domingo, 20 de janeiro de 2013

Um dos melhores jogos de sempre.

O Ténis é um desporto fabuloso. Dos que requer mais estratégia, instinto, técnica, capacidade mental. É, com o snooker, o xadrez e o futebol, um dos meus desportos de eleição. E é, tal como os outros três, muito mais do que uma soma de características físicas e técnicas. Para além da beleza e complexidade, é um desporto seguido por gente na sua maioria verdadeiramente desportista, sem facciosismos bizarros nem ódios e guerras que tantas vezes vemos sujarem o futebol. Talvez sejam essas as grandes diferenças entre a generalidade dos adeptos do ténis e a generalidade dos adeptos do futebol - paixão pelo desporto, conhecimento profundo do jogo, respeito pelo adversário, educação. A paixão por um desporto não quer dizer ódio nem parcialidade desmesurada. O Ténis comprova que pode haver intensa paixão e profundo amor pelo jogo sem cair na boçalidade mais primitiva. É ainda, neste país, um desporto completamente desvalorizado. E é pena, porque poucos conseguem dar-nos tanta emoção como o Ténis.

Foram 5 horas e tal de um jogo fabuloso. A melhor esquerda do circuito (Wawrinka) contra o melhor defensor do mundo (Djokovic). Nunca se perdeu qualidade e intensidade, foram 5 sets sempre a um nível estratosférico. No fim, pendeu para o sérvio, que nos momentos decisivos costuma fazer a diferença. Mas o suíço demonstrou toda a qualidade que tem. Se mantiver este nível, pode facilmente disputar outros troféus do Grand Slam. Obrigado por um dos melhores 5 jogos que vi na vida.

1-7-6-6(5)-12

6-5-4-7(7)-10



11 comentários:

Primo do Wilander disse...

..." Obrigado por um dos melhores 5 jogos que vi na vida."...

Quando tiveres a possibilidade de ver os duelos entre Jimmy Connors e John McEnroe ou o Bjorn Borg contra McEnroe, ou ainda entre o Pete Sampra e o Andre Agassi, então verás o que são jogos a sério !

O segundo melhor jogador suiço e atual 17º do ranking, ainda tem que fazer "muita parede" para entrar no top 10 !

B. disse...

Djokovic vs Nadal naquelas final que foi dos mais longos jogos de sempre...

E claro, Pete Pistola vs Agassi "N" vezes...

Amava Ténis até o Sampras sair (era o meu ídolo), depois demorou a aparecer um Djokovic para eu voltar a gostar embora ainda não acompanhe como queria...

Ricardo disse...

É verdade, tem de ganhar consistência. É o maior problema dele: não consegue manter um nível alto durante as partidas - hoje, surpreendentemente conseguiu e deu no que deu.

Sobre esses duelos, só vi os do Sampras contra o Agassi. Nos outros ainda estava a reflectir se devia nascer.

Ricardo disse...

B., essa final foi épica. Nem sempre jogada ao mesmo nível do jogo de hoje mas sem dúvida um dos jogos mais emocionantes da História.

Eu em puto gostava muito do Edberg, depois não tive preferidos até chegar o Federer. Quando vi aquilo, apaixonei-me. Gosto mais do tipo de jogo do Roger ou até, menos consistente, do Wawrinka do que os jogos mais físicos do Novak, Murray e Nadal. Sou um romântico do Ténis.

Soares Kafe disse...

Foi uma grande "final" disputado ponto a ponto, o glorioso Djoko esteve em grande

Hugo disse...

5 horas de pura magia que acabaram com um ultimo ponto excepcional

Adri disse...

Sim, só faltou do outro lado estar um nome mais sonante ou estarmos numa fase mais avançada do torneio para a emoção ser ainda maior! Também para mim foi preciso aparecer Djokovic para voltar a ter um "preferido" no ténis (deve ser por ele ser Benfiquista :))

Águia Preocupada disse...

