domingo, 6 de janeiro de 2013

6

1. O Porto continua a ganhar, mesmo jogando mal. Depois de um período de grande qualidade nos primeiros meses, esta equipa revela deficiências curiosas e prometedoras para os nossos objectivos. Apanhá-los nesta fase é, por isso, uma boa notícia. A má é que nós também não apresentamos um futebol que dê garantias para os grandes jogos. E, claro, sofrermos de um estranho trauma sempre que os defrontamos que já dura há mais de duas décadas. Para o próximo clássico, além de preparadores físicos e treinos tácticos, contratem 11 psicólogos, outros 11 psiquiatras e um gajo que saiba o que é o Benfica a ver se alguém no clube compreende que em qualquer jogo grande, especialmente na Luz, os outros é que devem tremer, não nós.

2. Antes, porém, o Estoril. É uma tradição desta espécie de campeonato, nos momentos decisivos da prova, no jogo anterior a disputarmos com o Porto a liderança, aparecer um herói da Madalena a resolver os encontros com arbitragens desfavoráveis ao Benfica. Esse é um problema que hoje terá de estar presente na palestra - discutam pouco com o árbitro, não façam entradas estúpidas, não se desconcentrem. O outro problema é a equipa do Estoril, que sabe o que é uma bola. E, claro, o nosso tipo de futebol que tanto dá para goleadas como para desequilíbrios e erros que custam pontos. Já sei que o Jesus não abdica dos dois avançados, mas eu faria diferente: preenchia o meio-campo com um 10 (César; Aimar ficaria para o clássico), deixando Cardozo no banco para a segunda parte.

3. Num campeonato disputado a dois o efeito psicológico da vantagem pontual, mesmo que com um jogo a mais, é fundamental. Nesse sentido, chegar ao clássico com mais três pontos assume uma importância vital para o resto da competição - hoje só pode dar vitória, não há outro resultado aceitável. Entrar em campo com 3 pontos de vantagem pode ajudar à tal serenidade raríssima sempre que jogamos contra o Porto.

4. O Sporting perdeu mais uma vez, desta vez em casa contra um Paços de Ferreira treinado por uma figura muito interessante da qual falei há uns meses - falaremos mais dele esta semana. Tinha previsto um Sporting a lutar pelos lugares entre o meio da tabela e a Liga Europa; jogo após jogo, pela inexistência de qualquer coisa que se assemelhe a uma ideia de futebol, pergunto-me se não teremos uma histórica descida ao abismo. Como benfiquista amante dos jogos ao vivo entre estes dois grandes clubes, não é coisa que me agrade. Um lugar acima da linha de água, conquistado em dificuldades nos últimos minutos do último jogo, isso sim, todo um circo aceitável e festivo.

5. O Hóquei perdeu contra o Porto. É o benfiquinha forte contra os fracos e fraco contra os fortes dos últimos largos anos. Qualquer dia tiro um tempo para analisar os resultados em todas as modalidades que temos tido contra os portistas nos últimos 20 anos. Os traumas só se curam com competência, grandiosidade e conhecimento histórico do clube. Coisas que escasseiam na generalidade de quem nos governa.

6. João Cancelo. Aquele abraço.

18 comentários:

Unknown disse...

O Galaad publicou uma previsão do que o Estoril vai procurar fazer, com base na observação dos treinos deles. Espero que quem com tanto afã lê a blogosfera tenha lido isso e transmita ao jesus para ele consultar o eterno no Ipad.

Não vi o jogo dos tripeiros, mas pelo que ouvi no rádio, pareceu-me claro que já estão em poupanças para o clássico.

No hóquei, mais do mesmo. Sem liderança em campo, nunca conseguirás que a equipa não se amedronte. Até mesmo com a liderança do Sérgio Silva no ano passado íamos perdendo, quanto mais sem ele. Continuem a desperdiçar talentos formados cá, como o Ricardo Barreiros e depois queixem-se.

Unknown disse...

Uma vergonha as cenas finais do hóquei. Espero que haja uma punição exemplar ao Espanhol e acho que o Benfica deveria exigir a cabeça do responsável pela PSP presente, tendo em conta o seu comportamento, impedindo que voltasse a entrar nas instalações do Benfica.

philippe disse...

havia muito tempo que nao comentava aqui por causa de nao ter conta google. Fico feliz por poder contribuir de novo, dar um abraço (mesmo que nao os conheço pessoalmente) às pessoas do blogue, especialmente Ricardo e Bcool, pelo trabalho que desenvolveram (e continuam e desenvolver) aquando das eleiçoes.
Acho que o inicio de campeonato tem decorrido conforme os anos precedentes primeira meia-parte mais ou menos taco à taco e arbitragens mais ou menos neutras para o Benfica(excepto o ano escandaloso do "aldeias-reles"): agora o cerco começa à apertar, vamos ver o que isso vai dar (nao tenho grandes ilusoes) mas de qualquer das formas, depois do apoio inequivocavel, das eleiçoes onde tudo foi falado, os benfiquistas jà nao podem indignar-se com esquemas de arbitragens se eles acontecerem: pois votaram em consciencia, sabendo perfeitamente as ligaçoes que o actual presidente tem com figuras do sistema. Por isso dia 13 o Benfica so tem que ganhar mostrando mais futebol, se é roubado pelo arbitro 83% estao de acordo com que isso acontece e terao que aguentar e esperar que a comunicaçao do Benfica tenha efectivamente mudado com moniz e saida de gabriel.
Penso que as duas equipas estao equivalentes mas temos mais recursos no banco: veremos se jj serà capaz de os usar convenientemente e nao entrarà mais uma vez em loucura tactica queimando uns parafusos como é habito nos classicos.
Uma palavra para o nosso Joao Cancelo: o povo benfiquista està contigo miudo, so isso.

