terça-feira, 16 de abril de 2013

E vós, ó rapazes, com fogo sagrado

As nossas claques andam demoníacas - a criatividade é tanta que, em Aveiro, decidi ir na primeira parte para os Diabos e na segunda para os No Name. Uns vão buscar pérolas do passado, outros vão, bem, apanhar a essência dos malucos do San Lorenzo. As músicas no estádio difundem-se e até o velho coxo do Piso 3, com artrite e problemas de costas, quer levantar-se e cantar o eco que vem lá do fundinho do relvado. Vivemos dias demasiado bons, não há como negar.

E foi num destes dias bons que eu comecei a pensar no Hino do Benfica. Não no belíssimo Luís e a sua voz canora do "Ser Benfiquista", mas no Félix Bermudes e na sua inspiração para o hino oficial do Benfica: "Avante, avante p´lo Benfica", hino que preencheu o universo benfiquista durante décadas a fio até ser vilipendiado pelo regime salazarista por conter uma palavra - AVANTE! - que consumia os cerebelos dos mais aptos à fiscalização dos sabores, desejos e gostos dos amantes da liberdade - um deles, o fascista antigo Presidente do Sporting, Góis Mota, pessoa responsável pela morte de algumas centenas de bípedes menos acostumadas à essência da cultura de chicote. Coisas de clube de regime, naturalmente.

Hoje, em 2013, será talvez o momento oportuno para chamar as nossas claques não à essência da natureza extremista, mas à essência do benfiquismo mais puro e livre: façamos todos do "Avante, avante p´lo Benfica" uma das músicas a ecoar no Estádio da Luz. Letristas e curiosos, prestidigitadores e mágicos, líderes, adeptos e sócios das claques do Benfica, atentem só nesta preciosidade (deixo-vos só o refrão porque é nele que está a essência musical e mística):

Avante, avante p´lo Benfica
Que uma aura triunfante glorifica!
E vós, ó rapazes, com fogo sagrado,
Honrai agora os ases
Que nos honraram o passado!

Isto com um ritmo à Benfica vai ser do caralho.



5 comentários:

Fehér 29 disse...

gosto deste saudosismo. é saudavel. sempre ouvi dizer: não podes construir o futuro, desconhecendo o passado.

Benfiquista Tripeiro disse...

Por falar em claques, ontem ouvi os primeiros 20 minutos do jogo no carro, relato da antena1.

Não ouvi nada do jogo, porque só vinha a ouvir os cânticos das claques, vinha fascinado! Fantásticos!

Unknown disse...

Vou decorar, e todos juntos cantamos no Jamor. :P

Shadows disse...

Ricardo, eu quero saber é quem é o gajo de BIGODE que vai pagar as imperiais antes do jogo!!! :)

rui disse...

Pois ora aqui vai,eu pessoalmente nao sou grande fa do nosso hino.E nao percebo porque é que nos jogos,quando este toca nos altifalantes,cortam sempre aquela que é a melhor parte do mesmo,e fazem skip para o fim,á coisas que nao faz mesmo sentido nenhum, e até é de certa forma uma falta de respeito,ou toca todo ou nao toca nenhum