domingo, 15 de julho de 2012

Alguns pedidos de esclarecimento aos verdadeiros benfiquistas

- Contrata-se um jogador. Esse jogador faz a época inteira a titular, relegando para suplente um campeão do Mundo. Em Janeiro, de tão satisfeitos que estavam com o jogador, nem a Direcção nem a equipa técnica acharam necessária a compra de outro jogador para a função. Acaba a época, o titularíssimo Emerson é dispensado - nem direito tem a fazer parte do grupo que estagia no estrangeiro. 

Alguém - só quero respostas dos verdadeiros benfiquistas, daqueles que apoiam muito na blogosfera e que sempre disseram que o Emerson era um bom jogador e que os críticos se calassem de uma vez por todas - me pode explicar a razão pela qual estamos a desperdiçar todo este talento? 

E, já agora: antes ele era bom e agora já é mau? Ou ele sempre foi mau e ninguém no Benfica o viu? Ou ele sempre foi mau, todos viram mas acharam que era melhor arriscar uma época inteira para não se mostrarem fracos? Um verdadeiro benfiquista que apareça. Alguém que não um dos "Iluminados" que há um ano já dizia que Emerson era uma valente merda.

- Às críticas que fazíamos a Gaitán - não ao talento que tem, que é evidente, mas à fraca prestação defensiva que oferece à equipa quando encostado a uma ala -, os verdadeiros benfiquistas respondiam-nos de forma irónica: "pois, tu é que sabes, o Ferguson anda louco por ele, mas tu é que conheces o valor do Gaitán". Há nesta frase - que nos foi lançada vezes sem conta por essas caixas de comentários - vários pontos interessantes (Devante, um abraço):

- O facto de uma pessoa criticar a atitude de um jogador (geralmente, por ser displicente e com pouco espírito colectivo do jogo) não significa que esteja a dizer que o jogador é mau ou que não tem mercado. Eu sei que esta explicação pode parecer absurda, de tão óbvia, mas com os verdadeiros benfiquistas precisamos mesmo de dizer as coisas todas muito bem explicadinhas para ver se eles entendem.

- Um jogador pode não estar ao seu melhor nível num clube mas ser alvo de cobiça de outros clubes - basta que para isso se identifique talento. Ora, Gaitán tem talento, logo é natural que haja interessados em tê-lo nas suas equipas. O que não exclui a ideia - para nós, facto - de que Gaitán está a ser desaproveitado no Benfica. E afinal, o jogador que desde Janeiro estava prometido a Ferguson (que andava doidinho com ele), continua a jogar com a camisola do Benfica. 

- Algum dos verdadeiros benfiquistas poderá dizer-nos quando será a hora de Gaitán sair e deixar nos cofres os tais 30 milhões de euros com que encheram a boca um ano inteiro, louvando a extraordinária capacidade de "rentabilizar jogadores" que o nosso grande líder possui? É que ando com medo que antes dele vá outro. E esse é que não pode mesmo ir.

(desta vez, caso esporádico, aceitamos insultos e tudo. Mas tragam com eles uns argumentos também. Pelo verdadeiro benfiquismo)

23 comentários:

Pedro disse...

Apesar de não ter a honra de pertencer a esse grupo de benfiquistas tão especial sei que a resposta de um dos maiores yes-men da blogoesfera, no ponto 1, será: Tens que apoiar sempre. O papel de um benfiquista é apoiar. Mesmo que a merda esteja à nossa frente tens que apoiar. Só és um bom adepto se te apontarem uma arma a cabeça e tu apoiares gritando "dispara, dispara, dispara". Portanto sim, Emerson foi aposta clara de Jesus e chegamos ao fim da época e o gajo despacha-o. Respostas a isso? Os yes-men responderão: tens é que apoiar.

Os benfiquistas não sabem bem que responder achando que Jesus de tão teimoso que é, sem curriculo para tal, prejudica o SLB só para não dar o braço a torcer.

Sobre Gaitan, realmente é estranho mas aguardo a opnião dos yes-men. Entretanto vai mais é apoiar!!!!

oPeixEdo3º disse...

Ponto 1 - Não entendo como no 1º jogo da pré-epoca, jogam a LE dois jogadores vindos do Paços de Ferreira, ou seja pela dispensa dos 2 LE da última temporada, o JJ diz-nos que o Paços de Ferreira tinha na última temporada dois melhores LE que o SLB!? É estranho não é?

