segunda-feira, 2 de julho de 2012

2012/13





Nunca é bom falar quando estamos enervados/irritados, pelo que aplicando o mesmo princípio, não deveria escrever qualquer post, quando a maioria das notícias são ainda rumores, no entanto acho ser necessário fazer algumas questões importantes.





O Benfica apresentou-se com 28 jogadores no início dos trabalhos, existindo ainda 2 que estão dispensados devido aos trabalhos das selecções, ou seja, o Benfica conta com 30 jogadores para 2012/13, a saber:


Guarda-Redes: Artur, Paulo Lopes e Mika


Defesas: Maxi Pereira, Luisão, Garay, Jardel, Miguel Vítor e Luisinho


Médios: Javi Garcia, Matic, Witsel, Carlos Martins, Ola John, Melgarejo, Yannick Djaló, Gaitán, Enzo Perez, Bruno César, Nolito, Yartey e Pablo Aimar


Avançados: Cardozo, Saviola, Rodrigo, Nelson, Rodrigo Mora, Alan Kardec, Hugo Vieira e Michel.



Desde logo ficamos a saber que:


Guarda-redes:
- Mika - o 3.º guarda-redes será o titular da equipa B
- Júlio César - deverá continuar emprestado, depois de uma época irregular no Granada, quem será que está interessado nele ?
- Oblak - o empréstimo ao Rio Ave foi acordado antes da decisão da Liga, será que é válido ou retornará para a equipa B ?
- Coppetti - depois de ser o suplente de Oblak no Leiria, qual o futuro ?
- Varela - pensava-se que seria o titular dos juniores e suplente do Mika na equipa B, mas parece-me que continuará apenas nos juniores


Defesas:
- André Almeida - deverá ficar na equipa B
- Roderick - depois de uma época no Sion, deverá ir para a equipa B
- Sidnei - este activo de 7 milhões, que poderia ser potenciado como 3.º central no Benfica, irá somar mais um empréstimo, depois de não convencer o Besitkas (essa potência), parece que o Saragoça estará interessado
- João Faria - contratado ao Varzim em substituição do Neto, este jovem ficará na equipa B
- Fábio Faria - deverá continuar emprestado, mas não sei a quem
- Luís Martins - direitinho para a equipa B
- Carole - Poderia ir para a equipa B, mas parece que não conta para o Jesus, pelo que com os interessados que há em França, o mais provável é a saída definitiva
- Schaffer - Continua sem convencer ninguém, não ficará na equipa B, nem parecem existir interessados, que futuro na última época de contrato ?
- Emerson e Capdevilla - receberam indicações para tentarem arranjar clube depois de não convencerem o Jesus (o Capdevilla nunca o convenceu e o Emerson de certeza que sai contra a sua vontade)


Médios:
- David Simão - segundo todas as notícias, terá acordado a rescisão com o Benfica (tendo o Benfica Stars Fund pago 375.000 por 25% do passe cujo contrato terminava em Junho de 2015, será que o fundo não veta esta decisão, ou será que o Benfica pagou esse valor ao fundo), algo que ainda não acredito
- Rúben Pinto - equipa B
- Duarte - também originário do Varzim deve ir para a equipa B
- Miguel Rosa - apesar de lhe ter sido prometido uma hipótese na equipa principal, foi brindado com a equipa B dado o excesso de médios
- Urreta - o eterno proscrito, será que evoluiu ou não ? Mais um ano de empréstimo ?
- Rúben Amorim - será que não se aplica a decisão da Liga a ele, ou voltará à Luz/Seixal daqui a uns dias ? E daqui a um ano ? Em Dezembro de 2012, o Benfica ficará obrigado a colocá-lo no mercado.
- Fernandez - à semelhança de Schaffer não convence ninguém, só que o contrato só termina em 2015
- Airton - continuará emprestado no Flamengo (pelos vistos nem 400.000 euros conseguiram sacar ao Flamengo)
- Nuno Coelho - nem se apresentou no Seixal, o que será que a SAD pretende fazer com ele (mais um jogador que foi iludido ao assinar pelo Benfica)
- Filipe Menezes - depois do Botafogo, fica mais um ano no Brasil, desta vez no Sport Recife
- Leandro Pimenta - deduzo que não tenha sido dispensado, pelo que irá para a equipa B
- Alípio Brandão - ao contrário do Leandro Pimenta, espero que não vá para a equipa B, mais ainda porque nem o Fundo investiu no passe dele


