportinguistas. Isto, se fosse com o Benfica, tínhamos calimerismo para 100 anos. Ao menos aprendam com este caso a perceber que, apesar de nos últimos 34 anos só terem ganhado 2 campeonatos, o Sporting como grande clube que é tem o poder de fazer quase esquecer o que é óbvio para toda a gente com olhos na cara: o clube deveria ser severamente punido.

44 comentários:

Anónimo disse...

Seria um erro enviar o Sporte para a 2ª divisão!

Mandem-nos logo para a terceira.

Anónimo disse...

erro? eu quer ver o gordo de carvalho na segunda divisao

Anónimo disse...

segunda , terceira? Mhmm Eu Quero k o zporting se foda

Anónimo disse...

Isto vindo dum adepto dum clube que anda há anos a pagar jantares a árbitros para pagar favores só pode ser para rir.

RG disse...

Sei que uma das condições para se ser lampião é ser analfabeto....mas este blog escapava a essa condição.

Denúncia caluniosa parece o mesmo que corromper?

Então que percebo PPC corrompeu, alertando depois o clube através de carta que um arbitro tinha sido corrompido,e como clube sério se devia fazer queixa ás autoridades comptentes....

Sinceramente esperava mais criatividade de um ex-agente da PJ.

De qualquer forma sendo este um blog afecto a um clube que adora alimentar os árbitros, tal como se alimentam os porcos para a matança, que anos a fio ludibriou a inscrição na LIGA( do qual o expoente máximo foi a historia de entregar papel comercial de valor zero como garantia e as vezes em que apresentou certidões de não divida assinadas pelo Bagão ) e, ainda estando envolvido com o Calabote, este post é no mínimo irónico!

Anónimo disse...

Ainda ontem 1 vice do teu clube ameaçou uma juíza em directo na televisão... disso não falas tu.

Ricardo disse...

RG, a tua primeira frase diz tudo de ti. Um tipo que generaliza condições culturais e de educação pelo facto de se ser de um clube ou de outro revela-te indubitavelmente como um Doutor Atrasado Mental. Parabéns por esse grau catedrático. No resto, pareces um adepto do Porto a desculpar o Apito Dourado. Cada um tem a vergonha na cara que merece.

Ricardo disse...

Hoje é só anónimos. Tudo gente com os colhões no sitio. Último anónimo, nas etiquetas tem uma que diz "Rui Gomes da Silva". Pode ir lá ver o que acho desse sujeito.

Anónimo disse...

Assaltos , Depositos , Espionagem e coação aos árbitros lol ta bonito ta. a "verde dade" desportiva em portugal não me surpreende.. sabem pq? pq durante o Apito Dourado, o sporting ficou calado que nem um rato.

Anónimo disse...

Espionagem a 197 Arbitros e dinheiro na conta de um arbitro! isto é corrupção desportiva. Só não vê quem não quer. Sporting Na Segunda Ja!

Anónimo disse...

sabiam q o sporting oferece almoços, camisolas e um peluche "jubas" aos arbitros? alguem devia investigar.

Anónimo disse...

Neste caso,ficou PROVADO que um vice presidente depositou dinheiro na conta de um arbitro e que mantinha uma base de dados com elementos pessoais, patrimoniais e pessoais de todos os árbitros. Decerto seria para lhes enviar postais de natal. Andaram vocês carneiros a grunhir por causa dos vouchers.. "Karma" é lixado

Ass. Pedro

Anónimo disse...

Pampilhosa quer o Suporte na segunda divisão!!!

Anónimo disse...

Sportenguistas, eu quero ver agora o vosso sentido de justiça. xD
Ps: Gostam tanto de falar mal dos outros e pumba agora estão prestes a cair.

Ego Mentis disse...

As osgas sempre a falar nos vouchers. Aí, carneiros!...

Anónimo disse...

Eu sou do Sporting e só quero é que o PPC pague pelos crimes que cometeu. Se nesses crimes houver culpa do Sporting, também tem de ser castigado.

Agora o que é óbvio é ver os Benfiquistas a assobiaram para lado quando confrontados com a oferta de cheques refeições a árbitros, delegados e observadores, apenas e só porque um iluminado chegou à conclusão que todos os árbitros e respectivos acompanhantes jantam sempre por 29.99 euros.

A conversa é exactamente a mesma dos adeptos do Porto relativa à fruta, não fomos condenados logo não cometemos nenhuma ilegalidade.

Se calhar deverias pensar porque razão para o Vieira é mais importante ter pessoas nos lugares de decisão do que avançados a marcar muitos golos.