Ponto 2 - Todos reconhecem a Gaitan um enorme talento, mas a este nível os jogadores para além de talentosos tem que ser regulares a um nível alto, alguém reconhece esta qualidade em Gaitan? Eu não.

Diogo Amaral disse...

E eu agora pergunto-te. Bateste a época toda no tipo. Todas as semanas era um post a criticar o rapaz e agora que o mandam embora criticas na mesma?

Dando a minha opinião Emerson não é tão mau como o pintam. A defender era bom. A atacar é que tinha muitas limitações. O problema é o que de bom ele ainda tinha tiraram-lhe. Com os assobios e as constantes criticas a confiança vai desaparecendo. E sem confiança até um Fábio Coentrão passa a ser um jogador banal. Para mim Emerson sai porque a massa associativa nunca mais o ia deixar em paz.

Aconteceu exactamente com Roberto. Esteve mal em 2 ou 3 lances na pré-época e caíram logo em cima dele. A confiança desapareceu e com ela vieram ainda mais erros. Na época passada foi para Espanha e apenas foi o melhor guarda-redes da Liga à frente de Casillas e Valdés.

Rfa disse...

Nao sei se deste por ela, mas o campeao do mundo nao fez falta nenhuma aos campeoes da europa.

Anónimo disse...

Ponto 1 - O Emerson não serve para o Benfica, mas o Capdevila também não. Não é por 1 ser mau que o outro passa a ser bom. O Polga também foi campeão do mundo....

Ponto 2 - O Gaitán tem tanto talento como falta de garra. Vê-lo jogar irrita qualquer um. A hora de ele sair será quando alguém pagar o valor valor pelo qual se esteja disposto a vender. Mas quem lança os 30 milhões é a imprensa. E só acredita nisso quem é anjinho. Duvido muito que alguém pague 30 milhões pelo Gaitán. A não ser que seja o PSG. De resto as equipas não andam a rebentar os cofres. Basta ver que o Jordi Alba foi vendido por 14 milhões, bem abaixo dos 30 milhões do Coentrão.

O idela, no caso do gaitán era conseguir vendê-lo por 15/20 milhões mais um jogador, como se fez com o Rodrigo.

Ass. Gandaia

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

Esta cena do Emerson é uma merda que não consigo compreender... a teimosia e a incompetência numa cena que coloca em risco vitórias?
Eu não entendo... o JJ que não é parvo... até pode gostar muito de dinheiro... e eu sei lá comissões, não faço a minima, mas o gajo troca a possibilidade de ficar na história do futebol português ou europeu por causa de euros ou da sua personalidade... é tão absurdo que não me entra na cabeça...

Faz-me confusão... não sendo os gajos burros - LFV e JJ - e acreditando que gostam deles próprios (de aparecerem como os máiores os grandes vencedores)... dizia eu porque é que os gajos fazem estas merdas em prejuízo próprio??? Não faz sentido, nem o tipo mais parvo optaria por uma estratégia tão manifestamente auto-destrutiva... por isso tenho que considerar uma outra razão para tamanha cena marada... mas eu não consigo vislumbrar qual!!!!

Ricardo disse...

Pedro, quem é "um dos maiores" yes-men da blogosfera" Falas-me porventura em... Manuel, o tontinho?

Fernando, é simples: o ano passado o Emerson era o maior do mundo. Porquê? Porque era jogador do Benfica. Agora acabou a época e já é uma merda. É assim que se trabalha no clube.

Diogo Amaral,

"E eu agora pergunto-te. Bateste a época toda no tipo. Todas as semanas era um post a criticar o rapaz e agora que o mandam embora criticas na mesma?"

Neste texto lês que eu critico que o mandem embora? Lê outra vez.

"Dando a minha opinião Emerson não é tão mau como o pintam. A defender era bom."

É a tua opinião. A minha é outra: a defender era mau.

"A atacar é que tinha muitas limitações."

Claramente. Digamos que a jogar futebol tinha muitas limitações.

"O problema é o que de bom ele ainda tinha tiraram-lhe. Com os assobios e as constantes criticas a confiança vai desaparecendo. E sem confiança até um Fábio Coentrão passa a ser um jogador banal. Para mim Emerson sai porque a massa associativa nunca mais o ia deixar em paz."