Anónimo disse...


epa é por demais evidente que a saida do sergio silva condenaria mais um vez o benfica a ser segundo calssificado atras do porto , sergio silva era guerreiro alem da qualidade como jogador tinha um espirito indomavel e comandava a s tropas , agora ficarm os meninos do costume independentemente de serem bons jogadores ou nao , jorge silva reinaldo ventura , edo boch , sao filhos da puta demais pra perderem com uma equipa de anjinhos .
ano passado reinaldo ventura tentava passar a mao no pêlo a sergio silva , ( reinaldo ventura é fdp e primeiro fala ri ta td bem tipo fica amiguito do adversario pois é desporto , mas o adversario amolece e , reinaldo ventura quando poder fode lo vai fode lo de certeza ) umas vezes na santa paz conversando como fez ontem com os anjinhos do benfica todos muito bons moços e conversadores ,outras , atraves da provocaçao pois sergio silva nao o quis ouvir , e da se um momento em que ele mete a mao no braço do sergio silva ao qual o sergio silva responde om um olhar ameaçador ( de quem fodo te ja) e manda lhe uma sapatada pesada na mao , e pronto nao tenho mais a dizer a nao ser que anjinhos é no ceu , devemos ser correctos com quem é correcto connosco quem é filho da puta temos de ser mais filhos da puta que eles e sinceramnte estou cansado das figuras ridiculas que o benfica faz contra o porto seja em que modalidade for e sobretudo na luz onde a vergonha é ainda maior , enfim é isto .

jose luis cruz

David Duarte disse...

O Porto do Vitor Pereira parece ser exactamente o contrario do Benfica : começa a época a jogar mal, acaba a jogar bem.

Estou ansioso pelo jogo com o Estoril. Aqui há umas semanas fizemos os prognosticos para as dez jornadas seguintes. Escrevi que o Benfica empataria hoje. Porquê? Porque precisamente é um jogo importantissimo e o Benfica do Jesus já me habituou a desiludir-me nestes jogos. So quero enganar-me!

Sobre as modalidades, apesar do discurso do Benfica de sucesso nas modalidades se basear fundamentalmente no futsal, é verdade que noutras melhorámos bastante. Mas sempre com orçamentos muito superiores aos nossos rivais sem que isso se reflita num dominio claro.

hertz disse...

O clássico será na altura da época em que o Porto costuma estar pior e o Benfica melhor. Foi por estas alturas que o Benfica foi dar 2-0 ao Porto no Dragão.
Só espero que o Benfica mostre muita raça e revolta por causa dos últimos jogos contra o Porto na Luz e que dê tudo em campo. Que seja uma exibição como aquela em que o Benfica ganhou 1-0 com o golo do Saviola.

Estoril será bastante difícil mas confio na qualidade que o Benfica tem mostrado nos jogos fora. Depois da 1ª parte contra o Moreirense para a Taça de Portugal, a nomeação do Duarte Gomes preocupa-me.

O Sporting perdeu? Esse não é o clube cujos adeptos cantaram no estádio "só queremos o Domingos campeão" na altura que o Braga disputava o título com o Benfica? Não foi um jogador dos deles que disse "que o Porto seja campeão"? Não foram eles que incendiaram o nosso estádio? Não são eles que andam a baixar as calças perante os corruptos? Pois...não tenho pena nenhuma deles. É para o lado que durmo melhor.

Ulrich Haberland disse...

Ao Cancelo um abraço solidário num momento para lá de difícil.


Perdemos em casa com o crac, desta vez no Hóquei, porque nos falta carácter, ganas, tomates! Até quando???...


Ganhar o campeonato significa ganhar hoje ao Estoril e depois ao crac EM CASA. Mas sei muito bem do que o David Duarte fala... e por isso temo...

Shadows disse...

Completamente de acordo em tudo.

Quero escrever em especial sobre a PSP na Luz.
É preciso lembrar que na PSP de Lisboa são dezenas e dezenas a quantidade de gente do norte, em especial da cidade do Porto.

Não quero com isto dizer que quem vem do Porto é portista ou má pessoa. Mas quando ouves 2 agentes com sotaque do norte comentarem em plena Luz que lhes apetecia era varrer os 'merdas dos lampiões' à bastonada, isso influencia o que pensamos.

Acho que já chegam de casos destes. O Benfica tem que tomar uma posição contra a actuação da PSP, além do comunicado.

Pedro disse...