"sem facciosismos bizarros nem ódios e guerras que tantas vezes vemos sujarem o futebol"

Já deves ter esquecido o que fizeram à Mónica Selles... Porque no ténis não há facciosismo... Olha se houvesse!
Também vi o jogo. E já que está na ordem do dia, será tão natural assim, dois seres humanos aguentarem um desafio tão desgastante fisica ae mentalmente, debaixo duma temperatura infernal? Tantas horas de jogo, parece-me sobre humano para ser real! Já não é a primeira vez. Há precisamente um ano, Nadal e Djokovic jogaram nem sei quantas horas...
Algo está errado.
Mas concordo com um cometário acima. Nada se compara aos jogos entre McEnroe e Bjorn Borg, Agassi, Stefen Edberg e Pete Sampras... Isto sim, era ténis.
Quato a Djoko, não é jogador nem pessoa que aprecie.É demasiado convencido e arrogante para o meu gosto. Também não aprecio muito o ténis do Federer, mas ao contrário do Servio é um senhor.
E ele não é benfiquista.Ele é adepto confesso do ACMilan!

GM disse...

Vi o jogo desde o início e o Wawrinka chegou a ser esmagador. A 1ª hora foi toda dele e nunca tirou o pé do acelerador ate ao fim apesar de ter deixado fugir o 2º set. Jogou como um nº1 e foi superior no cômputo geral sem dúvida.,
A esquerda a uma mao do suiço é de facto a melhor do circuito superando a do King Roger pela profundidade que atinge e pela sua versatilidade. Hoje esteve igualmente imperial no saque.
É bom referir que no 9º jogo da 5ª partida, com ponto de break a favor do Wawrinka, o artista do arbitro espanhol "chuta" pra fora uma bola (bem dentro) do suiço. Escândalo que o tera impedido de passar a eliminatoria...
Esteve estratosferico (nao é a 1ª vez) mas sera muito dificil alguma vez conquistar um Major...

mago disse...

Grande jogo de facto, a obrigar-me a ficar acordado a um domingo praticamente ate' `as 2h da manha... Nao se faz.

Nao percebo muito bem o saudosismo em relacao "ao que era o tenis" (do que me lembro - falo de Edberg, Sampras, Agassi et al e nao de McEnroe, Borg ou Connors porque tambem nao sou desse tempo). Parece-me a mim que o nivel geral (e numero) dos tenistas de top hoje em dia nos da' jogos muito mais competitivos e rallies mais longos, com a possibilidade de ver trocas de bola e shots impressionantes. Os duelos Agassi vs Sampras eram muito bons de se seguir pelas diferencas de estilo de jogo e pela amizade/respeito existente entre os dois, mas eu nao me esqueco que muitos dos jogos do Agassi contra outros tenistas era na base do servico forte + subida `a rede + volley para o canto contrario.

E so' para esclarecer o comentario do GM aqui de cima, acho que a parte final do comentario e' cair na tentacao "futebolistica" de apontar o erro alheio como a causa do sucesso / insucesso. Nao foi o arbitro mas sim o linesman que disse "out", e o Stan na altura ainda tinha 1 challenge (e, como dizes, era o nono jogo, ou seja estavamos a 2 de distancia de se fazer o reset aos challenges), por isso se ha' que culpar alguem por esse erro so' podemos mesmo culpar o Stan por nao ter aproveitado a tecnologia que tinha ao seu dispor...

Hattori Hanzo disse...

Ricardo não te metas com a estória dos facciosismos. Como vistes pelas respostas há pessoal que tem de ver com os óculos apenas das suas cores em tudo. Não sei se a esquerda do Wawrinka será a melhor do circuito (a paralela do Djokovic por exemplo quando ele está confiante é das mais mortíferas do circuito), é das melhores, mas é claramente das mais bonitas do circuito (uma esquerda a uma mão mesmo que não seja muito boa fica sempre a ganhar em relação à a duas mãos por ser esteticamente mais apelativa para mim).
Concordo com o Mago: não posso falar do tempo de McEnroe e Borg, mas em relação à altura de Agassi e Sampras em termos de jogo até prefiro este... é que aqui há uma maior troca de bolas (também porque os pisos estão na generalidade mais lentos), embora nessa altura houvesse mais competividade entre os principais e os outros (é que há muitos a dar lutas aos 4 principais, mas nos principais Torneios invariavelmente ganha um deles).