Já agora um funcionário superior do Benfica, num carro do Benfica, nas instalações oficiais do Benfica é apanhado com 9 kilos de droga e não se passa nada. Já vi Governos a cair por muito menos.

Já agora para que não esqueças o PPC foi quase de imediato corrido do Sporting, não é reeleito como muitos criminosos que conspurcam o futebol português.

E concluo com isto, se o Arouca tivesse feito um deposito na conta de um bandeirinha e o Tondela andasse a oferecer cheques refeição, podes ter a certeza que no próximo ano ambos estariam a disputar o campeonato distrital

Águia Preocupada disse...

Qual quê?! O homem fez o que fez mas o Sporting nada tem a ver com a "coisa"... O criminoso PPC, depositou dinheiro na conta do árbitro - como é que ele soube o nº da conta bancária? É mais uma! - para beneficiar a equipazita que tem lá no seu quintalzito... Tenham pudor Srs. lagartos...
Os Vouchers? Pois! Tudo às claras, meus caros... Nada escondido... Logo que ilações tiram V.Exas.?!
Ganhem juízo!

Nau disse...

Para o batráquio RG:
Se espionagem a árbitros e dinheiro na conta de um árbitro, trabalhinhos de um vice-presidente (em exercício) de um clube não é corrupção desportiva, ó dótor (o erro ortográfico é propositado - eu escrevo sem erros e ensino Português, para sua informação), então diga-me o que é a cuja.
Não compare a feira de Castro com as bordas do cu, dótor! Todos os árbitros recebiam os vouchers, mesmo depois do Benfica ter empatado ou perdido os jogos - e a quase totalidade deles não os utilizou. Faz toda a diferença. Já agora, gostaria que me explicasse qual será a diferença entre oferecer um jantar ou um petiscozito de lagosta, leitão e champanhe , como fazia o seu clube de calimeros que não ganha a merda de um campeonato há 14 (CATORZE!) anos.
De caminho, senhor dótor, conte lá o episódio (que desconhece, certamente) do Calabote - sabe que o campeão dessa época, o Porto, foi mais que favorecido no último jogo (contra o Torriense) que lhe deu o título? Está a ver? o dótor menoscabou os benfiquistas, chamou-nos analfabetos, pecha frequente nos viscondes como vossemecê, mas afinal é uma grandessíssima besta que não sabe népias de história desportiva.

Anónimo disse...

José Eduardo Bettencourt: 89,43%
Paulo Pereira Cristóvão: 10,57%

E nem se fala do esforço que os sócios do sporting fizeram para tirar de lá aquela escumalha toda que lá estava.

O PPC é acusado de merdas muito piores do que essa coisa do jogo da taça - que não é nada comparado com tudo o que o benfica já foi apanhado a fazer (Apito Dourado? Vouchers?).
O que esta corja faz, não tenho eu culpa, nem vocês têm culpa do que o que os vossos farão ou não. Se lhes batem palminhas, isso já é convosco...

Nós tirámos os gajos de lá e somos os primeiros a denunciá-los.

Anónimo disse...

"Os Vouchers? Pois! Tudo às claras, meus caros... Nada escondido... Logo que ilações tiram V.Exas.?!"

Aguia Preocupada, em lugar das minhas ilações fica com esta historia verídica:

No meu primeiro emprego, nos idos anos oitenta, trabalhei numa empresa e uma das minhas tarefas por altura da Pascoa e do Natal, era levar um conjunto de ofertas dos artigos que a empresa produzia (vestuário) ao Cabo e mais 3 ou quatro praças que estavam destacados na pequena cidade do interior onde eu vivia, de igual forma levava aos funcionários do Banco Pinto & Sotto Mayor, aos funcionários da Repartição de Finanças, a um fiscal da Direcção distrital de Finanças que vivia na cidade, na Camara também havia uma serie de felizardos que eram contemplados e mais uns quantos ... com grande pena minha, para os trabalhadores, clientes e fornecedores, já não havia orçamento.
Era tudo feito às claras, era mesmo durante o dia e durante o expediente que levava a pequena cortesia, tentava-se era que nunca faltasse para ninguém e se faltava eram os próprios felizardos que lembravam que faltava a cortesia para um colega.

Será que ficas espantado se te disser que não havia multas,os processos nunca paravam na Camara, no Banco era sempre a abrir, os fiscais das finanças quando apareciam era para ir almoçar com os patrões, tudo aquilo funcionava maravilhosamente bem e às claras. Não se pedia nada a ninguém e as coisas funcionavam.