Sobre o q escreves basta comentar a cena do hóquei para comentar tudo.

O ano passado a nossa equipa de basket foi campeã no antro da corrupção. A resposta das bancadas foi aquela q sabemos, agressões barbaras aos nossos campeões que foram obrigados a receber a taça no balneário. A PSP perante tamanha violência teve mesmo q agir ao contrário do q é habitual. Nada de especial, apenas mostrou os cacetetes aos montes de merda azul. O que Pinto da Costa fez? Correu cá para baixo e insultou de cima abaixo os gajos da PSP.

Ontem, na Luz, o cabrão do gr corrupto agride um adepto do SLB, a malta reage e a PSP carrega forte e feio nos benfiquistas nada fazendo ao monte de merda q provocou tudo. O que Vieira faz? Emite um comunicado.

O fdp do corrupto mor tem todos os defeitos do mundo mas defende o clube dele com tudo o q tem. Aquele monte de merda tudo o q faz é para defender o fcp. E isso sente-se, faz a diferença.

Vieira como líder devia ter descido do camarote VIP para o meio dos benfiquistas para os defender. É isso q um líder faz. Ou só é grande quando é para bater em putos benfiquistas nas AG's???

Um dia pode ser que percebam a diferença. Um dia pode ser que percebam a diferença entre defender o SLB e defender Vieira.

Joel David Rodrigues disse...

Esta semana que se avizinha promete ser agreste, como todas aliás quando se aproxima um clássico.

Já começou no hóquei. Vai continuar por aí adiante. Se não ganharmos hoje ainda pior vai ser.

Os comentadores dos programas da comunicação social vão fazer a obra do costume, falar dos árbitros, falar das falhas TODAS da equipa do Benfica, afirmar que o Benfica acusa pressão. Os jornais idem aspas. Não se vai mencionar o Porto porque não convém.

Já vai sendo altura de se criar uma estrutura contra isto. Contra-atacar na mesma moeda.

Unknown disse...

Atodos os que dizem que devemos descer ao nível deles, pensem no seguinte, quando descermos ao nível deles estamos a jogar um jogo em que são mestres, quais são as reais hipóteses de sucesso ?

Aquilo que devemos fazer é simples, sermos mais competentes, sermos correctos e denunciarmos o que tem que ser denunciado.

Exigir que o responsável da PSP seja impedido de voltar à Luz pois quem carrega indiscriminadamente não está a cumprir a sua missão que é proteger os cidadãos, sejam eles atletas ou público.

Senão cumpre a sua missão é incompetente, se é incompetente não deve voltar lá.

O problema do hóquei é um problema estrutural, com Sénica aproximámo-nos dos tripeiros, mas só com a experiência e liderança do Sérgio Silva os conseguimos superar.

Falta um líder carismático que leve os jogadores atrás. Falta um efectivo capitão de equipa, como o era o Luis Ferreira.

Hugo disse...

Desculpem lá mas ver benfiquistas a queixarem-se dos meios de comunicação social só pode ser para rir.

Joel David Rodrigues disse...

Eu referia-me somente à questão da Comunicação Social. Ao pressionar arbitragem, equipas, e afins, publicamente nos jornais. Que alternativas temos? Nada fazer e assobiar para o lado, dando ordens para não se ler jornais/ver tv/ouvir rádio até depois do Clássico?

Falta-nos coesão a esse nível. Cada comentador diz o que lhe apetece/o que acha, no Porto existe uma mensagem de alto a baixo. Até acho que li um texto sobre isto aqui no blog.

Pedro disse...

Infelizmente muitos benfiquistas concordam com o disparate que o Hugo disse...e enquanto assim for...

Unknown disse...

Pedro, o que o Hugo diz é risível, porque os jornais escrevem aquilo que os clubes querem, o que não faltam são notícias encomendadas, acho que não é por aí.

Principalmente, acho que temos que fazer o nosso trabalho dentro de campo. Fora de campo temos que fazer o trabalho para evitarmos que se crie um clima propício para sermos prejudicados, nada mais que isso.

A questão é que seja qual for o árbitro que for escolhido, vai ser apelidado de ladrão, porque houve um jogo qualquer em que fomos prejudicados.

Dito isto, acho que há 4 árbitros que têm tido arbitragens bem mais negativas para o Benfica que todos os outros - Xistra, Proença, Sousa e Olegário. Porque consistentemente erram contra o Benfica, eles ou os assistentes deles, e é isso que deve ser alertado caso um deles seja nomeado.

Não devemos é procurar esconder as nossas insuficiências nas falhas dos outro.

Anónimo disse...

Pedro,

Eu não fui ao hóquei!!

O nosso presidente esteve lá????

Duvido!!

Ele tem medo de andar na LUZ!!

Pedro disse...

Parece q sim, esteve no camarote. Pelo menos é o que a imprensa reporta.

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

O Benfica tem um plantel que se revela muito equilibrado e está a jogar um futebol equilibradíssimo... vencemos esse jogo porque merecemos ... é agora a nossa vez... prognônticos só lá para sei lá para o fim do jogo iak aik iak iak iak iak iak...