sábado, 28 de julho de 2012

Benfica-Real Madrid - Correio dos leitores

O Sérgio Simões - comentador anónimo que apareceu hoje pela primeira vez neste blogue - insurgiu-se contra a ausência de post sobre o jogo de ontem. Diz o Sérgio que neste tasco há uma linha editorial muito perversa: se o Benfica ganha, posts sobre outros assuntos; se perde, posts a malhar. É a opinião do Sérgio Simões - da qual discordamos mas que tomámos a sério e a levámos até este post.

Sendo assim, direi que fiquei muito preocupado com o jogo de ontem. Mas como, se vencemos por 5-2 ao colosso Real Madrid, santo Aimar? Coisas de mau benfiquista, muito provavelmente. É que há mundo para além de uma vitória sobre uns putos jeitosos mas ainda imberbes.

De qualquer forma, e porque queremos que o Sérgio Simões se converta ao nosso péssimo benfiquismo, fica a caixa de comentários aberta para a discussão sobre o jogo de ontem. E, se quiserem fazer perguntas aqui aos escribas, também estamos todos ávidos de responder. Nunca é de mais um exercício de abutrismo ao melhor nível.



12 comentários:

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

Carlos Martins, Melgarejo a atacar, o Perez é jogador... a equipa tem rotinas... espero uma grande rotatividade no plantel... se sair o Gaitan... 18+6(o wass mais os brasileiros)+2 (yartey)= 26 chega de mais valias ok! Avança o Melgarejo e faz-se a contratação de um Ziegler qualquer...
É arriscado treinar um jogador em competição... Que se coloque o Luisinho e se vá dando minutos ao Melgarejo se Ziegler não vier... é isto...

O resultado pois tá bem abelha, ah e tal o Higuain, o Kaka, o Di Maria, o Lass... sim e a defesa era um colosso de jogadores experientes... um pouco de razoabilidade pás...

Anónimo disse...

Então vá, estão à espera de quê para deitarem cá para fora? Estamos todos aguardando para ler as paródias do blogue assumidamente "mauzinho" para à direcção.

Paulo Costa disse...

Mais uma época sem defesa-esquerdo titular nem suplente para a direita? Já estamos habituados a ser cabeçudos em Maio e carneiros em Outubro.

Com todo os respeito, mas este Benfica não chega nem para mim nem para a sua história.

MaKaKo disse...

1º concordo com o que o Sergio disse.
mtos Blogs sofrem disso, nao é só o teu, os Blogs dos "bons Benfiquistas" tb sao assim, alias o Sergio tb deve ser assim, só te manda essa boca a ti

sobre o jogo o que ha a dizer é que o real tem menos tempo de trabalho e tem uma data de jogadores que jogaram na 3 divisão o ano passado.
e o Benfica ganhou e ganhou bem.

depois tb podemos dizer que o Benfica mais o vez jogou com a msm equipa.
tadinho do Miguel V. do jardel, do paulo lopes, do Luiszinho, do hugo vieira, do michel, do djalo, e ate do melga que nem um jogo vai fazer a extremo.
depois em janeiro estamos a dizer que o Jesus nao pode meter outros pq nao tem ritmo... e a cabeça deste tadinhos que vestem coletes no treinos deve estar linda...

ja agr queria pedir um post sobre esta imprensa malvada que ainda nao foi capaz de perguntar o pq de jogarem smp mas smp os msm?
talvez hoje jogem outros todos o monte que é o msm que nada...
sao msm maus os tipos da imprensa....

Viva o Benfica

Sérgio Simões disse...

Obrigado pela atenção.
Desde já quero deixar claro que não quis por em causa o benfiquismo de quem quer que seja. Para mim não existe isso de bom ou mau benfiquismo. E peço desculpa se dei a entender isso.

Só disse o que me parece que acontece por aqui. Coloca-se um cariz catastrófico quando algo de mau acontece (e não tem necessariamente de ser derrotas) mas quando existe um alivio da carga negativa à volta do clube isso já não acontece. E para mim o que aconteceu ontem nem devia aliviar muito a carga negativa que cai em cima da equipa mas a maioria benfiquista é assim. Tão depressa está deprimida como logo a seguir está eufórica. O que me parece é que tentam explorar mais o primeiro sentimento.