Que ilações tiras desta historia? Provavelmente aquilo que maioria dos Portugueses diria na altura, o "Comendador" sim porque o patrão era mesmo Comendador, é uma pessoa competentíssima, honesta e justa, paga os impostos, não tem multas nem faz trafulhices, até que um dia .......

Anónimo disse...

Ricardo, questão não é o que tu achas do sujeito (RGS), a questão é o que o teu clube acha desse sujeito.
E ele continua a ser eleito, alias neste momento, na qualidade de vice-presidente, tem tanta qualidade como a que tem o PPC.
As semelhanças são muitas e existe uma pequena diferença que os separa, um foi corrido e o outro continua a representar oficialmente o teu clube e continua a ser eleito, sinceramente apenas desejo que seja eleito muitas mais vezes.

Anónimo disse...

"sabiam q o sporting oferece almoços, camisolas e um peluche "jubas" aos árbitros? alguém devia investigar."

O problema não é oferecer aos árbitros, o problema é oferecer 4 cheques refeição a todos os árbitros, a todos os delegados, a todos observadores e em todos jogos em casa e no Seixal das equipas A e B.

E não é porque um avençado qualquer veio dizer que toda a gente jantava por 29.99 euros, que esse facto passa a ser legal. Os tribunais também vieram dizer que as escutas da fruta eram ilegais e não é por isso que passei a considerar o Porto um clube de pessoas honestas e correctas.

Quanto ao PPC sem duvida, até pela antiga profissão deveria levar pena máxima, e se o clube tiver de ser punido por isso, que o seja, agora não pensem que comem os adeptos dos outros clubes de "cebolada" chamando cortesia a um acto desprezível e ao nível de quem andou a distribuir fruta impunemente.

Ricardo disse...

Anónimo (21:32), existe outra diferença: Rui Gomes da Silva não tem uma carteira com os dados de dezenas de fiscais de linha e árbitros nem foi apanhado a meter dinheiro na conta do Cardinal. Uma pequena diferença.

Anónimo disse...

De "cebolada" está a carneirada a ser comida, não acordem não... comparar ofertas de cortesias (a prova que não existe nada que ultrapasse as regras é o arquivamento) que todos os clubes fazem a dinheiro depositado numa conta de um arbitro com o objectivo de o condicionar, é só ridículo e só serve como cortina de fumo para esconder a gravidade da situação depois da condenação efectiva do vice-presidente do clube por corrupção. Ficou provado, corrupção.

Anónimo disse...

Ricardo, podes ver essa diferença, é óbvio que eu também a vejo.
Mas eu tento ver um pouco mais longe. Um foi apanhado e o outro continua impunemente e alegremente a gozar uma subvenção vitalícia, a gozar com o privilegio dos ajustes directos enfim a usufruir do facto de ser Maçon que até lhe permitiu ser Ministro desta republica. Provavelmente o homem só é honesto quando fala de futebol!! Se te lembrares, o inicio desta troca de argumentos tem por base, a "ameaça", a "coacção", seja lá o que lhe queiras chamar que ele fez ontem em directo. Estamos num pais de inimputáveis, só pode.

Um foi corrido e bem do meu clube, o outro continua e por mim bem, até ao dia que exista alguém com tomates para lidar com os homens dos aventais.
Não consigo ser hipócrita e dizer-te que gostava que ele fosse corrido do Benfica, não, quero mesmo que ele fique por lá, pelo menos o tempo suficiente para causar danos graves ao Benfica, que quando e se for detectado tenha feito mais mal ao Benfica que dois ou três Vales Azevedos juntos.
É por isso que não compreendo tanta animosidade para com o Presidente do Sporting, se ele está a causar danos ao clube, os adeptos rivais deveriam ficar satisfeitos com isso e não tentarem por todos os meios, "alertar" os Sportinguistas.

Em todo modo, não defendo e acho inconcebível um campeonato sem Porto, Benfica e Sporting, se já assim a competitividade e respectivos interesses associados são reduzidos, se tirares um da equação, o melhor seria encontrar o campeão por decreto ou por concurso.

Anónimo disse...

Anónimo das 22:00, Se todos os clubes fazem não deve ter problemas em dizer-nos o nome de apenas mais um clube que oferece um cheque valido para 4 refeições, a todos os árbitros, aos delegados e aos observadores? Já nem peço o nome de um clube que faça essa oferta em todos os jogos em casa da equipa A e B. Apenas o nome de um clube que tenha esta cortesia num jogo.

Não vale dizer por dizer, se for dessa forma, também posso dizer que todos os clubes ofereciam fruta de dormir, não era só o Porto.

