terça-feira, 15 de janeiro de 2013

É ele o nosso Mister?

Na ressaca do jogo com o FC Porto, a discussão dominante entre os benfiquistas não eram as incidências do clássico. Discutia-se o futuro de Jorge Jesus. Deverá o seu contrato ser renovado? Agora? No final da época? Deve e tem de sair?


A FAVOR DE JESUS

- A equipa joga o melhor futebol que se tem visto nos últimos anos em Portugal;
- Saber potenciar jogadores com consequentes mais valias financeiras, sendo Matic o último exemplo;
- São poucos, mas tem ganho títulos, ao contrário da esmagadora maioria dos antecessores, nos últimos 20/30 anos;
- É o melhor treinador português e a vinda de um estrangeiro seria perigoso, por falta de conhecimento do nosso futebol.

Esta vaga defende a renovação do contrato de Jesus. Já, que no fim da época pode ser tarde. Corre-se o risco de ganharmos a Liga e a Taça, pelo menos, e depois ser o próprio Jesus a não querer renovar. Ou então a renovação sair mais cara do que o atual contrato, o que já não é pouco, como se sabe.

O perigo é chegar ao fim do ano sem títulos e com um treinador, com contrato mas sem condições para continuar.


CONTRA JESUS

- Ganhou títulos, mas são poucos para quem está no 4º ano e para um clube como o SL BENFICA;
- 3 liga dos campeões e só uma vez passou a fase de grupos;
- Meia final de Liga Europa perdida em Braga; 
- Não ganha contra equipas iguais ou melhores que a nossa;
- Para ficar em 2º, qualquer outro conseguia e mais barato;

Esta vaga defende a não renovação do contrato. Com um plantel, aqui e ali desequilibrado, mas mesmo assim do melhor que o SL BENFICA tem tido nos últimos anos, Jorge Jesus não consegui capitalizar o campeonato ganho na 1ª época. A sua teimosia em não adaptar a equipa para os jogos com melhores equipas, deixando o meio campo ao abandono, é outra razão apontada.

O perigo de não renovar é chegar ao fim da época com títulos/dobradinha e não se conseguir renovar. Pode ir para o FC Porto. Vem outro treinador, possivelmente estrangeiro e corre-se o risco de retrocedermos para os tempos de Quique Flores.

De uma forma simples, é isto que se discute. Ambas defensáveis. Nesta altura será muito difícil escolher uma opção. Talvez em fins de fevereiro/março, quando muito da nossa época já possa estar decidida, para o bem ou para o mal, seja a melhor altura.


18 comentários:

O candidato disse...

Não sei se é já na próxima época, mas se as pessoas no Benfica estiverem a fazer bem o seu trabalho, só pode haver um sucessor possível - Rui Vitória.

Nuno disse...

Reconheço que não sou grande fã do jesus, mas acho que ele este ano tem feito quase milagres com o nosso plantel.
Já tinham enterrado o SLB com as saidas do javi e do witsel, o Jesus conseguiu reconstruir o nosso meio campo e mais uma vez conseguiu criar expectativas nos adeptos do Benfica.

Exijo no minimo o titulo de campeão nacional e temos tudo para estar no jamor esta época.
Menos que isso é mais um fracasso.
Nunca lhe perdoarei as humilhações aos pés dos corruptos e por exemplo a péssima LC que fizemos este ano.
Por vezes devia ser muito mais contido no que diz, pedir humildade ao jesus é utópico.
Coloca-se demasiadas vezes a jeito e depois lá temos de levar com constantes provocações.
Também não percebo como é que com um treinador com tanta cagança, continuamos a entra em campo cagadinhos de medo nos jogos contra os corruptos.

Mas mesmo assim e olhando ao panorama de treinadores nacionais não vejo melhor para as nossas possibilidades.

Mourinho nem vale a pena comentar, Paulo Bento não me consegue convencer e tirando estes não vejo nenhum que fizesse melhor que o jesus.

Shadows disse...

A renovação deve ser dependente dos resultados desta época.
Se ele estiver de boa fé, concerteza vai querer ser o primeiro a ficar, mas apresentando resultados.

Anónimo disse...

é o melhor treinador português? FODA-SE!!!

hertz disse...

Eu considero um erro enorme se se avançar já para a renovação do contrato. Se o JJ chegar às finais das Taças pode-se começar a "preparar os papéis" para a renovação mas acho que só no final, se o Benfica for campeão é que se deve renovar o contrato.
Não podemos estar sempre com o medo dele ir para o Porto e mantê-lo no Benfica, mesmo que não seja campeão, só para não ir para o rival.
O JJ tem muito mérito neste Benfica e foi ele que construiu esta belíssima equipa desta época mas não nos podemos esquecer que os planteis que ele tem tido são demasiado caros para apenas 1 título de campeão.
Se o JJ sair, não é preciso ir buscar estrangeiros. Há aí vários treinadores portugueses com qualidade como o Paulo Fonseca, o Rui Vitória e, aquele que eu escolhia se o JJ sair, o Leonardo Jardim.

Unknown disse...

No final da época passada teria dito que era ara rescindir. O trabalho feito esta época, a potenciar jogadores, a incluir jovens, a fazer adaptações, e a transformar jogadores medíocres em bons jogadores, faz-me ficar na dúvida. Não consigo ter uma opinião formada. Pena não ser futurologista.