Ah a culpa é dos adeptos. Tivesse tido Emerson uma crítica favorável e aquela confiança toda ter-nos-ia dado muito jeito.

Emerson sai porque é MAU. O estranho é ter alguma vez entrado e, pior, ter sido titularíssimo a época inteira.

"Aconteceu exactamente com Roberto. Esteve mal em 2 ou 3 lances na pré-época e caíram logo em cima dele. A confiança desapareceu e com ela vieram ainda mais erros. Na época passada foi para Espanha e apenas foi o melhor guarda-redes da Liga à frente de Casillas e Valdés."

O Roberto é um guarda-redes que, numa equipa menor, sobressai. Porquê? Porque tem muito trabalho e tem qualidades óbvias entre os postes. Já quando tem de aparecer raramente e sair da baliza, não serve. O Roberto não servia para o Benfica - mas foi titularíssimo uma época inteira. E depois, curiosidade, foi despachado. Culpa dos adeptos mais uma vez, claro.

RFA, é muito possível que não tenhas dado por aquilo que está ali escrito. E também é possível que não saibas perceber outras coisas: como um jogador passar a época sem jogar ser se calhar importante para não estar apto para um Europeu. Se calhar, claro. Se deres por ela.

Gandaia, Capdevila servia a espaços, nunca disse que servia a tempo inteiro. Mas mesmo reformado servia mais do que o Emerson. O problema é que foi a época inteira sem uma solução viável a tempo inteiro.

A mim venderam-me a ideia de que o Gaitán tem muito mercado. Mas se o quiseres vender por 15/20 ponho-lhe um lacinho e tudo. De qualquer forma, o nosso Director Financeiro diz-nos que não temos necessidade de vender ninguém. Como confiamos todos muito nele, esperemos então um Verão sem surpresas.

Ricardo disse...

Moléculas, há outras razões possíveis. Medo.

Unknown disse...

Bem, pela tua definição não sou um verdadeiro Benfiquista, mesmo assim, e como sou Português, opino.

Ao assunto Emerson, acho que a falta de humildade de JJ foi a principal causa. Falta de humildade de que não consegue transformar qualquer cepo em bom jogador, mania que ele tem.

Quanto ao Gaitan, eu já tinha dado por certa a sua saída pleo tanto que se falou, mas a verdade é que mais fácil sai o Witsel, e sim, dessa saída também me acobardo. Eu até poderia estar descansado, se soubesse que no meu clube tenho uma direção que se antecipa ao mercado, e que tem alvos pre-definidos para qualquer eventualidade. Mas todos nós sabemos que no nosso clube isso é um mito. Só damos conta das coisas no dia 1 de Setembro. Depois, olha, depois perdemos campeonatos!!!

Abraço

Pedro disse...

Tu sabes, Ricardo, tu sabes!

Anónimo disse...

o caso emerson.. enfim.. nem vale a pena falar.

já o gaitan, com a crise que está aí (e que está a afectar o futebol) se sair por 20M já é excelente. mas dúvido que saia.. o que é uma pena pois nem acho que tenha assim tanto talento (nolito e bruno cesar são muito, mas muito melhores sob todos os pontos de vista tecnicos ou tácticos)

quando há grande pergunta retorica que está subjacente a este post, os "vieiristas" são aqueles adeptos que não levantam ondas porque na verdade não são benfiquistas, são anti-portistas, ou melhor, anti-pintocostistas. o benfica sempre foi um Clube, uma Instituição. é verdade que temos rivais mas, ao contrário dos outros, nunca vivemos em função deles. nunca fomos "antis". isto é o mais preocupante no legado de vieira, a criação de uma clique de adeptos que aceitará tudo o que ele faz se continuar com o mesmo estilo. a razão pela qual os "vieiristas" não levantam ondas é porque vieira faz cara feia a pinto da costa e isso dá-lhes tesão.

na minha humilde opinião, é esta atitude, que eu apelido de "atitude á sporting", que está a matar o benfica, que vai transformar o benfica numa agremiação que vive em função dos outros, que corre atrás de titulos só para dizer que tem mais que o outro.

Favaios disse...

Eu já estava a contar com a saída do Gaitan , nem que fosse por um pires de tremoços, porque se não não sair continuará a tirar o lugar a quem devia ser titular indiscutível; Nolito, esse sim um jogador completo.