Quanto ao jogo de ontem só gostei a espaços. E existem naturalmente coisas que me preocupam.

Em primeiro lugar a do costume. O defesa-esquerdo. Melgarejo ainda tem muitas deficiências defensivas. Mas a atacar é muito bom. A velocidade que ganha embalando de trás é extraordinária. Gostava que ficasse no plantel e que continuasse a evoluir nessa posição até porque se nota que ele tem vontade de o fazer. No entanto no inicio do campeonato e durante a época em jogos difíceis não pode ser ele a fazer o lugar. Precisamos de um defesa-esquerdo maduro que o possa fazer.

Ola Jonh parece-me muito preso. Talvez por ser novo e não estar habituado a pré-épocas tão duras. Neste caso parece-me claramente um problema físico.

Depois é a facilidade com que a equipa se desconcentra e sofre golos. Golos como o de Melgarejo nem são os que mais me preocupam. Preocupa-me mais a quantidade de vezes que os adversários conseguem igualdade ou até superioridade numérica no nosso meio-campo. Muitos dizem que é do sistema de jogo. Eu concordo e acho que ajuda e muito. Mas o que parece que proporciona estas ocasiões com tanta facilidade é a falta de agressividade assim que perdemos a bola e mesmo quando não a temos em zona defensiva. São incontáveis os casos em que perdemos a bola e não cai logo alguém em cima do jogador que vai iniciar o contra-ataque. E quando se ataca esse jogador é sem agressividade nenhuma. Muitos destes lances ainda no meio-campo adversário resolvem-se com uma faltita. E outros nem que se tenha de levar amarelo paciência. Foi por sermos anjinhos que perdemos em casa nos quartos-de-final da Liga dos Campeões. Depois mesmo sem ser em contra-ataques na nossa zona defensiva mesmo estando bem posicionados ficamos a ver jogar. Ficamos à espera do erro do adversário e não forçamos esse erro. Aquela linha de meio-campo se fosse mais agressiva ganhava mais bolas e conseguia mais contra-ataques.

Depois as coisas boas são as soluções que temos do meio-campo para a frente. É algo como não se vê à muito tempo no Benfica. Do meio-campo para a frente acredito mesmo que somos dos melhores da Europa só ultrapassados por alguns (muito poucos) colossos.

Destaco também o Enzo Perez. Fez uma segunda parte espectacular. E nem falo só dos golos. A atitude quando não teve a bola foi espectacular. É essa atitude que eu falo no aspecto defensivo. Se aquela cabeça não der para o torto outro vez ele vai passar de flop ao grande reforço desta época.

Ainda mais uma palavra para a equipa do Real Madrid. É óbvio que tinha muita juventude e aquela defesa era muito fraca. Mas do meio-campo para a frente eles tinham Diarra, Granero, Kaka, Di Maria, Callejon e Higuain. E depois ainda entrou o Fábio e o Benzema. Está bem que mesmo assim todos têm pouco tempo de trabalho mas não deixam de ser grandes jogadores.

Agora não estou necessariamente à espera que respondas a alguma coisa. Nem foi para isso que eu escrevi o post anterior. Sem te menosprezar quem gostava mesmo que falasse sobre alguns destes tópicos, principalmente os defensivos, era o JJ que é quem está à frente da equipa. No entanto é sempre bom ouvir o que os benfiquistas acham e promover uma discussão saudável.

Anónimo disse...

O que me preocupa desse jogo é o facto do Benfica ter sofrido 2 golos.
O Real Madrid não respeitou o Benfica, se não podia trazer a maior parte dos jogadores não tinha aceitado o convite. Uma competição que foi criada para homenagear o King Eusébio, tem de ter outra data e hora.
É grave quando os treinadores dizem que esta competição em honra do Eusébio é um simples treino e que o resultado não importa.
O EUSÉBIO NÃO O MERECE

Ricardo disse...