Abraço

Águia Preocupada disse...

Ambas as teses são válidas e devem ser analisadas.
Há muito que defendo que jesus é bom treinador mas deve ter a apoiá-lo uma estrutura capaz, competente, líder! Ora, isso o Benfica não tem. JJ faz o que quer, decide como quer e ninguém o questiona. Faz-lhe (nos) falta alguém que comande o barco e puxe as rédeas, sempre que necessário ao teimoso e convencido do JJ.
Por outro lado, a equipa com este treinador, está muito indefesa e entregue a uma personalidade de caca como a do treinador. É preciso, é urgente, é premente, a contratação de um bom psicólogo para nos levar a saber ombrear com os clubes do nosso nível! JJ e a estrutura medíocre que temos, não sabem nem servem para esse papel.
Além dos apitos e apintadores, também temos a parte mental em que entramos e saimos sempre a perder. O recente jogo com os corruptos é prova disso. A diferença, quanto a mim, esteve essencialmente na mentalização que é feita a uns e falta a outros!
Mas como o cenário da estrutura não muda... acho que JJ é demasiado caro para o que produz! Valoriza jogadores? Quero lá saber disso! O Benfica não é uma empresa financeira; é um clube desportivo onde as mais valias devem ser vitórias e não vendas de jogadores!

Pedro disse...

Melhor treinador Português?!

Confirma-se. A GNR está cada vez mais bêbeda e incapaz.

Chamem a polícia.

SLBfan disse...

Por mim, devia-se renovar com o Jesus, por mais dois anos. Acho que é o melhor em Portugal e acho que continua a tentar melhorar sempre, inclusive a nivel de exposição mediática que é o seu grande handicap.

Os problemas do Benfica estão na estrutura, e além de outras mudanças, devia haver alguém entre o Treinador e o Presidente, alguém que tivesse as rédeas do Futebol.

No entanto, reconheço que quer a nivel de estrutura, quer o comportamento do treinador estão muito melhor esta época.

uicabom disse...

Sou a favor da renovação!!
É um dos melhores treinadores.
Praticamos bom futebol.
Esta época, com desfalque que tivemos com as vendas de Witsel e Javi, mais nenhum fazia o que ele fez.
Enquanto for treinador do Benfica, financeiramente o clube pode manter a sua sustentabilidade. Pode-se dizer que ele paga o seu próprio ordenado com os milhões da LC, da venda de jogadores e com o aumento da receita de bilheteira.
Provavelmente os últimos treinadores saíram mais caros, indemnizações, sempre longe da LC, menores assistências.
Curriculo:
1 campeonato ganho
1 campeonato perdido
1 campeonato roubado (o último)

3 Taças da Liga

3 Presenças na LC (2 fases de grupo e 1 quartos de final) - podia ser melhor, mas antes nem conseguíamos entrar na fase de grupos

1 Quartos de final Liga Europa
1 Meia final da Liga Europa , prestigio do clube na europa

O tendão de Aquiles está na taça de Portugal, sempre prematuramente eliminado. Terá de ser ano.

Podia ser melhor, mas temos um adversário que tem sempre muitos truques de bastidores...

Saudações benfiquistas

GNR disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
GNR disse...

Pedro, a referência ao melhor treinador português, como de compreende pelo post não é uma opinião pessoal.

No post não são referidas opiniões pessoais mas sim opiniões de benfiquistas que ouvi e li durante o dia de ontem.

1 abraço, este GNR não bebe...muito

Jota Pê disse...

Enquanto o Benfica não tiver um PRESIDENTE, nem Jesus (para mim, um excelente treinador e o homem certo no lugar certo) nem ninguém levam este clube a lado nenhum...

Ricardo disse...

É delicado. Jesus tem qualidades evidentes e tem falhas graves. A questão estará antes: com esta estrutura, algum treinador terá sucesso? A resposta é óbvia. E portanto a maior parte da malta prefere ter um treinador que mostre algum qualidade mesmo sem títulos do que uma incógnita. O conformismo chegou ao Benfica há muito tempo; muito dificilmente irá embora.

Pedro disse...

Caro GNR,

Reformulo então. As opiniões que anda a ouvir, provêem de bêbedos.

Força no cacetete.

Anónimo disse...

Com os jogadores que passaram pelo Benfica na era JJ, com o Ronald Koeman seriam 3 Campeonatos, 4 Taças Portugal 2 Finais Liga dos Campeões a Taça da cervela dispenso. O JJ foi a maior fraude que passou pelo Benfica, quem disser ao contrário não sabe o que é ser realmente do SPORT LISBOA E BENFICA.

David Duarte disse...

Renovar jà com o Jesus é um erro grave : é dizer-lhe que pouco importam os resultados que o lugar lhe pertence. Não entendo, tendo em conta precisamente os resultados dele no Benfica, o porquê de um privilégio desses.

Quer renovar? OK, optimo. Então que dê o titulo nacional ao Benfica. Se o fizer ganha o direito de ter mais um ano. Se não conseguir, 1 titulo em 4 anos é pouco num clube como o Benfica. Faça boa viagem!

POC disse...

Bom post, resume bem a coisa.
Não sei até que ponto já não crescemos mais com Jesus.