Anónimo disse...

em relacao ao comentario das 19:14,tenho a dizer-lhe que o tal individuo que foi apanhado nas instalacoes da Luz com droga(ja nao fazia parte da estrtura do slb na altura que foi apanhado)mas quero-lhe lembrar-lhe que uns meses antes ou depois deste caso foram apanhados pela Policia Judiciaria 18 individuos da Juveleo com grandes quantidades de Drogas e Armas de varios quilates etc.uns foram presos e outros em prisao domiciliaria,aguardando a respectiva sentenca...antes de vomitar asneiras devia primeiro saber o que se passa para os lados do seu clube.quanto ao caso dos 2000 euros depositados na conta do arbitro Cardinal e nao so pelo vice presidente na altura PPC...e CORRUPCAO e por isso da DESCIDA DE DIVISAO vamos ver o que acontecera ha Carneirada,porque num pais decente em Justica Desportiva os lagartos nao se safavam da Descida.

Anónimo disse...

O PPC ( figura asquerosa que passou pelo Sporting ) foi declarado culpado de denuncia caluniosa, não de corrupção! em algum momento esta escrito que foi corrupção, ele depositou dinheiro na conta de um arbitro para ele NÃO apitar, repito NÃO apitar, e de seguida o PPC fez um telefonema a denunciar que alguém tinha feito um deposito, surreal admito mas estar a querer dizer foi corrupção é de pessoas ou mal informadas ou maldosas e com uma intenção óbvia

Ace-XXI disse...

Tu tiveste o teu presidente apanhado nas escutas a escolher árbitros... ainda te lembras do castigo que o Benfica apanhou? Pois...

Ricardo disse...

Anónimo (22:37), o Gomes da Silva é um escroque. Mas não é sobre a personalidade das pessoas que estamos a falar. Quanto a não entenderes quem critica o teu Presidente, só te posso responder por mim (que sou crítico de todos os imbecis e aldrabões, desde o Vieira ao de Carvalho, passando por Inácios, Guerras, etc): faz mal ao futebol. Faz mal ao Sporting. Eu não prefiro ficar calado para que o Sporting se afunde. Quero o meu rival com força e a lutar com o Benfica em sã rivalidade. Nada deste nojo que se passou neste ano fora das quatro linhas.

Ricardo disse...

Anónimo (23:25), é coacção. Por menos, o Boavista desceu de divisão.

Anónimo disse...

Ricardo: "..carteira com dezenas dados ..." Na pratica queres dizer o que? Acho que apenas quer dizer isto = acesso ilegítimo a dados.

"... apanhado a meter dinheiro..." não foi apanhado, auto-denunciou-se, = denuncia caluniosa.


Para quem considerar que a oferta dos vouchers se enquadra nas lembranças regionais ( a outra alternativa disponível é recordações sem valor comercial), retirado textualmente do regulamento disciplinar:

"[o]s árbitros podem aceitar recordações sem valor comercial, tais como emblemas, galhardetes, miniaturas do camisola do equipa, medalhas comemorativos ou lembranças regionais mas somente depois do jogo."

Então não restam duvidas, e torna-se óbvio para toda a gente, o acesso ilegítimo a dados e a denuncia caluniosa transformam-se em graves actos de corrupção ou coação ou qualquer coisa ainda mais grave. Haja coerência ...

Saudações desportivas e não tendo muito tempo ler blogs, este é e será sempre um dos poucos que leio, regra geral pela independência das opiniões, embora por vezes não concorde, como por exemplo hoje.

Ricardo disse...

Ace, antes de mais, o Vieira não é o meu Presidente. É Presidente do Benfica, o que é substancialmente diferente. Depois, o Vieira não foi apanhado nas escutas a escolher árbitros; o Vieira foi apanhado nas escutas a responder ao Presidente da Instituição que organizava a Taça de Portugal. Presidente esse que tinha por hábito ligar aos Presidentes dos clubes semifinalistas no sentido de encontrar um árbitro consensual aos dois clubes. O Presidente do Belenenses, que iria jogar esse jogo contra o Benfica já confirmou ter recebido o mesmo tipo de telefonema por parte da mesma pessoa. Querer comparar isto com o caso Pereira Cristóvão é um exercício de desonestidade intelectual tão grande que só diz de ti, não diz de mais ninguém.

Anónimo disse...

Ricardo, eu sei que não é sobre personalidades, mas é sequência de alguém que menciona a "ameaça", "coação" "pressão", seja lá como queiras qualificar, que um Vice do Benfica fez sobre uma Juíza, em resposta remetes para a tua opinião sobre o Vice. Questionei apenas que, importante é a opinião democrática dos Benfiquistas que vão elegendo esse imbecil, o idiota do Sporting já foi corrido.

