quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Os anjinhos da Luz

Às vezes fico com a sensação de que os dirigentes do Benfica passaram os últimos 30 anos no meio do mato. Só assim se explica a absurda estratégia de Comunicação que existe no clube. Deixando de lado as entradas e saídas no próprio Departamento - e a novela que para ali há, entre Ricardos e Juans; ninguém percebe nada do que ali se passa, além da evidente corrida das cadeirinhas e dos tachos -, foco-me apenas na forma como Vieira e os seus auxiliares têm gerido a questão política da arbitragem. O ano passado, com 5 pontos de avanço no campeonato, o Presidente não conteve a usual pesporrência (mas só quando está tudo bem, claro) e lá foi para a televisão anunciar coisas, entre elas a decisão que seria dada a conhecer aos benfiquistas no final do mês - passou um ano e ainda não sabemos de nada. Sobre os árbitros? Nada disse. Que estava tudo muito bem, que não devemos falar em arbitragens, que o importante é o futebol. Dois meses depois, perdido de forma imbecil o campeonato, lá vieram as críticas.

Já esta época, fomos brindados com mais umas curiosas declarações do curioso (digamos assim, em jeito simpático) do Vice Rui Gomes da Silva. Após um jogo do qual saímos prejudicados, vem o senhor afirmar que tinha sido avisado para o prejuízo antes do encontro, com aquele ar de espertalhão que sabe tudo que ele tem como ninguém. Ora, então sabia, não disse nada, viu a equipa ser prejudicada e...? Ninguém, dentro do clube, achou que devia levar este caso a outras consequências?

O que se passa no Benfica é simples: dentro e fora de campo, cometem-se constantemente os mesmos erros sem que ninguém aprenda ou queira aprender com a realidade. Em vez disso, parecem todos viver numa redoma muito ilusória, criada pela liderança no campeonato, que os iliba de qualquer tipo de planeamento estratégico. Uma espécie de fórmula mágica: se somos líderes, não abrimos a boca; se depois perdermos o campeonato, escudamo-nos com justificações sobre factores que, antes, não mereceram quaisquer reparos - mesmo que tenhamos sido prejudicados nos três jogos em que perdemos pontos. É este tipo de pensamento resultadista (dentro e fora do campo) que leva os benfiquistas a uma colectiva alucinação de que estamos "munta fortes" e, no fim, ao desespero de assistir a finais de época deprimentes, caindo, claro, na posterior justificação. É agora, meus caros. Era ontem, anteontem, logo no primeiro jogo contra o Braga. Enquanto vocês estiveram na selva amazónica durante 30 anos, o país mudou, mudaram governos, mudaram os clubes, mudou a ética e a deontologia. Só uma coisa se mantém: a estratégia de confronto e falsa vitimização por parte de Pinto da Costa. Ainda não compreenderam? Só cá estão há 12 anos mas, caramba, vejam lá se abrem os olhos.

Pondo de lado a pornográfica novela do apoio inequívoco a Fernando Gomes (que ainda não percebi como pode ser matéria aceitável para tantos e tantos benfiquistas, mais uma vez criando episódios dignos de grandes policiais, com conspiração à mistura), a forma como o Presidente Vieira aborda a questão da arbitragem é digna de anjinho. Quer dar uma de urbanidade e tal, de elevação. Meus caros, a democracia tem esta grave falha: do atrasado mental ao génio, do burro ao douto, todos podem abrir a boca. Dir-me-ão: "mas assim é que tem de ser, Ricardo, somos livres". Certo, mas convém que o douto (ou semi-douto, vá, ou apenas um que pretende ser douto) saiba relacionar-se com as estratégias do atrasado mental. Caso contrário, fica sempre em desvantagem. O Porto pressionou antes do jogo e pressionou depois do jogo. Resultado? Vem aí Jorge Sousa para Coimbra e depis virão mais uns famigerados adoradores do pintinho para Braga e jogos cruciais (entre eles o do Dragão). Mas terão tido Pinto da Costa (a estúpida novela do telemóvel revela o nível de atraso mental a que se pode chegar em democracia) e sobretudo Vítor Pereira alguma razão no que disseram? Terá sido o Porto prejudicado?