Avançados:
- Franco Jara - depois de 15 minutos no Seixal, percebeu-se que vai continuar fora, provavelmente no Bétis ou eventualmente no Granada
- Rodrigo Mora - dificilmente conseguirá lugar na equipa principal pelo que a dúvida será se vai para a equipa B ou voltará a ser emprestado ?
- Derlis Gonzalez - do Rubio Nú para a equipa B
- Djaniny - será que aceita ir para a 2.ª Liga



Além destes e dos juniores promovidos há uma série de jogadores que se disseram ser do Benfica, mas que não sei se ainda serão, se alguma vez foram ou o que é que está pensado para eles:


- Victor Lindelof, Léo Kanu, Andrei Silva, Elvis, Nelsinho, Niklas Barkroth, Manuel Liz, Hélio Vaz, Fidel, José Coelho, Raúl Ruidiaz, os 5 uruguaios sub-17.



Perante este panorama dantesco e felizmente que já foram alienados alguns passes como os de Éder Luis, Filipe Bastos e Daniel Wass, as perguntas que me surgem são:

- Quantos jogadores terá a equipa A ? Mesmo com Mika e Mora na equipa B, há 28 jogadores no plantel dos quais só 25 podem ser inscritos.

- A serem inscritos 25 jogadores na equipa A, como podem ser integrados os elementos da equipa B ?

- A equipa A começou hoje, dia 2 de Julho, a equipa B começa dia 4 de Julho. Porque razão começam em dias diferentes ? É que quando os jogadores da A acabarem com os testes médicos, começam a treinar, enquanto os jogadores da equipa B irão fazer os testes médicos.

- Será que a equipa B vai com a equipa A para estágio ? Se não forem, como podem apreender as ideias do treinador da equipa principal ? Se a equipa B não treinar com a equipa A, como podem os jovens jogadores aprenderem com os mais experientes - Aimar, Saviola, Cardozo, Martins, Luisão, Maxi, Javi, etc.

- Porque motivo começamos a época sem um lateral esquerdo que seja uma mais valia significativa ? O que se espera de Luisinho é que possa ser uma boa alternativa a um titular.

- Porque motivo começamos o estágio sem um lateral direito pois o titular está de férias e não há uma alternativa credível no plantel ? Porque diabo havemos de começar a preparar a época com adaptações ?

- Havendo tanto extremos no plantel, porque motivo se quer contratar o Salvio ? E porque motivo se inviabiliza a entrada do Simão, um jogador que pode ser uma alternativa de qualidade ao Aimar, embora oferecendo soluções diferentes?

- Porque é que a única alternativa ao Javi é o Matic, que tem deficiências no posicionamento ?

- Visto que têm que ser transaccionados passes de jogadores para equilibrar as finanças da SAD, porque motivo não se vendem já os passes para saber se é necessário arranjar alternativas ? Dos 4 jogadores que se falam ser possível a transacção do seu passe - Gaitán, Witsel, Javi e Cardozo, apenas para Gaitán foi adquirido um substituto - Ola John, pelo que caso não saia Gaitán, termos um excesso de extremos/alas, enquanto qualquer das outras posições ficará deficitária, e no caso do médio defensivo já a alternativa não é muito adequada.



E o que fazer com tantos jogadores excedentários ? Granada e eventualmente o Corunha não conseguem absorver tantos jogadores.


Eu quero ver um Benfica vencedor, independentemente dos jogadores, do treinador, dos directores ou mesmo do presidente. Quero ver trabalho realizado com cabeça, tronco e membros, com um plantel principal curto para poder integrar progressivamente os jogadores da equipa B, que deverão também conhecer perfeitamente o modelo de jogo da equipa principal para não estranharem quando forem chamados a jogar. a equipa B também não deverá ser extensa, pois deve integrar ex-juniores com alguns jogadores que a prospecção identifica como potenciais mais-valias, mas deverão não ser em grande número para todos terem a hipótese de jogar com regularidade e desenvolverem as suas capacidades. Mas tudo isto eu não vi.