Esses benfiquistas e o emerson fazem parte do mesmo saco....

João aka.. João disse...

O Gaitán por mim deveria sair (quem me dera uns 15 milhões por ele), não porque 'não preste' mas porque é demasiado 'deixa andar' (talento tem a rodos, mas isso até o fábio paim..).
Mas também pode ficar, dará algum jeito mas.. com uma condição!!! Não tire o lugar a esse grande jogador chamado Nolito!!!!

O Bandido disse...

Eu só estou curioso para saber quem vai ser o "matraquilho" esta época.. Há dois anos o Roberto, o ano passado o Emerson, e este ano quem será?

Pedro Almeida disse...

Parece que no treino/jogo de hoje os laterais titulares foram...Melgarejo e Djaló.

É o gajo a gozar ou a mostrar que não tem alternativas e a lançar as culpas para a direcão?

Anónimo disse...

Eu acho que o Emerson é Um razavel central. O jesus faz lembrar, quando jogamos FManager, quando tem um brinquedo novo escolhido por ele, esquece os outros e deixa os na prateleira. Depois esta sempre a alimentar uma certa cagança...que depois lhe cai em cima a dobrar. Não è perfeito, a direcçao tem que lhe por redea curta.

Anónimo disse...

Bem, o que me deixa mesmo triste, independentemente de nomes x, y ou z, é o facto assustador de existirem sócios, pelos vistos a maioria, que ainda não meteram nas suas cabecinhas (pensadoras?) que o Benfica está transformado naquilo que Portugal foi um dia, no tempo em que as caravelas por aí andavam, que é como quem diz, um mero entreposto e transportador. No caso do SLB, a mercadoria são jogadores, ou pelo menos, gente que dá uns pontapés numa bola.

Enfim, o pior cego é aquele que não quer ver, por isso vá, todos juntos, apoiemos pois! Mas cautela, não façam muita força se não as ideias de merda ainda podem sair...

E eu estúpido, não consigo deixar de viver todos os dias este raio deste clube.

Abraços

Warszawa disse...

Ao ler alguns comentários nesta caixa, parece que ainda há benfiquistas que estão convencidos que Emerson e Roberto "até eram" bons jogadores e/ou jogadores para o Benfica. Isto se fossem "devidamente apoiados", claro. Mesmo sendo maus. Incrível.

JC disse...

Apoiem-me a mim, caralho. Sou um cepo, mas se me apoiarem com fervor ainda vou a tempo de ser um Maradona. E até vou jogar de borla.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
cronistAndante disse...

Muito estranho.
Só vejo coments a concordarem com o postador.
Até parece que voltamos aos tempos do botas...

Unknown disse...

Ricardo, por acaso também acho que o Emerson não será tão mau a defender como o pintam. Não serve é para defender numa equipa que jogue como o Benfica, onde o lateral tem que fazer parte do processo ofensivo. Isso não serve, porque é limitado, porque tem pouca velocidade, porque não pode contar com o Gaitan para ajudar a defender. Mas numa equipa onde não precise de subir... talvez faça melhor.
O porquê de terem apostado (quase) sempre nele, mesmo depois de terem dito que se cá estivesse, o titular era o César Peixoto... isso só o mestre da tactica é que pode explicar. A minha teoria é que as tintas para o cabelo que o gajo andou a usar no verão do ano passado queimaram-LHE uma parte qualquer do cérebro.

Renato disse...

Pah! Ha cenas que nao enganam... Logo no inicio, antes dos assobios, vi o Emerson proteger a bola na linha de fundo e sem grande pressao conseguir ceder um canto. Vi-o tambem a deixar bolas bater-lhe a frente e passar-lhe por cima, ou ele a sair disparado para disputar bolas que nunca podia ganhar, deixando o extremo sozinho nas costas. La porque o gajo e alto e espadaudo, nao faz dele um bom defesa. La porque o Mourinho e o Jesus teem sonhos molhados com Laterais altos, nao quer dizer nada...

Quem o devia ter protegido era o Jesus, ao mete-lo no banco, aonde ele pertencia. E se calhar este ano o gajo ate estava feito um suplente decente e so precisavamos de contratar um LE e nao dois. Alias, dispensar o Emerson desta maneira so o desvaloriza. E uma pessima gestao de activos. Ao menos tinham-no la a correr a volta do campo, enquanto nao o vendem...