quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

O "Football Battalion"

Aqui temos um poster de recrutamento para o "Football Battalion", uma divisão do 17º Regimento de Middlesex, que lutou na I Guerra Mundial. O poster reproduz uma citação de uma revista alemã - «Frankfurter Zeitung» - que havia feito um desdenhoso comentário: "Os jovens britânicos preferem exercitar as suas longas pernas num campo de futebol do que expô-las ao risco de servirem o seu país". Fez-se então um delicioso apelo aos "Young Men of Britain": "Give them the lie! Play the greater game and join the football Battalion".

E assim, entre Dezembro de 1914 e Abril de 1915, cerca de 300 jogadores profissionais de futebol juntaram-se ao Regimento, comummente conhecido como "1st Football Battalion". Jogadores e oficiais de clubes como o Arsenal, Chelsea, Fulham, Clapton Orient, Millwall, Tottenham Hotspur e West Ham United alistaram-se no "Football Battalion". O poster só por si é uma pérola.



2 comentários:

DeVante disse...

Poster espectacular!!!
Fardas limpinhas, campos verdejantes, bom tempo, trincheira bem alinhada e aconchegante...quem não alistaria?

Jota Pê disse...

Ocorreu-me uma pergunta estúpida: não há ninguém com habilidade para trazer o coentrão por empréstimo, até ao final da temporada?

Já agora: já se pensou num nº8 em condições para ir buscar antes do mercado fechar? Ou vamos continuar a ouvir que o luisão, o aimar e o carlos martins são os nossos reforços de janeiro?