Eu quero acreditar, mas vocês têm que me convencer que estão a fazer um bom trabalho e que sabem o que estão a fazer. Não foi isso que eu vi até agora. Como estamos no início da época, o crédito e o benefício da dúvida ainda estão intactos, mas convém começar a arrepiar caminho.


Eu quero ser campeão este ano. Não quero mais choradinhos de árbitros. Sejamos competentes e seremos campeões. Como dizem por aí, carrega Benfica.



19 comentários:

Vasco disse...

Muito bom :)

Anónimo disse...

A ideia que tenho é que podem ser inscritos 50 jogadores para a liga, mas corrijam-me se estiver errado.

Unknown disse...

Partilho de todas as tuas preocupações. Contudo existem algumas que me fazem mais confusão. A lateral esquerda, e os jogadores que vão sair para encaixe financeiro. São quem eles? E alternativas a esses nomes.

A experiência diz-me, que por vezes o comprador leva um negócio até ao limite, e no dia que decide avançar, já se faz tarde para a procura de alternativas.

Não sabia que escrevias cá B_Cool, sempre que vinha cá dava de caras com posts do Ricardo.

Abraço

Ricardo disse...

Excelente trabalho, como sempre.

Custa-me muito ler este post e ir passando por esta lista de refugiados e não conseguir compreender como é possível termos chegado até aqui. Lembram-se de quando estávamos nos anos 90 e justificávamos, bem, os insucessos com a quantidade pornográfica de novos jogadores todas as épocas? Meus caros, agora é pior - serão 80 os jogadores com contrato com o Benfica? Como explicar isto racionalmente?

Compram-se jogadores por atacado, depois emprestam-se na mesma época, deixam-se ao desvario 4 e 5 épocas de contrato por clubes estrangeiros ou nacionais, perde-se o fio à sua evolução (ou desevolução), ninguém quer saber, não há planeamento, não há estratégia, compram-se e emprestam-se e depois logo se vê.

Apetece-me esquecer a maior parte desta gente e focar-me no plantel principal. Lacunas evidentes: falta-nos um lateral-direito, um lateral-esquerdo, um central, um médio defensivo e uma opção ao Aimar que possa ir crescendo durante a época para depois o substituir, quando o Mago for para casa. Nada disto temos mas continuamos a comprar e a pensar comprar jogadores para as alas e para a frente do ataque.

Começou a época e falta-nos muita coisa. Começou a época e não temos o que nos interessa e temos muita coisa que não interessa. Mas faz falta esperar por certas resoluções que acontecerão (esperemos nós) na próxima semana. Falta filtrar toda esta gente.

Sobre a forma como os putos da nossa formação são discriminados, já muita coisa disse. É-me incompreensível esta política absurda.

Pedro disse...

Eu estou tranquilo. O Grande Líder disse que íamos ter um plantel que qqr clube da Europa gostaria de ter. Já estou a ver o Barça e o Real a olharem para as suas laterais esquerda e ficarem cheios de inveja. E em relação ao lateral direito anda meio mundo atrás do Maicon para fazerem frente às nossas opções para essa posição. Ganda Presidente!!!!

Sidnei...demasiada qualidade para tão pouca cabeça. Já se percebeu que não tem mentalidade para ser suplente (e aqui entra Jardel para se perceber a diferença entre um e outro. Há jogadores que são suplentes e percebem isso, percebem qual o seu papel no plantel. Jardel é um desses exemplos. Sabe q é suplente e treina todos os dias com afinco e profissionalismo). Vender é a melhor opção.

Tantos nomes...tanto dinheiro gasto desnecessariamente. Até quando? Mas até quando iremos continuar com esta política?????

Pedro disse...

Ricardo, por acaso não acho que nos falte uma opção para Aimar. Tens neste momento Aimar e Martins. Gaitan pode fazer a posição caso não saía. Mas Jesus já disse, é Bruno César a opção para o lugar de Aimar. Não é por aí. Até Witsel pode fazer o lugar.

Mentecapto da Silva disse...