Moléculas, a solução que apresentas para uma possível entrada de capital está certíssima - pode haver mudança de jogadores vendidos, mas a ideia é essa.

Anónimo, continua a aguardar. E a ver os programas de televisão nos quais participamos. E depois a vir aqui escrever comentários de tontinho. É assim mesmo, há vidas como a tua.

Paulo, apoia. Depois quando fores cabeçudo, volta a apoiar. Não há fase nenhuma da época em que faça sentido apontar erros. Porque no Benfica não há erros, trabalha-se muitíssimo bem e a culpa do insucesso desportivo é sempre dos outros.

Makako, concordo com tudo.

Talvez hoje possamos ver alguns dos desprezados. Talvez.

Ricardo disse...

Sérgio,

obrigado pela educação - agora sim - do teu comentário. Estamos esclarecidos e em paz.

"Coloca-se um cariz catastrófico quando algo de mau acontece (e não tem necessariamente de ser derrotas) mas quando existe um alivio da carga negativa à volta do clube isso já não acontece."

Se seguires o blogue, perceberás que nós não temos momentos nem para a crítica nem para o elogio. Independentemente do momento da equipa ou da fase da época aqui escreve-se sobre o que vemos. Não acreditamos em momentos para criticar ou em momentos para elogiar; quem não gostar disso, pode sempre não vir cá ou comentar com argumentos.

O sentimento que exploramos é só um: o do benfiquismo. Pode não ser - e não é - igual a outros benfiquismos, mas é o nosso.

Sobre o jogo propriamente dito, não tenho nada a responder-te nem tu, como dizes, o esperas. O motivo é simples: concordo com tudo o que escreveste.

Abraço benfiquista.

Ricardo disse...

Benficaworld, totalmente de acordo. Foi um desrespeito total pelo Eusébio. E o Benfica tem culpa disso.

Cosme Damião disse...

Uma equipa que sofre 7 golos em 3 jogos (a jogar com a dupla de centrais titular)não pode ter ilusões a ganhar nada, nem mesmo uma taça da liga.

O que eu gostava mesmo, além dum defesa esquerdo, era que tivessem arranjado um adjunto a sério para o JJ, que lhe fizesse frente, o contrariasse e não o deixasse fazer tudo o que quer. Digamos que uma espécie de Alvaro Magalhães como Trappatoni teve.

E que a direção tivesse feito o trabalho de casa neste defeso para depois em Abril não vir dizer que os arbitros são uns gatunos, o sistema isto o sistema aquilo, que castigaram este e não aquele, etc etc. Pelo castigo ao Vieira já vimos que a época promete...

Mas isto sou eu que digo que sou um mau benfiquista!!!

Mentiroso disse...

Apesar de lhe reconhecer imenso talento quando está fisicamente bem (coisa muito rara, sublinhe-se) o jogo do Benfica descomplica-se sempre que Aimar não joga.

Unknown disse...

Vou fazer a defesa da minha honra.
Não estou em Portugal, quase que não tenho acesso à net, não vi o jogo Gil Vicente.
Quanto ao jogo com o Real Madrid que vi no estádio, onde fiquei com a sensação que já adoptámos mais uma portalhice - a invenção do número de espectadores - tenho 3 ou 4 comentários e nada abonatórios:
- a transição defensiva continua aberrante, frente a equipas que saiam rápidas vamos ter muitos dissabores
- é incompreensível que se gastem 9 milhões de euros no olá joão visto termos no plantel várias soluções e deixarmos outras posições quase sem soluções
- qual a necessidade de meter luisinho e michel a 2 minutos do fim ?
- Com a provável titularidade de Rodrigo e eventualmente de Aimar, quem sai ?
- Uma manita ao Real de Mourinho, mesmo a brincar faz sempre bem ao ego, mas as fragilidades defensivas não auguram nada de bom
- que desperdício o melgarejo a defesa esquerdo e ainda por cima ver o olá joão a jogar à frente dele e ver o melgarejo a fazer aquilo que devia ser o olá joão a fazer
- Se o Witsel não embarcou com o Mourinho podemos estar descansados