quarta-feira, 10 de abril de 2013

And now for something completely different ...


No outro dia, estava a ler o prospecto das Obrigações Benfica SAD 2016 e a ficar indignado com o comprovar das patranhas ditas em plena campanha eleitoral e pensei em fazer um texto sobre o assunto. Confesso que não tenho tido particular vontade de escrever, em especial porque as pessoas mesmo quando confrontadas com as realidades optam por arranjar desculpas ou fingir que estamos a atacar qualquer coisa, por exemplo a querer destabilizar a equipa de futebol, quando no fundo apenas nos limitamos a citar factos crus e nus.

Estava eu nestes meus pensamentos quando fui a Olhão ver a equipa. E as saudades que eu já tinha de ver o Benfica ao vivo. Tenho acompanhado os jogos na televisão, ou no pc conforme a disponibilidade e a companhia, não só da equipa principal como também da equipa B, pelo menos enquanto não jogavam na Tapadinha, mas não é a mesma coisa.

Ver os jogadores a evoluírem no gramado, sentir aquele sentimento de grupo irmanado na vontade de ajudar a equipa a chegar aos seus objectivos, de vermos as "papoilas saltitantes" em movimentos enleantes, onde a técnica dos jogadores e a táctica do treinador se sobrepõem aos adversários. Não é a mesma coisa.

Até as jogadas que não se vêem bem porque ou estamos a falar com o parceiro do lado, ou porque há vários jogadores à frente e as coisas passam-se no outro lado da cancha, têm mais encanto que as múltiplas repetições que escrutinam ao pormenor todo e qualquer lance, em especial os de decisões difíceis de arbitragem, como se fosse possível ter a visão que têm 10 ou 15 câmaras. Não é a mesma coisa.

Infelizmente, a distância que me separa de ver a equipa ao vivo é cada vez maior, todas as semanas a gasosa aumenta, todos os meses ou semestres os impostos também crescem e a inflação embora amainada com esta recessão que grassa no país, apenas é indicativa, pois uma nota permite trazer cada vez menos coisas do supermercado. Não posso ver regularmente o Benfica ao vivo e isso custa-me. Às vezes faço de conta que não, até porque os meses passam sem que o veja, mas o pior acontece quando após vários meses me volto a unir à equipa, seja num particular, seja num jogo oficial e aquelas saudades batem forte, dos tempos em que ver o Benfica era algo que eu dava como adquirido. Não é a mesma coisa.

Tenho saudades dos jogos que não vou ver, das experiências que não vou viver, dos golos que não vou gritar, dos impropérios com que não vou saudar o árbitro ou os adversários, das alegrias e das desilusões que não vou partilhar com os meus amigos no estádio, junto da equipa, junto dos sócios e adeptos, junto dos meus irmãos do Benfica. Tenho saudades do Benfica.


3 comentários:

Fehér 29 disse...

deixa-me ter o carrinho que não me tiram da luz...

domingo, todos a paço de arcos, apoiar o hoquei !!!

Rafael Ortega disse...

Mas a reflexão sobre as obrigações também é capaz de ser interessante.

Red disse...

Welcome to the club!
Eu ainda tenho mais uma magoa, e que no unico jogo que pude ver ao vivo este ano, o Benfica fez a mais pobre exibicao da epoca em pleno Luzhniki em Moscovo...