Quanto ao resto 100% de acordo contigo, estando certo que concordas que o nojo que se passou nesta ultima época foi promovido e provocados pelos dois clubes. Telhados de vidro, virgens ofendidas, sabes o resto.

Cumprimentos,


PS: Prefiro que esteja por lá o Carvalho do que o Godinho ou a maior parte da matilha de ladrões que o antecederam, vamos ver como acaba, o Carvalho ainda nem um mandato terminou, no final democraticamente (espero e desejo) acertam-se as contas, por enquanto ainda não é preciso ter 25 anos de sócio, para se ser candidato.

Ricardo disse...

Anónimo (23:57), parece-me evidente a diferença, embora não me sinta minimamente à vontade com essas ofertas a árbitros. O Benfica ou outro qualquer clube não deve oferecer seja o que for a quem vai arbitrar os jogos. É uma questão de seriedade e de transparência. Abraço.

Ricardo disse...

Anónimo (0:22), vi esse excerto do programa de ontem em que o Gomes da Silva intervém. É absolutamente indecoroso. À Gomes da Silva, portanto. Quanto ao resto, não tens de falar sobre os estatutos do Benfica comigo porque sou o único que mantém esse tema na agenda da blogosfera benfiquista. A tua opinião sobre o de Carvalho é preocupante porque significa que ainda não percebeste o aldrabão que ali está. Quando se notam as debilidades comportamentais de uma pessoa como essa (ou como a do Presidente do Benfica) o adepto e sócio só tem uma coisa a fazer: defender o clube dessa gente. Ser um bom adepto passa por amar o clube sobre qualquer pessoa, sobretudo sobre estes caudilhos parolos.

Ace-XXI disse...

Era normal ou quiseram parecer normal? É que não m3 lembro se ouvir escutas do Valentim a perguntar a alguém do SCP quem queria para apitar os nossos jogos.

Ou seja chegamos a conclusão que se o presidente da liga tem ligado ao Cristovão a perguntar que fiscal de linha queria para o jogo do SCP não era preciso armar toda esta marosca porque o SCP teria o árbitro que queria para o jogo... fantástico e depois os outros é que o intelectualmente desonestos.

Ricardo disse...

Ace, eu tentei. Mais não posso fazer.

Anónimo disse...

O presidente do teu Sporting na altura dessas escutas, foi confrontado num desses programas de TV com as declarações do presidente do Belenenses. Teve um oportunidade de ouro para desmentir tais conversas e o que fez? Calou-se. Recusou-se a responder. Evidentemente.

Marquês de Marialva disse...

Ricardo pois desceu, mas está onde agora agora com direito a indemnização milionária? Como se pode comprovar é fácil mandar descer o problema é depois

VC disse...

Ai, Ricardo, Ricardo, tu, ainda, alinhas nestas merdas.

VC disse...

Uma vice-presidente dum Clube Futebol, sem "ordem" do seu Clube, decide depositar "não sei quantos euros" na conta de um "fiscal de linha" que, mais tarde ou mais cedo, iria "arbitrar" um jogo de futebol do mesmo Clube.
O Clube do Sr. Vice-Presidente não sabia de nada. E por isso mesmo o Clube não sofreu qualquer tipo de "pena".

DEVEM PENSAR QUE SOMOS TODOS PARVOS!!!! Por aqui me fico.

Anónimo disse...

Um clube de futebol ingenuamente decide durante três anos oferecer "não sei quantas refeições" a árbitros, delegados e observadores, que muito frequentemente arbitram jogos desse clube.

A justiça desportiva decide que os "não sei quantos jantares" não deveriam valer mais de 30 euros cada um, pois todos presenteados tem o mesmo tipo de apetite. A mesma justiça desportiva considera que os jantares são lembranças regionais e por isso mesmo o clube não sobre qualquer tipo de pena.

Minto, o clube de futebol que assim ingenuamente procede foi castigado com severa punição de durante largos meses não ter jogadores expulsos, por mais que tentassem e sem penaltis a favor.

DEVEM PENSAR QUE SOMOS TODOS BENFIQUISTAS!!! E por aqui me fico

VC disse...

Ó Anónimo das 22:07 nem sei muito bem o que lhe diga. Tenho por hábito não responder a este tipo ressabiado de comentários porque não me referi ao assunto que o Sr. aborda. Digo-lhe que não concordo com as prendas/ofertas sejam de quem for e muito menos do Benfica de quem sou adepto. A sua tentativa de resposta ao meu comentário é de alguém que não sabe "ler". Não vale tudo. Por aqui me fico. Seja inteligente.