Não. O Porto prepara o futuro da mesma forma que vem preparando o futuro dos campeonatos há 30 anos: pela mentira, falsidade, corrupção e - é este o fulcral ponto que os dirigentes do Benfica ainda não entenderam e os adeptos não querem perceber- por competência na estrutura. Ali não há falhas graves de Comunicação; toda a gente está bem instruída para o que tem de dizer; tudo é pensado ao pormenor com o objectivo de vencer todas as pequenas batalhas que no fim geram títulos. Sim, o Porto é actualmente - e nas últimas três décadas - um clube gerido por um corrupto. Mas um corrupto que sabe o que faz para além de ser corrupto. Se fosse só corrupto, não ganhava tanto. É isto que a soberba benfiquista - de dirigentes a adeptos - ainda não foi capaz de entender. Enquanto se mantiverem no registo: "ah eles só ganham porque são corruptos", vamos continuar a perder, isso é certinho. Enquanto, em resposta aos atrasos mentais do pintinho e do seu bobo da corte, continuarmos a evitar falar em arbitragem porque vamos na liderança e só abordarmos o tema com a porta toda escancarada e partida, vamos continuar a perder, podem ter a certeza. Como tu, Luís, nos teus negócios pessoais não és nada parvo, se calhar terei de chamar outro nome a esta estratégia constantemente equivocada.

O Porto foi prejudicado na Luz? Não foi. O Porto tem razão em pedir a expulsão a Matic e Maxi Pereira e vociferar contra um fora-de-jogo mal assinalado a Defour. E o Benfica? Espantem-se, dirigentes e treinador do Benfica que calaram perante o circo portista: o Benfica também tem várias e graves razões de queixa: Moutinho devia ter sido expulso ainda na primeira parte (foram mais de 5 faltas para amarelo), Fernando devia ter ido para a rua por agressão a Gaitán e, a cereja no topo do bolo, aos 90+3 Garay sofre penálti claro dentro da área portista. Ouvimos alguém do Benfica falar nisto? Na conferência de imprensa, na flash-interview, nos programas de televisão em que temos 3 estarolas afialhados? Não ouvimos. Parece que não houve nada, parece mesmo que fomos beneficiados. Depois, quando levarem com arbitragens jeitosas amanhã, em Braga e nos momentos cruciais, queixem-se. Pode é dar-se o dia em que os benfiquistas já não comerão as desculpas fora do prazo de validade.

14 comentários:

Jota Pê disse...

"(...) Pode é dar-se o dia em que os benfiquistas já não comerão as desculpas fora do prazo de validade."

Achas que não? Há dez anos a levar com esta gestão amadora e há sócios e adeptos que ainda dizem as coisas mais incríveis.

Se não acreditas, é ouvir a TV do clube um bocadinho a meio da tarde, naqueles programas que permitem a participação via telefone...

BENFICA SEMPRE disse...

Ora nem mais, caro Ricardo! Eu acho que depois que o Gaspar Ramos saiu do Clube há muitos anos, nunca mais tivemos ninguém que os enfrentasse de frente! Tivemos o Veiga a espaços (atenção que não sou propriamente defensor desta última personagem), mas que fez um bom trabalho enquanto lá esteve, fez!... Eles defendiam o balneário, e assim o treinador e o presidente estavam menos expostos às críticas vindas de fora e tinham mais paz para poderem fazer o seu trabalho.
Actualmente vemos o Jesus a dizer o que quer, muitas das vezes coisas completamente disparatadas, como este último domingo, e o presidente de braços cruzados!
Têm de arranjar urgentemente uma pessoa com "estofo" e coragem para efectuar este "trabalho sujo"! Ele terá que "pintar a manta", como se costuma dizer... abafar tudo o que os corruptos vimitam cá para fora! Desmascará-los no mesmo momento, sem dó nem piedade...
Caso contrário, como tu próprio dizes, será mais do mesmo... nunca passaremos de "anjinhos"!

Saudações Benfiquistas

PedroF disse...

Cucu: http://2.bp.blogspot.com/-pbKpFBN2l6k/UPbhaJU6QKI/AAAAAAAABvI/0BN40F3cfgk/s1600/penaltyddb08.gif Retirado de: http://magalhaes-sad-slb.blogs.sapo.pt/914839.html

Miguel A. disse...

Nem mais.

Não compreendo aquela malta que ficou toda contente com a boca do LFV sobre os burros e as arbitragens. Claro, a frase faz efeito, até porque tinha sido o corrupto a usá-la, etc. Mas isso é acessório: o fundamental ficou por dizer. Porque, após um ataque violento à arbitragem da parte dos corruptos, tentando fazer passar a ideia de que o Benfica tinha sido beneficiado no jogo - e que é sistematicamente beneficiado contra eles (é a tal estratégia de vitimização que referes, e que já tem barbas de, pelo menos, 30 anos) - aquilo que se impunha era desmascarar esse argumento com factos concretos, ou seja, demonstrando, recorrendo-se aos lances de que falas, que o Benfica tinha sido prejudicado pela arbitragem.

Mas não, talvez seja mais eficaz fazer-se graçolas com frases ditas pelo corrupto. Por isso, vamos lá a ver o que é que o Jorge Sousa tem na manga para amanhã, num estádio em que fomos impedidos de ganhar das últimas duas vezes. Para mim, este vai ser um jogo muito difícil e decisivo para o estado anímico da equipa.