"- A equipa A começou hoje, dia 2 de Julho, a equipa B começa dia 4 de Julho. Porque razão começam em dias diferentes ? É que quando os jogadores da A acabarem com os testes médicos, começam a treinar, enquanto os jogadores da equipa B irão fazer os testes médicos".
-
(Não se compreende, pá, dois dias de vantagem para os "meninos bonitos", mais valia serem sinceros com os jogadores e dividi-los em equipas A e B)


- "Será que a equipa B vai com a equipa A para estágio ? Se não forem, como podem apreender as ideias do treinador da equipa principal ? Se a equipa B não treinar com a equipa A, como podem os jovens jogadores aprenderem com os mais experientes - Aimar, Saviola, Cardozo, Martins, Luisão, Maxi, Javi, etc".
-
(Calma B(erardo) Cool, calma, já mudaram o local de estágio por isso mesmo. Diz que Evian é o único local que comporta um campo de futebol para 50 jogadores. Dizia-se também que as balizas eram um pouco maiores mas era boato. Pena não terem pensado o mesmo relativamente ao departamento médido e terem agendado os exames com dois dia de diferença).

- "Visto que têm que ser transaccionados passes de jogadores para equilibrar as finanças da SAD, porque motivo não se vendem já os passes para saber se é necessário arranjar alternativas ?"
-
(Nem mais! É que não consigo encontrar nenhum motivo para que não se possa vender já, nenhum...)

Bandarilheiro Mr disse...

Como grande benfiquista excomungo quem diga mal da gestão do grande líder, façam o favor de dar mais dez anos, porque ele: Fez um estádio, o centro de estágio, ganhou dois campeonatos, o SLB é o clube com mais taças da Liga, o clube estava falido, o passivo (é melhor mudar de assunto) blá, blá, blá.... Até pareço o Manuel em defesa do LF.
;-)))

Stranger disse...

A nova regra dos emprestimos veio baralhar as contas que se fizéram.Quem foi o instigador dessa regra?Sporting, porque não tem grandes excedentes, porque prejudica a gestão do Benfica-vide concorrencia na contratação do Rojo, obrigando-nos a gastar mais dinheiro para ficar com o jogador.Isto obviamente não explica tudo-alias pouco explica, e não parece gestão prudente, mas aguardemos porque até fim de Agosto o panorama será mais animador.Mas eu sei que sou normalmente optimista e acredito que a SAD trabalha.
Quero realçar o que verdadeiramente importa neste post-quero ser Campeão, e acredito que só a competência é o caminho, vamos então aguardar pelas provas dessa competência.
Saudações Benfiquistas

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

Caríssimo... quero ser positivo...preciso ser positivo... quero de novo o Benfica campeão... se eu escrevesse alguma coisa de jeito com cabeça tronco e membros seria um artigo assim igualzinho a este... já somos dois malucos - não estás só! E atrevo-me a pensar que o Ricardo deve subscrever... não acredito é que o jakim, o Lemos, o Fialho e o Manel aceitem o artigo... vá-se lá saber porquê!

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

Um pouco a frio depois de ler os comentários... mas escrevo com presença de espirito e serenidade... mais do mesmo!
Aguardemos com natural serenidade...

CondedeVimioso disse...

Além da falha dos defesas laetrais vejam a catrefada de alas que temos para o lado esquerdo e nem um de raíz para o lado direito, uma das grandes pechas do ano passado. A continuar a inconstância de Enzo Perez que agora até se diz ir jogar no meio e mais um para o lugar de Aimar, carlos Martis, e como acima alguém diz, Bruno Cesar.

Mas há outro, para mim, o mais habilitado para esse lugar aseguir a Aimar. Gaitan. É esse o vrdadeiro lugar dele e onde discutiria a aposição com Aimar.

Para mim Gaitan é dos jogadores mais geniais que o benfica tem e contra a propalada faceta do JJ como valorizador de jogadores a um dos melhores ´so o tem desvalorizado.

Penso não ser preciso muita inteligência para concluirque Gaitan sempre jogou contrariado na ala. A função dele a a liberdade em campo e não o obrigarem andar atrás do ala do seu lado.

É um desperdicio e vá ele embora e veremos onde vai jogar.

Gaitan poderia assim JJ não fosse casmurro a maior transferência de sempre do Benfica.

Pnso que a época que se avizinha nada trará de novo.

Vai ser mais do mesmo porque tanto o Vieira como JJ não são gente de evoluir.

Se eles estão convencidos de que já sabem tudo como vão querer aprender mais.

Oxalá me engane, mas....

SLB4EVER disse...

No site da liga ainda está o regulamento do ano passado mas esse quanto a limite de inscrições diz o seguinte:

Artigo 57.º
Limitação de inscrição de jogadores
...
4. Os clubes não podem incluir no plantel e utilizar, por época desportiva, um número de jogadores com contrato de trabalho desportivo ou contrato de formação superior a:
a. 27 jogadores da categoria sénior; e ainda
b. 3 jogadores da categoria sénior do 1º ano que tenham sido juniores A pelo mesmo clube na época anterior...

7. Os clubes com equipa “B” podem ainda incluir no plantel e utilizar, além do previsto no número anterior, o seguinte número de jogadores com contrato de trabalho desportivo ou contrato de formação:
a. 23 jogadores com idade até 21 anos;
b. 5 jogadores com idade até 23 anos.
...
____________________________________

Não sei se vão existir mudanças nestes pontos mas acho que devem manter o limite máximo de 27 jogadores no plantel.
Agora é esperar até ás inscrições para saber ao certo o que vão fazer , estou bastante curioso para saber as escolhas.

Em relação á rescisão do D.Simão essa situação de o fundo ter adquirido 25% do passe torna duvidoso que isto seja aceite sem existirem contrapartidas, seria bastante útil saber ao certo como isto se processou. o futuro o dirá mas a meu ver é uma pessima decisão que apenas mostra que o real interesse em aproveitar os valores da formação é quase nulo.

Essa conversa de terem que vender torna-se bastante incoerente quando se fala que com o dinheiro das vendas querem ir buscar o Sálvio. Gosto do jogador mas é irracional perder o Witsel para vir este, acho que já temos alas que cheguem , defesas laterais é que se continua a adiar, os anos passsam mas os mesmos erros e procedimentos continuam. Será que aprendem mesmo? Será que realmente estão interessados em corrigir os erros que qualquer leigo consegue identificar?

Quero acreditar mas depois das últimas duas épocas cada vez se torna mais complicado ter confiança na direcção e treinador.

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

Desculpem estar a "Xatear-vos"... quero citar o SLB4Ever:
"Será que aprendem mesmo? Será que realmente estão interessados em corrigir os erros que qualquer leigo consegue identificar?"
[que qualquer leigo consegue identificar!!!!!!!!!!!!!!!]

Eu neste momento nem acredito em teimosia nem em incompetência... desculpem mas não acredito em nenhuma das duas... tem que existir uma 3ª explicação e eu não sei qual é!
E recuso-me a usar qualquer adjectivo impróprio! Quero esperar mais um semana a dez dias só para observar o evoluir dos acontecimentos!

Hoje o departamento de marketing telefonou-me a convidar a comprar uma pedra lá para o tal passeio... respeito este tipo de trabalho... mas somos um empresa ou um clube de futebol?????

Eh pá isto deixa-me fo&%$#!

Unknown disse...

SINCERAMENTE TENHO DÚVIDAS QUE TENHAM APRENDIDO QUALQUER COISA, MAS FAMOS ESPERAR, O POVO É SERENO, É SÓ FUMAÇA

Anónimo disse...

pois realmente são 27 seniores.
fiz confusão com os 50 porque são 27 seniores + 3 seniores de 1º ano + 20 juniores = 50 jogadores no total

Fehér 29 disse...

we are fucked...

Anónimo disse...

Mas porque é que andam ainda aqui? Bardamerda para todos, se em Julho já a vossa visão é a da catástrofe, do fracasso anunciado, vão procurar outro clube! Não acreditam em nada, é sempre tudo mau, livra, cuidado não mordam a língua se pretendem ter uma vida longa! Este blog é sempre a mesma treta!

Teresa

Diogo disse...

b cool, excelent posta. mas preocupante. e ainda a pre-epoca vai no comeco. lendo por alto os comentarios escritos, quase tudo foi dito. porque estar 'a espera da transferencia de witsel/gaitan/javi/cardozo? porque despachar os miudos da formacao para depois ir buscar 4 ou 5 toscos 'a america do sul? o que fazer a esses toscos todos que andam espalhados pelo mundo a mamar 'a conta do benfica?

o embaixador de angola no benfica esta' ao seu melhor... mais uma epoca que vai ser de aperto no coracao, cheira-me...

diogo.


eusebiomais10.blogspot.com