Abraço.

Cascais disse...

Tens toda a razão, Ricardo!

Os benfiquistas, ou pelo menos a maioria, sofre de um síndrome grave, que passa por achar que deve fazer tudo by-the-book, que as coisas são feitas com regras e bla bla bla. Acham que somos anjos e que mais vale perder do que ganhar como os outros. Realmente, até faz sentido. Há é uma nuance que muitos parecem esquecer. Temos de ganhar, caramba! Não é preciso jogar ao nível do presidente das francesinhas, mas é OBRIGATÓRIO combatê-lo, coisa que não temos vindo a fazer.

Não há UM membro da direcção que venha dizer: "O Porto queixa-se da arbitragem, vitimiza-se, faz o choradinho habitual, mas quem foi, efectivamente prejudicado foi o Sport Lisboa e Benfica! Vamos estar atentos, a começar com o jogo de Coimbra". Deixam andar e acontece como acontece sempre. Eles ganham e nós ficamos a vê-los passar. Já diz o velho ditado, com uma ligeira adaptação. Para ladrão, ladrão e meio!

Pedro Santos disse...

O que o autor do post queria dizer e não teve coragem: "quem votou em LFV no passado mês de Outubro não passa dum filho da puta que não sabe nada de nada e não faz a minima ideia do que é melhor para o SLB, ao contrário de mim que percebo muito de muita coisa, percebo de comunicação, de finanças, de futebol, etc, e agora vou ter que esperar até 2016 para que a minha luta dos 4 anos de mandato deste presidente que foi eleito por 83% dos sócios votantes termine em mais uma derrota humilhante e esclarecedora para as minhas convicções. Assinado: Ricardo". Bebe mais um copo (pelos vistos gostas e não é pouco) para ganhares alguma coragem. Ou então bebe menos para não caíres no ridículo de dares como (bom) exemplo um clube corrupto...

PP disse...

Concordo com a tua indignação relativamente à nossa direcção!

O presidente esteve bem em mandar aquela boca do Pinto da Costa.

Mas, hoje já deveria ter dito mais qualquer coisa. Não sei se o Jesus fará na conferência de imprensa para o jogo frente à Académica, mas sei que muito provavelmente irão perguntar.

Quanto a esta direcção, tenho para mim que se não ganhamos esta temporada o campeonato... ui! Ui!

Acho que é tempo de começar-se a organizar um grupo de trabalho independente a esta tribo que rodeia o futebol para umas próximas eleições.

Ricardo disse...

Obrigado, Pedro Santos. Como não pus nenhuma imagem, o teu comentário consegue ilustrar na perfeição o conteúdo do post.

rui disse...

À 1 caem todos,á 2 cai alguns,á 3 4 e 5 ja so cai quem quer e quem gosta.Absolutamente lamentavel,miseravel,e covarde esta forma do Benfica agir.

Shadows disse...

Pois é...anjinhos ou preocupados com outros valores...monetários. Porque valores morais, benfiquismo...nem querem saber.

Águia Eterna disse...

Absolutamente de ACORDO com este grande artigo.Mais, além de ANJINHOS, os dirigentes do Benfica (actuais) e principalmente o Presidente L.F. Vieira, são uns grandes COVARDES E MEDROSOS. Não têm estratégia de defesa do Clube, e dessa forma o BENFICA com p porco corrupto perde os jogos mesmo antes de eles começarem.
Este artigo deveria ser enviado em carta registada com aviso de recepção para o emxº sr. presidnerte do BENFICA, a ver se ele ABRE OS OLHOS DE VEZ e deixa de ser COVARDOLA E MEDROSO.

BENFICA, SEMPREEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE.
O MAIOR E O MELHORRRRRRRRR.

Jota Pê disse...

"(...) Não sei se o Jesus fará na conferência de imprensa para o jogo frente à Académica, mas sei que muito provavelmente irão perguntar. (...)"

PP,

O Jesus, na conferência de imprensa de hoje à tarde, disse que o derby foi um jogo muita bom, que em todo o mundo se fala do derby, que o Matic marcou um granda golo e que todo o mundo fala do granda golo do Matic.

Portanto, se o Jesus está satisfeito com o empate e com o granda jogo, nós adeptos também estamos.

Pedro disse...

""quem votou em LFV no passado mês de Outubro não passa dum filho da puta que não sabe nada de nada e não faz a minima ideia do que é melhor para o SLB"

Caro Pedro Santos, tirando a parte do filho da puta tens toda a razão no que escreveste aqui. TODA!!!

Morales disse...

Assino por baixo.

Brilhante analise do q é a corja incompetente q esta frente do nosso Benfica.